You are on page 1of 5

Ciclo de Otto

Ciclo de Otto
O Ciclo de Otto um ciclo termodinmico, que idealiza o funcionamento de motores de combusto interna de ignio por centelha. Foi definido por Beau de Rochas e implementado com sucesso pelo engenheiro alemo Nikolaus Otto em 1876, e posteriormente por tienne Lenoir e Rudolf Diesel. Motores baseados neste ciclo equipam a maioria dos automoveis de passeio atualmente. Para esta aplicao, possvel construir motores a quatro tempos mais eficientes e menos poluentes em comparao aos motores a dois tempos, apesar do maior nmero de partes mveis, maior complexidade, peso e volume, comparando motores de mesma potncia.

O modelo ideal
O ciclo ideal se constitui dos seguintes processos: 1. Admisso isobrica 0-1. 2. Compresso adiabtica 1-2. 3. Combusto isocrica 2-3, expanso adiabtica 3-4. 4. Abertura de vlvula 4-5, exausto isobrica 5-0.

Diagrama Presso X Volume

A taxa de compresso volumtrica definida por: O rendimento trmico do ciclo reversvel definido por:

. .

representa a capacidade trmica presso e volume constantes.

Ciclo de Otto

Ciclos reais
Os ciclos termodinmicos associados s mquinas reais se diferem sensivelmente da idealizao, j que os processos ocorrem apenas de forma aproximada maneira descrita e que os motores esto sucetveis a fenmenos no reversveis como o atrito.

Ciclo mecnico
Considerando o uso de apenas duas vlvulas que so comandadas pelos ressaltos de rvore de cames, uma designada por vlvula de admisso ( direita na animao), que permite a introduo no cilindro de uma mistura gasosa composta por ar e combustvel e outra designada como vlvula de escape ( esquerda na animao), que permite a expulso para a atmosfera dos gases queimados, o ciclo de funcionamento de um motor de combusto a 4 tempos o seguinte: 1. Com o mbolo (tambm designado por pisto) no PMS (ponto morto superior) aberta a vlvula de admisso, enquanto se mantm fechada a vlvula de escape. A dosagem da mistura gasosa regulada pelo sistema de alimentao, que pode ser um carburador ou pela injeco electrnica, em que se substitui o comando mecnico destes sistemas por um electrnico e conseguindo-se assim melhores prestaes, principalmente quando solicitadas respostas rpidas do motor. O mbolo impulsionado para baixo pelo veio de manivelas (virabrequim), move-se ento at ao PMI (ponto morto inferior). A este passeio do mbolo chamado o primeiro tempo do ciclo, ou tempo de admisso.

Ciclo a quatro tempos

2. Fecha-se nesta altura a vlvula de admisso, ficando o cilindro cheio com a mistura gasosa, que agora comprimida pelo pisto, impulsionado no seu sentido ascendente em direco cabea do motor pelo veio de manivelas at atingir de novo o PMS. Na animao observa-se que durante este movimento as duas vlvulas se encontram fechadas. A este segundo passeio do mbolo chamado o segundo tempo do ciclo, ou tempo de compresso. 3. Quando o mbolo atingiu o PMS, a mistura gasosa que se encontra comprimida no espao existente entre a face superior do mbolo e a cabea do motor, denominado cmara de combusto, inflamada devido a uma fasca produzida pela vela e explode. O aumento de presso devido ao movimento de expanso destes gases empurra o mbolo at ao PMI, impulsionando desta maneira o veio de manivelas e produzindo a fora rotativa necessria ao movimento do eixo do motor que ser posteriormente transmitido s rodas motrizes. A este terceiro passeio do mbolo chamado o terceiro tempo do ciclo, tempo de exploso, tempo motor ou tempo til, uma vez que o nico que efectivamente produz trabalho, pois durante os outros tempos, apenas se usa a energia de rotao acumulada no volante (solidrio com o veio), o que faz com que ele ao rodar permita a continuidade do movimento do veio de manivelas durante os outros trs tempos. 4. O cilindro encontra-se agora cheio de gases queimados. nesta altura, em que o mbolo impulsionado pelo veio de manivelas retoma o seu movimento ascendente, que a vlvula de escape se abre, permitindo a expulso para a atmosfera dos gases impelidos pelo mbolo no seu movimento at ao PMS, altura em que se fecha a vlvula de escape. A este quarto passeio do mbolo chamado o quarto tempo do ciclo, ou tempo de exausto(escape). Aps a expulso dos gases o motor fica nas condies iniciais permitindo que o ciclo se repita.

Ciclo de Otto

Motores de mltiplas vlvulas


Esses motores so apenas aperfeioamentos para o ciclo otto ou quatro tempos e sua nica diferena que existem pelo menos duas vlvulas para cumprir uma nica funco ao mesmo tempo. Em um motor convencional, existe uma vlvula para admisso e uma para exausto. Existem atualmente 3 configuraes para motores multivlvulas, so os modelos com 3, 4 ou 5 vlvulas por cilindro. No caso do motor que possui 3 vlvulas por cilindro, 2 so para admisso e uma apenas para exausto, com 4 vlvulas, 2 so para admisso e 2 para exausto e no caso de 5 vlvulas so 3 para admisso e 2 para exausto. A principal funo de um motor de mltiplas vlvulas maximizar o fluxo de gases que entram(entra mais oxignio) e saem(exausta mais gases com menos fora) do motor, conseguindo deste modo uma eficincia maior da combusto. Motor 16 Vlvulas Neste tipo de motor a exploso de quatro cilindros, sua principal caracterstica a adoo de mais duas vlvulas por cilindro, que trabalham simultaneamente as duas ja existentes, cada cilindro possui 4 vlvulas (4 cilindros x 4 vlvulas = 16 vlvulas), aumentando o fluxo de gases do motor, podendo assim desenvolver maior potncia. Este tipo de motor foi maciamente produzido no Brasil na verso 1.0L (um litro) entre o ano de 97 2004, devido a uma lei que cobra um imposto (IPI - imposto sobre produtos industrializados') menor por essa cilindrada, se tornando uma boa opo para o consumidor que paga menos por um carro com uma potncia similar a de um 1,4L e viabilizando ento os custos para seu desenvolvimento. Por se tratar de um motor 1 litro com potncia especfica mais elevada, exige um custo maior para produo. No seu auge chegou aos 112 cv (cavalos-vapor) ou 82,5kW, no motor equipado no Gol Turbo que chega aproximadamente 187,2 km/h (dados da revista CARRO); bom desempenho para um carro com motor de um litro. O proprietrio de um automvel equipado com um motor 16 V. deve ficar atento ao tipo de leo lubrificante que est usando, bem como o profissional que presta manuteno. Um motor 16 V. requer um profissional experiente neste tipo de Motor, comum Mecnicos sem conhecimento alegarem que o motor problemtico, o que no verdade, a verdade que o motor devido a sua tecnologia exige conhecimento da parte do profissional. O prazo para troca do leo e a troca da correia dentada, estes indicados no manual do proprietrio do automvel, devem ser rigorosamente obedecidos para evitar uma quebra do motor e um gasto muito maior do que se teria realizando a manuteno correta do motor.

Motor 1.8L 16V turbo cortado, veja as vlvulas no cilindro.

Ciclo de Otto

Sinnimos
cabea do motor (pt-PT) ou cabeote (pt-BR) mbolo (pt-PT) ou pisto (pt-PT/pt-BR) injeco electrnica (pt-PT) ou injeo eletrnica (pt-BR) tempo de escape (pt-PT) ou tempo de exausto (pt-BR) vlvulas (pt-PT) ou vlvulas de cabeote (pt-BR) vlvula de escape (pt-PT) ou vlvula de exausto (pt-BR) veio (ou eixo) de manivelas (pt-PT), cambota (pt-PT), virabrequim (pt-BR), rvore de manivelas (pt-BR)

Fontes e editores do artigo

Fontes e editores do artigo


Ciclo de Otto Source: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=17140602 Contributors: Angrywith, AntoniusJ, Bons, Ciro, Clara C., Der kenner, Giro720, Jo Lorib, Lex.B, Macau500, Manuel Anastcio, OptimusPraimus, Pedro.haruo, Tarcisio Ribeiro, Vkthor, Willdre, 19 edies annimas

Fontes, licenas e editores da imagem


Image:Otto PxV.png Source: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Otto_PxV.png License: Public Domain Contributors: User:Macau500 Imagem:4-Stroke-Engine.gif Source: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:4-Stroke-Engine.gif License: GNU Free Documentation License Contributors: UtzOnBike (3D-model & animation: Autodesk Inventor) Imagem:Engine 16v.JPG Source: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Ficheiro:Engine_16v.JPG License: GNU Free Documentation License Contributors: User:Willdre

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported http:/ / creativecommons. org/ licenses/ by-sa/ 3. 0/

You might also like