You are on page 1of 6

O que TOC

O TOC uma doena crnica e de evoluo muito varivel. um transtorno mental includo pelo Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais da Associao Psiquitrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade. Manifesta-se sob a forma de alteraes do comportamento (rituais ou compulses, repeties, evitaes), dos pensamentos (obsesses como dvidas, preocupaes excessivas) e das emoes (medo, desconforto, aflio, culpa, depresso). Essa doena tanto pode surgir de forma abrupta, aps algum evento desencadeante, ou surge insidiosamente sem que esteja associada algum evento estressor importante. A evoluo pode ser com piora, estabilizao dos sintomas ou apresentao sob forma de crises episdicas. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) era considerado, at pouco tempo, uma doena rara, pois somente um pequeno nmero de pacientes que procuravam atendimento especializado. Hoje em dia, a procura ao tratamento especializado mudou esses ndices significativamente. Em mdia 10% de todos os pacientes que ingressam numa clnica privada de psiquiatria apresentavam sintomas obsessivo-compulsivos importantes. As caractersticas fundamentais dos pacientes portadores do TOC, so as Compulses e Obsesses, que so recorrente e bastante graves para consumirem tempo ou causar sofrimento acentuado pessoa, de forma mais comum diz-se que a pessoa tem vrias manias, esquisita ou estranha, mas o portador de TOC sabe que suas manias,obsesses ou compulses so excessivas ou irracionais

O que so Obsesses
A obsesso um processo mental que tem carter forado. So pensamentos ou idias (por ex. dvidas), impulsos, imagens, cenas, que invadem a conscincia de forma repetitiva, persistente e estereotipada seguidos ou no de rituais destinados a neutralizlos.
Podem ainda ser imagens, palavras, frases, nmeros, msicas, etc. O indivduo, no caso do TOC, mesmo desejando ou se esforando, no consegue afast-las ou suprimi-las de sua mente.

As Obsesses esto to enraizadas na conscincia que no podem ser removidas simplesmente por um aconselhamento razovel, nem por livre deciso do paciente. Elas parecem ter existncia prpria da vontade e, por no comprometerem o juzo crtico, os pacientes tm a exata noo do absurdo de seu contedo mental. Em maior ou menor grau, as Idias Obsessivas ocorrem em todas as pessoas, notadamente quando crianas. As idias obsessivas podem aparecer, por exemplo, como uma musiqueta conhecida que "no sai da cabea", ou a idia de que pode haver um bicho debaixo da cama, ou que o gs pode estar aberto apesar da lgica sugerir estar fechado.

Em crianas aparecem como um certo impedimento em pisar nos riscos da calada, uma obrigatoriedade em contar as rvores da rua ou os carros que passam, etc. Estas idias obrigatrias, quando exageradas e promovedoras de significativa ansiedade ou sofrimento, constituem quadro patolgico. A temtica das Idias Obsessivas pode ser extremamente varivel, entretanto, em grande nmero de vezes diz respeito higiene, contaminao, transmisso de doenas, bactrias, vrus, organizao ou coisas assim.

As obsesses mais comuns envolvem: Preocupao excessiva com sujeira, germes ou contaminao Dvidas Preocupao com simetria, exatido, ordem, seqncia ou alinhamento Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas Pensamentos, cenas ou impulsos indesejveis e imprprios, relacionados a sexo (comportamento sexual violento, abusar sexualmente de crianas, falar obscenidades, etc.) Preocupao em armazenar, poupar, guardar coisas inteis ou economizar Preocupaes com doenas ou com o corpo Religio (pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilgios ou blasfmias) Pensamentos supersticiosos: preocupao com nmeros especiais, cores de roupa, datas e horrios (podem provocar desgraas) Palavras, nomes, cenas ou msicas intrusivas e indesejveis

Compulses
Compulses so comportamentos ou atos mentais voluntrios e repetitivos que a pessoa levada a executar em resposta a uma obsesso ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente.
Dentre as obsesses mais comuns esto a preocupao excessiva com limpeza (obsesso) que seguida de lavagens repetidas (compulso). Um outro exemplo so as dvidas (obsesso), que so seguidas de verificaes (compulso). As compulses aliviam momentaneamente a ansiedade associada s obsesses, levando o indivduo a execut-las toda vez que sua mente invadida por uma obsesso.

As compulses mais comuns so: De lavagem ou limpeza Verificaes ou controle Repeties ou confirmaes Contagens Ordem, simetria, seqncia ou alinhamento Acumular, guardar ou colecionar coisas inteis (colecionismo), poupar ou economizar Compulses mentais: rezar, repetir palavras, frases, nmeros Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.

Compulses Mentais Alguns exemplos: Repetir palavras especiais ou frases Rezar Relembrar cenas ou imagens Contar ou repetir nmeros Fazer listas Marcar datas

Que tipo de pessoas afeta?


O TOC um transtorno bastante comum, com uma prevalncia em torno de 2,5% na populao ao longo da vida, ou 1 em cada 40 pessoas.
O TOC considerado uma doena mental grave por vrios motivos: - est entre as dez maiores causas de incapacitao, de acordo com a Organizao Mundial de Sade; - acomete preferentemente indivduos jovens ao final da adolescncia, sendo comum no inicio ainda na infncia, sendo raro seu incio depois dos 40 anos; seu curso geralmente crnico, e se no tratado, se mantm por toda a vida

A prevalncia em adultos levemente superior em mulheres, e mais comum em pessoas divorciadas, separadas e desempregadas. visto que encontra-se uma maioria de casos tambm nos familiares de 1 grau (3 a 7%) de portadores de TOC, igual entre homens e mulheres e um pouco maior em adolescentes masculinos (75%). O incio da doena se d em torno dos 20 anos, mas no incomum em crianas.
Os sintomas do TOC interferem de forma acentuada na vida da famlia. A doena altera rotinas, exige que a famlia se acomode aos sintomas.

Na maioria das vezes, os sintomas acompanham os indivduos ao longo de toda a vida, evoluindo para uma progressiva deteriorao em aproximadamente 10% dos casos. O
mais comum que ocorram flutuaes na intensidade dos sintomas ao longo da vida, raramente desaparecendo por completo. Em aproximadamente 10% dos casos, tendem a um agravamento progressivo, podendo incapacitar os portadores para o trabalho e acarretar srias limitaes convivncia com as outras pessoas, alm de submet-los a um grande e permanente sofrimento.

CAUSAS DO TOC
A cincia tem conseguido esclarecer vrios fatos em relao ao TOC embora no consiga ainda esclarecer suas verdadeiras causas. Provavelmente concorrem vrios fatores para o seu aparecimento: de natureza biolgica envolvendo aspectos genticos, neuroqumica cerebral, leses ou infeces cerebrais; fatores psicolgicos como a aprendizagem; certas formas errneas de ver e interpretar a realidade prprias dos portadores do TOC, e at culturais.

TOC como acontece neurologicamente


AAO GERAL
Na medida em que as pesquisas avanam tem ficado mais evidente a importncia dos fatores de natureza biolgica. As evidncias neste sentido so o fato de o TOC ocorrer aps traumatismos, leses ou infeces cerebrais; ser muito comum que numa mesma famlia existam vrios indivduos acometidos sugerindo uma predisposio gentica. Observou-se ainda que certas zonas cerebrais so hiperativas em portadores de TOC, isto , funcionam mais do que em indivduos normais (na parte frontal - regio periorbital, em regies mais profundas do crebro - gnglios ou ncleos da base). Esta hiperatividade tende a se normalizar tanto com o tratamento farmacolgico bem como com a terapia cognitivo-comportamental.

O TOC causado por uma alterao da regio do crebro situada no crtex orbitofrontal., as pessoas que sofrem com o TOC, tem uma atividade mto limitada no crtex orbitofrontal, situada entre os lbus frontais, regio do crebro responsvel pela tomada de decises e pelo comportamento. provvel que o mau funcionamento das reas que controlam nossa flexibilidae predisponha as pessoas a desenvolver os sintomas caractersticos do TOC. Alm destes fatos foi sobretudo importante a descoberta de que determinados medicamentos que estimulam de alguma forma a assim chamada funo serotonrgica cerebral reduzem os sintomas de TOC. Sendo assim, acredita-se que possa existir um distrbio neuroqumico do crebro envolvendo o funcionamento das vias nervosas que utilizam a serotonina (substncia que existe naturalmente no crebro) para transmitir seus impulsos. Existem, entretanto, fatos que a pesquisa no conseguiu esclarecer: a resposta de muitos pacientes aos medicamentos inibidores da recaptao da serotonina parcial ou muitas vezes nula, e se desconhece o motivo..

AREA com Hiperativao detectado pelo PET


A teoria mais aceita da fisiopatogenia do TOC foi formulada por Judith Rapoport, ela levantou a hiptese de que as compulses seriam exageros de rotinas e de conferir demarcaes territoriais, Outra contribuio da teoria de Rapoport sobre o TOC foi dirigir a pesquisa sobre o substrato neuroanatmico do TOC para os ncleos da base. Isto por que o estriado estrutura crtica para a organizao de comportamentos inatos, como as rotinas de autolimpeza e de conferir limites territoriais. De fato, tcnicas de neuroimagens funcionais do crebro apontam para disfuno do ncleo caudado, somado ao crtex rbito-frontal e ao tlamo no TOC, pacientes com TOC tem um volume menos do ncleo caudato, comparado com pessoas normais. Atravs da tomografia de emisso de psitrons (PET scan), pesquisadores descreveram uma hiperativao das trs estruturas enumeradas acima em pacientes com TOC. Esse achado sugestivo de que uma reverberao do circuito caudato-tlamofrontal responsvel pelas manifestaes obsessivo-compulsivas. O PET, um exame de imagem funcional do crebro, tem mostrado que o metabolismo de glicose est aumentado no crtex rbito-frontal e no giro cngulo, caracterizando assim uma hiperatividade dessa rea nos portadores de TOC. Essa hiperatividade tende a diminuir durante o tratamento, tanto atravs do tratamento por terapia comportamental como por o uso de medicamentos. Tambm parece haver uma reduo no metabolismo da glicose na regio olebtofrontal bilateral (hipofuno).

MAIS ALTERAES NEUROBIOLGICAS Progressivamente outras alteraes neurobiolgicas tm sido associadas ao TOC, como por exemplo, o aumento do fluxo sangneo cerebral no crtex orbitofrontal, neostriatum, globo plido e tlamo, bem como no hipocampo e crtex posterior do giro cngulo, todos detectados com PET e SPECT cerebrais.

Sabe-se que a inervao serotonrgica do prosencfalo provm de dois ncleos situados no mesencfalo: o ncleo mediano da rafe (NMR) e o ncleo dorsal da rafe (NDR). Enquanto as fibras originrias no NMR (ncleo mediano da rafe) projetam-se sobretudo em estruturas lmbicas, aquelas originrias no NDR (ncleo dorsal da rafe) inervam predominantemente os ncleos da base e o neocrtex.5 Em face das evidncias anatmicas e funcionais acima discutidas, pode-se deduzir que a via serotonrgica que parte do NDR e projeta-se no caudato a candidata mais provvel para participar da fisiopatogenia do TOC. Apoiando essa hiptese, resultados obtidos pelos mesmos pesquisadores mostraram que os dois procedimentos teraputicos mais eficazes medicao e terapia cognitivocomportamental eliminavam a mencionada hiperativao identificada pelo PET.

ANORMALIDADES BIOLGICAS Uma variedade de anormalidades biolgicas tm sido associadas ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo na tentativa de estudar-se as causas desse transtorno. Nascimentos traumticos sugerindo papel importante de um sofrimento cerebral precoce comumente fazem parte da histria de tais pacientes. H tambm, por outro lado, uma concordncia significativa entre a ocorrncia de sintomas obsessivocompulsivos e a epilepsia do lobo temporal, bem como o aumento de atividade metablica no giro orbital esquerdo, constatado pela tomografia. Recentemente as pesquisas genticas tm apontado tambm para uma alterao cromossmica envolvida nessa questo. A observao de que em algumas alteraes neurolgicas, como por exemplo a epilepsia do lobo temporal, coria de Sydenhan, Parkinson ps-encefalites, Sndrome de Giles de la Tourette, com muita freqncia ocorrem obsesses e compulses, bem como os avanos na neurofarmacologia, atravs da boa resposta do TOC a antidepressivos inibidores da recaptao da serotonina, tem levado a se pesquisar cada vez mais as bases biolgicas deste transtorno.

ENVOLVIMENTO DA SEROTONINA Numerosas pesquisas sugerem fortemente um envolvimento da serotonina (neurotransmissor) na fisiologia do TOC. Esses estudos se baseiam nas respostas teraputicas de 40 a 60% dos pacientes tratados com antidepressivos que proporcionam a recaptao de serotonina (5HT), tais como a Comipramina, a Fluoxetina, a Fluvoxamina, a Sertralina (veja em tratamentos e em farmacologia). Outros estudos mais recentes tm demonstrado uma diminuio da liberao de cortisol e de prolactina com o uso do m-cloro-fenilpiperazina (m-CPP), um agonista do receptor 5-HT, em pacientes com TOC, indicando tambm um envolvimento do sistema serotonrgico neste transtorno A observao de que inibidores da recaptao de serotonina (5-HT) melhoram o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)foi a primeira indicao de que a 5-HT poderia exercer importante papel nesse transtorno de ansiedade.

SINTOMAS

4 sintomas principais no Transtorno Obsessivo-Compulsivo pela ordem de freqncia que constatada na prtica clnica quotidiana: 1- Obsesso de contaminao, seguida de banhos ou da higiene das mos. O objeto temido difcil de evitar, como o pensamento sobre urina, fezes, contaminao microbiana, feridas, doenas, sujeira em geral e a compulso envolve banhos e limpeza. Tais pacientes podem auto-produzir escoriaes pela forma exagerada com que se lavam e escravizam-se pelo ritual absolutamente rgido do ato de limpeza. Este o padro sintomtico mais comum. 2- A obsesso da dvida seguida da compulso para verificao o segundo tipo mais encontradio. A obsesso de ter negligenciado a preveno do perigo, como por exemplo, ter deixado o gs aberto, o ferro de passar ligado, a porta da frente destrancada, a torneira aberta, as gavetas e portas semi-abertas, etc., determina complicados mecanismos de verificao e reverificao obrigando o paciente a voltar vrias vezes ao mesmo local. Vrias so as situaes onde o indivduo obsessivo incomodado por sentimentos de culpa por ter negligenciado alguma coisa, da a falsa impresso do perfeccionismo e meticulosidade. 3- Em terceiro lugar vem os pensamentos obsessivos meramente invasivos de temtica extremamente varivel; pensamentos libidinosos e obscenos dirigidos objetos de venerao e respeito (santos, me, crianas, filhos), agresses que o indivduo considera condenvel. Por ter conscincia destes prfidos pensamentos habitando o seu psiquismo a ansiedade experimentada chega a ser insuportvel. 4- A lentido obsessiva ou pensamento persistente de criteriosa meticulosidade na execuo das atividades corriqueiras transformando cada atividade quotidiana numa verdadeira liturgia de perfeio e ordem. As coisas tm que ser feitas assim ou assado e, na dvida de terem sado imperfeitas so meticulosamente repetidas. As tarefas do diaa-dia tornam-se demasiadamente morosas e de realizao extremamente complexa e cansativa.

You might also like