You are on page 1of 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

DIREITO
6 srie Direito Civil VI
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas, supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas. Domnio de tecnologias e mtodos para permanente compreenso e aplicao do Direito. Utilizao de raciocnio jurdico, de argumentao, de persuaso e de reflexo crtica.

DESAFIO
Cada equipe dever identificar, por meio de pesquisas jurisprudenciais e doutrinrias, as diferenas bsicas entre propriedade, posse e domnio. Aprofundando o assunto para alienao fiduciria de bens e diferenas bsicas entre alienao fiduciria e hipoteca. Sendo que ao final deste Trabalho cada aluno estar apto a desenvolver trabalhos e atividades em grupo, elaborar pesquisas jurisprudenciais e identificar as diversidades entre propriedade, posse e domnio; bem como atuar no ramo de direto imobilirio e de financiamentos com garantia fiduciria (formas mais comum de aquisio de bens por meio de financiamento no mercado brasileiro); visando assim ter ferramentas e competncia para solucionar demandas sobre o tema.

ETAPA 1
Aulas-tema: Da Posse. Classificao da Posse. Esta atividade importante para que o estudante familiarize-se com as divergncias existentes entre o conceito de propriedade, posse e domnio de coisas fungveis e no fungveis. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Os alunos da classe devem ser divididos em equipes de at 05 alunos cada, sendo que a equipe inicialmente formada dever permanecer at a concluso do trabalho. Entregar ao professor a relao dos alunos que compe cada equipe, contendo: nome completo do aluno, nmero do RA, curso, srie, disciplina, nome do professor. Passo 2 Pesquisar junto biblioteca da faculdade os livros sobre Direito das Coisas e nos sites abaixo indicados as principais diferenas entre propriedade, posse e domnio. Seguem os sites da internet.
2
Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

a) <www.jurisway.org.br>, acesso em 03 de dezembro de 2010. b) <www.irib.org.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. c) <www.boletimjuridico.com.br>, acesso em 01 de dezembro de d) <www.jus.uol.com.br>,

2010.

acesso em 01 de dezembro de 2010.

Passo 3 Discutir e identificar entre os membros do grupo quais as 05 (cinco) diferenas principais entre propriedade, posse e domnio. Elenque e discorra sobre as diferenas. Passo 4 Elaborar um relatrio e entregar ao professor devidamente impresso em papel sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, na data pr-determinada pelo mesmo; contendo os seguintes dados: a) Quais as 05 (cinco) principais diferenas entre propriedade, posse e domnio, justificandoas. b) Ttulo das obras, autor, editora e ano de publicao. c) Sites consultados e autores dos textos estudados.

ETAPA 2
Aulas-tema: Efeitos da posse. Da Propriedade. Esta atividade importante para tomar conhecimento da mais usual forma de aquisio de bens de consumo (veculos e imveis), atravs de financiamento no mercado brasileiro, e a legislao especfica do Decreto Lei 911/69 e da Lei 10.931/2004. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquisar junto ao site <www.presidencia.gov.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010, no item legislao, sobre os seguintes itens: a) Decreto lei 911/69: Altera a redao do art. 66, da Lei n 4.728, de 14 de julho de 1965, estabelece normas de processo sobre alienao fiduciria e d outras providncias. b) Lei 10931/04: Dispe sobre o patrimnio de afetao de incorporaes imobilirias, Letra de Crdito Imobilirio, Cdula de Crdito Imobilirio, Cdula de Crdito Bancrio, altera o Decreto-Lei no 911, de 1o de outubro de 1969, as Leis no 4.591, de 16 de dezembro de 1964, no 4.728, de 14 de julho de 1965, e no 10.406, de 10 de janeiro de 2002, e d outras providncias Passo 2 Elencar as principais alteraes do Decreto Lei 911/69 em decorrncia da nova Lei 10931/04, focando: a) Quando e de que forma o financiado assume a posse do bem alienado? Quais os efeitos prticos da transferncia da posse?

Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

b) Quando transmitida a propriedade do bem alienado ao financiado? Quais os efeitos de direito desta transferncia? c) Alienao fiduciria de Imveis: qual tipo de contrato deve ser formalizado para sua caracterizao? Onde deve ser registrado? d) Alienao fiduciria de Veculos: qual tipo de contrato deve ser formalizado para sua caracterizao? Onde deve ser registrado? e) Constituio em mora: qual a forma a ser utilizada conforme a legislao vigente? f) Qual a diferena entre alienao fiduciria de coisa fungvel e a cesso fiduciria de direitos sobre coisas mveis? (artigo 66-B, 3 da Lei 10931/04) Passo 3 Visitar Instituies Financeiras, Construtoras, Concessionrias de Veculos ou Frum local para apurar 02 modelos de contrato de alienao fiduciria que so utilizados por essas instituies, obtendo cpia deste, para instruir o relatrio a ser entregue. Passo 4 Elaborar um relatrio e entregar ao professor devidamente impresso em papel sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, na data pr-determinada pelo mesmo; contendo os seguintes dados: a) Encartar cpia da legislao do decreto lei 911/69 e da Lei 10931/04. b) Respostas aos itens a, b e c do passo 2. c) Cpias dos contratos de alienao fiduciria apuradas nas diligncias solicitadas no passo 3.

ETAPA 3
Aula-tema: Pesquisa e anlise de Julgamentos dos Tribunais Estaduais, STJ e STF. Esta atividade importante para que voc adquira conhecimento das formas de pesquisa de jurisprudncias junto aos sites de internet dos principais Tribunais Estaduais, STJ e STF; alm analisar as diferenas existentes entre o entendimento de cada um dos Tribunais sobre as mesmas matrias. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquise 03 (trs) julgados/jurisprudncias, sendo 01 proveniente de recursos de apelao (Tribunais Estaduais), 01 de Recurso Especial (STJ) e 01 de Recurso Extraordinrio (STF) nos sites de internet indicados no passo 2, sobre a seguinte matria: Alienao Fiduciria, Busca e apreenso, ao de depsito caracterizao do encargo de fiel depositrio para o devedor, bem como do cabimento ou no da pena de priso. Passo 2 Seguem abaixo os sites das webs dos Tribunais Estaduais da Justia Estaduais, STJ e STF. Aps acessar o site, identifique as ferramentas de pesquisa de jurisprudncias existentes nos sites indicados:

Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

a) b) c) d)

<www.tjsp.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. <www.tjrs.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. <www.tjsc.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. <www.tjrj.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010.

e) <www.tjmg.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. f) <www.stj.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. g) <www.stf.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010.

Passo 3 Pesquise 02 (trs) Smulas provenientes de cada um dos Tribunais Estaduais, STJ e STF sobre a seguinte matria: Alienao Fiduciria,Busca e apreenso, ao de depsito caracterizao do encargo de fiel depositrio para o devedor, bem como do cabimento ou no da pena de priso; podendo ser utilizado como ferramenta de pesquisa os mesmos sites de internet indicados no passo 2. Passo 4 Produzir um artigo cientfico, com comentrios crticos, sobre as jurisprudncias e Smulas pesquisadas e entregar ao professor devidamente impresso em papel sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, na data pr-determinada pelo mesmo, devendo conter: a) Cpia dos julgados de cada Tribunal (pesquisa solicitada no passo 1); b) Breve descrio dos respectivos casos; c) Deciso de Instncia ad quo; d) Opinio do grupo sobre as razes da reforma ou manuteno da deciso, bem como embasamento doutrinrio e jurisprudencial; e) Cpia das Smulas de cada Tribunal (pesquisa solicitada no passo 3); f) Cpia do julgamento que deu origem Smula.

ETAPA 4
Aula-tema: Prtica e Problemtica. Esta atividade consiste em analisar uma situao processual, de caso concreto, visando dar a soluo mais adequada, de acordo com toda a matria estudada, pesquisas jurisprudenciais e doutrinrias elaboradas durante as Atividades Prticas Supervisionadas; assim voc estar adquirindo conhecimento prtico sobre as matrias compreendidas no Plano de Ensino e Aprendizagem do curso de Direito, 6 srie, matria de Direito Civil VI (Direito das Coisas). Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 A equipe dever ler e discutir o problema citado no item passo 2, dando sequncia finalizao do trabalho com a resoluo da problemtica no item passo 3.

Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

Passo 2 Problemtica: No caso em questo, Fulana de Ribeiro ajuizou ao de usucapio de bem mvel contra o Banco Cicrano, sustentando que, em dezembro de 1995, adquiriu um automvel de Bertaziano Pereira, o qual, por sua vez, adquiriu o veculo mediante alienao fiduciria em garantia prestada em favor do banco Cicrano. Alegou que diante da inrcia da instituio financeira, exerce a posse tranqila e de boa-f do bem desde a sua aquisio. O banco contestou, alegando, em sntese, a impossibilidade de declarao da usucapio, j que sobre o automvel incide gravame de alienao fiduciria e remanesce dbito de R$ 10.000,00. O Juzo de Direito da 14 Vara Cvel do foro central da comarca de Porto Alegre julgou o pedido procedente e declarou a aquisio do domnio por parte da autora, mediante usucapio, determinando a expedio de registro desembaraado de qualquer gravame. A sentena foi confirmada pelo Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, que entendeu que independentemente de justo ttulo e boa-f possvel deferir a pretenso quando j implementado o prazo de cinco anos de posse direta decorrente de contrato de alienao fiduciria. Concluiu, ainda, que a inrcia da instituio financeira em reaver o bem de sua propriedade enseja o reconhecimento da posse por usucapio. Passo 3 Apure por meio dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, doutrinas, jurisprudncias e Smulas dos Tribunais Estaduais e Federais, bem como em pesquisa a sites de direito disponveis na internet (sugesto ao final de cada indagao), a soluo para a problemtica citada, respondendo aos seguintes itens: a) O banco Cicrano tem elementos para recorrer ao Tribunal ad quem? 1 - <http://www.tex.pro.br/wwwroot/curso/recursos/recursoespecial.htm>, acesso em 01 de dezembro de 2010. 2 - <http://campus.fortunecity.com/clemson/493/jus/m05-017.htm>, acesso em 01 de dezembro de 2010. Prtica processual, recurso especial; Jos Jangui Bezerra Diniz - Procurador do Ministrio Pblico do Trabalho da 6 Regio e Professor Universitrio em Recife (PE) b) Em caso positivo qual o recurso cabvel? E para qual Tribunal deve ser direcionado? Quais os requisitos de admissibilidade do mesmo? 1 - <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8736>, acesso em 01 de dezembro de 2010. A legitimidade e o interesse para recorrer, elaborado em 11.2004, Roberto Godoy de Mello Marques, advogado em Araatuba (SP), ps-graduando em Direito Processual pelo Centro Universitrio Toledo. 2 - <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=10109>, acesso em 01 de dezembro de 2010. Recursos especial e extraordinrio; o pr-questionamento no recurso de terceiro; elaborado em 06.2007; Alexia A. R. Brotto, bacharel em Direito, ps-graduanda em Processo Civil pela PUC/PR. c) Qual o entendimento de Tribunais Estaduais sobre esta matria? Relacionar 02 julgados ou smulas de outros tribunais. 1 - <www.tjsp.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. 2 - <www.tjrs.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. 3 - <www.tjsc.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010.
6
Hudson Jos Ribeiro

Direito 6 srie Direito Civil VI

4 - <www.tjrj.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. 5 - <www.tjmg.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. d) Qual o entendimento do STJ e STF sobre esta matria? Relacionar 02 julgados ou Smulas destes. 1 - <www.stj.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. 2 - <www.stf.jus.br>, acesso em 01 de dezembro de 2010. Passo 4 Elaborar relatrio, de no mximo 03 laudas, e entregar ao professor devidamente impresso em papel sulfite A4, contendo nome, RA, srie, disciplina, data e nome do professor, na data pr-determinada pelo mesmo, com as respostas sobre os itens citados no passo 3.

Hudson Jos Ribeiro

You might also like