You are on page 1of 10

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof.

Juliano Napoleo

01 (Delegado Civil/Fundep/2008/MG) O Direito Internacional dos Direitos Humanos resultou de um processo histrico de gradual formao, consolidao, expanso e aperfeioamento da proteo internacional dos direitos humanos. um direito de proteo dotado de especificidade prpria. Com relao a esse processo histrico, assinale a afirmativa incorreta. a) A aceitao universal da tese da indivisibilidade dos direitos humanos eliminou a disparidade entre os mtodos de implementao internacional dos direitos civis e polticos e dos direitos econmicos, sociais e culturais, deixando de ser negligenciados estes ltimos. b) A gradual passagem da fase legislativa de elaborao dos primeiros instrumentos internacionais de direitos humanos, fase de implementao de tais instrumentos, pode ser considerada como resultado da primeira Conferncia Mundial de Direitos Humanos, ocorrida em Teer no ano de 1968. c) Uma das grandes conquistas da proteo internacional dos direitos humanos , sem dvida, o acesso dos indivduos s instncias internacionais de proteo e o reconhecimento de sua capacidade processual internacional em casos de violaes dos direitos humanos. d) Graas aos esforos dos rgos internacionais de superviso nos planos global e regional, logrouse salvar muitas vidas, reparar muitos danos denunciados e comprovados, bem como adotar programas educativos e outras medidas positivas por parte dos governos. 02 (Delegado Civil/Fundep/2008/MG) Embora seja um direito que tem a sua manifestao externa coletiva, a liberdade de reunio protege principalmente a liberdade individual. Nos termos da Constituio da Repblica de 1988, a proteo do direito de reunio assegura a) que a autoridade designe locais para a realizao de reunies, desde que o local seja aberto ao pblico e a autoridade tome as providncias necessrias para a proteo das pessoas. b) que se entenda por reunio toda forma de manifestao pblica com os mais variados fins, desde que seja esttica, que permanea em apenas um lugar, no podendo se movimentar, o que caracterizaria a passeata. c) que no haja restrio reunio pblica, pois, como direito individual fundamental, meio de manifestao do pensamento e da liberdade de expresso, inclusive para adivulgao de teses ilegais. d) que o Estado s pode intervir nesse direito quando a reunio deixar de ser pacfica ou, na doutrina dos direitos individuais, quando o direito de uma ou vrias pessoas for violado pelo exerccio imprprio daquela liberdade.
www.prolabore.com.br

03 (Delegado Civil/Fundep/2008/MG) Analise as seguintes afirmativas acerca da Declarao Universal dos Direitos Humanos de 1948 e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) , tecnicamente, uma recomendao que a Assemblia Geral das Naes Unidas faz aos seus membros (Carta das Naes Unidas, art. 10). ( ) Mostra os abusos praticados pelas potncias ocidentais aps o encerramento das hostilidades, pois foi redigida sob o impacto das atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial. ( ) Enuncia os valores fundamentais da liberdade, da igualdade e da fraternidade, mas omissa quanto proibio do trfico de escravos e da escravido. ( ) Representa a culminncia de um processo tico que levou ao reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e de sua dignidade de pessoa. Assinale a alternativa que apresenta a seqncia de letras CORRETA. a) (V) (F) (V) (F) b) (F) (V) (F) (V) c) (V) (F) (F) (V) d) (F) (V) (V) (F) 04 (Delegado Civil/Fundep/2008/MG) Encontramos na doutrina dos Direitos Humanos a afirmao de que, para compreender a evoluo dos direitos individuais no contexto da evoluo constitucional, preciso retomar alguns aspectos da evoluo dos tipos de Estado. Analise as seguintes afirmativas e assinale a que NO corrobora o enunciado acima. a) A primeira fase do Estado Liberal caracteriza-se pela vitria da proposta econmica liberal, aparecendo teoricamente os direitos individuais como grupo de direitos que se fundamentam na propriedade privada, principalmente na propriedade privada dos meios de produo. b) As mudanas sociais ocorridas no incio do sculo XX visavam armar os indivduos de meios de resistncia contra o Estado. Desse modo, a proteo dos direitos e liberdades fundamentais torna-se o ncleo essencial do sistema poltico da democracia constitucional. c) As constituies socialistas consagraram uma economia socialista, garantindo a propriedade coletiva e estatal e abolindo a propriedade privada dos meios de produo, dando uma clara nfase aos direitos econmicos e sociais e uma proposital limitao aos direitos individuais. d) A implementao efetiva dos direitos sociais e econmicos em boa parte da Europa Ocidental no ps-guerra, como sade e educao pblicas, trouxe consigo o germe da nova fase democrtica do Estado Social e da superao da viso liberal dos grupos de direitos fundamentais.

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

05 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) Tomando-se por base o constitucionalismo, a doutrina dos Direitos Humanos exerce, em relao ao Estado, uma funo: a) Integrativa. b) Limitadora. c) Orientadora. d) Doutrinria. e) N.R.A. 06 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) Fatos histricos que prenunciaram a dogmtica dos Direitos Humanos: a) A Declarao da Virgnia (E.U.A.). b) O Conclio de Trento. c) O armistcio da 2a Grande Guerra. d) As alternativas A e C esto corretas. e) N.R.A. 07 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) O ser humano pode ser compelido, como ltimo recurso, rebelio contra a tirania e a opresso. Para respaldar essa assertiva filosoficamente, a doutrina dos Direitos Humanos encontra lastro no(a): a) Correcionalismo. b) Marxismo. c) Jusnaturalismo. d) Teoria moralista. e) N.R.A 08 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) Um marco fundamental para a doutrina dos Direitos Humanos: a) Revoluo Comercial. b) Revoluo Francesa. c) Revoluo Industrial. d) Revoluo Cultural. e) N.R.A 09 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) rgo mximo de deliberao mundial acerca dos Direitos Humanos: a) OEA b) ONG c) OLP d) ONU e) N.R.A 10 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) Na Constituio da Repblica Federativa do Brasil h um artigo que rene vrios dos artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos. Esse artigo o: a) 1 b) 2 c) 4 d) 5 e) 144

11 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) O Habeas corpus vincula-se diretamente : a) Primeira gerao dos D. H. b) Segunda gerao dos D. H. c) Terceira gerao dos D. H. d) Quarta gerao dos D. H. e) N.R.A 12 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) No se pode chamar a doutrina dos direitos humanos em favor de quem os violou devido (ao): a) Relatividade dos D. H. b) Falta de coero dos D. H. c) Indivisibilidade dos D. H. d) Falta de coao dos D. H. e) N.R.A 13 (Delegado Polcia Civil/BA/2006/Consulplan) A terceira gerao dos Direitos Humanos diz respeito a um princpio albergado pela Revoluo Francesa e corresponde a determinados direitos. Dentre as assertivas abaixo, qual representa a correta associao entre o princpio e os direitos a serem conquistados: a) Igualdade direitos civis e polticos. b) Fraternidade direitos sociais e culturais. c) Liberdade direitos de solidariedade. d) Liberdade direitos civis e polticos. e) Fraternidade direitos de solidariedade.

www.prolabore.com.br

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

14 (Delegado Polcia Civil/BA/IFBA/2008) 126 gays, travestis e lsbicas foram assassinados no Brasil em 2002. O Estado da Bahia foi, pela primeira vez, o campeo com 20 mortes. A maior parte destes homicdios foram cometidos com requintes de crueldade, incluindo espancamento, tortura, muitas facadas e diversas declaraes dos assassinos, que confirmam a sua condio de crimes homofbicos: matei, porque odeio gay.
(Informaes do Grupo Gay da Bahia - GGB)

c) restringe o entendimento da cidadania ao exerccio dos direitos de primeira gerao especialmente quanto igualdade. d) promove reflexo crtica em torno dos interditos proibitivos construo de uma sociedade respeitosa para com as nuanas de sexo, gnero, raa e idade. e) contradiz a noo fundamental de extenso da cidadania a todos sem distino mulheres especialmente.
16 (Delegado Polcia Civil/BA/IFBA/2008) Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. ( ) A violao da integridade fsica maneira eficaz para combater ao criminosa em qualquer circunstncia. ( ) Sem a vida assegurada, no h como exercer a dignidade humana e todos os direitos dela decorrentes. ( ) O direito de ir, vir e permanecer possui como instrumento de proteo, o Mandado de Injuno. ( ) O sistema democrtico, no Brasil, foi plenamente estabelecido durante a ditadura militar. ( ) A Revoluo Francesa, com seus ideais de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, um marco na construo dos Direitos Humanos. A alternativa que contm a seqncia correta, de cima para baixo, a a) F F F V V b) V V F F V c) F V F F V d) V V V V F e) F F F V F 17 (Delegado Polcia Civil/MG/2007) Como corolrio do respeito aos Direitos Humanos o legislador brasileiro inscreveu entre os direitos e garantias fundamentais expressos na Constituio os seguintes princpios da legislao penal, EXCETO: a) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado mesmo que a obrigao de reparar o dano possa ser estendida aos sucessores, nos termos da lei. b) s presidirias sero asseguradas condies para que possam permanecer com seus filhos. c) No haver penas de carter perptuo, de banimento, de trabalhos forados e cruis. d) assegurado aos presos o respeito integridade fsica e moral. 18 (Delegado Polcia Civil/MG/2007) Aos presos deve ser assegurada a seguinte Garantia Fundamental: a) A identificao dos responsveis por sua priso, exceto nos casos de priso em flagrante. b) O direito de permanecer calado quando no tiver a assistncia da famlia ou de advogado. c) A concesso de Habeas Corpus quando a priso for ilegal. d) O relaxamento da priso legal mesmo quando a lei no admitir a liberdade provisria.

Muitos homicdios, cujas vtimas so pessoas homossexuais tm como lastro de motivao o sentimento de dio, averso, repulsa ou medo irracional quanto homossexualidade e suas manifestaes. Com base nessas informaes, verdadeiro o que se afirma em a) O sentimento denominado de homofobia est presente em todos os setores da sociedade, inclusive nos mais conservadores ou de tradio ideolgica, com traos hierrquicos fortes (como o da segurana pblica), o que acaba dificultando, em alguns casos, a boa conduo de investigaes e a prpria elucidao de autores de assassinatos que vitimam homossexuais. b) A prtica da homofobia corresponde s posturas tidas como tolerantes para com as pessoas de orientao afetiva homossexual, o que lhes inclui no mbito de uma convivncia social harmoniosa. c) Os reflexos da violncia anti-homossexual tm como nica motivao a homofobia evidenciada no comportamento imediatista de agressores e de cientistas militantes. d) A luta histrica pela afirmao dos direitos humanos passa pela conquista dos chamados direitos de cidadania por parte dos homossexuais, uma vez que eles compem uma das minorias mais privilegiadas no reconhecimento dos seus atributos especiais. e) A homofobia nico sentimento que se faz presente em matria de desrespeito a minorias no Brasil. 15 (Delegado Polcia Civil/BA/IFBA/2008) Cidadania, portanto, engloba mais que direitos humanos, porque, alm de incluir os direitos que a todos so atribudos (em virtude da sua condio humana), abrange, ainda, os direitos polticos. Correto, por seguinte, falar-se numa dimenso poltica, numa dimenso civil e numa dimenso social da cidadania. (Prof. J. J. Calmon de Passos) Ao alargar a compreenso da cidadania para as trs dimenses supra-referidas, o prof. Calmon de Passos a) inova, ao focar somente o carter educacional da cidadania plena na Grcia. b) contribui, doutrinariamente, para que a noo da cidadania ultrapasse a clssica concepo que a restringia to-somente ao exerccio dos direitos polticos.
www.prolabore.com.br

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

19 (Delegado Polcia Civil/MG/2007) A ideologia liberal demonstra-se individualista, baseada na busca dos interesses individuais. Como decorrncia da ideologia liberal, todos os Direitos Humanos relacionados abaixo so classificados como direitos individuais, EXCETO: a) a liberdade de conscincia e de crena. b) a proteo maternidade e infncia. c) direito propriedade privada. d) a liberdade de comrcio e de indstria. 20 (Delegado Polcia Civil/MG/2007) Referente ao direito nacionalidade CORRETO afirmar: a) O direito nacionalidade no reconhecido como um direito humano, conquanto no seja objeto de tratados internacionais. b) Em caso de banimento o brasileiro nato poder perder a nacionalidade brasileira. c) Aos estrangeiros so reconhecidos os direitos polticos, inclusive o direito de votar e ser votado nas eleies. d) Salvo nos casos previstos na Constituio, a lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados. 21 (Delegado Polcia Civil/RN/CESPE/2008) De acordo com a Conveno Americana sobre Direitos Humanos, assinale a opo incorreta. a) Os processados devem ficar separados dos condenados, salvo em circunstncias excepcionais, e submetem-se a tratamento adequado sua condio de pessoas nocondenadas. b) Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, presena de um juiz ou de outra autoridade autorizada pela lei a exercer funes judiciais e tem direito a ser julgada dentro de prazo razovel ou a ser posta em liberdade, sem prejuzo de que prossiga o processo. A sua liberdade pode ser condicionada a garantias que asseverem o seu comparecimento em juzo. c) A liberdade de manifestar a prpria religio e as prprias crenas est sujeita to-somente s limitaes prescritas pela lei, e que sejam necessrias para proteger a segurana, a ordem, a sade ou a moral pblicas ou os direitos ou as liberdades das demais pessoas. d) Toda pessoa atingida por informaes inexatas ou ofensivas emitidas em seu prejuzo por meios de difuso legalmente regulamentados e que se dirijam ao pblico em geral tem direito a fazer, pelo mesmo rgo de difuso, sua retificao ou sua resposta, nas condies estabelecidas pela lei. e) Constituem trabalhos forados os trabalhos ou os servios normalmente exigidos de pessoa reclusa para cumprimento de sentena.

22 (Delegado Polcia Civil/AM/UNIFAP 2006) Levando em considerao a questo abaixo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I Dispe o Pacto de So Jos da Costa Rica que no se pode restabelecer a pena de morte nos Estados que a hajam abolido. II O mesmo Pacto impe que as penas privativas de liberdade devem ter por finalidade essencial a represso e a preveno do crime. III Consoante a Lei de Execuo Penal, os condenados que cumprem pena em regime fechado podero obter autorizao para sada temporria do estabelecimento, sem vigilncia direta, para visita famlia.

a) b) c) d) e)

Esto corretas todas as alternativas. Esto erradas todas as alternativas. Esto corretas apenas as alternativas II e III. Est correta apenas a alternativa I. Est correta apenas a alternativa III.

23 (Delegado Polcia Civil/AM/FGV/2010) Assinale a alternativa que apresente uma garantia judicial constante da Conveno Americana sobre Direitos Humanos (pacto de San Jos da Costa Rica) que no possua correspondente expresso na Constituio de 1988. a) Toda pessoa acusada de delito tem direito a que se presuma sua inocncia enquanto no se comprove legalmente sua culpa. b) Toda pessoa acusada de delito tem direito de no ser obrigado a depor contra si mesma, nem a declarar-se culpada. c) Toda pessoa acusada de delito tem direito de recorrer da sentena a juiz ou tribunal superior. d) O processo penal deve ser pblico, salvo no que for necessrio para preservar os interesses da justia. e) Se depois da perpetrao do delito a lei previr a imposio de pena mais leve, o delinqente ser por isso beneficiado. 24 (Fumarc/2009/Corpo de Bombeiros Militar/ MG) Assinale a alternativa INCORRETA: a) A Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, votada e aprovada pela Assemblia Geral da ONU, inaugura um novo ramo do Direito denominado Direito Internacional dos Direitos Humanos. b) De acordo com o ensinamento doutrinrio, os Direitos Humanos so indivisveis. Pode-se afirmar que essa indivisibilidade repercute diretamente no conceito de cidadania. c) O processo de especificao dos Direitos Humanos, ocorrido no mbito da ONU, significou uma preocupao da Organizao com a proteo dos Direitos do Homem na esfera global, independentemente do sujeito a ser protegido.

www.prolabore.com.br

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

d) As expresses Direitos Humanos e Direitos Humanos Fundamentais, de acordo com a doutrina moderna, guardam uma relao de gnero para espcie, sendo que os Direitos Humanos compreendem os direitos protegidos pelos pases, atravs de tratados internacionais. J os Direitos Humanos Fundamentais compreendem os direitos protegidos no mbito interno de um determinado Pas.
25 (Fumarc/2009/Corpo de Bombeiros Militar/ MG) So Direitos Humanos Fundamentais de segunda dimenso: a) A sade e a assistncia social. b) A igualdade de todos perante a lei e a liberdade de sindicalizao. c) A liberdade de associao e liberdade de locomoo. d) A vida e a liberdade. 26 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) Sobre os direitos sociais fundamentais, INCORRETO afirmar: a) As Constituies liberais no fazem referncia a direitos sociais. b) Estes direitos so consagrados na Constituio no Mxico em 1917. c) Os direitos sociais fundamentais foram consagrados, pela primeira vez no Brasil, em nvel constitucional, em 1934. d) A Constituio de Weimar, Alemanha, ser a primeira no mundo a consagrar os direitos sociais no seu texto. 27 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) A Sociedade das naes, criada em Versalhes sob a influncia do Presidente norte americano Wilson, trouxe esperana de paz. Entretanto, a grande crise econmica de 1929 nos Estados Unidos acaba reforando a influncia da idia fascista. Sobre o nazi-fascismo, CORRETO afirmar: a) O nazismo um movimento socialista de carter antiliberal e pr-comunista. b) O fascismo e o nazismo conquistaram o poder na Itlia e Alemanha na dcada de 1930. c) Trata-se de um movimento poltico de carter antiliberal, anti-socialista, anticomunista, antidemocrtico e ultranacionalista. d) A Constituio brasileira de 1934 sofreu forte influncia do pensamento fascista italiano.

28 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) A teoria da indivisibilidade dos Direitos Humanos fundamental para a compreenso desses direitos aps a segunda guerra mundial. Sobre essa teoria, CORRETO afirmar: a) Os direitos sociais e econmicos so meios para o exerccio dos direitos individuais e polticos. b) Os direitos individuais de primeira gerao devem ser compreendidos, ainda hoje, como direitos negativos. c) Os direitos individuais, ainda hoje, pedem um no fazer do estado enquanto os direitos sociais pedem um agir estatal. d) Os direitos individuais, polticos, sociais e econmicos devem ser interpretados de forma estanque para que sejam exercidos em sua plenitude. 29 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) Um dos grandes problemas dos Direitos Humanos diz respeito implementao desses direitos e os mecanismos judiciais de proteo. Sobre essa questo, podemos afirmar: a) No direito internacional, torna-se impossvel sustentar a justiciabilidade dos direitos sociais e econmicos. b) Os direitos sociais se tornam cada vez mais justiciveis, sendo impossvel, entretanto, admitir-se isto para os direitos econmicos. c) Muitos dos direitos econmicos e sociais, ou componentes destes, so, a exemplo dos direitos civis e polticos, perfeitamente justiciveis. d) No direito internacional, apenas os direitos individuais so protegidos e justicializados, no cabendo interveno no mbito dos direitos polticos, sociais e econmicos. 30 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) Segundo o Professor Canado Trindade, na interpretao dos tratados de direitos humanos, CORRETO afirmar: a) Na interpretao dos tratados de direitos humanos, prevalece a natureza subjetiva das obrigaes que estes consagram, o que equivale a uma interpretao em busca da realizao do propsito ltimo desses tratados. b) Na interpretao e aplicao dos tratados e instrumentos dos direitos humanos, prima o elemento do interesse pblico comum e superior, com todas as conseqncias jurdicas que da advm. c) necessrio levar-se em considerao a complexidade do caso concreto, construindo uma soluo justa para cada caso, no existindo a primazia do pblico sobre o privado. d) Haver sempre a primazia do interesse privado, uma vez que os direitos humanos protegem o individuo contra o Estado.

www.prolabore.com.br

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

31 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) Sobre os direitos constitucionais da pessoa em situao de priso no Brasil, correto afirmar, EXCETO: a) Ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana. b) O preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado. c) A priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada. d) O preso tem direito identificao dos responsveis do seu interrogatrio, no se estendendo este direito identificao dos responsveis por sua priso por motivo de segurana. 32 (Fumarc/2006/Tcnico/MPE/Gestor Governamental) A Constituio Federal de 1988 consagra importantes dispositivos proteo da liberdade, limitando as penas contra a vida, a integridade e a liberdade. Sobre esse assunto, correto afirmar, EXCETO: a) As penas de banimento, de trabalhos forados e de carter perptuo so proibidas. b) Quando possvel, a pena ser cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado. c) No Brasil, vedada pena de carter perptuo e de morte, salvo em caso de guerra declarada. d) So asseguradas s presidirias condies para que possam permanecer com seus filhos durante o perodo de amamentao. 33 (CESPE/2011/TRF/5R/Juiz) A Declarao Universal dos Direitos Humanos a) no trata de direitos econmicos. b) trata dos direitos de liberdade e igualdade. c) trata o meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito de todos. d) no faz referncia a direitos polticos. e) no faz referncia a direitos culturais e biotica. 34 (FMP/RS/2008/MPE/MT/Promotor de Justia) Sobre os direitos humanos, assinale a alternativa correta. a) Tm como caractersticas a universalidade, a historicidade e a indivisibilidade. b) Conceituam-se como posies jurdicas reconhecidas pela ordem jurdico- constitucional de cada Estado soberano. c) Sob uma perspectiva histrica abrangem apenas os direitos liberdade, segurana e propriedade. d) Compreendem, alm dos direitos civis e polticos, os direitos sociais, econmicos e culturais, sendo que os ltimos no so exigveis.
www.prolabore.com.br

e) Correspondem aos direitos naturais e so protegidos por organismos internacionais.


35 (CESPE/2010/MPE/RO/Promotor de Justia) Assinale a opo correta acerca do surgimento e da consolidao dos direitos humanos nos planos internacional e interno. a) Apesar de ser membro pleno da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Brasil no ocupa a mesma posio no Tribunal Penal Internacional, devido impossibilidade, determinada por clusula ptrea da CF, de extraditar nacionais. b) Os direitos transindividuais ou difusos no podem ser exercidos seno por coletividades, e so considerados direitos humanos de terceira gerao, como os direitos sindicalizao e previdncia social. c) Os direitos humanos de primeira gerao referem-se s reivindicaes de condies dignas de trabalho e originam-se das lutas sociais desencadeadas com a Revoluo Industrial. d) Os direitos humanos de segunda gerao ainda no foram incorporados legislao nacional, permanecendo, pois, como normas programticas do direito internacional humanitrio. e) Devido a comando expresso da CF, o Brasil rege-se, em suas relaes internacionais, entre outros, pelo princpio da prevalncia dos direitos humanos. 36 (CESPE/2010/MPE/RO/Promotor de Justia) A CF considerada modelo no que se refere tutela de direitos humanos e de garantias fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opo correta. a) A CF classificada como detalhista no que concerne aos referidos direitos, pois prev desde a gratuidade de transporte pblico para idosos at a gratuidade para celebrao de casamento civil. b) Os tratados de direitos humanos, ainda que aprovados apenas no Senado Federal, em dois turnos e por maioria qualificada, equiparam-se s emendas constitucionais. c) A concesso de asilo poltico prevista no acervo garantista do art. 5. da CF, que tambm probe a extradio e o banimento de brasileiros do territrio nacional. d) Os ndios, suas comunidades e organizaes, apesar de poderem defender seus direitos e interesses, no so partes legtimas para ingressar em juzo, devendo faz-lo por meio do MP. e) Direitos humanos de terceira gerao, por seu ineditismo e pelo carter de lege ferenda que ainda comportam, no recebem tratamento constitucional.

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

37 CESPE/2010/MPE/RO/Promotor de Justia) Considerada documento basilar para a proteo internacional dos direitos humanos, a Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, a) possui valor meramente declaratrio; portanto, no gera obrigaes aos Estados. b) gera obrigaes somente para Estados soberanos que a ratificaram e promulgaram para fins de incorporao ao direito interno. c) foi promulgada no Brasil logo aps a sua assinatura. d) ato de organizao internacional, de modo que prescinde de incorporao ao direito interno, como se exige para tratados ordinrios de direitos humanos. e) constitui relevante tratado internacional do perodo posterior Segunda Guerra. 38 (FMZ/AP/2010/SEAD/Agente Penitencirio) Com base na Declarao Universal dos Direitos Humanos CORRETO afirmar que a) tal Declarao constitui um ideal comum a ser atingido por todos os povos e naes ocidentais. b) muito embora todas as pessoas nasam livres e iguais em dignidade e direitos, nem todas so dotadas de razo e conscincia. c) toda pessoa tem direito liberdade de opinio e expresso; este direito inclui a liberdade de, sem interferncia, ter opinies e de procurar, receber e transmitir informaes e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. d) a proteo aos direitos assegurados atravs da Declarao no impede que a pessoa sofra interferncias na sua vida privada ou em seu lar, sempre que tais interferncias se mostrarem adequadas para resguardar os interesses do Estado. e) toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos na Declarao, salvo aquelas pessoas que ostentem condio especial, tal como os portadores de deficincia. 39 (FMZ/AP/2010/SEAD/Agente Penitencirio) A Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece uma srie de direitos a toda a pessoa. Dentre eles, possvel citar os seguintes, EXCETO a) toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audincia justa e pblica por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. b) toda pessoa tem direito liberdade de locomoo e residncia dentro das fronteiras de cada Estado. c) toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu pas, diretamente ou por intermdio de representantes livremente escolhidos.
www.prolabore.com.br

d) toda pessoa tem direito ao trabalho, livre escolha de emprego, a condies justas e favorveis de trabalho e proteo contra o desemprego. e) toda pessoa, que puder por ela pagar, tem direito instruo nos diferentes nveis. A instruo tcnico-profissional ser acessvel a todos, bem como a instruo superior, esta baseada no mrito.
40 (FCC/2006/DPE/SP/Defensor Pblico) Comparando-se a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (Frana, 1789) e a Declarao Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948), podese afirmar que ambas reconhecem a) o Estado como fonte dos direitos fundamentais. b) a liberdade e a igualdade inerentes ao ser humano. c) a existncia dos direitos individuais e sociais. d) a propriedade, individual ou coletiva. e) a necessidade de uma fora pblica para a garantia dos direitos. 41 (FCC/2006/DPE/SP/Defensor Pblico) Em ateno ao que dispe o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos e seu Segundo Protocolo Adicional com vista Abolio da Pena de Morte, a pena de morte a) proibida em qualquer hiptese, pois o direito vida inerente pessoa humana, sendo vedada a formulao de reserva pelo Estado-parte, no ato de ratificao do tratado. b) proibida em qualquer hiptese, exceto mediante reserva formulada pelo Estado-parte, no ato de ratificao do tratado, relacionada sua aplicao apenas em tempo de guerra. c) proibida em qualquer hiptese, exceto mediante reserva formulada pelo Estado-parte, no ato de ratificao, relacionada sua aplicao apenas a crimes mais graves, obedecidos os princpios da legalidade, anterioridade e jurisdicionalidade. d) permitida nos Estados-partes em que a pena de morte no havia sido abolida, poca da ratificao do tratado, mas reservada aos crimes mais graves, e obedecidos os princpios da legalidade, anterioridade e jurisdicionalidade. e) permitida em casos mais graves, obedecido o devido processo legal, a fim de compatibilizar o direito individual vida com o direito social segurana pblica.

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

42 (FCC - 2006 - DPE-SP - Defensor Pblico) Considere as afirmaes seguintes, baseadas na Declarao e Programa de Ao da Conferncia Mundial dos Direitos Humanos (Viena, 1993). I. Todos os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e interrelacionados. II. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e eqitativa, em p de igualdade e com a mesma nfase. III. Embora particularidades nacionais devam ser levadas em considerao, dever dos Estados promover e proteger todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, sejam quais forem seus sistemas polticos, econmicos e culturais. IV. Todos os povos tm direito autodeterminao. Em virtude desse direito, determinam livremente sua condio poltica e promovem livremente o desenvolvimento econmico, social e cultural, observadas as prescries da Declarao Universal dos Direitos Humanos. SOMENTE esto corretas as afirmaes a) I e IV. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) I, II e IV. 43 (VUNESP/2008/DPE/MS/Defensor Pblico) Quando se fala em Direitos Humanos, considerando sua historicidade, correto dizer que a) somente passam a existir com as Declaraes de Direitos elaboradas a partir da Revoluo Gloriosa Inglesa de 1688. b) foram estabelecidos, pela primeira vez, por meio da Carta Magna de 1215, que a expresso maior da proteo dos Direitos do Homem em mbito universal. c) a concepo contempornea de Direitos Humanos foi introduzida, em 1789, pela Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, fruto da Revoluo Francesa. d) a internacionalizao dos Direitos Humanos surge a partir do Ps-Guerra, como resposta s atrocidades cometidas durante o nazismo. 44 (VUNESP/2008/DPE/MS/Defensor Pblico) Considerando a evoluo histrica, os marcos jurdicos fundamentais e a estrutura normativa dos Direitos Humanos, pode-se afirmar que a) a globalizao dos direitos humanos forou os Estados a escolherem entre um sistema global e um regional de proteo a esses direitos, uma vez que ambos sistemas no podiam coexistir. b) os indivduos passaram a ser sujeitos de direito internacional, mas, por razes de soberania,
www.prolabore.com.br

ainda dependem dos Estados para acionar os mecanismos de proteo dos direitos humanos. c) a Declarao Universal dos Direitos Humanos introduziu internacionalmente a concepo contempornea desses direitos. d) a vtima de uma leso dos direitos humanos dever acionar em sua proteo, nessa ordem, o sistema jurdico nacional, depois o regional e, por ltimo, o global, em razo da hierarquia da estrutura normativa de proteo. 45 (VUNESP/2008/DPE/MS/Defensor Pblico) Insculpem-se dentre os princpios que o Brasil se rege, no que respeita s suas relaes internacionais, os seguintes: a) autodeterminao dos povos, soluo pacfica dos conflitos e garantia do desenvolvimento internacional. b) autodeterminao dos povos, defesa da paz e concesso de asilo poltico. c) defesa da paz, no-interveno e repdio ao partidarismo. d) autodeterminao dos povos, igualdade entre os Estados e repdio ao imperialismo. 46 (FCC/2009/DPE/MA/Defensor Pblico) Ao introduzir a concepo contempornea de direitos humanos, a Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948 afirma que a) o relativismo cultural, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia ao valor da solidariedade, como condio ao exerccio dos direitos civis, polticos, econmicos, sociais e culturais. b) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo paridade hierrquica entre direitos civis e polticos e direitos econmicos, sociais e culturais. c) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos civis e polticos, como condio ao exerccio dos direitos econmicos, sociais e culturais. d) o relativismo cultural, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos econmicos, sociais e culturais, como condio ao exerccio dos direitos civis e polticos. e) a universalidade, a indivisibilidade e a interdependncia dos direitos humanos, conferindo primazia aos direitos econmicos, sociais e culturais, como condio ao exerccio dos direitos civis e polticos.

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

47 (FCC/2009/DPE/MT/Defensor Pblico) A Emenda Constitucional n 45, trouxe modificaes quanto incorporao ao direito interno dos tratados internacionais de direitos humanos e sua aplicao no Brasil. Em face dessas alteraes, a) somente as normas decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, aprovados no Congresso Nacional em dois turnos e por trs quintos dos votos, so expressamente reconhecidas como equivalentes s emendas constitucionais. b) apenas tm aplicabilidade imediata as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados no Congresso Nacional em dois turnos e por trs quintos dos votos. c) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais, decorrentes de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos ratificados anteriormente promulgao da EC 45, foram expressamente equiparadas a normas de hierarquia constitucional. d) o Brasil passou a se submeter jurisdio dos tribunais internacionais de direitos humanos, a cuja criao tenha manifestado adeso. e) a denncia de tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos, ratificados pela Repblica Federativa do Brasil, fica sujeita autorizao do Congresso Nacional. 48 (FCC/2010/DPE/SP/Defensor Pblico) A Lei Complementar n 132, de 7 de outubro de 2009, ao introduzir alteraes na Lei Complementar Federal n 80, de 12 de janeiro de 1994, estabeleceu como funo institucional da Defensoria Pblica, "representar aos sistemas internacionais de proteo dos direitos humanos, postulando perante seus rgos". Considere os seguintes rgos do sistema das Naes Unidas: I. Comit de Direitos Humanos. II. Comit de Direitos Econmicos Sociais e Culturais. III. Comit sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao contra a Mulher. IV. Comit sobre os Direitos das Pessoas com Deficincia. Tendo em conta os instrumentos internacionais de Direitos Humanos ratificados pelo Brasil e seus respectivos mecanismos de monitoramento, os rgos que admitem o processamento de comunicao individual formulada contra o Brasil so a) I, III, e IV, somente. b) II, III e IV, somente. c) I, II, III e IV. d) I, II e III, somente. e) I, II e IV, somente.
www.prolabore.com.br

49 (FCC/2009/DPE/MA/Defensor Pblico) luz da Conveno Internacional sobre a Eliminao de todas as formas de Discriminao Racial, as aes afirmativas so a) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao direta positiva, nos termos da Conveno. b) permitidas, cabendo aos Estados-partes adot-las para fomentar a promoo da igualdade tnicoracial. c) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at cinco anos a contar da data da ratificao da Conveno. d) proibidas, porque constituem uma forma de discriminao indireta negativa, nos termos da Conveno. e) obrigatrias, devendo os Estados-partes adot-las no prazo de at dois anos a contar da data da ratificao da Conveno. 50 (CESPE/2009/DPE/PI/Defensor Pblico) A respeito do desenvolvimento histrico dos direitos humanos e seus marcos fundamentais, assinale a opo correta. a) Os direitos fundamentais surgem todos de uma vez, no se originam de processo histrico paulatino. b) No h uma correlao entre o surgimento do cristianismo e o respeito dignidade da pessoa humana. c) As geraes de direitos humanos mais recentes substituem as geraes de direitos fundamentais mais antigas. d) A proteo dos direitos fundamentais objeto tambm do direito internacional. e) A ONU o rgo responsvel pela UDHR e pela Declarao Americana de Direitos. 51 (CESPE/2009/DPE/PI/Defensor Pblico) Com relao aos mecanismos internacionais de proteo e monitoramento dos direitos humanos, assinale a opo correta. a) O Tribunal de Nuremberg no teve nenhum papel histrico na internacionalizao dos direitos humanos. b) A ONU nasceu com diversos objetivos, como a manuteno da paz e segurana internacionais, entretanto a proteo internacional dos direitos humanos no estava includo entre eles. c) Quando foi adotada e proclamada por resoluo da Assembleia Geral das Naes Unidas, a UDHR, por no ter sido aceito por todos os pases, no teve importncia histrica. d) Alm da UDHR de 1948 no h outros documentos relevantes no mbito da proteo internacional global dos direitos humanos. e) O Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos de 1966 previu novas espcies de direitos humanos alm daquelas previstas expressamente na UDHR de 1948.

DELEGADO DE POLCIA CIVIL-MG Curso de Exerccios Direitos Humanos Prof. Juliano Napoleo

52 (CESPE/2009/DPE/PI/Defensor Pblico) Atualmente, os direitos e garantias fundamentais esto inseridos em distintos textos constitucionais de diferentes pases. Tal presena uma conquista histrica ocorrida por aes concretas realizadas no passado. A Carta das Naes Unidas de 1945, exemplo de uma dessas aes concretas, consolidou, junto com a UDHR, o movimento de internacionalizao dos direitos humanos. Tendo em vista essa institucionalizao, assinale a opo correta a respeito da estrutura normativa do direito internacional protetivo dos direitos humanos. a) A estrutura de proteo do direito internacional concentrada na ONU. b) A proteo internacional pode ser vista, entre outros, em dois planos: sistema global (ONU) e sistema regional (OEA). c) A UDHR pertence ao sistema regional de proteo dos direitos humanos. d) O Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos pertence ao sistema regional de proteo dos direitos humanos. e) O Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais pertence ao sistema regional de proteo dos direitos humanos. 53 (CESPE/2009/DPE/PI/Defensor Pblico) Os direitos fundamentais possuem determinadas caractersticas que foram objeto de detalhado estudo da doutrina nacional e internacional. A respeito dessas caractersticas, assinale a opo correta. a) O princpio da universalidade impede que determinados valores sejam protegidos em documentos internacionais dirigidos a todos os pases. b) A irrenunciabilidade dos direitos fundamentais no destaca o fato de que estes se vinculam ao gnero humano. c) caracterstica marcante o fato de os direitos fundamentais serem absolutos, no sentido de que eles devem sempre prevalecer, independentemente da existncia de outros direitos, segundo a mxima do "tudo ou nada". d) A imprescritibilidade dos direitos fundamentais vincula-se sua proteo contra o decurso do tempo. e) A inviolabilidade evita o desrespeito dos direitos fundamentais por autoridades pblicas, entretanto permite o desrespeito por particulares.

54 (CESPE/2009/DPE/PI/Defensor Pblico) A respeito da incorporao dos tratados internacionais de proteo dos direitos humanos ao direito brasileiro, assinale a opo correta. a) Antes da EC n. 45, no havia, na doutrina brasileira, meno ao fato de que os tratados internacionais sobre direitos humanos deveriam ter o status de norma constitucional. b) Aps a EC n. 45, todos os tratados internacionais passaram a possuir status de norma constitucional. c) Aps a EC n. 45, foi dado nova abordagem aos tratados internacionais sobre direitos humanos. d) Os tratados internacionais sobre direitos humanos no necessitam de aprovao pelo Congresso Nacional. e) O STF sempre considerou o tratado internacional sobre direitos humanos como norma constitucional superveniente.

RESPOSTAS 01 A 02 D 03 C 04 B 05 B 06 D 07 C 08 B 09 D 10 D 11 A 12 A 13 B 14 A 15 B 16 C 17 B 18 C 19 B 20 D 21 E 22 D 23 C 24 C 25 A 26 D 27 C 28 A 29 C 30 B 31 D 32 B 33 B 34 A 35 E 36 A 37 D 38 C 39 E 40 B 41 B 42 D 43 D 44 C 45 B 46 B 47 A 48 A 49 B 50 D 51 E 52 B 53 D 54 C

www.prolabore.com.br

10

You might also like