You are on page 1of 11

Mestrado Integrado em Engenharia Mecnica 2011/2012 Mtodos Experimentais em Engenharia Trmica

Trabalho T7 Estudo do raio crtico de isolamento

Grupo B1
Andr Martins Artur Almeida Diogo Cunha Francisco Costa Pedro Santos

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 1/21

ndice

Introduo ..................................................................................................................................... 2 Objectivo ....................................................................................................................................... 2 Procedimento ................................................................................................................................ 2 Resultados e Discusso ................................................................................................................. 4 Concluses .................................................................................................................................... 8 Referncias .................................................................................................................................... 8 Perguntas Anexas .......................................................................................................................... 9

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 2/21

Introduo
Colocar isolamento num cilindro (ou esfera) de pequeno dimetro pode aumentar a transferncia de calor. O raio do cilindro (ou esfera) deve estar acima do raio crtico (rcrit.= kisol/h, para o cilindro, rcrit.=2kisol/h, para a esfera) para que o isolamento comece de imediato a reduzir a transferncia de calor. Pelo facto do raio da seco dos fios elctricos ser inferior ao raio crtico, os fios elctricos isolados podem suportar uma corrente elctrica superior que os fios no isolados suportariam. mesma temperatura do fio, os fios isolados transferem pois mais calor.

Objectivo
Esta experincia foi desenvolvida para demonstrar de forma clara o efeito, sobre a taxa de transferncia de calor, de isolar ou no um fio de pequeno dimetro. A utilizao posterior do programa EES, para tentar simular o que sucede na experincia, ir permitir praticar as capacidades de clculo do referido programa ao nvel da transferncia de calor e melhor a compreenso dos fenmenos fsicos envolvidos.

Procedimento
Um fio de resistncia elctrica, Resisthom 135, com 0.5 mm de dimetro est colocado na posio horizontal, estando parte do fio em contacto com o ar e outra parte envolto num tubo de vidro, conforme se mostra na figura 1, tendo este um dimetro interno de aproximadamente 0.88 mm, um dimetro externo de 6.25 mm e um comprimento de 400 mm. A condutibilidade trmica do vidro aproximadamente de 1.2 W/(m.K).

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 3/21

Figura 1 - esquema da instalao experimental utilizada

O aquecimento da resistncia realizado por intermdio de um transformador varivel de corrente alterna. A temperatura exterior do vidro medida por recurso a um termopar tipo T, a queda de tenso na resistncia medida atravs de um voltmetro e a corrente que a atravessa medida recorrendo a um ampermetro. O procedimento consiste em, actuando no transformador, aumentar lentamente a tenso nas extremidades da resistncia at o fio em contacto com o ar ficar ligeiramente avermelhado. Assim que a temperatura exterior do tubo de vidro, medida com o termopar, estabilizar, dever-se- registar os valores da temperatura, da tenso e da intensidade de corrente. Uma vez que a potncia calorfica gerada ao longo do fio, Ri2, e portanto tambm Q/L, aproximadamente a mesma na parte do fio exposto e na parte do fio coberta, a resistncia trmica desde a superfcie do fio atravs do tubo de vidro at ao ar inferior resistncia trmica desde do fio at ao ar na zona no isolada, dado que a primeira requer uma diferena de temperaturas inferior para transferir essencialmente o mesmo calor.

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 4/21

Resultados e Discusso

Tabela 1 - dados experimentais

Temperatura ambiente [C] Presso ambiente [bar] Dimetro exterior do vidro [mm] Dimetro interior do vidro [mm] Dimetro do fio elctrico [mm] Comprimento do tubo de vidro [mm] Comprimento do fio elctrico [mm] Condutibilidade trmica do vidro [W/mK] Emissividade do vidro Emissividade do fio elctrico Intensidade de corrente medida [A] Resistncia calculada [] Temperatura da sup. do vidro medida [C]

20 0.9839 6.25 0.88 0.5 400 773 1.31 0.9 0.8 5,25 5,05 241

Os valores da emissividade do vidro e do fio elctrico apresentados na Tabela 1 foram retirados de documentos disponibilizados no laboratrio. A resistncia foi calculada atravs da Lei de Ohm, utilizando os valores medidos em laboratrio para a intensidade e tenso aplicada.

Atravs dos valores presentes acima e do programa EES foi calculado um valor terico da temperatura da superfcie do vidro com o objectivo de ser comparado com o valor medido experimentalmente.

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 5/21

Figura 2 - equaes formatadas no EES (fio com isolamento)

Utilizando ento as equaes da figura 2 no EES obteve-se a temperatura terica da superfcie do vidro que resultou em 295,1 oC.

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 6/21

Figura 3 - resultados obtidos no EES (fio com isolamento)

Observando os resultados da figura 3 nota-se que o valor terico da temperatura da superfcie do vidro no se afasta muito do valor real. ainda possvel observar a temperatura do fio e a temperatura da superfcie interior do tubo de vidro.

De seguida realizou-se o mesmo processo, mas neste caso para o fio sem isolamento, para calcular a temperatura do fio exposto ao ar, obtendo um valor terico de 765 oC. Nas figuras 4 e 5 mostra-se as equaes utilizadas e os resultados obtidos no EES para esta situao:

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 7/21

Figura 4 - equaes formatadas no EES (fio sem isolamento)

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 8/21

Figura 5 - resultados obtidos no EES (fio sem isolamento)

Concluses
Aps a comparao dos dois casos estudados (resistncia isolada e exposta ao ar) pode-se concluir que a temperatura do fio na zona isolada ligeiramente inferior a temperatura do fio exposto ao ar, concluindo que a resistncia trmica na zona do fio isolado menor do que a resistncia trmica na zona do fio no isolada e portanto requer uma temperatura menor para transferir a mesma quantidade de calor. Logo conclui-se que para haver isolamento de calor eficaz, o dimetro do tubo de vidro teria que ser superior.

Referncias
Protocolo experimental do trabalho 7 Raio crtico de isolamento

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 9/21

Perguntas Anexas
Questo 1:
O valor da resistncia, calculado pela primeira Lei de Ohm apresentado na tabela 1 com o valor R = 5,05. O modelo da resistncia utilizado neste trabalho, Resistohm 135 tem uma resistividade = 1,35 . Pela segunda Lei de Ohm tem-se:

A diferena percentual entre os dois valores de 5,24 %.

Questo 2:
A potncia dissipada por efeito de calca-se atravs da equao:

Uma vez que a potncia dissipada por efeito de Joule depende do comprimento do fio, a diferena no comprimento entre o fio isolado e o no isolado poder explicar essa diferena na potncia dissipada. O fio tem um comprimento total de 773mm e o isolado tem um comprimento de 400mm (dados na tabela 1), portanto a zona no isolada ter
9

Mtodos Experimentais em Energia Trmica Trabalho 7

Pg. 10/21

um comprimento de 377mm contra os 400 da zona isolada, sendo por isso a potncia dissipada por efeito de Joule maior no fio isolado.

10

You might also like