You are on page 1of 9

Parte geral das cautelares incluindo procedimento ordinrio. Noes gerais a) Autonomia do processo: um processo no depende do outro.

Livro II captulo I: art. 796 a 812 CPC Capitulo II: art. 812 a 889 b) Objetivo do processo cautelar o processo cautelar objetiva resguardar a efetividade do processo principal, seja de execuo ou de conhecimento (processo cautelar sempre acessrio do principal). c) Ao, processo e medida cautelar Ao: o meio que tenho de provocar o Estado para um caso concreto. materializado na retio inicial. Processo: quando voc provoca ele instaura o processo. Medida judicial: com o final do processo. Medida cautelar: precisa do principal mas diferente. 2) caractersticas: a) cognio sumria: cognio = conhecimento: no processo se d atravs da analise de fatos + provas = conhecimento e profere sua deciso. Sumria: superficial, probabilidade de direito = juzo de aparncia ou de verossimilhana: decide sobre um juzo superficial de aparncia. b) Preventividade: I- o que a cautelar pretende prevenir? Efetividade do processo legal. Tem que proteger, prevenir o Estado atual da coisa, pessoa, bem. II de que pretende prevenir? Da ocorrncia de um fato difcil ou incerto ou reparao. III quanto tempo pretende prevenir? Julgado o processo principal. c) Urgncia: Por quanto de um risco de um dano difcil ou incerto reparao, leva a necessidade de se ter uma urgncia e resposta rpida, se no for rpido pode levar a ineficcia do processo cautelar bem como do processo principal. d) instrumentalidade: instrumentalidade ao quadrado. 1 vez porque processo e processo instrumento. 2 vez porque visa resguardar a efetividade do processo principal. e) hipotecidade: o juiz tem que analisar em cima de uma hiptese. No pode decidir de uma certeza e sim de uma hiptese. f) temporalidade: o processo cautelar no tem o condo de se tornar definitivo. Toda medida cautelar surge pra ser no futuro ser substituda, seja modificada ou revogada ou at mesmo se transformada no processo principal.

g) Revogabilidade: pode ser revogada a qualquer tempo. h) Modificabilidade: pode ser modificada a qualquer tempo. I) fungibilidade: poder ser substituda por outra, por uma liminar (tutela de urgncia), por antecipao de tutela (tutela de evidencia). Liminar: pode ser no incio, meio e final do processo. Tem relao com o mrito, no visa uma viso preventiva como a cautelar, no visa resguardar o objeto principal. No se confunde com o objeto principal do processo. Tutela de evidencia incio, meio e fim do processo, est relacionado ao mrito e se confunde com o objeto principal. Poder geral de cautela a) sistema normativo: sistema tpico: o juiz s pode conceder as medidas cautelares que tiverem positivadas (expressamente preventiva pela lei). Cautelares nominadas (prevista em lei): 813 a 889 CPC. Sistema atpico: no h previso expressa de cautelar tpica so cautelares inominadas. Aqui todas as cautelares so inominadas, so cautelares que no tem previso legal. Sistema misto: cautelares tpicas + cautelares atpicas Cautelares nominadas + cautelares inominadas. Brasil sistema misto. b) conceito: 1 Poder geral de cautela o poder geral que o juiz tem de deferir cautelares atpicas. 2 na cautela, somente na cautela fora no pode. Pode de ofcio deferir medidas cautelares nominadas (s de ofcio) ou inominadas (tanto de ofcio como no). c)base legal: Est previsto no art. 797 e 798 do CPC. d) fundamentos: est na CF art. 5 XXXV; doutrinrio: lacuna (falta de previso legal da legislao lei). Atravs das lacunas, o legislador no tem previso de prev todas as cautelares. e) Requisitos: so trs 1 fumos boni iuris (fumaa do bom direito) indcios, probabilidade 2 periculum in mora (perigo da Dbora) potencialidade de ocorrncia de um dano de difcil e incerta reparao. 3 no haja cautelar nominadas. 4) Procedimento Ordinrio No existindo um procedimento especial se aplica este, tanto para as nominadas como para as inominadas. a) competncia: Quem ser o meu juiz competente?

1) art. 800 CPC: duas regras. I cautelar for incidental (promovida no de curso do processo principal): o juiz da ao principal. O juiz competente o mesmo da ao principal. Distribuio por dependncia o processo para o juzo competente. II cautelar preparatria ( promovida antes do processo principal). Vou ingressar a cautelar onde ser promovida a minha ao principal. A principal vai pra onde for a minha cautelar. Se o processo estiver tramitando TJ o tribunal ser o competente para as cautelares. Procedimento Ordinrio Competncia (800 CPC) Petio Inicial: art. 801 CPC, no silencio do 802, use-se o art. 282. Inciso III ao principal. Tem que ter a lide e o fundamento. Resposta do ru: art. 802 CPC. Prazos especiais e contagem: 5 dias (prazo na juntada do mandado aos autos); Forma de comunicao: citao, carta, oficial de justia Espcies: contestao, exceo, no cabe reconveno na cautelar (contra ataque). Revelia: ausncia de contestao, defesa. Prazo de cautelar 5 dias Litisconsrcios em dobro art. 191 CPC Fazenda pblica em 4 X para contestar e 2 X para recorrer. (art. 188). Contagem de Liminar Citao. 1 dia til. A partir do momento que recebeu a intimao do oficial de justia. Audincia: una (conciliao, instruo e julgamento). Justificao prvia (art. 804): de forma justificada previamente o juiz pede para que o requerente se justifique da necessidade da medida cautelar, sem ouvir o ru. 3 requisitos: 1 na liminar antecipao; 2 no se convencer quanto ao deferimento da liminar; 3 autor e testemunhas participam e ru no participa. Requisitos das cautelares Fumos boni iuris (fumaa do bom direito) indcios, probabilidade Periculum in mora (perigo da Dbora) potencialidade de ocorrncia de um dano de difcil e incerta reparao. ALIMENTOS a) Base legal: 852 a 854 CPC b) alimentos provisrios e provisionais: Alimentos provisrios: existem quando h uma prova pr-constituida, obrigatrio certido de nascimento, a juza contra os pais. Inicio do processo de ao de alimentos.

Alimentos provisionais: so alimentos cautelares. Ex. alimentos gravdicos, no tem natureza satisfativa no so permanentes. c) procedimento: Procedimento ordinrio das cautelares. d) sentena: R$ 200,00 (fixou provisionais ou provisrios). Na sentena pode subir ou diminuir ou manter. Se subir o menor pode cobrar a diferena. No entanto, se diminuir na pode restituir. e) Retratabilidade: no existe. Dos alimentos provisionais Introduo A doutrina entende por alimentos tantos as provises necessrias alimentao humana, bem como os bens destinados satisfao de outras necessidades bsicas ao ser humano e que sejam indispensveis ao convvio social. Os alimentos so legtimos quando prestados por direito de sangue ou em razo de parentesco; deixados ou prometidos quando prestados em razo de alguma disposio testamentria ou em virtude de conveno. So naturais os alimentos necessrios manuteno da vida, e civis os estabelecidos segundo os haveres e qualidades das pessoas, destinadas a satisfazer outras necessidades elementares. O conceito de alimentos provisionais deriva da prpria natureza da obrigao alimentar e da sua finalidade. Na verdade, os alimentos provisionais so os mesmos alimentos definitivos que se antecipam. Em conformidade com o art. 852, CPC, lcito pedir alimentos provisionais: I nas aes de desquite e de anulao de casamento, desde que estejam separados os cnjuges (a prestao alimentcia devida ao requerente abrange, alm do que necessitar para sustento, habitao e vesturio, as despesas para custear a demanda.); II - nas aes de alimentos, desde o despacho da petio inicial; III - nos demais casos expressos em lei. O procedimento das aes de alimentos provisionais Do mesmo modo que nas aes cautelares em geral, o juzo competente para as aes de alimentos provisionais o da ao principal, onde se dever dar o reconhecimento definitivo da obrigao alimentar que caiba ao devedor. Ainda que a causa principal penda de julgamento no tribunal, processar-se- no primeiro grau de jurisdio o pedido de alimentos provisionais. Na petio inicial, expor o requerente as suas necessidades e as possibilidades do alimentante. O requerente poder pedir que o juiz, ao despachar a petio inicial e sem audincia do requerido, lhe arbitre desde logo uma mensalidade para mantena.

Da busca e apreenso a) base legal: art. 839 a 842 CPC b) objeto: sobre bens mveis, pessoas e ser moventes. c) natureza jurdica: se tiver natureza satisfativa: no cautelar execuo ou cognio. Nem sempre tem natureza cautelar/ somente quando tiver natureza cautelar. d) pressupostos: Fumos boni iuris (fumaa do bom direito) indcios, probabilidade Periculum in mora (perigo da Dbora) potencialidade de ocorrncia de um dano de difcil e incerta reparao. e) Petio inicial: 840 CPC cincia do local: incluir o local onde a coisa ou a pessoa se encontra, local certo. f) liminar: 841 CPC com ou sem justificao prvia. g) cabimento: 842 CPC 2 oficiais de justia na presena de 2 testemunhas Perito: quando h necessidade de perito o oficial requisita. Introduo A busca e apreenso um procedimento cautelar especfico destinado busca e posterior apreenso de pessoas ou de coisas. O art. 839, CPC, estabelece que o "juiz pode decretar a busca e apreenso de pessoas ou de coisas." Trata-se, pois, de medida constritiva a ser decretada tendo por objeto pessoas e coisas . So 5 os casos de busca e apreenso: 1) Ato de busca e apreenso executiva do art. 625, CPC. Neste caso, a busca e apreenso no so consideradas medida cautelar, mas sim um ato executivo por meio do qual se encerra o processo cautelar. 2) Busca e apreenso como medida incidente de outra demanda, por meio da qual se procede apreenso dos bens a serem arrestados, seqestrados ou cautelosamente arrolados, ou de bens que devam ser objeto de percia, e tambm de documentos e livros a serem apreendidos, para ensejarem sua exibio. Neste caso, a busca e apreenso pode ter natureza cautelar ou no. 3) A ao de busca e apreenso do bem fiduciariamente alienado em garantia que constitui um processo autnomo e independente de qualquer procedimento posterior. 4) A busca e apreenso de menores, quando ela no seja cautelar, como para reaver a posse de menores quando exercida por um dos pais contra terceiro que o detenha ilegitimamente. Nesta hiptese, nenhuma ao principal necessria. 5) A busca e apreenso contida no art. 625, CPC que possui natureza mandamental.

15.4.2 O procedimento das aes de busca e apreenso As aes de busca e apreenso seguem o procedimento das aes cautelares, exceto a busca e apreenso do bem objeto de alienao fiduciria. Assim, na petio inicial o requerente expor as razes justificativas da medida e da cincia de estar a pessoa ou a coisa no lugar designado. De acordo com o art. 841, a justificao prvia far-se- em segredo de justia, se for indispensvel. Provado quanto baste o alegado, expedir-se- o mandado que conter: Ia indicao da casa ou do lugar em que deve efetuar-se a diligncia; II a descrio da pessoa ou da coisa procurada e o destino a lhe dar; III a assinatura do juiz, de quem emanar a ordem. O mandado ser cumprido por dois oficiais de justia, um dos quais o ler ao morador, intimando-o a abrir as portas. No atendidos, os oficiais de justia arrombaro as portas externas, bem como as internas e quaisquer mveis onde presumam que esteja oculta a pessoa ou a coisa procurada. Os oficiais de justia far-se-o acompanhar de duas testemunhas. Tratando-se de direito autoral ou direito conexo do artista, intrprete ou executante, produtores de fonogramas e organismos de radiodifuso, o juiz designar, para acompanharem os oficiais de justia, dois peritos aos quais incumbir confirmar a ocorrncia da violao antes de ser efetivada a apreenso. Finda a diligncia, lavraro os oficiais de justia auto circunstanciado, assinando-o com as testemunhas. Da produo antecipada de provas (arts. 846 ao 851, CPC) A produo antecipada da prova pode consistir em interrogatrio da parte, inquirio de testemunhas e exame pericial. Em conformidade com o art. 847, CPC, far-se- o interrogatrio da parte ou a inquirio das testemunhas antes da propositura da ao, ou na pendncia desta, mas antes da audincia de instruo: Ise tiver de ausentar-se; II se, por motivo de idade ou de molstia grave, houver justo receio de que ao tempo da prova j no exista, ou esteja impossibilitada de depor. O requerente justificar sumariamente a necessidade da antecipao e mencionar com preciso os fatos sobre que h de recair a prova. Tratando-se de inquirio de testemunhas, sero intimados os interessados a comparecer audincia em que prestar o depoimento. Havendo fundado receio de que venha a tornar-se impossvel ou muito difcil a verificao de certos fatos na pendncia da ao, admissvel o exame pericial. A prova pericial realizar-se- conforme o disposto nos arts. 420 a 439, CPC.

Tomado o depoimento ou feito exame pericial, os autos permanecero em cartrio, sendo lcito aos interessados solicitar as certides que quiserem.

16.3 Das aes possessrias 16.3.1 Das disposies gerais De acordo com o art. 920, CPC, a propositura de uma ao possessria em vez de outra no obstar a que o juiz conhea do pedido e outorgue a proteo legal correspondente quela, cujos requisitos estejam provados. lcito ao autor, em conformidade com o art. 921, CPC, cumular ao pedido possessrio o de: Icondenao em perdas e danos; II cominao de pena para caso de nova turbao ou esbulho; III desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento de sua posse. lcito ao ru, na contestao, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteo possessria e a indenizao pelos prejuzos resultantes da turbao ou do esbulho cometido pelo autor. De acordo com o art. 923, CPC, na pendncia do processo possessrio, defeso, assim ao autor como ao ru, intentar a ao de reconhecimento do domnio. Em conformidade com o art. 924, CPC, regem o procedimento de manuteno e de reintegrao de posse as normas referentes manuteno e reintegrao de posse (ponto 1.2.2) quando intentado dentro de ano e dia da turbao ou do esbulho; passado esse prazo, ser ordinrio o procedimento, no perdendo, contudo, o carter possessrio. Se o ru provar, em qualquer tempo, que o autor provisoriamente mantido ou reintegrado na posse carece de idoneidade financeira para, no caso de decair da ao, responder por perdas e danos, o juiz assinar-lhe- o prazo de 5 dias para requerer cauo sob pena de ser depositada a coisa litigiosa. 16.3.2 Da manuteno e da reintegrao de posse O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbao e reintegrado no de esbulho. De acordo com o art. 927, CPC, incumbe ao autor provar: Ia sua posse; II a turbao ou o esbulho praticado pelo ru; III a data da turbao ou do esbulho; IV - a continuao da posse, embora turbada, na ao de manuteno; a perda da posse, na ao de reintegrao.

Estando a petio inicial devidamente instruda, o juiz deferir, sem ouvir o ru, a expedio do mandado liminar de manuteno ou de reintegrao; no caso contrrio, determinar que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o ru para comparecer audincia que for designada. Contra as pessoas jurdicas de direito pblico no ser deferida a manuteno ou a reintegrao liminar sem prvia audincia dos respectivos representantes judiciais. De acordo com o art. 929, CPC, julgada procedente a justificao, o juiz far logo expedir mandado de manuteno ou de reintegrao. Concedido ou no o mandado liminar de manuteno ou de reintegrao, o autor promover, nos 5 dias subseqentes, a citao do ru para contestar a ao. Quando for ordenada a justificao prvia, de acordo com o art. 928, CPC, o prazo para contestar contar-se- da intimao do despacho que deferir ou no a medida liminar. Aplica-se, quanto ao mais, o procedimento ordinrio. 16.3.3 Do interdito proibitrio De acordo com art. 932, CPC, o possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poder impetrar ao juiz que o segure da turbao ou esbulho iminente, mediante mandado proibitrio, em que se comine ao ru determinada pena pecuniria, caso transgrida o preceito. Aplica-se ao interdito proibitrio o disposto no tpico anterior . 16.4 Da ao de nunciao de obra nova De acordo com o art. 934, CPC, compete a ao de nunciao de obra nova: III III ao proprietrio ou possuidor, a fim de impedir que a edificao de obra nova em imvel vizinho lhe prejudique o prdio, suas servides ou fins a que destinado; ao condmino, para impedir que o co-proprietrio execute alguma obra com prejuzo ou alterao da coisa comum; ao Municpio, a fim de impedir que o particular construa em contraveno da lei, do regulamento ou de postura.

Ao prejudicado tambm lcito, se o caso for urgente, fazer o embargo extrajudicial, notificando verbalmente, perante duas testemunhas, o proprietrio ou, em sua falta, o construtor, para no continuar a obra. Dentro de 3 dias requerer o nunciante a ratificao em juzo, sob pena de cessar o efeito do embargo. De acordo com o art. 936, CPC, na petio inicial, elaborada com observncia dos requisitos do art. 282, CPC, requerer o nunciante: III III o embargo para que fique suspensa a obra e se mande afinal reconstituir, modificar ou demolir o que estiver feito em seu detrimento; a cominao de pena para o caso de inobservncia do preceito; a condenao em perdas e danos.

Tratando-se de demolio, colheita, corte de madeiras, extrao de minrios e obras semelhantes, pode incluir-se o pedido de apreenso e depsito dos materiais e produtos j retirados. De acordo com o art. 937, CPC, lcito ao juiz conceder o embargo liminarmente ou aps justificao prvia. Em conformidade com o art. 938, CPC, deferido o embargo, o oficial de justia, encarregado de seu cumprimento, lavrar auto circunstanciado, descrevendo o estado em que se encontra a obra; e, ato contnuo, intimar o construtor e os operrios a que no continuem a obra sob pena de desobedincia e citar o proprietrio a contestar em 5 dias a ao. De acordo com o art. 939, CPC, aplica-se a esta ao o disposto no art. 803, CPC. Em consonncia com o art. 940, CPC, o nunciado poder, a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdio, requerer o prosseguimento da obra, desde que preste cauo e demonstre prejuzo resultante da suspenso dela. A cauo ser prestada no juzo de origem, embora a causa se encontre no tribunal. Em nenhuma hiptese ter lugar o prosseguimento, tratando-se de obra nova levantada contra determinao de regulamentos administrativos. Ao de alimentos, busca e apreenso, aes possessrias, parte geral da cautelar e procedimento ordinrio, prestao de contas.

You might also like