You are on page 1of 6

IDENTIDADE CULTURAL O conceito de identidade cultural tem sido uma das grandes preocupaes das cincias sociais.

No mundo moderno, o sistema de representao que chamamos culturas nacionais, se constitua em uma das principais fontes de identidade cultural. O passado era venerado e os smbolos conservados porque continham e perpetuavam a experincia de geraes. A tradio lidava com o tempo e espao inserindo qualquer atividade ou experincia na continuidade com o passado, presente e futuro. O sujeito era baseado na noo do indivduo centrado, unificado, dotado de razo, de conscincia e de ao. Seu centro seria o ncleo interior que emergia quando ele nascia. A crescente complexidade das sociedades fez emergir a conscincia de que este ncleo interior do sujeito no era autnomo nem auto-suficiente, mas formado na relao com os outros, principalmente pessoas importantes para ele que lhe mediavam valores e sentidos, smbolos dos mundos em que habitavam. Mostrava que a identidade se constri na interao entre o eu e a sociedade. As duas concepes estabilizavam os sujeitos e os mundos culturais. Alinhavam tambm seuss sentimentos e imaginrio. No sc. XIX, o nacionalismo poltico e sua vertente romntico/folclorista, se uniram fazendo com que as tradies dos agrupamentos tnicos e socioculturais se ordenassem em invlucro jurdicos e territoriais a que chamam de naes. Estabeleceu-se que ter identidade equivaleria a ser parte de uma nao. Baseados neste iderio, as polticas culturais foram concebidas como espao de conservao e administrao do patrimnio histrico acumulado em territrios definidos; nao/etnia/regio ou cidade. Atravs de programas de ensino e desenvolvimento cultural o estado definia o que merecia ser preservado e ensinado.

INDRODUO O presente trabalho pretende apresentar uma anlise sobre a utilizao da chamada cultura popular brasileira como foco comunicativo em publicidade, atendo-se a ela como um recurso publicitrio visto que, seu emprego se d com a finalidade de despertar no receptor da mensagem uma predisposio a aquisio do produto em questo, estabelecendo desse modo, similitudes entre os ditos populares e a existncia real do produto e o benefcio por ele apresentado. E tambm na educao ...

Cultura e a educao Boa parte do pensamento pedaggico moderno alimentou-se desse ao mesmo tempo que alimentou esse entendimento de Cultura que comentei na seo anterior. Para compreender isso melhor e para articular essa questo com a educao, costumo referir como emblemticas algumas passagens do texto kantiano conhecido como Sobre a pedagogia (Kant, 1996). Vale a pena examinarmos mais de perto alguns trechos escritos entre 1776 e 1777, desse que tido como um dos pilares da Modernidade. Logo depois de dizer que a educao compreende o cuidado, a disciplina e a instruo e que pela ao dessas duas ltimas que se d a formao (Bildung), Kant afirma: No h ningum que, tendo sido abandonado durante a juventude, seja capaz de reconhecer na sua idade madura em que aspecto foi descuidado, se na disciplina, ou na cultura (pois que assim pode ser chamada a instruo). Quem no tem cultura de nenhuma espcie um bruto; quem no tem disciplina ou educao um selvagem. A falta de disciplina um mal pior do que a falta de cultura, pois essa pode ser remediada mais tarde, ao passo que no se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina. (Kant, 1996, p.16)

A funo da educao educar para a vida OS OBJETIVOS DA EDUDAO O indivduo se insere ao grupo social e sociedade atravs do recebimento de heranas culturais, a socializao ocorre desde que nasce, pois no parto existe um conjunto de pessoas e tcnicas que se comunicam e trazem consigo uma herana cultural, intelectual que so frutos das relaes humanas. A educao se apresenta no apenas na escola, mas a partir da insero no mundo, que inicia com a famlia na qual ensinado valores, costumes e regras. A educao tem como princpio a transferncia cultural, para que as pessoas se adaptem a sociedade, a capacidade de desenvolver suas potencialidades, e como resultado a evoluo da sociedade. O processo educativo transcende a formalidade escolar, pois uma criana ao falar as primeiras palavras e dar os primeiros passos j consegue assimilar vrias aprendizagens atravs do contato com o mundo, medida que h aumento na aprendizagem mais complexa a educao se torna, e isso acompanha o indivduo por toda a vida. A educao no pode ser um processo passivo, pois quando aprende o educando desenvolve sua potencialidade, sua capacidade de pensar e ver o mundo e automaticamente cresce como indivduo que compe e pode mudar a sociedade.

TRABALHO DE FILOSOFIA
Aluno: Raul de Andrade santos serie: 1 ELEMENTOS DA CULTURA Elementos da cultura popular brasileira na publicidade 3 de So Paulo3 um material que se constitui em importante documento histrico e fonte de consulta para profissionais e estudantes ligados aos setores da comunicao, e para todos aqueles que se interessem pela cultura geral. No se pretende esgotar o assunto ou esmiuar suas possveis e diversificadas reverberaes, mas to somente apontar em uma descrio sucinta os pontos relevantes da abordagem realizada pela pea comunicativa a partir do uso da cultura4 popular como foco para a realizao desse intento. Elementos da cultura popular brasileira na publicidade 3 de So Paulo3 um material que se constitui em importante documento histrico e fonte de consulta para profissionais e estudantes ligados aos setores da comunicao, e para todos aqueles que se

interessem pela cultura geral. No se pretende esgotar o assunto ou esmiuar suas possveis e diversificadas reverberaes, mas to somente apontar em uma descrio sucinta os pontos relevantes da abordagem realizada pela pea comunicativa a partir do uso da cultura4 popular como foco para a realizao desse intento.

You might also like