You are on page 1of 5

GASES PERIGOSOS NOS ESPAOS CONFINADOS

Nos diversos ambientes, muitos deles existentes no subsolo, como galerias, esgotos, os pores nas edificaes, tanques etc., pela natureza de seus projetos e finalidades, ou pela falta de medidas de segurana em alguns, esto sujeitos presena de agentes contaminantes, gases e vapores inflamveis. Por essa razo, antes de se iniciar qualquer operao torna-se necessria a adoo de medidas adequadas para a eliminao dos perigos existentes. Os procedimentos previstos para permitir o ingresso e o trabalho de pessoas autorizadas nesses ambientes esto explicitados na Norma Regulamentadora N33, publicada no Dirio Oficial da Unio no dia 27 de dezembro de 2006, fruto da Portaria do Ministrio do Trabalho e Emprego, sob n202, datada de 22 do mesmo ms.

Advertncia: Em nome e em benefcio da segurana humana todos os espaos confinados devem ser considerados como potencialmente perigosos, a no ser que haja comprovao da eliminao dos riscos decorrente da adoo de medidas tcnicas.

OS PERIGOS
A mistura de contaminantes perigosos so muito comuns. Dentro de um mesmo ambiente podem-se encontrar, ao mesmo tempo, riscos respiratrios, exploses, incndios etc. Portanto, as atmosferas ali encontradas podem ser inflamveis, txicas ou asfixiantes. Entre os contaminantes perigosos existentes no ar incluem-se os seguintes: Gases Combustveis, como o gs liquefeito de petrleo, gs natural, acetileno etc; Vapores de combustveis e solventes lquidos: nafta, gasolina, querosene e outros hidrocarbonetos; Gases provenientes da fermentao de material orgnico: metano, dixido de carbono, hidrognio, gs sulfdrico; Gases de combusto: dixido de carbono e o monxido de carbono liberados pelos escapamentos dos veculos automotores; Gases e substncias volteis existentes nos sistemas de drenagem industrial; Gases decorrentes de incndios e exploses;

EXPLOSES
No h duvidas de que todos ns estamos bem conscientes dos perigos das exploses provenientes da existncia de gases e vapores combustveis. muito importante se ter em conta que esses gases so combustveis numa progresso de seu volume na mistura com o ar a partir de um ponto denominado Limite Inferior de Explosividade LIE. A mistura explosiva at alcanar outro ponto, o Limite Superior de Explosividade LSE, acima do qual no h mais ar suficiente para gerar a combusto. A composio da mistura gs/ar que se situa entre o LIE e o LSE varia de acordo com o gs. Os que tm uma faixa muito ampla entre o LIE e o LSE, como o hidrognio, 4% e 75%, so os mais perigosos. J que os explosmetros no estabelecem nenhuma diferena entre os gases monitorados, as precaues aqui descritas so aplicadas a todos os gases e vapores inflamveis.

TOXICIDADE
Os gases txicos, alguns dos quais sem nenhum odor, podem trazer consequncias fatais ao trabalhador, mesmo em baixas concentraes. O monxido de carbono CO - por exemplo, pode ser letal a /10 de 1% e perigoso a /50 de 1%, devido ao acmulo no corpo quando o trabalhador est exposto de maneira contnua. Alguns gases, como o gs sulfdrico H2S -, geram efeito paralisante no sentido do olfato ao penetrar no organismo. Isto faz com que nveis fatais de sua concentrao passem despercebidos por causa da total ausncia de odor. Portanto, a nica precauo segura est na adoo de mtodos de medio.

ASFIXIA
A presena de gases e vapores asfixiantes pode provocar a deficincia de oxignio. A atmosfera normal contm prximo de 21% de oxignio. Em que pese os reflexos negativos sentidos na coordenao motora e no raciocnio, podemos considerar que 16% de oxignio a concentrao mnima necessria para sustentar a vida, a OSHA estabeleceu 19,5% como limite mnimo e 23,5% como limite mximo parmetros que so adotados no Brasil para que se possa trabalhar nos espao confinado. Apesar de haver gases mais leves do que o ar, h uma grande quantidade de outros que so mais pesados, como o gs liquefeito de petrleo, o propano e outros hidrocarbonetos. Estes gases permanecem em certas depresses do solo para em seguida fluir para diferentes pontos baixos, sejam galerias, pores etc. onde criam situaes de perigo. Outros gases gerados pela decomposio de vegetais ou resduos animais podem chegar igualmente a esses ambientes. Esses gases tm geralmente alto teor de dixido de carbono, pouco oxignio e quantidades variadas de metano e provocam a queda de oxignio.

A deficincia de oxignio tambm pode ser provocada pela absoro preferencial do oxignio pelos sedimentos terrestres, pela oxidao de metais em reas midas e fechadas. Atividades como as inertizaes tambm provocam a queda de oxignio. A presena do nitrognio gera a queda do oxignio por diluio. Felizmente, as situaes de perigo geradas pela deficincia de oxignio podem ser detectadas pelas medies. O instrumento que quantifica o oxignio o oxmetro.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA
Todo trabalhador deve: conhecer os gases que ocasionalmente possam estar presentes em sua rea; receber treinamento para operar detectores de gs; submeter-se a provas de que est apto a fazer medies com preciso. S trabalhar com instrumentos e lanternas intrinsecamente seguras.

INSPEES
Convm que cada empresa leve a cabo inspees e avaliaes em seus espaos confinados como forma de exercer um rgido controle de seus riscos, muitos representados por gases e vapores inflamveis e txicos. O cadastramento dos espaos confinados determinao da NR 33, e isto inclui o conhecimento da configurao e os riscos especficos de cada um deles. O conhecimento da situao facilita em muito a aplicao dos procedimentos de entrada e trabalho quando se fizerem necessrios, naturalmente dentro de obedincia irrestrita s determinaes da Norma.

OS ACIDENTES MAIS COMUNS


Devido s condies atmosfricas internas; Exploso ou incndio; Eletrocusso; Soterramento; Engolfamento; Afogamento; Queda; Rudo Vibrao Radiao

Os acidentes tpicos decorrem dos trabalhos de inspeo, reparos ou substituio de peas, limpeza, pintura, solda, corte, instalao de equipamentos como bombas, motores transformadores, cabos eltricos e telefnicos no subsolo etc. At mesmo nas operaes de resgate e salvamento, ocasionados pelas caractersticas de determinados ambientes e de circunstncias que vo desde o estado emocional ao esprito de solidariedade.

TREINAMENTO
Para eliminar ou reduzir a ocorrncia de acidentes nos espaos confinados a NR 33 no subitem 3.4.2 preconiza a obrigatoriedade da capacitao dos trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente com os espaos confinados, sobre seus direitos, deveres, riscos e medidas de controle.

You might also like