You are on page 1of 6

MEMORIAL DESCRITIVO

ACUMULADORES MOURA S/A

CASA DOS ENGENHEIROS BELO JARDIM - PE

MARO | 2011

Memorial Descritivo
CASA DOS ENGENHEIROS 1. GENERALIDADE E DISPOSIES GERAIS O presente memorial descritivo tem por objetivo especificar o tipo, qualidade e finalidade dos materiais a serem utilizados na construo de Edificao de Uso Residencial, para fins de hospedagem dos funcionrios da empresa Acumuladores Moura S/A, a ser edificado em 03 (trs) lotes existentes, denominados 08, 09 e 10, da quadra B, com frente para rua projetada n 03, no Loteamento Joo Bezerra Filho, no Bairro So Pedro, Belo Jardim, Pernambuco. 2. INSTALAO DA OBRA 2.1. O terreno ser devidamente preparado, nivelado e limpo para a confeco das fundaes. Dois barraces em madeira sero ferramentas/materiais e escritrio da obra. utilizados para depsito de

2.2.

2.3.

A interveno dever ser locada de modo rigoroso pelo engenheiro responsvel ou quem ele indicar, de modo a corresponder exatamente s posies, formas e dimenses registradas no projeto devidamente aprovado pela empresa e posteriormente pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim. Os cortes e/ou aterros para obteno dos nveis indicados no projeto sero executados com todo o cuidado contra desmoronamento, adotando procedimentos e tcnicas mais indicadas no desenvolvimento dos trabalhos. Os aterros sero executados com material isento de matria orgnica, em camadas sucessivas, devidamente molhadas e apiloadas de forma a assegurar perfeita estabilidade e resistncia.

2.4.

3. FUNDAES As fundaes devero ser executadas com sapatas e pilares em concreto armado e embasamento em alvenaria de pedra racho argamassada (sapata corrida) de acordo com projeto estrutural especfico, a ser desenvolvido de acordo com o padro construtivo adotado (Alvenaria Estrutural). 4. ALVENARIAS 4.1. As alvenarias de fechamento sero de bloco cermico de 08 (oito) furos, com espessuras iguais nas paredes externas. Os blocos sero assentados conforme determinao do projeto. Seu assentamento se far por fiadas perfeitamente niveladas, alinhadas e aprumadas. Nas paredes internas os blocos sero cermicos de 08 furos, rejuntados no sentido vertical e longitudinal.

4.2.

5. COBERTURA 5.1 5.2 5.3 A cobertura ser executada em laje pr-moldada de concreto e coberta com telhas de fibrocimento, com inclinao mnima de 10%. O recolhimento das guas pluviais ser atravs de calha de zinco, com destinao atravs de tubo de queda e posterior ligao com a linha dgua da via. No centro do prdio est prevista a execuo de cobertura em estrutura metlica (perfis de metalon), com fechamento em placas de policarbonato incolor, na forma de pirmide, de modo a permitir maior iluminao natural no interior da edificao.

6. PISO E CONTRAPISO 6.1 O contrapiso ser executado sobre o terreno nivelado e perfeitamente compactado, sendo constitudo por cimento, areia e brita, com espessura no inferior a 5cm; Os passeios externos (caladas) sero em lajotas pr-moldadas de concreto 50x50cm, devidamente nivelada e com as inclinaes necessrias para o escoamento das guas pluviais; As reas internas, destinadas a circulao e reas de permanncia, tero revestimento cermico 40x40cm, PEI 5, PAMESA, SAMARSA, PORTO RICO ou similar, com rodap de 7cm de altura e revestimento de piso a teto nas reas molhadas (copa/cozinha/lavanderia e banheiros);

6.2

6.3

7. ESQUADRIAS 7.1. As aberturas (janelas) previstas para as fachadas devero ter os vos bem acabados para receber esquadria tipo blindex, 02 folhas e bandeira superior fixa, com abertura de correr e fechamento em vidro verde temperado com 6mm de espessura; As janelas dos banheiros e recortes verticais da fachada devero receber vidro temperado jateado, fixos e com abertura tipo boca de lobo; A porta da entrada ser em esquadria de vidro temperado verde 10mm, tipo blindex, fixado em canaleta, com 02 puxadores em ao escovado, conforme especificao a ser definida; As portas internas sero do tipo semi-cas, lisas, laminadas, nas medidas especificadas em projeto; As grades de porta sero em madeira de lei e devem ser afixadas na alvenaria de blocos cermicos.

7.2. 7.3.

7.4. 7.5.

8. FERRAGENS As portas de vidro sero providas de dobradias cromadas de 3 com pino solto. As fechaduras das portas internas sero do tipo convencional, de duas voltas, com espelhos e maanetas do tipo alavanca cromadas nas marcas SOPRANO, PAPAIZ, BRASIL ou similar. 9. REVESTIMENTOS 9.1. As reas de circulao e permanncia interna sero revestidas com massa fina ou gesso e recobertas textura rstica tipo IBRATIM ou similar nas paredes de fundo dos ambientes; A cermica utilizada ser da marca PAMESA, SAMARSA, PORTO RICO ou similar, com rejunte da marca QUARTZOLIT ou similar.

9.2.

10. FACHADAS 10.1. As fachadas externas da edificao sero pintadas com aplicao de textura acrlica na cor azul, amarelo, bege, creme e cinza, da marca Ibratim, Coral ou similar, de modo a promover identidade visual edificao, conforme projeto; Na fachada principal est prevista tambm o assentamento de pedra filetada, de cor clara, junto s aberturas verticais das reas de convivncia.

10.2.

11. FORROS Est prevista a instalao de forro em placas de gesso com junta de dilatao em toda extenso (rodateto) nos ambientes internos, e forro em rguas de PVC, nos ambientes expostos indiretamente s chuvas;

12. PINTURA 12.1 Pintura ltex para exterior, 02 (duas) demos, nas cores indicadas em projeto, Coral ou similar, aplicada sobre as paredes externas lixadas e seladas, com exceo da fachada principal; 12.2 Pintura ltex para interior, 02 (duas) demos, na cor branca neve, aplicada sobre paredes lixadas e seladas em todos os ambientes internos.

13. INSTALAO HIDRO-SANITRIA O Abastecimento dgua da edificao ser feito atravs de 02 (dois) reservatrios superiores com capacidade de 1.000 litros cada e 01 inferior com capacidade a ser definida. Quaisquer pontos adicionais necessrios ao jardim externo sero executados com tubulao de PVC rgido e conexes soldadas da marca TIGRE ou FORTILIT. 14. INSTALAO ELTRICA As tomadas e interruptores sero modelo Pial ou similar. Os condutores, eletrodutos, caixas, pontos de luz, interruptores, quadros e demais componentes da instalao eltrica sero instalados aps a execuo da coberta e regidos pela planta de pontos eltricos. Toda iluminao dever ser de embutir. 15. LIMPEZA DA OBRA A obra ser entregue completamente limpa interna e externamente; os pisos sero entregues limpos; todas as manchas de salpicos de tinta devero ser removidas; todos os materiais no aproveitados, bem como entulhos, terra e outros materiais descartados sero removidos do terreno.

FOTOGRAFIAS DO LOCAL
CASA DOS ENGENHEIROS

Imagem 01 e 02. Terreno plano favorece a construo, porm a via ainda encontrase sem pavimentao e drenagem, que favorece a reteno de gua na via.

MAQUETE ELETRNICA
CASA DOS ENGENHEIROS

Imagem 01. Edificao de Uso Residencial possui marquise de acesso e varanda na fachada, bem como a possibilidade de abrigar at 08 (oito) automveis no estacionamento frontal.

Imagem 02. Cobertura da edificao composta por 02 reservatrios superiores e abertura central com clarabia em formato de pirmide, permitindo a renovao do ar e luz natural.

You might also like