You are on page 1of 8

FACESM Curso: Administrao Teoria Geral da Administrao 1 Ano Prof.

Eduardo R Luz, Msc

A ESCOLA DA ADMINISTRAO CIENTFICA

A Administrao nasceu atravs de dois engenheiros. Um era americano, Frederick Taylor, que desenvolveu a Escola da Administrao Cientfica, cuja preocupao bsica era o aumento da produtividade e da eficincia a nvel operacional atravs da racionalizao do trabalho operrio. O outro era europeu, Henri Fayol, que desenvolveu a Teoria Clssica, e sua preocupao era melhorar a eficincia da empresa atravs da sua organizao e da adoo de princpios gerais de Administrao. A Escola da Administrao Cientfica foi iniciada no incio do sculo passado por Taylor, e sua nfase era as tarefas. Ele teve vrios seguidores (Gantt, Gilbreth, Emerson e outros) e revolucionou o pensamento administrativo - e por que no produtivo - da poca (incio do sculo). Taylor alm de fazer a anlise completa de tempos e movimentos, estabeleceu padres precisos de execuo, especializou o operrio e o treinou para que desempenhasse de forma metdica seu trabalho. Os principais elementos da Administrao Cientfica para Taylor so: 01. A utilizao da rgua de clculo e instrumentos para economizar tempo; 02. Fichas de instrues de servio; 03. A idia de tarefa, associada a prmios de produo pela sua execuo eficiente; 04. Sistemas para classificao dos produtos e do material utilizado na manufatura; 05. Sistema de delineamento da rotina de trabalho.

Taylor procurou ajustar as necessidades de patro e empregados, assegurando o mximo de prosperidade ao patro e ao mesmo tempo ao empregado. Para Taylor e seus seguidores o instrumento para racionalizao do trabalho dos operrios era o estudo de tempos e movimentos, onde movimentos inteis eram eliminados e substitudos por outros eficazes. Os funcionrios eram treinados na funo especfica de sua atividade, o que melhorava sua eficincia, ao passo que deveria ser adotado uma base uniforme para salrios eqitativos e prmios por aumento de produo e um clculo mais preciso de custo unitrio por pea.

A Administrao Cientfica contribuiu para a diviso do trabalho, a especializao do operrio, a definio e estabelecimento de cargos e tarefas, o incentivo salarial e de prmios (que geravam a motivao no operrio), contribuiu para a melhoria da condio fsica de trabalho (rudo, ventilao e iluminao), na padronizao de mtodos e de equipamentos e na existncia da superviso funcional (supervisores especializados em cada rea). Os princpios da Administrao Cientfica de Taylor so: - Princpio de preparo - Princpio do controle - Princpio da execuo De acordo com Taylor, a implantao da Administrao Cientfica deve ser gradual e obedecer a um certo perodo de tempo, para evitar alteraes bruscas que causem descontentamento por parte dos empregados e prejuzos aos patres. Essa implantao requer um perodo de quatro a cinco anos para um progresso efetivo.

Princpios da Administrao Cientfica de Taylor Para Taylor, a gerncia adquiriu novas atribuies e responsabilidades descritas pelos princpios a seguir: 1. Princpio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptides e prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o mtodo planejado. Alm do preparo da mo-de-obra, preparar tambm as mquinas e equipamentos de produo, bem como o arranjo fsico e a disposio racional das ferramentas e materiais. 2. Princpio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo est sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerncia deve cooperar com os trabalhadores, para que a execuo seja a melhor possvel. 3. Princpio da Execuo: distribuir distintamente as atribuies e as responsabilidades, para que a execuo do trabalho seja bem mais disciplinada.

Organizao Racional Do Trabalho A tentativa de substituir mtodos empricos e rudimentares pelos mtodos cientficos em todos os ofcios recebeu o nome de Organizao Racional do Trabalho (ORT). Para Taylor, o operrio no tem capacidade, nem formao, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o mtodo ou processo mais eficiente. Geralmente, o supervisor comum deixava ao arbtrio de cada operrio a escolha do mtodo ou processo para executar o seu trabalho, para encorajar sua iniciativa. Porm, com a Administrao Cientfica ocorre uma repartio de responsabilidades: a administrao

(gerncia) fica com o planejamento (estudo minucioso do trabalho do operrio e o estabelecimento do mtodo de trabalho) e com a superviso (assistncia contnua ao trabalhador durante a produo), e o trabalhador fica com a execuo do trabalho, pura e simplesmente. Segundo Taylor, caberia organizao racional do trabalho: Anlise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: objetivava a iseno de movimentos inteis, para que o operrio executasse de forma mais simples e rpida a sua funo, estabelecendo um tempo mdio. Estudo da fadiga humana: a fadiga predispe o trabalhador diminuio da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenas e aumento da rotao de pessoal. Diviso do trabalho e especializao do operrio. Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos especificar o contedo de tarefas de uma funo, como execut-la e as relaes com os demais cargos existentes. Incentivos salariais e prmios de produo. Condies de trabalho. Padronizao: aplicao de mtodos cientficos para obter a uniformidade e reduzir os custos. Superviso funcional: os operrios so supervisionados por supervisores especializados, e no por uma autoridade centralizada. Homem econmico: o homem motivvel por recompensas salariais, econmicas e materiais. A organizao era vista como um sistema fechado, isto , os indivduos no recebiam influncias externas. O sistema fechado mecnico, previsvel e determinstico.

PERODOS TAYLORISTAS Primeiro Perodo Taylor iniciou suas experincias e estudos pelo trabalho do operrio e, mais tarde, generalizou as suas concluses para a Administrao geral. O primeiro perodo de Taylor corresponde poca da publicao do seu livro Shop Management (Administrao de Oficinas, 1903) onde se preocupa exclusivamente com as tcnicas de racionalizao do trabalho do operrio, atravs do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-Time Study).

Segundo Perodo O segundo perodo de Taylor corresponde poca da publicao de seu livro Princpios da Administrao Cientfica (1911), quando concluiu que a racionalizao do trabalho operrio deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturao geral da

empresa e que tornasse coerente a aplicao dos seus princpios. Nesse segundo perodo, desenvolveu os seus estudos sobre a Administrao geral, ao qual denominou Administrao Cientfica, sem deixar, contudo, sua preocupao com relao tarefa do operrio.

Causas Determinantes para a Vadiagem no Trabalho: a) o erro que vem de poca imemorial e quase universalmente disseminado entre os trabalhadores, de que maior rendimento do homem e da maquina ter como resultante o desemprego de grande nmero de operrios; b) o sistema defeituoso da Administrao, comumente em uso, que fora os operrios ociosidade no trabalho, a fim de melhor proteger os seus interesses; c) os mtodos empricos.

Homo Economicus (Homem Econmico) O homem um ser eminentemente racional e ao tomar uma deciso sabe aonde vai chegar. Ele, : - profundamente influenciado por recompensas salariais, econmicas e materiais; - trabalha no porque gosta, mas como meio de ganhar a vida; - motivado a trabalhar por medo da fome e pela necessidade de dinheiro para sobreviver; - relaciona o pagamento do trabalhador com sua produo.

CRTICAS O trabalho de Taylor, contudo, provocou vrias crticas, o que gerou o nome de Teoria da Mquina. Entre as crticas principais podemos citar: - pouca ateno dada ao ser humano e sua robotizao (bem explorada no filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin); - abordagem envolvendo somente a organizao formal; - ausncia cientfica por pouca pesquisa e experimentao; - limitao do campo de aplicao da teoria s na produo.

Alm destas crticas, outras atribudas ao trabalho de Taylor foram: Mecanicismo: Taylor tentou imprimir s pessoas a mesma preciso e regularidade das mquinas. Nem todos os processos produtivos so compatveis com um comportamento to mecnico do ser humano. Esta dimenso psicolgica das empresas foi desprezada por Taylor. Viso automatizada do homem: Ao contrrio do que previa Taylor, a comunicao informal entre os membros de uma organizao desempenha um papel importante para a melhoria dos

processos produtivos. O homem um ser social, que no deve ser analisado apenas em sua individualidade. Superespecializao: Tarefas extremamente repetitivas, resultantes da superespecializao e da diviso do trabalho causam tdio, problemas motores e psicolgicos. Empirismo: Foram constatadas evidncias meramente prticas do sucesso dos princpios tayloristas; no se constituiu nenhum modelo terico de anlise que permitisse, por abstrao, generalizar os achados de Taylor para o universo das organizaes. Abordagem parcial da organizao: Taylor abordou predominantemente a varivel organizacional "tarefas". O seu trabalho e a escola de administrao cientfica praticamente desconsidera outros aspectos importantes da organizao, tais como sua estrutura e tecnologia. Abordagem prescritiva: Taylor no se aprofunda nas razes explicativas da realidade organizacional. Ele simplesmente constata de forma emprica alguns problemas de eficincia e prope solues prticas para os mesmos. Portanto, a Teoria da Administrao Cientfica no identifica claramente as causas da ineficincia, apenas receita o remdio para as suas conseqncias. Empresa como sistema fechado: Taylor desconsidera os impactos do ambiente externo da empresa em suas operaes. Variveis econmicas, culturais e sociais afetam diretamente a eficincia da empresa; sobre estas, as medidas propostas por Taylor tm alcance limitado.

CONCLUSO No incio a preocupao de Taylor era tentar eliminar o desperdcio e as perdas sofridas pelas indstrias americanas e elevar os nveis de produtividade atravs de mtodos e tcnicas de engenharia. Ele utilizava tcnicas que eram centradas do operrio para a direo, atravs do estudo de tempos e movimentos, da fragmentao das tarefas e na especializao do trabalhador reestruturava a fabricao e com os conceitos de gratificaes por produo incentivava o operrio a produzir mais. S que no adiantava racionalizar o trabalho do operrio se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. Contudo, a Administrao Cientfica tinha diversos defeitos, dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da mquina), a superespecializao que robotiza o operrio, a viso microscpica do homem tomando isoladamente e como parte da maquinaria industrial, a ausncia de qualquer comprovao cientfica de suas afirmaes e princpios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organizao formal, a limitao do campo de aplicao

fbrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado. Mesmo assim, essas limitaes e restries no apagam o fato de que Administrao Cientfica foi o primeiro passo concreto da Administrao rumo a uma teoria administrativa. Foi Taylor que implantou diversos conceitos que at hoje so utilizados na Administrao.

TEORIA CLSSICA DA ADMINISTRAO


Conforme assinalamos antes, ao lado da Administrao Cientfica de F. Taylor, desenvolvida nos Estados Unidos, surgiu na Frana o outro pilar da Escola Clssica, comandado por Henry Fayol tambm engenheiro -, nascido na Grcia e educado no Frana, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos. Enquanto na Administrao Cientfica a nfase est colocada na tarefa que realiza cada operrio, na Teoria Clssica de Fayol e seus seguidores a nfase posta na estrutura da organizao. No fundo, o objetivo das duas correntes o mesmo: maior produtividade do trabalho, maior eficincia do trabalhador e da empresa. A Teoria Clssica da Administrao partiu de uma abordagem sinttica, global e universal da empresa, com uma viso anatmica e estrutural, enquanto na Administrao Cientfica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/mquina). A experincia administrativa de Fayol comea como gerente de minas, aos 25 anos e prossegue na Compagnie Comantry Fourchambault et Decazeville, aos 47 anos, uma empresa em difcil situao, que ele administra com grande eficincia e, em 1918, entrega ao seu sucessor em situao de notvel estabilidade. Fayol sempre afirmou que seu xito se devia no s s suas qualidades pessoais, mas aos mtodos que empregara. Exatamente como Taylor, Fayol procurou demonstrar que, com previso cientfica e mtodos adequados de gerncia, os resultados desejados podem ser alcanados. Sua teoria da Administrao est exposta em seu famoso livro Administrao Industrial e Geral, publicado em 1916 e, basicamente, est contida na proposio de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funes, a saber: 1) Funes tcnicas, relacionadas com a produo de bens e servios da empresa. 2) Funes comerciais, relacionadas com a compra e venda. 3) Funes financeiras, relacionadas com a procura e gerncia de capitais.

4) Funes de segurana, relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas. 5) Funes contbeis, relacionadas com os inventrios, registros, balanos e estatsticas. 6) Funes administrativas, relacionadas com a integrao de cpula das outras cinco funes. As funes administrativas coordenam e sincronizam as demais funes da empresa, pairando sempre acima delas. Nenhuma das cinco funes essenciais tem o encargo de formular o programa geral da empresa. Essa atribuio compete 6 funo, a funo administrativa que constitui, propriamente, a Administrao.

Para deixar claro essa funo coordenadora, Fayol assim define o ato de administrar: 1) Prever: visualizar o futuro e traar o programa de ao. 2) Organizar: constituir o duplo organismo da empresa, material e social. 3) Comandar: dirigir e orientar o pessoal 4) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforos coletivos. 5) Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

Segundo Fayol, a Administrao no se refere apenas ao topo da organizao: existe uma proporcionalidade da funo administrativa, que no privativa da alta cpula, mas, ao contrrio, se distribui por todos os nveis hierrquicos. Segundo ele, tudo em Administrao questo de medida, de ponderao e de bom senso. Os princpios que regulam a empresa devem ser flexveis e maleveis, e no rgidos. So princpios fundamentais de Fayol: 1) diviso de trabalho; 2) autoridade e responsabilidade; 3) disciplina; 4) unidade de comando; 5) unidade de direo; 6) subordinao dos interesses individuais ao interesse geral; 7) remunerao justa ao pessoal; 8) centralizao; 9) linha de autoridade; 10) ordem; 11) equidade; 12) estabilidade do pessoal; 13) iniciativa e; 14) esprito de equipe.

A Teoria Clssica de Fayol concebe a organizao em termos de estrutura, forma e disposio das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organizao marca a essncia da Teoria Clssica, como concebida por Fayol. Vrios seguidores de Fayol realizaram estudos relevantes sobre a Teoria da Administrao, destacando-se entre eles: Luther Gulick James D. Mooney Oliver Sheldon Lyndal F.Urwick: V-se, pois, que diviso do trabalho o elemento comum mais importante entre Taylor e Fayol, mas enquanto na Administrao Cientfica a diviso do trabalho se processa ao nvel do operrio, fragmentando as tarefas, na Administrao Clssica a preocupao com a diviso se opera ao nvel dos rgos que compem a organizao, isto , os departamentos, divises, sees, unidades.

CRTICAS A maior crtica relativa influncia negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gesto de empresas - mais especificamente nas indstrias pode ser claramente observado no filme de Carlitos: "Tempo Modernos". Dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram crticas por serem eminentemente mecanicistas e, at mesmo, motivadas no sentido da explorao do trabalhador, como se fora uma mquina. Principalmente a partir da contribuio de psiclogos e socilogos, iniciada com Elton Mayo e Mary Parker Follet, surgem outras escolas de Administrao, a comear pela Escola de Relaes Humanas. A partir da, as teorias de Taylor so vistas como distorcidas, do ponto de vista do trabalhador, considerado uma simples pea no processo de produo e submetido a uma superviso policialesca. Por outro lado, no corresponde verdade o conceito genrico de que o trabalhador no tem outros interesses e motivaes seno os representados pela recompensa financeira. Da mesma forma se estendem as crticas s teorias de Fayol, s quais se nega a comprovao da validade dos princpios estabelecidos, pela ausncia de trabalhos experimentais.

You might also like