You are on page 1of 20

Confira a relao entre o projeto ARHTE e a copa do mundo nessa reportagem especial.

Entrevista com a equipe Mecawork e outras equipes que participaram do projeto esse ano.

Diversas matrias sobre tecnologias e equipamentos muito empregados no projeto desse ano. (microcontroladores na foto acima).

ESCOLHAS
No tem idia do que fazer em seu projeto? Veja os projetos mais realizados pelos estudantes.

Confira tudo sobre este projeto que envolve as engenharias da UNIFACS em prol do conhecimento!

Universidade Salvador

TECNOHAND

CARTA DOS EDITORES


Caros leitores, Desenvolvemos essa revista com a finalidade de que nossos leitores ficassem atualizados no que se refere ao projeto indisciplinar ARHTE. Por isso, trazemos at vocs entrevistas, matrias, colunas... Tudo que se relacione com este projeto. Para ns de extrema importncia que o leitor, ao folhear esta revista, tenha, ao menos, uma noo do que esse projeto e qual a importncia dele na vida de um universitrio no mbito da engenharia. O que no falta nessas paginas so professores, alunos e equipes integrantes do ARHTE que declarem como foi a experincia de passar por este trabalho. Tentamos ajudar voc tambm, que quer participar, porm no sabe qual prottipo fazer. Esperamos que esta revista ajude o leitor de alguma maneira. Boa Leitura!

NDICE ENTREVISTA
Coordenador fala sobre o projeto ARHTE projeto.

REVISTA TECNOHAND

LEITOR
Sua opinio em pauta na nossa revista.

EQUIPE ROUTE
Entrevista e mais com integrantes da equipe ROUTE.

TECNOLOGIA
O que esta acontecendo nesse cenrio?

14

LEITOR
Sua opinio em pauta na nossa revista.

ESCOLHA
Confira os projetos mais realizados.

15

GUIA
Colunas sobre assuntos que se integram ao ARHTE.

ARHTE&COPA
Eles se relacionam?

17

SUGESTO TECNOHAND
Fique por dentro.

ENTRETENIMENTO
Divirta-se!

19

GERAL
Acompanhe o projeto das principais equipes do ARHTE.

Ttulo do Boletim

Pgina 3

ENTREVISTA
Em conversa com o professor, ele demonstra muita satisfao em descrever o projeto ARTHE, que aborda o trabalho em equipe, tendo um contato direto com a engenharia e o conhecimento com o objetivo de incentivar a aplicao prtica dos conceitos tericos abordados em sala para a concepo e construo de prottipos, tornando o curso mais ldico e desafiador para os alunos. Abaixo esto as perguntas que mais destacaram nas idias centrais demostrada pelo professor: Reprter: O que o ARTHE contribui para graduao do universitrio? Srgio: O ARTHE permite que o aluno tenha contato com a engenharia de verdade antes de se forma, ou seja, ele tem contato com o conhecimento, que ele s teria ao final do curso como, por exemplo: utilizao de ferramentas, instrumentos, trabalharem em equipe, etc.

Volume 1, edio 1

O ARHTE permite que o aluno tenha contato com a engenharia de verdade.

Sergio Ricardo Xavier da Silva, professor da UNIFACS.

Reprter: O que a senhor achou da participao do primeiro semestre no ARTHE? (antes eles participavam) e recentemente deixaram de participar Srgio: Eu achei uma coisa ruim e boa ao mesmo tempo. Ruim por que muitos alunos reclamaram que deveriam ter contato com a engenharia logo no primeiro semestre, e boa por que muitas equipes no se formavam direito, pois muitos alunos mudavam de curso, muitas equi-

pes se dissolviam ao longo do ARTHE. Isso desmotivava o aluno na participao do ARTHE. Ento teve o lado bom e ruim, mas no balano foi melhor isso ter ocorrido.

Feira de exibio no Salvador Norte Shopping.

Pgina 4

EQUIPE ROUTE

A equipe ROUTE formada por Grimaldo Cabral (Graduando Engenharia de Computao 3 Semestre), Jlio Cesar Ribeiro Graduando em Engenharia de Computao 3 Semestre), Lucas Froes (Graduando em Engenharia de Computao 3 Semestre, Tcnico em Eletromecnica) e Ramon Lira (Graduando em Engenharia de Computao 3 Semestre). A equipe desenvolveu um rob seguidor de percurso, um carro que de forma autnoma segue um percurso estabelecido.

ENTREVISTA
Reporter: Qual foi o objetivo de criar um seguidor de percurso? ROUTE: O nosso objetivo foi criar um prottipo que nos servisse como base para pesquisa e participar de campeonatos do gnero. Reporter: Quais foram as maiores dificuldades encontradas para a construo? ROUTE: A maior dificuldade encontrada foi conciliar o horrio de todos participantes da equipe.
Componentes da equipe ROUTE e seu prottipo.

especifica para o uso cotidiano, entretanto uma plataforma muito interessante pois serve de base para a implementao para outros projetos. Reporter: Foi difcil encontrar as peas? ROUTE: De maneira geral no. Repoter: No geral quanto equipe gastou no projeto? ROUTE: O projeto deu ao todo 95 reais. O baixo oramento foi devido ao uso de vrios materiais reciclados. Reporter: Quanto tempo levou a parte mecnica? ROUTE: 2 semanas.

Reporter: Qual a utilidade dele tanto para a copa do mundo tanto para o cotidiano das pessoas? ROUTE: No visamos o uso do projeto para a copa do mundo. O seguidor de percurso no tem uma utilidade

Ttulo do Boletim

Pgina 5
Reporter: A programao do rob se assemelha ao que j foi estudado nos semestres anteriores? ROUTE: No. Utilizamos a linguagem prpria do arduino, apesar de ter base em C/C++ a forma que usamos a linguagem diferente de tudo visto. Reporter: Teve algo que deu errado e tiveram que fazer um reparo rpido para qu funcionasse na apresentao? ROUTE: Sim. O nosso prottipo foi baseado na plataforma arduino, e essa plataforma utiliza o micro controlador ATMEGA. Perto da apresentao do projeto o micro controlador queimou, ento tivemos que repor.

Volume 1, edio 1

Reporter: O apoio de colegas e professores foi importante? Fale sobre. ROUTE: Sim. muito importante contar com a motivao dos professores e ainda mais dos colegas. O decorrer do desenvolvimento do prottipo muito estressante, ento essencial o incentivo dos colegas e dos professores para nos tranqilizar. Reporter: O que voc achar do projeto interdisciplinar ARHTE? ROUTE: Embora seja trabalhoso o ARHTE apresenta uma proposta muito boa, que colocar o conhecimento em prtica e buscar maneiras alternativas de se aprender, por esse motivo o AHRTE se torna vlido. Reporter: Pretende implementar seu projeto para o prximo ARHTE ? ROUTE: Ainda no decidimos o que fazer no prximo semestre.

Prottipo sendo construdo.

PIC
PIC um CI que contem os circuitos necessrios para realizar um sistema digital programvel por completo. Sua funo traduzir as instrues j pr estabelecidas em um programa, uma memria ou outros vrios dispositivos. A presena destes dispositivos em um espao to pequeno ajuda de forma significativa o projetista pela grande rea em que ele pode ser utilizado sem ser preciso o uso de outra mquina para a operao ou algum circuito convencional que ocuparia espao fsico e um espao maior de tempo para que seja confeccionado e existem vrios modelos de PIC com 8 at 40 pinos que podem atender o projetista da maneira que mais lhe agrade . A gravao do programa em PIC deve ser feita em Assembly (linguagem de mquina) e nela deve existir toda a lgica do dispositivo, o compilador ir transcrever os cdigos operacionais gerados pelo programa em cdigos hexadecimais ento o software responsvel pela gravao envia as informaes de forma correta para o gravador que faz a converso e organizao dos sinais que foram gerados pelo computador para que possa ser gravado em seu micro controlador.

Pgina 6

LEITOR

Aqui, sua opinio


Eu acho um projeto de grande valia, sendo que ajuda as nos termos maior contato com a nossa futura profisso.
Jssica Galvo - Engenharia Eltrica 1 semestre.

sempre est em pauta!

Acho uma oportunidade valida de tentar desenvolver algo que poder te auxiliar no futuro
Pedro Braz - Arquitetura e Urbanismo 1 semestre.

Embora eu no seja da UNIFACS sempre interessante uma universidade desenvolver esse tipo de projeto junto aos estudante

No se pode negar, projetos interdisciplinares so fundamentais na formao de um estudande.


Lis AiperiEstudante da Universidade Jorge Amado.

Luiny Santos - Estudante da Faculdade rea 1

interessante at para fortalecer as relaes com professores e outros alunos.


Vitor Hugo Carib Engenharia Eltrica 1 semestre

Conhecer outras pessoas do mbito educacional sempre bom, pois da tiramos o conhecido QI (quem indicou).
Thialle Cardoso - Estudante da UFBA

Temos projetos semelhantes aqui tambm, e sempre foi de grande valia!


Felipe Colmn - Estudante do IFBA.

TECNOHAND

Pgina 7

MICROCONTROLADORES
Os microcontroladores so unidades que podem ser programadas em linguagens de alto nvel, como por exemplo em c. Existem linguagens de mais baixo nvel (assembly), embora seja mais difcil de descrever um algoritmo,do ponto de vista do projetista do circuito. Esta programao confere aos circuitos digitais constitudos por microc o n t r o l a d o r e s / microprocessadores, uma autonomia e inteligncia,que de outra maneira seria muito difcil.Graas a esta inteligncia comearam a ser usados em circuitos que requerem alguma autonomia e capacidade de deciso mediante fatores externos. Estas enormes vantagens originaram o aparecimen-

REVISTA TECNOHAND

to de circuitos inteligentes e capazes de processar e relacionar a mais variada informao.

MICROCONTROLADORES X MICROPROCESSADORES
Um microcontrolador difere de um microprocessador em vrios aspectos. Primeiro e os mais importante, a sua funcionalidade. Para que um microprocessador possa ser usado,outros componentes devem ser adicionados, tais como memria, chips e componentes para enviar e receber dados.Por outro lado o microcontrolador foi projetado para ter todas essas funcionalidades em uma nica pastilha. No projeto ARHTE realizado pelos alunos da Universidade Salvador(UNIFACS).Em alguns projetos foi utilizados microcontroladores. Essa utilizao oferece inmeras vantagens pois nos oferece a ampla gama de trabalho,no qual se pode em um curto espao de tempo e com menos componentes externos, fazer o que seria oneroso realizar em circuitos tradicionais. Assim afirmam o grupo (Led Four)

Grupo LED FOUR com seu projeto amassador de latinhas, onde utilizaram microcontroladores.

Pgina 8

PONTE H

O circuito conhecido como: Ponte H, amplamente utilizado em controle de motores de corrente continua quando se necessita de uma rotao em ambos os sentidos, ou seja, horrio e anti-horrio. O nome ponte H dado pela forma que assume o circuito quando montado. O circuito construdo com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que so accionadas de forma

alternada ( S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada configurao das chaves o motor roda num sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 e S4 no podem ser ligadas ao mesmo tempo pois podem criar um curto circuito.O nome ponte H dado pela forma que assume o circuito quando montado. O ciruito construdo com quatro "chaves" ( S1-S4 ) que so acionadas de forma

alternada ( S1 eS4 ou S2 e S3). Para cada configurao das chaves o motor gira em um sentido. As chaves S1 e S2 assim como as chaves S3 eS4 nao podem ser ligadas ao mesmo tempo pois podem gerar um curto circuito. Para construo da ponte H pode ser utilizado qualquer tipo de componente que simule uma chave liga-desliga como transistores, rels, mosfets. Para que o circuito eltrico fique protegido, aconselhvel que sejam configuradas portas lgicas com componentes 7408 e 7406 a fim de que nunca ocorram as situaes de curto circuito descritas acima.

Uma grande inovao em todos os mbitos , especialmente no industrial e mecatrnico.

ROBO SEGUIDOR PERCUSSO

Atualmente, tem-se observado um vertiginoso crescimento do potencial de sistemas robticos. Numa primeira etapa, houve um grande desenvolvimento na rea de robtica industrial, com a utilizao sobretudo de robs manipuladores. Numa segunda etapa de evoluo, pesquisadores em robtica tm concentrado esforos na construo de robs mveis, introduzindo as capacidades de mobilidade e autonomia para reagir adequadamente ao ambiente, o que abre um vasto campo de novas aplicaes e, conseqentemente, muitos desafios. Um seguidor de percurso um dispositivo automtico que capaz de se movimentar e interagir em um ambiente anteriormente definido. Muitos desses robs utilizam da ponte H para o seu funcionamen-

Ttulo do Boletim

Pgina 9

SUGESTES
Revista pioneira no Brasil, apresenta artigos

Java Magazine
A ultima edio da revista Java trs matrias especiais sobre a mais nova verso do programa Java, a verso 7. Voc pode dominar as melhorias dessa ferramenta. Confira!

Volume 1, edio 1

sobre a plataforma Java nos mais variados nveis.

PCWorld
Fique por dentro dos produtos do ano eleitos pela revista PCWorld. Telefones, laptops, tablets e muito mais!

Publicada nos estados Unidos e disponveis em outros 51 pases.

InfoGPS
Saiba mais sobre a tecnologia GPS e veja como ela pode ser um tima arma no seu cotiado. No perca as reportagens dessa incrvel edio.

PROGRMAR
No preciso falar muito da revista PROGRAMAR. Revista bastante conceituada no meio tecnolgico e de programao, a cada edio ela consegui inovar em sua matrias. Vale a pena conferir.

Pgina 10

GERAL
EQUIPE MECAWORK
Qual o objetivo de criar um rob explorador de ambiente? O principal objetivo em criar um rob desse tipo foi em fornecer sociedade uma ferramenta multiuso que possa ser configurada de acordo necessidade. Por exemplo, precisa-se monitorar um paciente distncia, checando o nvel de umidade do ambiente e temperatura e ao mesmo tempo efetuar a filmagem do ambiente, s inserir sensores de umidade e temperatura bem como uma cmera de vdeo. um rob com muitas funes e que pode ser usado desde escritrios a plantas industriais. Quais foram as maiores dificuldades encontradas para a construo? Para se criar qualquer coisa precisa-se ter em mente a finalidade e a funo que ir desempenhar. A partir da pensar no mnimo consumo de energia e eficincia para aquilo que se prope. Nossas maiores dificuldades foram em juntar conhecimentos to distintos em um simples rob, fazendo dele uma pea chave no desenvolvimento de captura de dados. Qual a utilidade dele tanto para a copa do mundo tanto para o cotidiano das pessoas? Imagine um rob que possusse pelo menos 10 tipos de sensores e uma cmera com liberdade de movimento e ainda sendo possvel inserir uma garra para manipular pequenos objetos. Tudo isso podendo ser configurvel e ao nosso dispor. Na Copa do Mundo ele seria um grande aliado na varredura, por baixo, das arquibancadas e locais onde pessoas teriam grandes dificuldades de penetrar. Ele faria varreduras dentro e fora (ex. estacionamentos) de estdios a fim de se evitar acidentes provenientes de ataques terroristas j que em eventos desse tipo existe grande chance de similares aes. Foi difcil encontrar as peas? Sim, infelizmente em Salvador tem uma deficincia no mercado de venda e confeco peas. Falta estrutura e comercio adequados, isso nos fora a d prefeRoger Costa ( esquerda) e Rodrigo caro ( direita). A equipe Mecawork , atualmente, composta por Rodrigo caro Vras ,engenharia Mecatrnica, e Roger Costa, engenharia da Computao, ambos cursando 3 semestre. A equipe teve grande repercusso pela sua criao do seu projeto, pois com as novas tecnologias e o desenvolvimento e a utilizao de robs exploradores vm crescendo mundialmente e suas aplicaes so as mais diversificadas, desde uso em misses espaciais at monitoramento de pacientes em hospitais esses robs funcionam com muita preciso e possuem disponibilidade de insero de distintos dispositivos para monitoramentos simultneos. Com isso a equipe passou de protagonista a umas das principais equipes do ARHTE, por desempenhar um papel importante de fazer um projeto que mostre de uma forma inovadora de ver as necessidades observadas agora e no futuro prximo, e tambm trazendo a ns alunos de Engenharia uma nova viso de um projeto. Por: Luciano Tunner

rncia a mercados do sul e sudeste do pas. No geral quanto equipe gastou no projeto? A equipe fez um investimento de R$ 300,00 nos principais componentes. Muitos materiais que foram utilizados foram provenientes de reciclagem. Quanto tempo levou a parte mecnica? Cerca de 2 dias, j que no inserimos uma carenagem total. A programao do rob se assemelha ao que j foi estudado nos semestres anteriores? Boa parte sim, a estruturao principalmente, mas o que mais se diferencia a lgica de funcionamento e isso sempre particular de cada um.

Ttulo do Boletim

Pgina 11
Teve algo que deu errado e tiveram que fazer um reparo rpido para que funcionasse na apresentao? Sim, tivemos srios problemas com a corrente exigida pelos motores. A partir da buscamos baterias que suprisse essa demanda, mas no conseguimos aqui em nosso estado (Bahia) a tempo. Ento utilizamos um cordo umbilical para aliment-lo durante a apresentao. O apoio de colegas e professores foi importante? Fale sobre. Sim, mesmo que seja apoio moral de grande valia no processo de desenvolvimento. Sendo o Prof Danilo Rodrigues nosso maior orientador e motivador. O que vocs acham do projeto interdisciplinar ARHTE? O projeto interdisciplinar um caminho que deve ser trilhado por todos os estudantes de engenharias. uma forma de fazer despertar os sentimentos que um engenheiro deve ter em sua vida profissional. Nos erros e acertos ganhamos experincias e a certeza de sucesso futuro. Como um dos sinnimos de engenharia prtica, praticar a melhor opo que nos graduandos dispomos. O apoio dos orientadores e amigos nos d um sentimento de sempre querer fazer o melhor e buscar solues sempre inteligentes para problemas reais e virtuais.

MECAWORK ENGENHARIA DE UMA NOVA ERA.

Volume 1, edio 1

Equipe Mecawork com seu projeto no Shopping Salvador Norte

Crianas ficam encantadas com o prottipo e se divertem muito.

Pgina 12

EQUIPE NEW GENIUS

A Equipe New genius, formado por; Ana Luiza Massola (Graduando em Engenharia Eltrica,4 Semestre), Ana Paula Daltro (Graduando em Engenharia Eltrica, 4 semestre), Filipe Ribeiro Matos Almeida Graduando em Engenharia Eltrica, 4 semestre), ngara Lorena de Jesus Sousa (Graduando em Engenharia Eltrica, 4 Semestre). Tem por finalidade de desenvolver um projeto de um teclado sem a presena de teclas, apenas sensores que vo representar as letras e nmeros em sinais de infravermelhos.

Com a mesma idealizao do projeto no semestre passado, a equipe procurou os motivos de no ter dado certo! A primeira etapa era descobrir o motivo pelo qual no conseguia as tenses necessrias, para abrir o circuito e enviar os sinais da letra correspondente no teclado ou para deixar o circuito fechado de modo que nenhuma letra tenha sido s e l e c i o n a d a . Para isso utilizaram novamente a protoboard a fim de poder montar o atual circuito de funcionamento dos sensores e, atravs de testes, descobrir os possveis erros cometidos. Logo de inicio, foram dadas trs possibilidades para o no funcionamento idealizado: Interferncia de sinais o uso de resistores inadequados a possvel polarizao invertida dos LEDs receptores. Depois de uma srie de testes de circuitos e alguma s reunies as A NEW GENIUS decidiro manter o modelo e a lgica de funcionamento do projeto, mas em propores menores, j que um led emissor estava interferindo diretamente no

funcionamento do outro. Ento,testaram diversas distancias diferente para no ocorrer interferncia e o resultado foi no mnimo de 3cm de um para o outro espao. Considerando esse espaamento, A equipe buscou uma alternativa e decidiu adotar como modelo a parte numrica de um teclado comum, mas com alteraes como a ordem dos nmeros e a substituio de algumas funes por outra, podendo assim seguir o mesmo principio. Realizando todo o processo de impresso da placa de circuitos e soldagem dos componentes para garantir total funcionalidade

Ttulo do Boletim

Pgina 13

EQUIPE LED FOUR

Volume 1, edio 1
O grupo Led Four composto por Igor Souza, Igor Hereda, Jorge Emlio, Luciana Vergne .O grupo realizou o projeto amassador de latinhas microcontrolado. Reprter: Qual foi o motivo da escolha do projeto? Equipe:Escolhemos o amassador de latinhas visando na copa do mundo de 2014,baseado em uma lei do deputado Washington Reis(PMDB-RJ),que obriga bares e restaurantes a instalar em suas dependncias amassadores de latinhas de alumnio. Reprter: Porque usar microcontroladores ao invs de portas paralelas? Equipe:Foi bem um desafio j que tivemos que avanar em estudos ,mas foi uma experincia muito significante .os microcontroladores possuem mais eficincia e no precisam de ser comandados no computador para funcionar. A equipe tambm se importou com a reciclagem dessas latinhas ,pois com esse amassador as

Vlvula Solenide
A vlvula Solenide formada por duas principais,que so:corpo e a bobina solenide. A vlvula solenide possui uma bobina que formada por um fio enrolado atravs de um cilindro.Quando uma corrente eltrica passa por este fio,ele gera uma fora no centro da bobina solenide, fazendo com que o mbolo da vlvula seja acionado,criando assim o sistema de abertura e fechamento outra parte que compe a vlvula o corpo.Este por sua vez,possui um dispositivo que permite a passagem de fludo ou no,quando sua haste acionada pela fora da bobina.Esta fora que faz o pino ser Puxado para o centro da bobina,permitindo a passagem do fludo.

Entrevista com a equipe LEDFOUR.

latinhas ficam bem mais amassadas,ocupando um espao menor e conseqentemente melhorando a eficincia da reciclagem
Reprter: Por que a utilizao de um

compressor odontolgico? Equipe: Foi usado o compressor odontolgico pois normalmente mais silencioso ,e como o amassador de latinhas vai estar em lugar como bares e restaurantes o rudo de um compressor com certeza vai incomodar.

Pgina 14

TECNOLOGIA
A tecnologia vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje,cada vez mais avanadas,acessveis e baratas.O barateamento dos equipamentos e servios telemticos ocorreu em uma velocidade extremamente alta,viabilizando o sucesso e progresso de muitos empreendimentos.Pode-se dizer que a tecnologia veio para facilitar as t a r e fa s d o c o t i d i a n o , b e m c o m o r e a l i z a r t ra b a lhos,pesquisas,divulgar,publicar .Novas descobertas da rea de tecnologia so sempre esperana em facilitar as coisas,de baratear a produo de produtos e servios.As novas tecnologias barateiam o custo de vida das pessoas e pode deixar as pessoas com a comunicao muito eficiente e barata.

Prottipo realizado por alunos da UNIFACS, os jovens fazendo tecnologia.

ARHTE E TECNOLOGIA

Feira realizada no salvador norte, aluno explicando o funcionamento da mquina.

O projeto ARHTE realizado pela UNIFACS com os estudantes de engenharia explora as possibilidades advindas da utilizao das novas tecnologias, combinando pesquisa, criao e reflexo crtica sobre os usos dessas tecnologias e sobre o ambiente tecnolgico da atualidade.No dia 19 de novembro foi realizado a X feira tecnolgica da UNIFACS foi realizada no

Salvador Norte Shopping,foram divulgados vrios projetos e pessoas de todas as idades ficaram encantados com os projetos,as crianas se divertiram muito com os prottipos.

Ttulo do Boletim

Pgina 15

ESCOLHA

Volume 1, edio 1

Existe algumas opes que a Universidade Salvador cede aos estudantes para que esses possam realizar seus projetos em cima daqueles j pr-selecionado. Claro que o que conta tambm no proejto ARHTE a critividade, ento, independente se voc escolha uma idia da universidade, o que conta tambm a criatividade, ou seja, Porque o seu projeto melhor? Qual o diferencial que ele apresenta para que, em um mercado de trabalho, por exemplo, o seu

seja o produto escolhido?. Afinal, esse o esprito do ARHTE, estimular os estudantes para que eles possa desenvolver futuros prottipos que, quem sabe, possam ser adotados. Uma das idias mais escolhidas pelos alunos amassador de latinhas por sua simplicidade. Contudo, no se engane! Muitos optam pelo amassador de latinhas com a idia de ser um projeto simples de se fazer, porm quanto mais simples a idia, mais

difcil voc conseguir imprimir ali o se diferencial. Nesta exibio do ARHTE, por exemplo, vrios equipes faracassaram nos seus projetos de amassadores de latinhas. Porm, algumas equipes atingiram o ovjetivo to almejado, como a equipe Led Four (pg. 13). Esta equipe conseguiu colocar no projeto seu diferencial, fazendo com que seu prottipo conseguisse funcionar apenas ligado a uma

Projeto de amassador de latinhas,

Pgina 16
tomada, sem a necessidade de um computador prximo, ou uma pessoa que precise pressionar algum boto toda vez que seja necessrio amassar um latinha, para isso eles utilizaram sensores de presena. Alm da equipe Led Four, podemos citar inmeras que fizeram o mesmo, logo essa a proposta, criar algo simples, mas que acima de tudo seja extremamente util e de fcil manuseio. Outra opo disponvel voc ter sua prpria e idia e desenvolv-la! Para tal so necessrio fazer um requerimento junto a UNIFACS para que esta possa aprovar sua idia e confirmar se ela coincide com aquilo que proposto pelo projeto ARHTE. Alguns alunos escolhem essas opo, deixam sua criatividade rolar solta e

Esteira semi montada.

desenvolvem algo que ao seu ver util. Independente da idia escolhida, importante que o aluno veja no ARHTE mais do que um trabalho, veja um oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e coloc-lo de vez em contato com a profisso que deseja desenvolver futuramente.

Rob seguidor de percurso.

TECNOHAND

Pgina 17

ARHTE&COPA
COPA 2014
inegvel que a copa do mundo de 2014, que ser realizada no Brasil, trar inmeros benefcios para o pas sede, afinal esse evento gera grande movimentao turstica e econmica. Estima-se que o mundial gere aproximadamente R$142,39 bilhes de investimentos no pas at o ano do seu acontecimento, alm de provocar um aumento do PIB (produto interno bruto). Certamente a maior parte destes investimentos ser feitas nas cidades onde acontecero os jogos, contudo as vantagens que sero atribudas pelo pas vo muito alm de reformas e melhorias. Essa a oportunidade do Brasil mudar a imagem que tem para os demais pases, para promover sua imagem e mudanas benficas para toda a sociedade brasileira. Por outro lado, especula-se sobre as condies do pas para sediar um evento deste porte. Alguns afirmam que ainda h muito o que ser feito para que o Brasil possa sediar esta copa, porm a presidente, Dilma Rousseff, afirma: Eu tenho certeza de que o Brasil vai estar preparado, em 2014, para fazer a melhor Copa do Mundo.. Segundo a presidente, o governo est cumprindo risca o cronograma para as ampliaes nos aeroportos e a entrega dos estdios. S nos resta esperar pelo resultado e torcer para que esta seja realmente uma boa copa.

REVISTA TECNOHAND

Dilma Rousseff e presidente da FIFA, Joseph Blatter.

Vamos implantar, no Brasil, o celular da 4 gerao antes da copa do mundo.


Dilma Rousseff, presidente do Brasil.

Tecnologia neste cenrio


comprovado, que investimentos sero gerados com a copa, e a tecnologia est completamente envolvida nisso. Os investimentos nessa rea sero, em torno, de R$ 70 bilhes, segundo especialistas. Diversos rgos governamentais passaram a estimular empresas de todos os portes a desenvolverem tecnologias importantes para que o pas possa receber este evento com segurana e modernidade. O governo j declarou que pretende investir em tecnologia e informao. Uma prova disso a declarao que a presidente Dilma Rousseff concedeu, afirmando que pretende aumentar a velocidade e acesso da internet em todas as capitais da que sediaro a copa do mundo no Brasil.

Pgina 18

O ARTHE e a Copa
De olho no importante evento que ir ocorrer no pas, a Universidade Salvador passou a incentivar os alunos que realizam o projeto ARTHE a procurar formas de relacionar seus prottipos com a copa do mundo. Dessa forma os alunos tero mais chances de desenvolver algo que poder ser adotado para melhoria ou supresso de uma demanda que tende a crescer nos prximos anos, devido aos grande investimentos que ocorrero na rea de tecnologia.. Um exemplo disso o amassador de latinhas, sugesto de projeto da Universidade que este ano foi largamente adotado pelos grupos por possuir uma ligao direto com a copa do mundo, afinal ele se tornou obrigatrio em bares e restaurantes de todo o pas pela lei 917/11, para promover a limpeza e reciclagem de latinhas. Muitos destes prottipos foram vistos nas feiras de exposio, cada um com melhorias e diferenciais na tentativa de tornar o seu produto mais atrativo e vantajoso.

mais um incentivo para os alunos procurarem meios de desenvolver projetos cada vez melhores.
Cristiane Dalforno, professora de algoritmo e programao da UNIFACS.

Lei 917/11
Deputado Washington Reis (PMDB-RJ)

Com o objetivo de tornar a cadeia de reciclagem mais eficiente no pas foi aprovado o projeto de lei 917/11 do deputado Washington Reis (PMDB-RJ) que obriga bares e restaurantes de todo o pas a instalar em suas dependncias amassadores de latinha de alumnio. Segundo o projeto de lei as latas amassadas devero ser entregues ao servio pbli-

co de limpeza urbana ou s cooperativas de catadores. Quem no cumprir essa norma ser punido com base na lei de crimes ambientais (9.605/98). O consumo de latas em 2014, ano da copa do mundo no Brasil, tende a ser muito elevado. O amassador de latinha reduz em 20% seu volume, facilitando: o armaze-

namento, o transporte e a reciclagem do material.

Volume 1, edio 1 Ttulo do Boletim

Pgina 19

ENTRETENIMENTO

You might also like