You are on page 1of 19

Curso: Tema: Eletrotcnica Industrial Professor : Danny Radowitz Efrom Turma: Data:

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA PARA O LABORATRIO - Uso obrigatrio de cala comprida e calado com solado de borracha; - Uso obrigatrio de culos de proteo; -Antes de energizar a bancada chame o professor/laboratorista; -Utilizar luvas de proteo para o manuseio da bancada energizada. 1.0.SIMBOLOGIAS A fim de facilitar a elaborao de desenhos e projetos eltricos, so utilizados smbolos grficos para a identificao dos diversos pontos de utilizao abaixo relacionados.

2.0. ESQUEMAS DE INSTALAES ELTRICAS A representao de uma instalao eltrica por meio de smbolos grficos que informam sobre o funcionamento dos circuitos de corrente eltrica e a interligao dos condutores e elementos, conhecida como diagrama eltrico. 2.1 INTERRUPTOR SIMPLES E LMPADA INCANDESCENTE O interruptor simples um dispositivo eltrico que apresenta duas posies: ligado e desligado. Na posio ligado, lmpada acesa; Na posio desligado, lmpada desligada.O interruptor simples pode comandar uma ou mais lmpadas ao mesmo tempo.

2.2.INTERRUPTOR DUPLO OU DE DUAS SEES E LMPADA INCANDESCENTE O interruptor duplo um dispositivo eltrico que se caracteriza por apresentar dois interruptores simples acoplados lado a lado. utilizado para comandar dois pontos de luz independentes um do outro.

2.3.INTERRUPTOR PARALELO (HOTEL) E LMPADA INCANDESCENTE O interruptor paralelo (hotel) e a lmpada incandescente caracterizamse por ter a capacidade de ligar e desligar uma ou mais lmpadas de dois pontos diferentes. So utilizados em escadas, corredores e dependncias, por necessidade ou comodidade.

2.4.INTERRUPTOR INTERMEDIRIO E PARALELO (HOTEL) COM LMPADA INCANDESCENTE Quando se quer comandar uma ou um grupo de lmpadas de trs ou mais pontos diferentes, necessrio acrescentar, alm dos dois interruptores paralelos (hotel), um ou mais interruptores intermedirios, conforme a necessidade. usado em escadas, corredores e dependncias, por necessidade ou comodidade.

2.5.FOTOINTERRUPTOR E LMPADA INCANDESCENTE Este um interruptor automtico, constitudo de um circuito eletrnico, que possui a propriedade de ligar uma carga quando anoitece e desligala quando amanhece. largamente utilizado no comando de iluminao pblica e de ptios por dispensar a operao manual de ligar e desligar.

LISTA DE EXERCCIOS EM LABORATRIO


INSTALAES PREDIAIS

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA PARA O LABORATRIO


- Uso obrigatrio de cala comprida e calado com solado de borracha; - Uso obrigatrio de culos de proteo; -Antes de energizar a bancada chame o professor/laboratorista; -Utilizar luvas de proteo para o manuseio da bancada energizada.

Exerccio 8 Comando de uma lmpada incandescente com minuteria

You might also like