You are on page 1of 9

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

PADRO INTERNACIONAL

ISO/IEC 17000

Avaliao da conformidade Vocabulrio e Princpios Gerais.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

ISO 2004 A reproduo dos termos e definies constantes da presente Norma permitida em manuais de ensino, instruo folhetos, publicaes tcnicas e revistas para fins estritamente educacionais ou implementao. As condies para a eproduo so: que no forem feitas modificaes nos termos e definies; que tal reproduo no permitida para dicionrios ou publicaes similares postas venda, e que esta Norma referenciado como o documento de origem. Com as nicas excees observado acima, nenhuma outra parte desta publicao pode ser reproduzida ou utilizada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrnico ou mecnico, incluindo fotocpia e microfilme, sem permisso por escrito pela ISO no endereo abaixo ou Corpo da ISO membro no pas do solicitante.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

PDF aviso legal


Este arquivo PDF pode conter fontes incorporadas. De acordo com a poltica de licenciamento da Adobe, este arquivo pode ser impresso ou visualizado, mas no devem ser editados, a menos que os tipos de letra que so incorporados so licenciados e instalados no computador realizando a edio. Em baixar este arquivo, as partes aceitam nele a responsabilidade de no infringir a poltica de licenciamento da Adobe. A ISO Central Secretaria no aceita qualquer responsabilidade nesta rea. Adobe uma marca comercial da Adobe Systems Incorporated. Detalhes dos produtos de software usado para criar este arquivo PDF pode ser encontrada na Info Geral relativo para o arquivo, o PDF-criao parmetros foram otimizados para impresso. Todo cuidado foi tomado para garantir que o arquivo adequado para uso por organismos membros da ISO. Em o evento improvvel que um problema relacionado a ele encontrado, por favor, informar o Secretariado Central, no endereo fornecido abaixo.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

Pgina de Contedos

Sumrio
0 1 2 3 4 5 6 7 Introduo............................................................................................................................ Escopo................................................................................................................................. Termos relacionados com a avaliao da conformidade em geral..................................... 4 Termos bsicos............................... Conformidade termos de avaliao relativos seleo e determinao (ver Figura A.1).. 10 Conformidade termos de avaliao relativos reviso e certificao (ver figura A.1)....... 12 Conformidade termos de avaliao relativas vigilncia (ver Figura A.1)............... ......... 16 Termos relacionados com a avaliao da conformidade e facilitao do comrcio........... 18

Anexo A (informativo) Princpios de avaliao da conformidade .................... .............................. 24 Anexo B (informativo) Termos relacionados definidos em outros documentos ...... ...................... 35

Bibliografia.................................................................................................

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

Prefcio

ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International lectrotechnical Commission) formam o sistema especializado para padronizao mundial. Organismos nacionais que so membros da ISO ou IEC participam do desenvolvimento de Padres Internacionais atravs de comits tcnicos estabelecidos pela respectiva organizao para lidar com campos especficos de atividade tcnica. ISO e IEC comisses tcnicas colaborar em domnios de interesse mtuo. Outras organizaes internacionais, governamentais e no-governamentais, em articulao com ISO e IEC, tambm participam no trabalho. No campo de avaliao de conformidade, o Comit ISO de avaliao da conformidade (CASCO) responsvel pela desenvolvimento de normas internacionais e guias. Padres internacionais so elaborados de acordo com as regras das Diretivas ISO / IEC, Parte 2. Projecto de Normas Internacionais adoptados pelos comits tcnicos so sujeitos aos organismos membros para voto. Publicao como um Padro Internacional exige a aprovao em pelo menos 75% dos organismos membros com direito a voto. Ateno para a possibilidade de que alguns dos elementos deste documento pode ser objecto de patente direitos. ISO e IEC no deve ser responsvel pela identificao de quaisquer direitos de patentes. ISO / IEC 17000 foi preparado pelo Comit ISO de avaliao da conformidade (CASCO). Foi distribudo para votao para os rgos nacionais de ambos os ISO e IEC, e foi aprovado por ambos os organizaes. Esta primeira edio anula e substitui Art s 12 a 17 da ISO / IEC Guia 2:1996. Clusulas 1 a 11 de ISO / IEC Guia 2 no so de responsabilidade da ISO / CASCO e no so afetados por esta Norma Internacional.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

0. Introduo.
0.1 Termos e definies aplicveis avaliao da conformidade. ISO e ISO / IEC Guias e, mais recentemente, as Normas Internacionais relacionadas genericamente a conformidade atividades de avaliao, tais como inspeo, teste e vrias formas de certificao so preparados atravs do trabalho grupos do Comit ISO de avaliao da conformidade (CASCO). Por muitos anos, ISO / IEC Guia 2, ltima revista em 1996, incluiu um vocabulrio de base para avaliao da conformidade, construda a partir de um pequeno nmero de termos e definies compilado pela primeira vez para facilitar a comunicao e o entendimento sobre a certificao de produtos baseadas em padres tradicionais e produtos manufaturados. Em 2000, CASCO decidiu tomar a terminologia de avaliao da conformidade (Art s 12 a 17) fora de ISO / IEC Guia 2 e fornecer um vocabulrio em vez de auto- ontido mais facilmente aplicveis no planejadas ISO / IEC 17000 srie de normas e na elaborao ou reviso de manuais relacionados. CASCO Grupo de Trabalho 5, Definies, tem preparado de acordo esta Norma em consulta com outros ativos CASCO grupos de trabalho, como um quadro coerente dentro do qual conceitos mais especficos podem ser definidos de forma adequada e denotado por termos mais adequados. Termos extra para conceitos nicos para determinadas atividades dentro avaliao da conformidade, tais como a acreditao, certificao de pessoas e marcas de conformidade, so encontrados em a Norma internacional ou Guia relativas a essa atividade. Tais conceitos no so includos nesta Internacional Standard. At publicaes pr-existentes CASCO so revisados, a terminologia utilizada esses documentos permanece vlida em seu contexto, esta Norma no se destina a ser aplicada retrospectivamente. Avaliao da conformidade interage com outros campos, tais como sistemas de gesto, metrologia, normalizao e estatsticas. Esta Norma no define os limites de avaliao da conformidade. Estes permanecem elsticas.

0.2 Termos e definies aplicveis poltica comercial. Clusula 7 inclui alguns termos e definies, elaborado principalmente a partir das clusulas de superada ISO / IEC Guia 2, a vrios conceitos mais amplos. Estas visam no s para padronizar o uso dentro do conformidade comunidade de avaliao, mas tambm para ajudar os decisores polticos preocupados com a facilitao do comrcio tratado no mbito de quadros regulamentares e internacionais.

0.3

A abordagem funcional de avaliao da conformidade.

Os termos e definies especificadas nesta Norma, em particular nos termos das Clusulas 4 e 5, refletir a adopo pelo CASCO em novembro de 2001 da abordagem funcional recomendado no incio do ano que no relatrio final de um CASCO - CEN / CENELEC TC um grupo de trabalho conjunto. Para fornecer uma melhor compreenso dos conceitos definidos, seu agrupamento e suas relaes, uma descrio da abordagem funcional includa no Anexo A para obter informaes.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

0.4

Seleo de termos e definies.

Alguns dos termos includos nesta Norma se relacionam com conceitos que foi considerado essencial para define. Outros, pensava-se til para explicar. Muitos dos termos gerais usados para distinguir conformidade conceitos de avaliao so utilizados na linguagem comum num sentido mais amplo ou com uma ampla gama de significados. Alguns tambm aparecem em outros vocabulrios padro com definies especficas para o campo de aplicao relevantes. Um ndice alfabtico listas nos termos definidos nesta Norma. Normas que definem relevante termos constam do Anexo B com listas separadas em ordem alfabtica. Primeiros so termos aplicveis a aspectos especficos da avaliao da conformidade, conforme definido em outras normas do ISO / IEC 17000 srie. Em segundo lugar so termos para que as definies dadas em ambas o vocabulrio internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia (VIM) ou ISO 9000 so geralmente aplicveis em contextos de avaliao de conformidade. Para os termos "processo" e "Produto", ambos amplamente utilizado em outras definies, as definies ISO 9000:2000 so reproduzidas em 3,2 e 3.3.

0.5

Alteraes na terminologia.

Ateno para mudanas significativas nas suas definies ou termos das clusulas do substitudo ISO / IEC Guia 2. Esta Norma no inclui uma definio de "conformidade" com o fundamento de que no necessrio a faz-lo. "Conformidade" no consta a definio de "avaliao da onformidade". O conceito de "Avaliao da conformidade" est preocupado com cumprimento dos requisitos especificados", no com o conceito mais amplo de "Conformidade". A definio de "requisitos especificados" prazo (3.1) est includo. Em Ingls, o termo "Conformidade" usado para distinguir a ao de fazer o que necessrio (por exemplo, uma organizao "cumpre" por fazer algo ou estar em conformidade, cumprindo uma exigncia de regulamentao). A ISO 9000 definio de "produto" (3.3) inclui servios como uma categoria de produto, de modo que ele no mais correta para se referir a "produtos e servios". Em vez de "processo, produto ou servio", a expresso genrica utilizada na ISO / IEC Guia 2 para o sujeito "de padronizao ", nota 2-2,1 introduz a expresso" objeto de avaliao da conformidade "como um meio de referindo-se ao produto, processo, sistema, pessoa ou organismo ao qual a avaliao da conformidade aplicada. (A "Sujeito" seria mais lgico ser o corpo a fazer a avaliao.) Em vez de "garantia de conformidade", o termo "atestado" (5.2) usada para a atividade de transporte de garantia atravs da emisso de uma "declarao de conformidade". O termo "acreditao" agora aplicvel apenas a comprovao a respeito de um organismo de avaliao da conformidade. O definio em ISO / IEC Guia 2, ao contrrio, teria sido igualmente aplicveis certificao de pessoas, conforme especificado na norma ISO / IEC 17024. Aps esta alterao, os termos "organismo de avaliao da conformidade" (2,5) e "Organismo de acreditao" (2.6) so definidas

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

separadamente. Termos mais especficos relativos acreditao esto definidos na ISO / IEC 17011. Para evitar ambigidade, o termo "corpo" usado nesta Norma somente quando se refere conformidade organismos de avaliao ou de organismos de acreditao. Caso contrrio, o termo "organizao" usado em seu sentido geral, como na definio ISO 9000. Quanto mais especfico ISO / IEC Guia 2 definio de uma organizao como um corpo com base na associao no aplicvel ao campo da avaliao da conformidade.

ISO 2004 All rights reserved

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

PADRO INTERNACIONAL

ISO/IEC 17000:2004(E/F/R)

Avaliao da Conformidade - vocabulrio e princpios gerais


1 Escopo.

Esta Norma Internacional especifica termos gerais e definies relativas conformidade avaliao, incluindo a acreditao de conformidade organismos de avaliao, e ao uso da avaliao de conformidade para facilitar o comrcio. A descrio do a abordagem funcional para avaliao da conformidade includas no Anexo A, como uma maior auxlio para a compreenso entre os usurios de conformidade de avaliao da conformidade, organismos de avaliao e seus organismos de acreditao, em ambos os ambientes voluntria e regulamentares. Esta Norma no no estabelecidos para fornecer uma vocabulrio para todos os conceitos que podem precisar de ser usado em descrevendo conformidade especial actividades de avaliao. termos e definies so dadas apenas quando o conceito definido no seria compreensvel a partir da geral uso da linguagem do termo, ou onde um padro existente definio no aplicvel. NOTA 1: As notas anexado ao certas definies oferecer esclarecimento ou exemplos para facilitar a compreenso dos conceitos descritos. em certos casos, as notas podem ser diferentes em diferentes lnguas por razes lingusticas, ou notas adicionais podem ser dadas. NOTA 2: Os termos e definies so dispostos em uma ordem sistemtica, com um ndice alfabtico. Um termo em uma definio ou nota que definido no outra entrada indicado por negrito seguido pelo seu nmero de entrada no parnteses. Tais condies podem ser substitudo por sua definio completa.

ISO 2004 All rights reserved

You might also like