You are on page 1of 3

PLANO DE AULA 02 - Profa.

Maria Elisabete Dias Gomes Cincias Contbeis

PESQUISA DE CAMPO

1. PESQUISA DE CAMPO aquela que tem por objetivo obter informaes ou conhecimentos sobre um determinado problema para o qual se procura respostas, ou ainda, para hipteses em que se queira comprovar ou descobrir fenmenos e relaes entre eles.

A pesquisa de campo compreende a observao dos fatos e fenmenos tal como acontecem, com relevo em sua anlise. O trabalho de pesquisa de campo enseja objetivo preestabelecido, com conhecimento prvio sobre o que ir ser investigado, mormente, com suporte em uma pesquisa bibliogrfica sobre a questo.

1.1 SABER O QUE EXISTE SOBRE O TEMA INVESTIGADO Nesse trabalho de pesquisa prvio almeja-se detectar os tipos de trabalhos realizados e quais as opinies exteriorizadas a esse respeito.

2.2 QUAIS AS TCNICAS QUE SERO EMPREGADAS A tcnica o meio seguro de se chegar a um resultado., portanto, devero representar instrumentos que por sua significncia possa oferecer apoio s concluses sobre o objeto da investigao, tanto aquelas que sero objeto de registro momentneo e aqueles para anlise posterior. Assim, consoante as palavras do Ilustre Prof. Paulo Leandro Maia1 A pesquisa de campo utiliza tcnicas especficas, que tem o objetivo de recolher e registrar, de maneira ordenada, os dados sobre o assunto em estudo

Paulo Leandro Maia, O abc da Metodologia, Editora Leud, 1 Ed., 2007l pg;. 83

2. MODALIDADES DE PESQUISA DE CAMPO

2.1 ENTREVISTA A entrevista simboliza o encontro entre duas ou mais pessoas, a fim de que se obtenha informaes acerca de determinado assunto, travando-se uma conversao entre aludidas pessoas, com cunho profissional

A conversao far-se- face a face, de maneira metdica e profissional, expressando-se, verbalmente, na iterao entre o entrevistador e o entrevistado. A capacidade do investigador constitui elemento que proporcionar excelncia ao trabalho. Trata-se de importante instrumento que contribui em todos os campos da cincia. A entrevista tem por objetivo a obteno de informaes enfoque. sobre o assunto em

A entrevista propicia um conjunto de contedos quanto ao entrevistado : - sua compreenso; - seus pensamentos; - sua conduta atual ; - seus sentimentos; - sua conduta futura quanto ao objeto de estudo; - influncia de suas opinies. 2.2 Tipos de entrevista 2.2.1 Padronizada ou estruturada (com questionrio) - aquela que possibilita a elaborao de roteiro prvio, com perguntas pr-determinadas; 2.2.2 Despadronizada - O entrevistador tem liberdade para desenvolver o tema e situao, podendo explor-la mais amplamente. Pode tomar a forma de uma conversao informal. 2.2.3 Painel - Consiste na repetio de perguntas, de tempo em tempo, s mesmas pessoas, objetivando a evoluo de opinies, de modo diverso.

3. Vantagens da entrevista - Pode ser feita com todos os tipos de pessoas; - Fornece amostragem populao; - Propicia flexibilidade ao entrevistador; - Oferece oportunidade de avaliao de condutas, tais como, reaes e gestos; - Colheita de material que no se encontram em fontes documentais;

- Colheita de informaes precisas com possibilidade de imediata discordncia; - Possibilidade de formao de base estatstica.

4. Desvantagens ou limitaes da pesquisa - Dificuldade de expresso das partes; - Incompreenso do entrevistado; - Possibilidade de influncias do entrevistador ao entrevistado; - Disposio do entrevistado; - Reteno de dados importantes; - Indisponibilidade de tempo.

5. Planejamento da pesquisa A pesquisa deve ser planejada. Primeiramente, ter em vista seu objetivo, conhecimento prvio do assunto, agendar dia, hora e local, garantia de publicidade ou no, consoante determinao do entrevistado, entrosamento, organizao do roteiro e das questes importantes. 6. Diretrizes da pesquisa Contato inicial, formulao das perguntas e registro das respostas, trmino da entrevista, anlise da validade, relevncia, clareza e profundidade.

Concluso: Observa-se que a entrevista muito difundida nos dias atuais e possui carter informativo, nos meios acadmicos possui finalidade pedaggica na dualidade entre o ensinar e o aprender. Torna vivaz a tarefa e permite a pluralidade de idias e opinies, com carter influenciador na conduta e no desfecho da pesquisa.

Trabalho AA ELABORAO DE QUESTIONRIO DE ENTREVISTA (ASSUNTO: O LABOR DO CONTADOR, FERRAMENTAS OPERACIONAIS E SUA IMPORTNCIA NA SOCIEDADE). Fonte doutrinria: Fundamentos de Metodologia Cientfica Eva Maria Lakatos Ed. Atlas 6 Ed.

You might also like