You are on page 1of 4

Fsica LIVRO 2 | Unidade 4 | Avaliao captulos 11, 12, 13, 14 e 15

ptica
1.

O diagrama abaixo representa a formao por uma lente da imagem (i) de uma lmpada (o). Os quadrados da grade possuem lado igual a 2 cm. De acordo com o diagrama e com estas informaes, responda:

a) Represente os feixes que formam dois pontos distintos do objeto na imagem. b) Determine o foco desta lente. c) Agora, uma segunda lente, igual primeira, posicionada 12 cm direita da imagem da lmpada formada pela primeira lente. Represente a segunda lente, a imagem formada pela segunda lente e os feixes que formam dois pontos da imagem.
2. A figura abaixo representa um experimento para a determinao do ndice de refrao da gua uti-

lizando o conceito de dioptro plano. Neste experimento, uma moeda no fundo de um recipiente com gua tem a sua imagem formada em uma profundidade aparente diferente da profundidade real para quem observa de fora. O efeito decorrente da refrao da gua.
John Foxx Images/Archivo SM/ID/ES

O recipiente mantido prximo a uma haste com uma fita adesiva para fazer as marcaes dos pontos P e Q, que auxiliam na determinao indireta da profundidade aparente. O ponto P corresponde posio na haste que alinha a haste, a borda do recipiente e o centro da moeda. O ponto Q a posio na haste que alinha na horizontal a haste e a borda do recipiente. Os pontos P e Q delimitam o comprimento B e as medidas A, a, x e H so realizadas diretamente com o auxlio de uma rgua. De posse dessas medidas, possvel determinar o comprimento b, a profundidade aparente e, finalmente, o ndice de refrao da gua. Dados: A = 6,4 cm; B = 10,2 cm; a = 3,2 cm; x = 1,1 cm; H = 5,1 cm

De acordo com as informaes, determine: a) O comprimento b, utilizando a relao de semelhana entre os tringulos delimitados pelas linhas tracejadas; b) A profundidade aparente da imagem; c) O ndice de refrao obtido para gua neste experimento considerando apenas duas casas decimais.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 4 | Avaliao captulos 11, 12, 13, 14 e 15

ptica
no cho.

3. A figura representa uma pessoa em frente a um espelho de loja de sapatos, aqueles que ficam inclinados

a) Represente, a partir da figura acima, a imagem formada da pessoa no espelho; b) Trace na figura os feixes que delimitam a regio que a pessoa consegue visualizar dentro do espelho. c) Indique o que ele consegue visualizar de si no espelho.
4. Uma alternativa ecolgica para a cozinha a utilizao de um fogo solar que aproveita a energia so-

lar para assar os alimentos. O fogo solar consiste de uma superfcie refletora que converge a luz do sol para um determinado ponto no qual se coloca a comida. Ao receber o calor do sol concentrado, possibilita que a comida seja assada. Considere um fogo solar formado por um espelho cncavo com um raio de curvatura de 8,0 m e com uma rea equivalente ao de uma circunferncia de 2,0 m de dimetro. a) Qual a melhor posio para colocar a comida a ser assada? b) Qual a potncia deste fogo solar, considerando que a potncia solar por unidade de rea que atinge a superfcie da Terra de aproximadamente 800 W/m2 e que o aproveitamento desta energia para transforma em calor para o forno de cerca de 50%?
5. Quando observamos um aqurio, temos a impresso do peixe estar em posies distintas de acordo

com a face do vidro que estamos observando. Isto ocorre devido refrao dos raios luminosos ao mudarem da gua (n = 4/3) para o ar (n = 1), modificando, assim, a posio da imagem em relao a superfcies dos vidros do aqurio. a) De acordo com esta propriedade, represente as imagens formadas do peixe:

b) Quantas imagens do peixe o observador enxerga nas posies I, II e III?

Fsica LIVRO 2 | Unidade 4 | Avaliao captulos 11, 12, 13, 14 e 15

Respostas
a)

1.

b) F = 4 cm c)

2. a) 5,1 cm

b) 4,0 cm c) n = 1,28
3. a)

Fsica LIVRO 2 | Unidade 4 | Avaliao captulos 11, 12, 13, 14 e 15

Respostas
b)

c) Consegue visualizar dos ps at a altura da barriga.


4.

a) No foco, 4,0 m frente do espelho; b) Pforno = 3.14 x 1,0 x 800.50% = 1257 W


5.

a)

b) I. uma imagem; II. duas imagens; III. uma imagem.

You might also like