You are on page 1of 15

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna
1.

O psitron (e+) uma antipartcula associada ao eltron (e-) que tem todas as caractersticas do eltron, mas com a carga positiva. Foi descoberto em 1933 por Carl Anderson, depois de ter sido proposto teoricamente por Paul Dirac em 1928. A imagem abaixo de uma cmara de bolhas, dispositivo que permite a visualizao da trajetria das partculas incidentes que a atravessam e tambm das que so criadas em seu interior.
Teachers/CERN

A criao de um par e+e- pode ser realizada a partir da incidncia de ftons bastante energticos em um meio denso. Na imagem acima, este par aparece com as trajetrias em verde. a) Admitindo que o campo magntico uniforme sobre esta cmara tem a direo perpendicular ao plano da folha com o sentido para fora, identifique as trajetrias do psitron e do eltron, utilizando os smbolos e+, e_. Represente com uma linha a trajetria do fton incidente que os produziu identificando com o smbolo f.
Teachers/CERN

b) Explique por que as trajetrias espiralam. c) Sendo a energia de repouso do eltron ou do psitron aproximadamente 0,5 MeV, qual a energia limite do fton incidente (em MeV) para que seja possvel a criao do par eltron-psitron? Neste experimento a energia do fton incidente era maior ou igual a esse valor? d) Considerando a constante de Planck h = 4 x 10-15 eV.s, calcule a frequncia em Hz associada ao fton que produziu o par e+ e-. A partir da freqncia obtida, identifique o nome caracterstico do tipo de radiao eletromagntica associada. 1 MeV = 106 eV.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

e) Richard Feynman elaborou uma teoria que permite representar graficamente, entre outros fenmenos o que descrito na questo anterior, envolvendo o eltron, o psitron e um fton. A tabela a seguir, apresenta um dos chamados diagramas de Feynman, utilizando a conveno adotada por ele:

Esta representao est associada ao fato de que na teoria de Feynman o psitron consiste de um eltron voltando no tempo, da a seta estar invertida. Assim, no diagrama ao lado da tabela, o que est sendo representado tem dois significados: a) um eltron encontra um psitron e produz um fton o tempo passa da esquerda para a direita; b) um fton produz um par eltron-psitron o tempo passa da direita para a esquerda. O vrtice , portanto, a representao do fenmeno da aniquilao (a) ou criao (b) do par partculaantipartcula. Para cada diagrama abaixo, escreva o seu significado nas duas direes do tempo.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

2. A luz branca pode ser considerada uma mistura de todas as luzes no chamado espectro de luz visvel

podendo, portanto, ser decomposta em termos de uma mistura do se convenciona chamar de cores:
NASA

J as imagens abaixo mostram os espectros de emisso de radiao por tomos de trs substncias distintas. Carbono

Hlio

Hidrognio

a) Explique por que esses elementos no emitem uma faixa contnua de radiao (como a que caracteriza a luz branca). Explique, tambm, o motivo do diferente nmero de raias de emisso para os diferentes tomos. b) A figura abaixo um espectro da luz solar obtido a partir da superfcie da Terra.

Joseph von Fraunhofer catalogou as linhas escuras do espectro visvel do sol em 1814, mapeando 570 linhas que designou com letras de A a K (as mais fortes) e com letras minsculas as mais fracas (observaes modernas podem detectar milhares de linhas). Na tabela abaixo, temos algumas das raias de absoro, com os ndices dados por Fraunhofer:

atribuda a Kirchhoff e Bunsen a identificao dos espectros caractersticos de cada elemento. Esta descoberta permite que se identifique a composio das estrelas. O sinal A, devido ao oxignio, se deve absoro, pela atmosfera terrestre, da luz vinda do Sol. Identifique ao menos 6 substncias presentes na composio do Sol, a partir da tabela e do espectro mostrado acima.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

c) Um fenmeno conhecido como efeito Zeeman, consiste no desdobramento de nveis eletrnicos em virtude da presena de campos magnticos. Esses desdobramentos aparecem como linhas muito prximas no espectro (pertencentes a um mesmo elemento), usualmente conhecidas como dubletos. Uma assinatura tpica do sdio (Na) um dubleto amarelo. Identifique outro dubleto. d) Use a frmula da quantizao de Planck e Einstein para estimar a diferena de energia associada separao de dubleto do sdio. Use: (1/1 1/2) = 1,7 m-1 2m-1 Considere h = 4 x 10-15 eV.s e use: c = 3 x 108 m/s.
3.

No espectro abaixo, temos em detalhe as linhas de emisso do hidrognio superpostas a um espectro contnuo e escala de cores.

Uma lei emprica era proposta para o conjunto dessas emisses (ou absores), chamada lei de Rydberg, que foi explicada por Niels Bohr, em 1913, utilizando a quantizao das rbitas do eltron em torno do ncleo de hidrognio, onde n1 e n2 so os ndices das rbitas inicial e final possveis para o eltron, o comprimento de onda da radiao emitida pelo eltron no seu salto entre as rbitas n1 e n2. a) Calcule o valor da constante de Rydberg (RH) usando como referncia a raia devido emisso na faixa do vermelho, tendo em vista que ela est associada a uma transio entre os nveis n1=3 e n2= 2. b) Calcule o comprimento de onda das emisses referentes s transies n1 = 5 para n2 = 2 e n1 = 6 para n2 = 2 e identifique-as no espectro. c) Determine o comprimento de emisso referente transio de n1 = 2 para n2 = 1. Esta emisso ocorre na regio do espectro visvel? d) As demais emisses associadas s transies de n1 maiores (3, 4, 5 ) para n2 = 1 podem ser observadas na regio do espectro vsivel? Justifique. e) Determine os valores n1 e n2 da transio referente emisso em 486 nm-1. Sugesto: primeiro procure os valores possveis para n1 e em seguida procure o melhor valor para n2.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

4. Em 1916, Robert Millikan realizou um experimento para avaliar quantitativamente a proposta de Eins-

tein, apresentada em 1905, que utiliza a conservao da energia e a hiptese de que a luz se comportaria como partculas, com energia dada por E = hf, analogamente ao que Plank fizera com a energia do espectro do corpo negro em 1900. Assim, de acordo com Einstein a energia dos eltrons ejetados do metal seria dada por: E = hf , onde corresponde ao custo energtico para se retirar o eltron do metal, propriedade batizada com o nome de funo trabalho, e f a frequncia da radiao incidente sobre o metal. O experimento montado por Millikan pode ser esquematizado como segue:

A tenso da bateria pode ser controlada. Mede-se, assim, o limite mnimo de tenso necessria para fazer com que a corrente eltrica detectada e medida pelo ampermetro se anule. Esta tenso, produz uma fora eltrica tal que capaz de frear os eltrons ejetados pela placa emissora. Pode-se, desse modo, determinar a energia mxima dos chamados fotoeltrons: Esada = Ve, onde V a tenso aplicada entre os eletrodos, e e a carga do eltron. A equao de Einstein pode ser escrita como: Ve = hf , onde V a tenso de frenagem dos eltrons, e a carga do eltron, h a constante de Planck, f a frequncia da radiao incidente sobre a placa emissora, e a funo trabalho do material. a) Indique no diagrama abaixo (que est organizado da mesma maneira que na montagem da figura anterior): I) direo dos eltrons; II) o campo eltrico de frenagem produzido pela bateria e sua direo; III) os polos da bateria com os sinais + e -.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

b) Millikan neste estudo, utilizou o sdio (Na) como metal emissor, obtendo o grfico abaixo. Esta curva est de acordo com a previso dada por Einstein? Argumente usando a equao de Einstein.

R. Millikan, 1916. Physical Review 7, 362 (1916). Imagem disponvel tambm em sua Nobel Lecture (www.nobelprize.org).

c) Calcule aproximadamente o valor da razo h/e a partir do grfico Millikan. d) Se a carga do eltron de 1,6 x 10-19C, calcule o valor da constante de Planck utilizando os dados do experimento.
5.

A Mecnica Quntica introduziu novidades na descrio dos sistemas fsicos em relao aos resultados obtidos pela Mecnica Clssica. Uma destas novidades a existncia de energias mnimas no nulas para os sistemas qunticos, conforme pontuado por Albert Einstein e Otto Stern em trabalho de 1913 a partir da frmula de Planck, de 1900. A chamada energia de ponto zero em osciladores, por exemplo, equivale a dizer que os sistemas qunticos no podem parar completamente. Esse fenmeno se relaciona tambm com chamado princpio da incerteza, formulado por Heisenberg como uma decorrncia da nova mecnica, descoberta nos anos 20 do sculo passado. De acordo com esse princpio, pode-se escrever por exemplo, a relao: px = /2 onde p a faixa de valores admissveis para a quantidade de movimento de uma partcula quntica, e x a faixa de valores correspondentes admissveis para a posio desta partcula, a constante de Planck, h, dividida por 2. Este princpio equivale a dizer que no possvel conhecer, simultaneamente, posio e quantidade de movimento de uma partcula quntica com a mesma preciso. Aplicando essas ideias, o modelo do oscilador harmnico descrito pela energia E = p2/2m + kx2/2 que pode ser reescrito em termos de sua frequncia angular , k = m2, e considerando as variaes na posio, x, admissveis para correspondentes variaes na quantidade de movimento p (p = mv), p: E = p2/2m + m2 x2/2 a) Nesta equao, utilize a expresso do princpio da incerteza para explicitar a energia apenas como funo de x, ou seja: a faixa de posies acessveis a uma dada energia E. b) o mnimo, xmin, de uma funo da forma F(x) = A/x2 + Bx2, dado por xmin = (A/B) Calcule o valor de x que minimiza a energia na expresso obtida no item (a), e o correspondente valor mnimo de energia deste oscilador harmnico quntico. Calcule Emin tambm em termos da frequncia f do oscilador (em Hz), lembrando que = 2 f. c) Qual a incerteza mnima possvel na quantidade de movimento pmin associada incerteza xmin, obtida no item anterior?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

d) Considerando que uma partcula quntica oscila termicamente a uma frequncia de 1012 Hz, com a massa de 3,0 10-30kg (partcula quase 3 vezes mais massiva que o eltron), estime E, x e p. Considere h = 610-34 Js e = 110-34 Js. Use = 3.
Emin

xmin pmin e) Na dcada de 80, foi desenvolvido o microscpio de tunelamento (STM, Scanning Tunneling Microscopy), que permite que tomos em superfcies sejam mapeados em profundidade e posio, a partir da distribuio de sua densidade eletrnica com relao a uma ponta de prova. A imagem abaixo foi obtida por meio desta tcnica em 1995.
University of Missoury Saint Louis/Physics&Astronomy Rows of carbon atoms 0.2 nm apart on graphite, viewed with a scanning tunneling microscope at UM-StL.

Nesta imagem, estados eletrnicos de tomos de ferro (Fe) so visveis. Estes tomos so implantados em uma superfcie de cobre cautelosamente por uma tcnica de automontagem. O arranjo guiado naturalmente pela tendncia aglutinao destes tomos. O raio deste curral (como foi apelidado) de 7,13 nm. Assim, a distncia ocupada por cada tomo ao longo da circunferncia pode ser estimada em 2 7 nm 42 nm. 1 nm = 10-9 m. Quantos so os tomos de ferro mostrados na imagem? Discuta se existe contradio com o princpio de indeterminao de Heisenberg e a estimativa obtida no item anterior.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

6. Uma melhor compreenso das propriedades de conduo de eletricidade dos materiais foi obtida por

meio da teoria de bandas de energia (bandas, corresponde ao aportuguesamento da palavra do ingls band, que em portugus significa faixa), fundamentada na mecnica quntica. A faixa de energia proibida em um semicondutor usualmente chamada de gap (do ingls, lacuna). a) Na tabela abaixo identifique, no espao reservado, o tipo de material que se enquadra em cada diagrama, entre isolante, condutor e semicondutor. Explique a diferena entre isolante e semicondutor.

b) Os semicondutores puros tm usualmente uma faixa proibida que torna sua condutividade baixa, mas que pode ser manipulada mediante o uso de dopantes, tomos distintos da matriz semicondutora que so colocados em baixas taxas e que no distoram a rede cristalina significativamente, mas que so capazes de alterar sua conduo eltrica de forma controlada.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

Abaixo, vemos representaes pictricas de uma matriz de silcio em duas circunstncias: dopada com Boro e Arsnio.
Setup Bureau Si dopado com B Setup Bureau Si dopado com As

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 3 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, p. 321.

Identifique qual dopante do tipo P, e qual do tipo N, explicando cada situao. Sabendo que o Si do grupo IV, identifique o grupo da tabela peridica a que pertencem o B e o As. c) A insero de dopantes introduz nveis adicionais nos diagramas de bandas dos semicondutores. Nos diagramas abaixo, identifique que situao corresponde dopagem tipo P e N e esclarea o papel dos nveis tracejados na explicao da conduo nestes semicondutores.

7.

Maxwell previu a existncia de ondas eletromagnticas, permitindo sua associao com a luz. No entanto, Einstein observou que uma mudana para um referencial que se deslocasse junto a luz (possvel dentro da mecnica clssica de Newton) trazia um problema de incompatibilidade com a teoria de Maxwell. Os campos neste referencial podiam no oscilar, e, portanto, a luz desapareceria. Alm disso, as equaes de Maxwell no apresentavam dependncia com referenciais especficos. Assim, dois referenciais inerciais no sentido da mecnica newtoniana veriam fenmenos eletromagnticos distintos. Dada essa incompatibilidade, Einstein optou, ento, por manter a teoria de Maxwell em detrimento da mecnica clssica e partiu de premissas como a da constncia da velocidade da luz em todos os referenciais e a validade (invariante) das equaes de Maxwell em todos eles.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

Um resultado que deriva diretamente da constncia da velocidade da luz em todos os referenciais (inerciais) o resultado conhecido como a dilatao temporal ocorrida em referenciais em movimento. Considere a situao a seguir, onde um raio de luz emitido por uma lmpada que transportada em um carrinho, com velocidade v medida com relao a um referencial externo em repouso em relao estrada. A propagao da luz observada em dois referenciais distintos, dentro (I) e fora do carrinho (II).
I) Referencial de dentro do carrinho: t1 = d1/c
II) Referencial de fora do carrinho: t2 = d2/c
Setup Bureau

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 3 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, p. 355. Figura adaptada para fins didticos.

a) Usando a hiptese de que a velocidade da luz (c) igual em ambos os referenciais, e, assim, o tempo decorrido em cada um deles distinto, t1 e t2, chegue expresso para t2 em funo de t1. b) Considere 1 h passada no referencial da Terra, calcule qual o intervalo de tempo decorrido em um referencial que se desloca, com relao Terra, com velocidade igual a (3/2) c. c) Uma comprovao direta da dilatao temporal prevista por Einstein, foi obtida em pesquisas de Fsica de partculas desenvolvida ao longo do sculo XX. Em 1941, os fsicos Rossi e Hall mediram o fluxo de mons (+) no topo de uma montanha a 2.000 m de altura e na base da montanha. As diferenas observadas entre as taxas dos fluxos de mons detectados, podiam ser entendidas apenas por meio da Teoria da Relatividade Restrita. Estas partculas so produzidas a partir de raios csmicos ao se chocarem com atomos presentes na atmosfera, produzindo msons- que decaem rapidamente em +, segundo a reao: + + onde o neutrino do mon. A taxa de fluxo de mons entre duas alturas diferentes pode, ento, ser avaliada a partir de duas bases a diferentes alturas. O + tem meia vida de 1,6 s ( = 10-6s). Qual a distncia mdia que pode ser percorrida, classicamente, por um mon viajando velocidade (superestimada) de 3 x 108 m/s, se seu tempo de vida igual vida mdia? d) Supondo que o fator de dilatao, 1/[1 (v/c)2], seja de aproximadamente 7, qual o tempo correspondente vida mdia no referencial do mon? Qual seria a distncia correspondente se a velocidade do mon (novamente, por simplicidade) assumida 3 x 108 m/s?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

8. A velocidade da luz como um limite natural trazido pela relatividade especial, introduziu a impossibi-

lidade de se fazer trocar qualquer informao instantnea entre dois pontos separados do espao e no tempo (um ponto no espao-tempo chamado evento), j que nenhum sinal poderia se propagar velocidade maior que c = 3 x 108 m/s. a) O diagrama a seguir representa o chamado cone de luz, uma representao nascida com a Teoria da Relatividade. Nele, temos o tempo representado com uma seta para cima com origem em A. A borda do cone uma representao da regio limite atingida no plano por um sinal que se propaga com a velocidade da luz, neste plano.

Neste diagrama, o evento A pode influenciar um evento ocorrido no ponto B? E o evento no ponto C? b) O redshift (z) ou desvio para o vermelho o efeito Doppler-Fizzeau para a luz, compatvel com a teoria da Relatividade Especial, permite que seja medida a velocidade relativa de estrelas com respeito a um observador na terra. Este fenmeno permitiu que Edwin Hubble chegasse comprovao de uma previso possvel dentro da teoria de Einstein de expanso do universo. O redshift dado por:

ou equivalentemente:

Para estrelas que se deslocam com velocidade comparvel velocidade da luz, o redshift dado por:

onde o fator de Lorentz, = 1/[1 ( v/c)2].

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Fsica moderna

O grfico abaixo representa a equao acima para o redshift z em funo da velocidade com que se afasta uma estrela (medida em unidades de c).

No eixo do grfico, represente a aproximao vlida para baixas velocidades: z = v/c, de modo a verificar sua regio de validade. c) Supernovas so corpos extremamente brilhantes originados aps as maiores exploses de conhecidas de estrelas no universo. Na imagem, temos um raio-X de uma supernova onde o ponto brilhante no centro (dentro do crculo) supostamente uma estrela de nutrons se deslocando a velocidade de 1.500 km/s.
S. Snowden et al./GSFC/NASA

Utilizando o grfico da questo anterior, calcule o redshift observado para a radiao emitida por esta estrela na expresso exata e na aproximao de baixas velocidades.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Respostas

1.

a) b) A curvatura se deve ao movimento das partculas carregadas (eltron e psitron) em campo magntico transversal ao plano. Ao interagir com o material presente dentro da cmara (que permite o registro das trajetrias dessas partculas), ocorre perda de energia reduzindo assim a velocidade e, consequentemente o raio da trajetria criando as espirais para dentro, como observado na fotografia acima. c) 1,0 MeV. No experimento, a energia maior uma vez que preciso separar as partculas formadas, superando a interao entre ambas. d) 2,5 1020 Hz. Como se v, trata-se de raios gama. e)
Um eltron encontra um fton e desviado de sua trajetria inicial.

Fton produz um par eltron-psitron.

Um eltron encontra um psitron, aniquilam-se produzindo um fton, que, ento se converte novamente em um novo par eltron-psitron; porm, com trajetrias alteradas, em relao incidncia. Obs: esse fton usualmente chamado de fton virtual, por no chegar a ser observado.

2. a) A emisso de radiao se d em virtude do salto dos eltrons entre os diferentes nveis atmicos

(dos estados de maior energia para os estados de menor energia), como estes nveis so discretos (ou quantizados) apenas um conjunto discreto de raias observado. Quanto maior o nmero de eltrons mais nveis so acessveis e, portanto, o nmero de raias aumenta com o aumento do nmero atmico dos elementos, como se v acima onde o H o elemento com menor nmero de eltrons e o C com o maior nmero de eltrons. b) H, Na, Hg, Fe, Ca e Mg c) o dubleto de Fe, ndices b3 e b4, em 516,891 d) E = hc(1/1 1/2) = 12 x 10-7 x 2 eV = 2,4 10-6 eV = 0,002 meV.
3. a) RH = 0.011 nm-1

b) 5-2 = 433 nm e 6-2 = 409 nm. So as duas raias na regio do violeta. c) = 121 nm. Esta emisso no ocorre na regio do espectro visvel porque seu valor est abaixo do comprimento de onda do violeta.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Respostas

d) No. As demais emisses tambm estaro fora da regio visvel, pois para maiores valores de n1 o valor de diminui ainda mais. e) n1 = 4 e n2 = 2;
4. a)

b) Ve = hf V = (h/e)f Esta equao para V em funo de f d uma reta com coeficiente angular positivo (h/e), que cruza o eixo das tenses em um valor negativo de . Portanto, o grfico corresponde exatamente equao proposta por Einstein. c) Utilizando-se do grfico os pares ordenados (80 1013 Hz, -1V) e (105 1013 Hz, 0V), o coeficiente angular pode ser obtido: h/e = V/f = [0 (1)]V / [(105 80)1013 Hz] = 10-13/25 Js/C = 4 10-15 Js/C. d) h/e = 4 10-15 Js/C h = 1,6 10-19 C 4 10-15 J.s/C = 6,4 10-34 J.s
5. a) E = 2/(8m x2) + m2 x2/2

b) xmin = (/2m); Emin= h/2 = hf/2; c) pmin = /2xmin = (2m/)/2; d)


Emin 310-22 J 1,710-9 m 2,410-26 N.s

xmin pmin

e) Na imagem, podem ser identificados 48 tomos de ferro. Uma incerteza de 4,2 10-8 nm perfeitamente compatvel (maior) com a incerteza mnima de Heisenberg. Tambm no se est medindo o momento dos eltrons que fazem parte destes tomos nem se tentando traar suas trajetrias exatas, mas verificando as taxas de transio destes eltrons e a ponta de prova, de modo a limitar espacialmente a regio compreendida pela nuvem eletrnica de cada tomo.
06. a)I. condutor

II. isolante III. semicondutor Um semicondutor tem um gap menor que o isolante, de modo que com o aumento da temperatura externa pode-se promover eltrons da banda de conduo para a banda de valncia do material, tornando-o condutor. b) O boro (B), consiste de tomo que tem um eltron a menos que o Si, e portanto existe a falta de um eltron nas vizinhanas dos tomos de Si a ele ligados, sendo portanto um dopante do tipo P. O B pertence, assim ao grupo III. O arsnio (As), por sua vez, tem um eltron a mais que o Si, sendo, portanto, um dopante do tipo N, no qual existe uma sobra de eltrons nas imediaes dos tomos de Si da matriz. O As pertence ao grupo V.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 3 | Avaliao captulos 9 e 10

Respostas
c)

Dopagem tipo N

Dopagem tipo P

A insero de estados ocupados prximos banda de conduo (dopagem tipo N) faz com que estes eltrons possam migrar para a banda de conduo, aumentando, portanto, a condutividade do material com estes portadores N. A insero de estados vazios prximos banda de valncia, faz com que para estes estados possam migrar os eltrons que preenchem a banda de valncia, e, desta forma, estados de buraco podem ser produzidos na banda de valncia possibilitando a conduo de portadores P.
07. a)

d22 = (v t2)2 + d12 (c t2)2 = (v t2)2 + (c t1)2 ( c2 v2 ) t22 = c2 t12 [1 (v/c)2] t22= t12 t2 = t1/[1 (v/c)2] b) t2 = 2 t1 = 2 1 h = 2 h c) 480 m d) t2 = 11,2 s; 3360 m
8. a) Sim, o ponto A pode influenciar um evento no ponto B, j que ele est no interior do cone de luz,

com origem em A. Ou seja, trata-se de um evento futuro acessvel ao evento A. O evento C, por sua vez, inacessvel ao evento A, j que est fora do cone. b)

c) A velocidade de 1.500 km/s = 1,5 x 106 m/s, em unidades de c : v/c = 0,02, regio de velocidades onde a aproximao de baixas velocidades ainda muito adequada, levando a redshifts de z = 0,02.

You might also like