You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR GRADUAO EM LETRAS

O QUE SOCIOLOGIA?
RAQUEL MOREIRA MACHADO

NOVA IGUAU 2011

O QUE SOCIOLOGIA?

Fichamento apresentado disciplina Sociologia da Educao I do curso de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Otair

CITAES E COMENTRIOS PESSOAIS O que sociologia? Segundo Carlos Benedito Martins, a sociologia este conjunto de conceitos, de tcnicas e de mtodos de investigao produzidos para explicar a vida social (...) o resultado de uma tentativa de compreenso de situaes sociais radicalmente novas, criadas pela ento nascente sociedade capitalista. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 8 Grifos meus) Seria a Sociologia uma forma de reflexo? A Sociologia mais do que simplesmente refletir sobre a sociedade moderna, pois suas explicaes sempre contiveram intenes prticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilizao. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 8 Grifos meus) Sociologia e Modernidade Podemos entender a Sociologia como uma das manifestaes do pensamento moderno. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 10 Grifos meus), pois uma nova rea do conhecimento relacionada ao mundo social. Contexto histrico do surgimento da Sociologia O seu surgimento (...) coincide com os derradeiros momentos da desagregao da sociedade feudal e da consolidao da civilizao capitalista. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 10 Grifos meus) Fatos importantes para o surgimento da Sociologia O sculo XXI constitui um marco importante para a historia do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformaes econmicas, polticas e culturais que se aceleram a partir dessa poca colocaro problemas inditos para os homens. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 11 Grifos meus) Pode-se citar como exemplo de transformaes sociais a Revoluo Industrial com a introduo da mquina a vapor e o aperfeioamento dos produtivos, a transformao da atividade artesanal em atividade manufatureira e atividade fabril, que desencadearam emigrao do campo para a cidade, engajou mulheres e crianas em longas jornadas de trabalho em pssimas condies de trabalho, sem descanso e ganhando salrios de subsistncia. Devido a isso houve aumento da prostituio, do suicdio, do alcoolismo, do infanticdio, da criminalidade, da violncia, de surtos de epidemia, etc. Um dos fatos de maior importncia relacionados com a revoluo industrial sem dvida o aparecimento do proletariado e o papel histrico que ele desempenharia na sociedade capitalista. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 14 Grifos meus).

Importncia dos fatos desencadeados pela Revoluo Industrial para a Sociologia. A profundidade das transformaes em curso colocava a sociedade num plano de anlise, ou seja, esta passava a se constituir em problema, em objeto, que deveria ser investigado. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 15 Grifos meus). A partir da ocorriam debates ideolgicos, em que se envolviam correntes liberais, conservadoras e socialistas. Posio dos socilogos diante do mundo social aps a Revoluo Industrial: Eles no desejavam produzir um mero conhecimento sobre as novas condies de vida geradas pela Revoluo Industrial, mas procuravam extrair dele orientaes para a ao, tanto para manter, como para reformar ou modificar radicalmente a sociedade de seu tempo. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 15 Grifos meus). Os precursores da Sociologia: Eram militantes polticos, entre indivduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades. (...)Pensadores como Owen (...), William Thompson (...), Jeremy Bentham (...), s para citar alguns daquele momento histrico (...)(B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 15 Grifos meus). O que havia em comum entre todos os pensadores daquele momento histrico? Todos concordavam que a sociedade industrial produzira fenmenos inteiramente novos que mereciam ser analisados. A Sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual s novas situaes colocadas para a Revoluo Industrial. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 16 Grifos meus). O que impulsionou a anlise e a reflexo que originou a sociologia? A sociedade capitalista, suas transformaes, suas crises, seus antagonismos de classes e todos os aspectos sociais. Por que no existia Sociologia nas sociedades pr-capitalistas? Porque a vida social era estvel, sem mudanas bruscas; A sociedade no era um problema. Importncia do pensamento cientfico para a Sociologia O pensamento cientfico contribuiu para a renncia de uma viso sobrenatural para explicar os fatos, substituindo-a por indagao racional atravs de mtodos cientficos como observao e experimentao. Isso foi possvel graas ao pensamento Filosfico desenvolvido durante o sculo XVII por

filsofos como Francis Bacon e Vico, o que permitiu a formao de uma nova atitude intelectual diante dos fenmenos naturais e culturais. A importante tarefa dos pensadores Os pensadores deveriam propor uma atitude racional e encontrar solues prticas para a reorganizao social. Devido ao estado crtico da sociedade que estava sendo tomada por revolues, anarquia poltica, etc., os pensadores acreditavam que era necessrio fundar uma nova cincia - a cincia social. Os interesses da nova cincia A nova cincia era uma tarefa intelectual somada valorizao de alguns valores importantes para a constituio da sociedade. Enquanto resposta intelectual crise social de seu tempo, os primeiros socilogos iro revalorizar determinadas instituies que segundo eles desempenham papis fundamentais na integrao e na coeso da vida social. A jovem cincia assumia como tarefa intelectual repensar o problema da ordem social, enfatizando a importncia de instituies como a autoridade, a famlia, a hierarquia social, destacando a sua importncia terica para o estudo da sociedade. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 30 Grifos meus). O termo fsica social Este termo foi utilizado pelo pensador Comte para designar a cincia que estuda os fenmenos sociais; para ele, o modelo das cincias fsico-naturais deveria ser seguido e aplicado tambm aos fenmenos da sociedade. Sociologia e Socialismo Num contexto de luta entre classes sociais, a sociologia vincula-se ao Socialismo como referencial terico de defesa dos interesses sociais do proletariado. Mltiplas sociologias O carter antagnico da sociedade capitalista, ao impedir um entendimento comum por parte dos socilogos em torno ao objeto e aos mtodos de investigao desta disciplina, deu margem ao nascimento de diferentes tradies sociolgicas ou distintas sociologias, como preferem afirmar alguns socilogos. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 35 Grifos meus). Os conservadores eram defensores apaixonados das instituies religiosas, monrquicas e aristocrticas que se encontravam em processo de desmoronamento, tendo alguns deles, inclusive, interesses diretos na preservao destas instituies. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 38 Grifos meus).

O positivismo procurou oferecer uma orientao geral para a formao da sociologia ao estabelecer que ela deveria basicamente proceder em suas pesquisas com o mesmo estado de esprito que dirigia a astronomia ou a fsica rumo a suas descobertas. A sociologia deveria, tal como as demais cincias, dedicar-se busca dos acontecimentos constantes e repetitivos da natureza (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 45 Grifos meus). A funo das Sociologia, nessa perspectiva, seria a de detectar e buscar solues para os problemas sociais, restaurando a normalidade social e se convertendo dessa forma numa tcnica de controle social e de manuteno do poder vigente. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 51 Grifos meus). Sociologia e Marxismo A formao da sociologia como uma cincia social de cunho crtico e negador do capitalismo est relacionada s teorias de Marx e Engels. A formao terica do socialismo marxista constitui uma complexa operao intelectual, na qual so assimiladas de maneira crtica as trs principais correntes do pensamento europeu do sculo passado, ou seja, o socialismo, a dialtica e a economia poltica). (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 52 Grifos meus). Os socilogos encontraram no socialismo uma base; atravs da dialtica, ressaltaram o carter revolucionrio e a partir do momento que consideraram a economia poltica, houve um encontro com economistas como Adam Smith, que foi algo alm de estabelecer relaes entre filosofia, economia e poltica, mas estabelecer relaes entre teorias e prticas e entre cincia e os interesses das classes sociais, buscando restabelecer o bom funcionamento da sociedade e provocando mudanas na sociedade. Importncia do Marxismo para a Sociologia (...)Forneceram uma importante contribuio para a anlise da ideologia, para a compreenso das relaes entre as classes sociais, para o entendimento da natureza e das funes do Estado, para a questo da alienao(...),inspirao para se tornar um empreendimento crtico e militante, desmistificador da civilizao burguesa, e tambm um compromisso com a construo de uma ordem social na qual fossem eliminadas as relaes de explorao entre as classes sociais (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 61 Grifos meus). A contribuio de Weber A obra de Weber representou uma inegvel contribuio pesquisa sociolgica, abrangendo os mais variados temas, como o direito, a economia, a histria, a religio, a poltica, a arte, de modo destacado a msica.(...) Foi um dos precursores da pesquisa emprica na Sociologia.(...) A anlise da religio ocupou lugar central nas preocupaes e nos trabalhos de Weber (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgs 66 e 67 Grifos meus).

Contexto de desenvolvimento da Sociologia O desenvolvimento da Sociologia ocorreu a partir de um cenrio de dominao burguesa sobre o proletariado atravs de aparatos repressivos e ideolgicos. Esse foi o perodo mais rico da Sociologia em termos de pesquisa. Durkheim, Maurice Halbwachs, Max Weber, Marc Bloch, Pirenne, Max Scheller e Karl Mannhein desenvolveram pesquisas importantssimas. Houve pesquisas de campo que possibilitaram avanos no levantamento de dados empricos e documentao dos impactos da urbanizao sobre os homens, juntamente com anlise da mudana das formas tradicionais de controle social para outras formas. Apesar da afirmao e sistematizao da sociologia como cincia, ainda havia muitas limitaes. Muitas mudanas ocorreram, proporcionando o surgimento do socilogo profissional. A funo do socilogo na atualidade Em grande medida, a funo do socilogo de nossos dias liberar sua cincia do aprisionamento que o poder burgus lhe imps e transformar a sociologia em um instrumento de transformao social. Para isso, deve coloc-la ao lado sem paternalismo e vanguardismo dos interesses daqueles que se encontram expropriados material e culturalmente, para junto deles construir uma sociedade mais justa e mais igualitria do que a presente. (B. MARTINS, Carlos O que Sociologia pgina 94 Grifos meus).

You might also like