You are on page 1of 12

Disciplina:

Comunicaes Espaciais

Satlite
Problemas crticos na transmisso Atenuaes envolvidas nas comunicaes Freqncia de transmisso

Engenharia Telecomunicaes

Araatuba, junho 2011

NDICE
INTRODUO _____________________________________________ 3 PROBLEMAS CRTICOS NA TRANSMISSO ______________________ 4 Perda no espao livre _____________________________________ 4 Rudos _________________________________________________ 5 Desvanecimentos ________________________________________ 6 Absoro atmosfrica _____________________________________ 8 ATENUAES ENVOLVIDAS NAS COMUNICAES ________________ 9 FREQNCIA DE TRANSMISSO _____________________________ 10 BIBLIOGRAFIA ___________________________________________ 12

INTRODUO Comunicao via satlite


Os avanos recentes na tecnologia de satlites permitiram o desenvolvimento de uma nova gerao de satlites de telecomunicaes. A transmisso em uma largura de banda bastante grande tornou-se possvel graas ao uso de freqncias bastante altas e a um aumento da potncia disponvel dentro dos satlites. Uma das principais conseqncias disso foi uma drstica reduo do tamanho e custo das estaes terrestres. Atravs de satlites geoestacionrios pode-se alcanar taxas de transmisso digital muito altas usando estaes terrestres relativamente baratas. Os satlites so um verstil meio de comunicao e possibilitam atender a qualquer plano especfico que qualquer corporao individual necessite. Definio:

O satlite, do ponto de vista de transmisso uma simples estao repetidora dos sinais recebidos da Terra que so detectados, deslocados em freqncia, amplificados e retransmitidos de volta Terra. Um satlite tpico composto de uma parte comum (bus) onde se encontram as baterias, painis solares, circuitos de telemetria e a parte de propulso. Alm do bus temos a carga til (payload) composta essencialmente dos circuitos repetidores, denominados transponders.

Problemas crticos na transmisso


Alguns deles so: Perda no espao livre Rudos Desvanecimento Absoro atmosfrica

Perda no espao livre


Perda do espao livre a perda de transmisso terica entre duas antenas isotrpicas de rdio no espao livre, dependente apenas da distncia e da freqncia, com todos os fatores variveis eliminados (reflexo, obstruo e espalhamento) O canal fsico de propagao , portanto o espao livre entre as antenas. um canal fsico nico para todos os sistemas transmisso e por isso se diz, que se trata dum canal aberto. Como contraponto propagao guiada isto d origem a alguns problemas. A possibilidade de interferncia entre canais real e muito menor a segurana da informao. Por outro lado este tipo de propagao est sujeito a todos os tipos de rudo existentes, desde o rudo csmico, ao rudo industrial. Na propagao em espao livre existem perdas por disperso. O fato da onda no se propagar confinada a um determinado espao fsico, leva a que uma parte da energia se v espalhando, e apenas uma percentagem dessa energia chega ao emissor. J as perdas associadas ao meio material so na maior parte dos casos consideradas nulas, uma vez que se assume ser o espao livre preenchido por vcuo. S em circunstncias onde a frequncia de trabalho mais alta ou a atmosfera tem uma composio diferente, estas perdas devem ser consideradas. Na propagao em espao livre, o canal j existe no sendo necessria a sua construo ou instalao. No entanto no pode ser melhorado centrando-se o estudo da propagao em espao livre na pesquisa das caractersticas do canal e na melhor forma de o sistema de transmisso se adaptar ao canal. Outro aspecto importante que se trata algumas vezes dum canal com caractersticas aleatrias. A quantidade de precipitao ou a presena de maior ou menor concentrao de gases na atmosfera so exemplos de fatores que variam no tempo sendo necessrio entrar em fase de projeto com estimativas baseadas em valores mdios conhecidos. Outra vantagem da propagao em espao livre o aspecto da mobilidade. graas a esta forma de propagao que existe comunicao mvel, permitindo tanto ao emissor como ao receptor ocuparem diferentes posies no espao ao longo do tempo. So exemplos da propagao em espao livre a comunicao via satlite, a 4

transmisso de rdio e televiso e as comunicaes mveis numa rede celular.

Rudos
a quantidade de sinal aleatrio que pode degradar o sinal transmitido. Podemos classificar em dois tipos: 1. Rudo Branco ou Trmico o sinal cujo espectro cobre toda a faixa de freqncia de - at +, ou seja, possui componentes em todas as freqncias. O rudo branco aparece somado ao sinal, na recepo, devido ao movimento aleatrio de eltrons nos pares telefnicos, e chamado tambm de rudo trmico.

2. Rudo Impulsivo

Esse tipo de rudo pode aparecer na recepo, sendo definido como sinais ou pulsos eltricos no prognosticveis. 3. Diafonia (crosstalk) Linha cruzada como na telefonia. Pode ocorrer quando sinais indesejados so recebidos por antenas de micro-ondas. Esse efeito dominante nas bandas ISM. 4. Intermodulao devido ao compartilhamento de um mesmo meio de transmisso entre sinais de diferentes frequncias. Ela produz sinais em uma frequncia que a soma ou a diferena entre as frequncias originais ou entre mltiplos dessas frequncias. E ocorre quando h no-linearidade no transmissor, no receptor ou no sistema de transmisso interveniente. No-linearidade pode ser causada por: Mau funcionamento de componentes. Potncia de sinal excessiva. Natureza dos amplificadores utilizados.

Desvanecimentos
O ar atmosfrico o meio de transmisso utilizado pelos sistemas rdio de microondas em visada direta. Conceitua-se o desvanecimento da seguinte forma: Um feixe de microondas ao atravessar seu meio de transmisso, sofre alteraes de amplitude e de percurso. Essas alteraes, percebidas por atenuaes, reforos e distores no espectro do sinal, o que chamamos de desvanecimento. Existem vrias categorias de desvanecimento as quais so classificadas quanto a suas causas e efeitos. Como, em um lance de microondas, muitas de suas caractersticas podem ocorrer ao mesmo tempo, estudar o desvanecimento em seu conjunto torna-se por demais complexo. De modo que, para um melhor entendimento dos vrios fenmenos devemos separar cada causa e cada efeito. Dessa maneira, diremos: a) Que existem fundamentalmente quatro causas de desvanecimento devido ao ambiente. b) Essas causas influenciam fisicamente o feixe de ondas. c) Conseqentemente, surgem os dois tipos de desvanecimento possveis, do ponto de vista do espectro de freqncias: Desvanecimento Plano e Seletivo. Assim temos: 6

Em outras palavras, no espectro do sinal podem ser observados somente dois tipos de desvanecimento, como mostrado na figura: - Desvanecimento Plano - Desvanecimento Seletivo

Os mesmos so conseqncia do que as condies atmosfricas e obstculos causam na trajetria e na intensidade do feixe de microondas (efeito fsico na onda). Na tabela 1, podemos ver como se relacionam cada causa, e cada efeito na onda, resultando em cada tipo de desvanecimento:

Na coluna esquerda da tabela esto relacionadas as quatro causas ambientais de desvanecimento. No alto da tabela esto os dois tipos de desvanecimento: Plano e Seletivo que surgiro conforme efeito sofrido pela onda. No interior da tabela, cada efeito fsico sobre a onda de rdio est relacionado sua causa e conseqente tipo de desvanecimento.

Absoro atmosfrica
Conforme pode ser observado na figura 2, entre a irradincia do Sol medida fora da atmosfera (linha azul) e a energia que atinge a superfcie da Terra (linha amarela) existem diferenas substanciais resultantes da absoro atmosfrica. Esta seletiva, atingindo o seu mximo em torno dos pontos centrais dos espectros de absoro dos gases atmosfricos.

Repare-se a elevada absoro do oznio (O3) atmosfrica na banda dos ultravioletas e no efeito do vapor de gua (H2O) e do dixido de carbono (CO2), estes acuando essencialmente sobre os comprimentos de onda maiores. Esta absoro seletiva est na origem do efeito de estufa, devido ao fato da radiao terrestre, resultante do retorno para o espao da radiao solar por via do aquecimento da Terra, ser feita essencialmente na banda dos infravermelhos longos, radiao para a qual o CO2 tem grande capacidade de absoro. A parcela absorvida d origem, conforme o meio, aos processos de fotoconverso e termoconverso. Na fotoconverso, a energia absorvida remetida, embora em geral com frequncia diferente, sendo os novos fotes em geral sujeitos a novas absores, num efeito em cascata que em geral termina numa termoconverso, a qual consiste na captura da energia e a sua converso em calor, passando o material aquecido a emitir radiao com um espectro correspondente sua temperatura, o que, no caso da Terra, corresponde radiao infravermelha que forma o grosso da radiao terrestre.

Atenuaes envolvidas nas comunicaes


Atenuao a diminuio da intensidade da onda com a distncia. Da Fsica, sabemos que a intensidade do campo varia inversamente com o quadrado da distncia. Essa diminuio da intensidade que se denomina atenuao. Quanto mais distante do emissor, mais fraco o campo eletromagntico, como mostrado na figura 3.

Elas podem ser do tipo: 9

- ATENUAO TROPOSFRICA E ATMOSFRICA Para ngulos de elevao inferiores a 30 graus, os valores considerandos esto situados entre 0,1 dB e 0,7 dB. No caso especifico dos projetos desenvolvidos no Brasil, atendendo as condies requeridas para o Brasilsat, estas perdas podem ser desconsideradas. - DEGRADAO POR DESALINHAMENTO DE POLARIZAO No desalinhamento de polarizao, dois aspectos que ocorrem simultaneamente podem ser abordados: desalinhamento por rotao de Faraday e desalinhamento que ocorre em duas situaes: ao meio dia e na madrugada. Para sinais linearmente polarizados, ao passar pela atmosfera, a rotao de Faraday estimada, variando com as freqncias entre 3.5 GHz e 6.5 GHz, ser de 2,0 a 7,3 graus ao meio-dia e de 0,3 a 1,5 graus durante a madrugada. - ATENUAO POR CHUVA Principalmente para pequenos ngulos de elevao a atenuao por chuva pode ser muito elevada, excedendo 3 dB. - INTERFERNCIA SOLAR A interferncia do Sol nas telecomunicaes via satlite ocorre anualmente em dois perodos: maro e setembro. Nesses perodos, as antenas das estaes terrenas apontam para o Sol, sofrendo grandes interferncias. Nos perodos de eclipse esta interferncia muito pequena, geralmente 10 a 15 minutos/dia, durante uma semana.

Freqncia de transmisso

A faixa C a mais utilizada nas transmisses telefnicas interurbanas e internacionais, bem como na transmisso de TV; a faixa X de uso militar e a Ku permite a TV por assinatura via satlite.

10

Sistemas de comunicao via satlite nas bandas Ku e Ka constituem uma tecnologia moderna e de grande potencial em termos de servios de telecomunicaes. Devida freqncia elevada, servios de telecomunicaes como de telefonia, de dados e de televiso podem ser realizados atravs de redes com topologia em estrela constitudas de estaes terminais de pequeno porte denominadas de VSAT (Very Small Aperture Terminal), acopladas a uma estao central mestre (master ou HUB). As redes VSATs so uma soluo tcnica-econmica interessante para pases em desenvolvimento como o Brasil, pois possui grandes reas com comunidades remotas ou isoladas. Entretanto, nas Bandas Ka e Ku, a ocorrncia de chuvas tem sido uma preocupao devida atenuao de propagao por elas causada. Em pases de clima Tropical e Equatorial como o Brasil esta preocupao maior considerando o regime de chuvas mais intensas. Tambm a atenuao por nuvens nestas regies significativa. Dependendo da intensidade da chuva uma interrupo do enlace via satlite pode ocorrer, indisponibilizando o servio.

11

BIBLIOGRAFIA
http://ccaetanoa.blogspot.com/2010/02/satelite.html http://www.ericonet.com.br/admin/material/redes_wireless.pdf http://www.deetc.isel.ipl.pt/sistemastele/Pr1/Arquivo/Sebenta/Geral/Int roGeral.pdf http://professores.unisanta.br/isfarias/Materia/Sistemas%20de%20Com unicacao%20I/Trans.pdf https://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap-34.pdf

12

You might also like