You are on page 1of 4

S""JCJ :Je PsC!llogoa a On.;nrao _...{;.

I
./

DECRETO-LEI W 3/2008 OE 7 DE JANEIRO (Resumo)

Destinatrios

Alunos da educao pr-escolar, ensinos bsico e secundrio do sector pblico, particular e cooperativo que tenham limitaes significativas ao nvel da actividade e participao num ou vrios domnios de vida decorrentes de alteraes funcionais e estruturais de carcter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nvel da comunicao, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participao social

Escolas/Agrupamentos

- No podem rejeitar a matrcula ou a inscrio de qualquer criana com NEECP; - Estes alunos tm prioridade de matrcula; - As escolas devem incluir nos seus projectos educativos as adequaes relativas ao processo de ensino e aprendizagem de carcter organizativo e de funcionamento; - As escolas/Agrupamentos podem desenvolver respostas especficas: unidade de apoio multideficincia e surdocegueira, autismo. Estas respostas so propostas pela Dreo, ouvido o Conselho Pedaggico, quando o nmero de alunos, a natureza das respostas, dos equipamentos e especializaes profissionais o justifiquem; -As unidades so criadas por despacho do Sr. Director Regional.

Participao dos Encarregados de Educao

-Tm acesso a toda a informao e ao processo educativo do aluno; - Quando os Encarregados de Educao no exeram o direito de participao, a escola deve desencadear as respostas educativas adequadas ao aluno; - Quando os pas no concordam com as medidas propostas, podem recorrer aos servios do ME; -Participam na elaborao do Programa Educativo Individual; -Aprovam o relatrio a elaborar no final do ano lectivo.

Referenciao

- Pode ser feita pelos pais, servios de Interveno Precoce, docentes, outros tcnicos e servios que intervm com a criana ou jovem ou que tenham conhecimento da eventual existncia de necessidades educativas especiais; - feita mediante o preenchimento de um documento onde se explicitam as razes que levam a referenciar a situao e se anexa toda a documentao relevante para o processo de avaliao; - dirigida ao rgo de gesto e administrao da escola.

Avaliao

Programa Educativo Individual

- o Diretor solicita ao Departamento de Educao Especial um re latrio tcnico pedaggico onde se explicitam as razes que determinam as NEE do aluno e a sua tipologia, bem como os apoios especializados necessrios, as adequaes do processo de ensino/aprendizagem e as tecnologias de apoio necessrias. Nesse relatrio devem constar os resultados da avaliao obtidos por referncia CIF; - Deve ser assegurada a participao activa dos pais/encarregados de educao; -Pode incluir os Centros de Sade, os Centros de recursos especia lizad os ou as unidades de apoio; -O Diretor dever homologar o relatrio tcnico/pedaggico; -A avaliao dever ficar conclu da 60 dias aps a referenciao, com a aprovao do Programa Educativo Individual, pelo Diretor; Caso o Diretor no aprove, deve exarar despacho justificativo da deciso dirigido a quem elaborou o programa, a fim de os intervenie ntes procederem sua reformulao; - O servio docente assume carcter prioritrio, devendo dar-se preferncia avaliao sobre toda a actividade docente e no docente, excepo da lectiva; - O servio de avaliao de aceitao obrigatria e integrado na componente no lectiva -O modelo do Programa aprovado pelo Conselho Pedaggico; - Do Programa Educativo Individual deve constar obrigatoriamente, de entre outros: Identificao do aluno. Resumo da histria escolar e antecedentes releva ntes. Caracterizao dos indicadores de fu ncionalidade, nvel de aquisies e dificuldades do aluno. Factores ambientais que funcionam como ba rre ira ou facilitadores participao do aluno. Medidas educativas a implementar. Contedos, objectivos gerais, especficos, estratgias, recursos humanos e materiais a utilizar. Nvel de participao do aluno nas actividades educativas da escola. Distribuio horria pelas actividades previstas. Identificao dos tcnicos responsveis. Definio do processo de ava liao e implementao do Programa Educativo Individual. Data e assinatura dos participantes na sua elaborao e dos responsveis pela sua execuo. - O PEI elaborado conjunta e obrigatoriamente pelo docente do grupo/turma, DT, docente de educao especial, encarregado de educao e sempre que se considere necessrio, tcnicos de sade, de centros especializados ou unidades existentes; - Depois de elaborado aprovado pe lo Conselho Pedaggico e homologado pelo Diretor; No caso dos alunos surdos com ens ino bilingue, deve participa r na elaborao do PEI, um docente surdo de LGP; - O coordenador do PEI o Director de Turma, o Educador de Infncia ou Professor do 1 ciclo; - A aplicao do PEI carece de autorizao expressa do encarregado de educao; -A elaborao do PEI deve decorrer no prazo mximo de 60 dias aps a

Relatrio final de ano

Plano Individual de transio

referenciao; - o nico documento vlido para efeitos de distribuio de servio docente e no docente e constituio de turmas; -O PEI deve ser revisto a qualquer momento e obrigatoriamente no final de cada nvel de educao e ensino e no fim de cada ciclo do ensino bsico; -A avaliao das medidas previstas deve ocorrer em cada perodo . - No final do ano lectivo deve ser elaborado um relatrio circunstanciado sobre a aplicao das medidas, dos resultad os obtidos por cada aluno; - Refere propostas de alterao ou continuidade das medidas implement adas; - Deve ser elaborado conjuntamente pelo Educador de Inf ncia, Professor do 1 o ciclo ou DT, docente de educao especial, psiclogo, pelos docentes e tcnicos que acompanham o processo educativo do aluno; - O re latrio deve ser aprovado pelo encarregado de educao e pelo Conselho Pedaggico. - O PIT complementa o Programa Educativo Individu al; -O PIT inicia-se 3 anos antes da idade limite da escolaridade obrigatria; - Deve promover a capacitao e a aquisio de competn cias necessrias insero familiar e comunitria; - Deve ser datado e assinado por todos os profissionais que participam na sua elaborao, pelo encarregado de educao e, se possvel, pelo prprio aluno.
1. Apoio Pedaggico personalizado Reforo das estratgias utilizadas no grupo/turma aos nveis da organizao, do espao e das actividades; O estmulo e reforo das competncias e aptides envolvidas na aprendizagem; A antecipao e reforo da apre ndizagem de contedos leccionados no seio do grupo ou da turma; Reforo e desenvolvimento de competncias especficas. Apenas nesta situao, e consoante a gravidade da situao e a especificidade das compet ncias a desenvolver, o apoio pode ser prestado pe lo docente de Educao Especial. Nas restantes situaes, o apoio prestado pelo Educador de Infncia, Professor da turma ou da disciplina. 2. Adequaes curriculares individuais Tm como padro o currculo comum e no pem em causa a aquisio de competncias terminais de ciclo; Podem consistir na introduo de reas curriculares especficas que no fazem parte do currcu lo comum (leitura e escrita em Braille, orientao e mobilidade, treino de viso e actividade motora adaptada, entre outras}; A adequao do currculo para alunos surdos com ensino bilingue consiste na introduo de reas curriculares especficas para a li!, 2 e 3 lnguas; Podem consistir na introduo de objectivos e contedos intermdios em fun o das compet ncias terminais de ciclo; Podem incluir a dispensa das actividades que se revel em de difcil execuo, em funo das limitaes apresentadas pelo alu no. 3. Adequao do processo de matrcula Podem frequ enta r o Jl ou escola. Independentemente da sua rea de residncia; Os alunos com NE ECP podem ter adiamento da escolaridade

Medidas educativas

obrigatria, por 1 ano; Podem matricular-se por disciplinas (2 .3 ciclos e ensino secundrio); Deve ser dada prioridade de matrc ula em escolas de refernci a a alunos surdos, cegos e com baixa viso; Os alunos com autismo, multideficincia e surdocegueira podem matricular-se e frequentar escolas com unidades especia lizadas. 4. Adequao no processo de avaliaco Alterao do tipo de provas/testes Alterao dos instrumentos de avaliao e certificao Forma e meio de comunicao Periodicidade Durao Local 5. Currculo especfico individual Substitui as competncias definidas para cada nvel de educao e ensino; Pressupe alteraes significativas no currculo comum; Prev a introduo, substituio e/ou eliminao de objectivos e contedos; Inclui contedos que contribuem para a autonom ia pessoal e social do aluno e d prioridade s actividades funcionais, centradas nos contextos de vida; Direo e ao Departamento de Educao Especial compete orientar e assegurar o desenvolvimento destes currculos; 6. Tecnologias de apoio Dispositivos facilitadores destinados a melhorar a funciona lidade e reduzir a incapacidade do aluno. Estas medidas podem ser cumulativas, com excepo das "adequaes curriculares individuais" e "currculo especfico indiv idua l", no cumulveis entre si So leccionadas por docentes de Educao Especia l: Adequaes curriculares que no faam parte do currculo comum (leitura e escrita em Brai lle, orientao e mobilidade, treino de viso, actividade motora adaptada, entre outras); As adequaes curriculares para alunos surdos com ensino bilingue; Os contedos curriculares previstos no currculo especfico individual; - O apoio utilizao de materiais didcticos adaptados e tecnologias de apoio da responsabilidade do docente de Educao Especial; - Os Agrupamentos devem prever nos seus quadros os lugares necessrios para respo nder s necessidades dos alunos.

Servio docente

Cooperao e parceria

- Devem estabelecer-se parcerias com instituies, centros de recursos especializados de modo a contribuir pa ra a concretizao do projecto educativo dos alunos e para a sua insero comunitria.

You might also like