You are on page 1of 11

A teoria dos Ciclos Econmicos Reais: alguns apontamentos

Ednilson Silva Felipe


INTRODUO O Ciclo Econmico Real uma teoria muito importante no mainstream A idia mostrar as oscilaes que desviam o produto da sua taxa natural por algum perodo de tempo, so resultados de variaes nos agregados reais e ainda que essas alteraes no invalidam o pressuposto de comportamento otimizante dos agentes. Nesse sentido os defensores dessa teoria no somente usam os pressupostos e os fundamentos da macroeconomia novo-clssica mas tambm avanam mais que essa. Enquanto a teoria diz que alteraes no produto so fruto de choques exgenos (principalmente monetrios) criando surpresas nos agentes racionais, a teoria do ciclo econmico real diz que essas alteraes so resultados de decises otimizantes dos trabalhadores e capitalistas a esses choques. Esse trabalho objetiva apresentar, ainda que de forma simplificada, as caractersticas bsicas da teoria do ciclo econmico real e levantar algumas crticas a esse modelo, usando principalmente as concluses dos estudos da complexidades, aplicados a teoria econmica. A primeira parte apresenta os fundamentos novo clssicos que serviro como base onde esto estabelecidas as proposies do ciclo econmico real. No segundo momento apresentamos as caractersticas bsicas deste. O terceiro item se divide em duas partes. A primeira apresenta a evoluo dos estudos do caos e complexidade e suas aplicaes a teoria econmica. A segunda trata de algumas crticas externas e internas ao modelo, as causas da queda dessa teoria como, em parte, conseqncia tambm das crticas a macroeconomia novo clssica. O item quatro apresenta alguns comentrios finais. 1 O REFERENCIAL TERICO O modelo do ciclo econmico real est baseado nos pressupostos e no arcabouo terico da macroeconomia novo-clssica. Esse modelo surgiu no incio da dcada de 70 quando todos os pases capitalistas que adotaram as polticas keynesianas para seu desenvolvimento enfrentaram um perodo crtico de estagflao, colocando em xeque as concluses de Keynes sobre as formas econmicas e polticas para a eliminao das depresses do ciclo econmico. Nesse sentido a macroeconomia novo-clssica volta a usar em suas bases os fundamentos pr-keynesianos baseados fundamentalmente no modelo microeconmico neoclssico.

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

10

O fato desse modelo voltar a usar os fundamentos microeconmicos neoclssicos para um entendimento da existncia de ciclos macroeconmicos, requer que todos os pressupostos daquela so usados nesta. Os agentes so racionais e sempre tero sucesso na maximizao de sua funo objetivo. Para que isso acontea, os mercados so instantaneamente ajustados via preo de tal forma que sempre se observe um equilbrio entre oferta e demanda em qualquer momento do ciclo econmico. Se assim, torna-se tambm necessrio entender a moeda como sendo de oferta exgena e com nenhuma influncia nas variveis reais. Nesse ponto discutiremos esses fundamentos bsicos separadamente e que serviro de base para a formulao da teoria do ciclo econmico real.

1.1 A neutralidade da moeda Segundo a teoria macroeconmica novo-clssica, a moeda uma varivel exgena e neutra (no causando alteraes no produto) ainda que, no curto prazo, pelo fato de os preos serem rgidos, isso criar um desvio do produto da sua taxa natural. No entanto, a medida que os agentes, racionais e otimizantes incorporem em suas informaes que houve um aumento a liquidez (via expanso por exemplo) suas aes iro levar o produto novamente de volta a sua taxa natural. Assim, claro afirmar que para essa linha de pensamento, a moeda neutra no longo prazo e que as alteraes no curto prazo acontecem unicamente enquanto os agentes incorporam tais alteraes em suas tomadas de deciso. 1.2 As expectativas racionais Os agentes vivem num ambiente racional otimizante. Assim usam de todas as informaes que tiverem disponveis da melhor forma possvel. Isso tambm implica que os erros de previses sejam igual a zero e que, portanto, suas previses so sempre exatas. Dessa forma as distores somente podero acontecer caso haja um choque inesperado de forma que existam um pequeno desvio entre as variveis previstas e as efetivamente ocorridas. No entanto, os agentes por serem racionais iro incorporar as suas informaes tais alteraes e iro, no tempo seguinte, tomar decises acertadas j considerando a existncia do choque. Assim, novamente a economia volta para seu ponto de equilbrio, para sua taxa natural. O fato a observar que os agentes no erram sistematicamente. Isso quer dizer que a medida que o choque acontece e mesmo tomando decises no otimizadoras, no tempo seguinte essas decises sero totalmente acertadas. Se assim no pode haver correlao entre os erros, no sentido de que uma alterao inicial no equilbrio no gera alteraes posteriores, fazendo com que haja maior distancia entre a varivel esperada e a ocorrida. Isso acaba implicando, tambm, que o mundo ento ergtico, j que, existe uma previso correta para o futuro (a no ser por choques exgenos) e que mesmo havendo tais alteraes, a economia volta ao ponto inicial de equilbrio walrasiano. Essa racionalidade dos agentes tanto em temos qualitativos quanto quantitativos. O que implica que eles conhecem perfeitamente o

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

11

modelo econmico em que esto inseridos envolvidas no sistema. 1.3 A existncia de market-clear

e tambm as equaes economtricas

A economia est constantemente em equilbrio walrasiano. Choques exgenos podem acontecer mas devido a existncia de racionalidade dos agentes, detentores de todas as informaes necessrias a maximizao de sua funo objetivo (leiloeiro walrasiano), os mercados se ajustam instantaneamente via alterao nos preos. Assim as curvas de demanda e ofertas sempre funcionaro a fim de que esse equilbrio possa ser restaurado. Dessa forma toma-se novamente os fundamentos neoclssicos das decises individuais para com uma ao de soma dessas aes, chegar-se ao nvel macro. 2 A TEORIA DO CICLO ECONMICO REAL A Teoria do Ciclo Econmico Real usa os mesmos pressupostos da macroeconomia novo clssica para fundamentar suas hipteses. No entanto, em alguns pontos essa teoria vai alm. Exemplo disso est no fato de que nesse modelo os preos so flexveis mesmo no curto prazo. Outro exemplo se d em relao a neutralidade da moeda. Na teoria macroeconmica novo clssica um choque monetrio inesperado pode altear o equilbrio e os nveis de produto e de consumo no curto prazo. Mas como a moeda neutra, no longo prazo esses agregados voltam a sua taxa natural. No ciclo econmico real a poltica monetria de expanso ou contrao da oferta de moeda to desprezvel que essa varivel nem foi usada nos modelos iniciais. Como os preos so flexveis mesmo no curto prazo, esse ajuste de preos quem vai determinar a variao da oferta e demanda por moeda, que passa a ser ento uma varivel estritamente dependente sem qualquer possibilidade de alterar, por seu fluxo de ampliao ou reduo os agregados reais. Dessa forma nem o nvel geral de preos nem oferta e demanda por moeda podem provocar qualquer alterao no produto da economia ou do emprego/ consumo por que so variveis que se ajustam automaticamente em funo das alteraes nas variveis reais. Como j enfatizamos: se o nvel de preos no importante e o mercado de moeda uma varivel determinada, ento esses dois elementos so deixados de lado no modelo bsico que aqui apresentamos.1 J que esse modelo usa os fundamentos microeconmicos para a explicao de seu ponto natural de equilbrio, a demonstrao se faz, aqui como nos outros, atravs de pares de curvas de demanda e oferta. Aqui, a curva de demanda real agregada representa a procura por parte de todos os agentes por bens e servios numa economia. A curva de oferta real agregada mostra a oferta a oferta de bens e servios (inclusive de mo de obra). A interseo dessas curvas apresenta tanto a taxa natural do produto da

Por isso esse modelo difere substancialmente do modelo da sntese neoclssica embora procurem explicao para as mesmas variveis: taxa de juros e produto. Enquanto para explicar a taxa natural dos juros reais e do produto a sntese neoclssica considera os preos rgidos no curto prazo e d importncia as variaes na oferta monetria (da a construo do modelo IS/LM), a teoria do ciclo econmico real constri um modelo de curvas onde as variveis preo e mercado monetrio no aparecem.

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

12

economia quanto a taxa natural de juros reais que se ajusta para equilibrar as curvas citadas. O modelo ficaria assim construdo:

r Oferta Real Agregada

Y Demanda Real Agregada

Outro ponto que diferencia esse modelo que, enquanto nas outras construes tericas a oferta de trabalho constante aqui os trabalhadores alteraro substancialmente esse nvel de oferta de emprego ao longo do ciclo econmico.

2.1 Substituio Intertemporal e Oferta de mo de obra A quantidade de mo de obra ofertada numa economia depende dos incentivos que so dados aos trabalhadores para que ofertem mais fora de trabalho. Como os trabalhadores, como todos os agentes econmicos so racionais e dadas as informaes que dispem tm possibilidade de maximizar suas utilidades, eles sempre faro a escolha que mais lhe proporcionar satisfao. Se forem melhor remunerados, por exemplo, escolhero trabalhar mais horas. Se essa remunerao for menor, ento eles escolhero trabalhar menos horas e se essa remunerao no lhes for satisfatria, eles escolhero o lazer ao invs de ofertar mo de obra a economia. Para ver se vantajoso ou se decidir trabalhar maximiza ou no o seu prazer, eles dispe de um instrumento chamado substituio intertemporal do trabalho. Para um trabalhador decidir se oferta a sua mo de obra ou no ele comparar se o ganho vai ser maior trabalhando hoje e preferindo o lazer no futuro ou escolhe adquirir o lazer agora e trabalhar num segundo momento. Essa deciso acontece em face da taxa de juros. Se o resultado da soma do salrio de hoje mais uma parcela desse salrio oriunda de aplicao a determinada taxa de juros for maior do que o salrio de um trabalho futuro, ento ele escolher trabalhar agora. Se o salrio do tempo seguinte for maior, ento ele escolher o lazer no momento atual e trabalhar depois. Essa funo dada por: Preo Relativo Intertemporal = (1+r)W1 W2 Onde r = taxa de juros; w1 = salrio no tempo atual, w2 = salrio no futuro.

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

13

De acordo com esse modelo todos os trabalhadores efetuam essa anlise antes de decidirem se trabalham ou no. Como o aumento da oferta de trabalho expande a curva de oferta agregada e por consequncia o produto, ento essa deciso dos trabalhadores pode explicar as variaes no produto e a existncia de ciclos econmicos. Isto , explicam como o produto e a renda flutuam no ciclo econmico. Se esse benefcio se d pela a aplicao do salrio a determinada taxa de juros, ento a oferta de mo de obra ter o mesmo movimento dessa variao da taxa de juros. Quanto mais alta for a taxa de juros mais horas os trabalhadores estaro dispostos a ofertar e maior ser o produto da economia. 2.2 Alteraes na Poltica fiscal Neste modelo um aumento nas despesas do governo tambm altera o nvel de renda da economia. Com esse aumento dos gastos do governo a curva de demanda real agregada se desloca para direita. Como demonstra a figura abaixo, essa expanso da curva para a direita eleva o nvel do produto e produz um aumento da taxa de juros. A explicao desse incremento do nvel de renda da economia, neste modelo no se d via consumo, mas sim porque, dado esse aumento na taxa de juros, os trabalhadores sero incentivados a ofertar mais trabalho pelo atrativo do rendimento oriundo da aplicao do salrio a taxa de juros dada, fazendo com que, atravs do emprego essa mo de obra ofertada, o produto cresa.

Tx. Juros

Oferta Real Agregada 1

R2 R1

Demanda Real Agregada 2 Demanda Real Agregada 1 Y1 Y2 Produto

2.3 Choques Tecnolgicos Segundo a Teoria do Ciclo Econmico Real, uma tecnologia aperfeioada, dada o seu aumento de produtividade, aumentar a oferta de bens e servios em uma economia. Nesse caso, a curva de oferta real agregada se desloca para a direita. Como a tecnologia pode, nesse caso, desenvolver melhorias nos produtos e / ou uma diminuio em seu

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

14

preo, ento os agentes sero incitados a comear consumir esse produto ou aumentar o consumo que j efetuam. Assim haver tambm um deslocamento da demanda real agregada. A intensidade de deslocamento de cada uma dessa curva ir determinar se a taxa de juros cresce mais que o produto ou o contrrio. De qualquer forma, essa alterao na tecnologia ir alterar a oferta de mo de obra por parte dos trabalhadores. Abaixo apresentamos, nas figuras que seguem essas alteraes na demanda real agregada e na oferta real agregada, por conseqncia da alterao da tecnologia. Destaca-se que a intensidade de uma curva ou de outra ir provocar diferena no comportamento da taxa de juros e uma diferena em relao a quanto o produto se expande. No entanto, o objetivo mostrar que tanto num caso como noutro h um aumento no produto da economia.
Tx. Juros Oferta Real Agregada 1 Oferta Real Agregada 2 R2 R1

Demanda Real Agregada 2 Demanda Real Agregada 1 Y1 Y2 Produto

Nesse caso o impacto da tecnologia maior sobre a demanda real agregada do que na oferta real agregada. O produto se expande e h uma alta na taxa de juros.
Tx. Juros Oferta Real Agregada 1

Oferta Real Agregada 2

R1 R2 Demanda Real Agregada 2 Demanda Real Agregada 1 Y1 Y2 Produto

No caso a figura acima, a nova tecnologia causou uma expanso maior na oferta real agregada o que provocou um crescimento no produto mas com uma reduo na taxa de juros. Segundo os defensores desse modelo, nos perodos de recesso a taxa do produto da economia cai porque a tecnologia se deteriora. Isso faz com que o atrativo dos trabalhadores em ofertar trabalho tambm diminua. Ofertando menos mo de obra a economia deixa de produzir e a renda ento diminui.

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

15

3 CAOS, COMPLEXIDADE E CRTICA AO MODELO ECONMICO

DO CICLO

Aqui apresentaremos algumas crticas ao modelo do Ciclo Econmico Real usando basicamente a construo do pensamento atravs de uma nova pesquisa econmica que chamada de caos e complexidade. Este item est dividido em duas partes. A primeira trata dos referenciais tericos dessa nova construo do pensamento econmico, apresentado um pouco de sua histria e seus pressupostos gerais. A Segunda parte se aplica a entender, ainda que de forma sucinta, como esses pressupostos se aplicam a teoria econmica e ainda como eles contrastam com a construo do modelo do ciclo econmico real da teoria macroeconmica novo clssica. 3.1 O modo de estudo atravs da complexidade At um determinado tempo e hoje ainda em algumas linhas de pesquisas os modelos usados so os da cincia e matemtica clssica, como a matemtica euclidiana , onde a realidade pode ser reduzida a crculos, retngulos, cones e tringulos, ou seja, formas compostas basicamente de curvas e retas bem definidas. Alguns estudiosos, no entanto, no acreditam que esse tipo de anlise e de base cientfica capaz de explicar os eventos reais, que na maioria das vezes no so lineares e nem exatos quanto prope essa cincia clssica. Para esses autores e pesquisadores a explicao da realidade s pode acontecer em sistemas complexos no linearizveis, os chamados sistemas caticos. Nessa linha de estudo a irregularidade aparece como regra e no como exceo, como acontece nos modelos linearizveis. Mesmo assim, a busca dessa metodologia encontrar regularidade em eventos aparentemente caticos. Esses so chamados de sistemas complexos. Nesses sistemas a no-regularidade, a no-periodicidade e a imprevisibilidade no surgem de choques exgenos, mas da prpria estrutura complexa do sistema. Isso vai de encontro a forma clssica euclidiana forma por planos, retas e curvas. Para poder representar mais precisamente de forma grfica essa teoria, os pesquisadores desenvolveram o que se convencionou chamar de geometria fractal, que tem traos e construes irregulares. Nesses sistemas a ordem emerge do caos e o caos emerge da ordem. O comportamento das variveis tendem a ser imprevisvel, irregular e no peridico. Assim, essa teoria no estuda os pontos de estado mas a trajetria que essas variveis percorrem no tempo. Dessa forma passa a ser uma cincia de processo e no de estado. O avano extraordinrio dessa teoria que suas aplicaes e demonstraes matemticas podem, numa forma bsica, serem expressas em equaes simples. Uma delas a chamada equao de diferena logstica, dada por: Yt+1= wYt(1-Yt) Essa equao, em sua forma simples, sugere uma condio de retroalimentao, chamada de feedback positivo onde fica claro que o comportamento futuro depende do comportamento passado. Os valores iniciais (input) so alterados na equao que

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

16

apresenta os valores finais (output) que por sua vez realimentam o sistema, tornando-se valores iniciais (input), e assim sucessivamente. O termo w nessa equao chamado de grau de linearidade. Se ele for alto, as alteraes nos valores que o sistema apresentam sero fortemente instveis e imprevisveis. Se ele apresenta valores baixos, o sistema tende a um intervalo de equilbrio com grau de instabilidade pequeno. Outro ponto a ser destacado nesse modo de estudo o que os pesquisadores convencionaram chamar de efeito borboleta ou sensibilidade as condies iniciais. Essa foi uma descoberta de Edward Lorenz2 quando estava preparando um estudo sobre previso do tempo. Sua constatao foi de que, nesse modelo, as variveis so altamente sensveis a alteraes nos dados iniciais. Em seu estudo, ele percebeu que o uso de duas decimais a menos nos valores iniciais de sua pesquisa acarretavam fortes alteraes nas demonstraes de outras variveis. Essa sensibilidade modificada conforme a magnitude do parmetro w. Se temos um w alto, as variaes sero altas mesmo com pouca variao nos dados iniciais. Caso esse parmetro seja baixo, as alteraes nos valores apresentados pelas variveis tambm sero pequenos. Uma demonstrao disso pode ser verificado nas figuras abaixo:
1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 11 16 21 26 31 36 41 46 1 6

1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 1 6 11 16 21 26 31 36 41 46

Figura 1

Figura 2

W = 3.978 Yt = 0,99

W = 3.978 Yt = 0,9952

As figuras acima representadas apresentam um grau de instabilidade alto (w=3.978) o que faz com que uma pequena variao nos valores iniciais provoquem no somente uma alterao nos valores encontrados, partindo e chegando a valores diferentes, mas tambm nas trajetrias que essas variveis assumem ao longo do processo.

Para mais detalhes, ver Gleiser (?)

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

17

0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 11 16 21 26 31 36 41 46 1 6

0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 11 16 21 26 31 36 41


221 232

Figura 3

Figura 4

W = 2,5 Yt = 0,99

W = 2,5 Yt = 0,9952

No caso das figuras 3 e 4 percebe-se claramente que no h uma variao nos valores apresentados pela varivel. Isso clara conseqncia da magnitude do valor de W que agora est relativamente baixo (2,5). Outro ponto fundamental que a teoria do caos e complexidade deixa claro que, na construo desse pensamento no existe a dicotomia de curto e longo prazo, j que as variveis sempre so dependentes dos valores que se retroalimentam, no fazendo-se uma distino entre esses dois perodos histricos. Assim, o longo prazo no , seno uma sucesso indefinida de vrios curtos prazos, apresentando, graficamente uma trajetria similar que no possibilita essa diferenciao. A figura 4, abaixo, um exemplo essa considerao.

1,2 1 0,8 0,6 0,4 0,2 0 100 111 122 133 144 155 166 177 188 199 210 243 12 23 34 45 56 67 78 89 1

Figura 04

Aqui foram considerados 250 perodos de tempo, com w = 3,978 e Yt = 0,99. Observa-se que no h uma ruptura na observao dos dados que possa ser

3.2 Crticas ao modelo do Ciclo Econmico Real. Nesse item apresentaremos algumas crticas ao modelo do ciclo econmico real. Essas crticas sero divididas em duas partes. A primeira chamaremos de crticas internas, j que sero construdas aceitando-se os pressupostos do modelo. O ciclo econmico real, tendo como fundamento terico os mesmos pressupostos da teoria macroeconmica

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

18

46

novo-clssica, criticado pelos mesmos argumentos desta. Em relao a essas crticas usaremos o estudo da complexidade, e sero as crticas externas, ou seja, aos pressupostos em que est baseado o modelo. Existem algumas questes chaves em relao as crticas internas. A primeira refere-se a existncia de choques tecnolgicos. Segundo o ciclo econmico real as depresses , estagnaes econmicas so fruto de um retrocesso na tecnologia existente. Ora, a dificuldade em aceitar essa construo reside no fato que a tecnologia, , alm do aprimoramento das tcnicas, dos instrumentos e das mquinas que poupam trabalho, , sobretudo, domnio do processo e conhecimento acumulado. difcil aceitar, neste sentido, que os homens, em um determinado momento, percam o conhecimento que adquiriram que lhes capacitou ao avano tecnolgico. Em relao ao emprego, essa teoria afirma que os agentes, dotados de racionalidade maximizadora, iro ofertar trabalho ou demandar lazer conforme o resultado de seus clculos de escolha intertemporal. Nesse caso, o desemprego existente seria apenas o chamado desemprego voluntrio. Ora, em temos de crise, onde o desemprego aumenta, encontra-se vrios trabalhadores dispostos a ofertar mo de obra e no conseguem aloca-la na produo. Alm disso, o salrio real no apresenta flexibilidade no curto prazo e nem parece sensvel, mesmo em perodos de crises a taxa de juros vigente. Em relao aos pressupostos dessa teoria, e usando aqui, os postulados do estudo da complexidade, podemos dizer que: a) a economia no apresenta tendncia ao equilbrio conforme prope o mainstream. O estudo do caos e complexidade da conta de que a sensibilidade aos valores iniciais deixa claro que, via existncia de um sistema retroalimentador das variveis, o sistema no tende novamente ao equilbrio quando alterado inicialmente. Pelo contrrio, a medida que os valores iniciais so alterados e dada um alto grau de instabilidade (o que no modelo econmico pode ser representado pela incerteza) o comportamento das variveis tendem a se afastar do equilbrio e somente tornam a ele tanto aleatoriamente como temporariamente. E ainda: as alteraes nos sistema no so choques exgenos mas partem da prpria forma como est estruturado o sistema, em nosso caso, o sistema capitalista; b) por sua complexidade e as caractersticas dos agentes envolvidos, o sistema econmico no pode ser representado por equaes lineares. De fato, cabe ressaltar que a quantidade de atitudes diferentes que os agentes podem tomar, com informaes diferenciadas e com interpretaes diferentes das informaes que possuem, leva a concluir que as expresses do sistema econmicas devem ser complexas e no representadas por linhas ou crculos, ou seja, no podem ser linearizveis. Isso leva tambm a uma concluso de que, dadas a interpretaes e atitudes diferenciadas, nem todos os agentes vo poder maximizar a sua funo objetivo. O universo deixa de ser otimizante; e c) o universo no ergtico. Como se observa, no h uma possibilidade de tornar o tempo reversvel. Pelo estudo da complexidade o comportamento do perodo atual depende altamente das decises anteriores, provocando um processo de constantes alteraes aleatrias e aparentemente caticas, fazendo, como j foi colocado que o sistema no tende ao ponto inicial de equilbrio.

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

19

4 COMENTRIOS FINAIS Em relao aos pressupostos e construo do ciclo econmico real, percebe-se que as crticas so altamente contundentes e que, entender a realidade econmica via as abstraes, restries e pressupostos que essa teoria exige torna suas concluses longe do que se experimenta na realidade. Em relao ao estudo da complexidade, fica claro sua aproximao muito maior da realidade econmica e do que os agentes experimentam na prtica.Torna-se, necessrio e importante, ento, que esses conhecimentos sejam cada vez mais explorados e colocados a disposio da teoria econmica que carece de tais elementos para que no se fique na abstrao demasiada que a corrente dominante impe. 5 BIBLIOGRAFIA DORNBUSCH, R. (1992). Novos Clssicos e novos keynesianos. In:_____: Revista Literatura Econmica. Nmero especial, 1992. FERRARI, Marcos A . R. (2000) Caos, complexidade e teoria econmica: uma abordagem dinmica. In:____: Revista Perspectiva Econmica. N. 00, Vol. 1, Ano I. UFES ES. FERRARI, Marcos A . R. (2000) Algumas consideraes sobre a macroeconomia novoclssica. In:____: Revista Perspectiva Econmica. N. 01, Vol. 1, Ano II. UFES ES. LOPES, Carlos Magno. (1993) Os novos clssico e o mtodo. In:____: Revista Anlise Econmica. Ano 11. MANKIW, N.G.(1991). Teoria do Ciclo econmico real. In:____:Macroeconomia. Makron Books. SP. Cap. 14

RIDA Revista de Interao e Debate Acadmico. Ano 1, n. 05, p. 10-20, Novembro 2009

20

You might also like