You are on page 1of 7

A Regio Norte uma das cinco regies brasileiras, sendo a mais extensa delas, com uma rea de 3.869.

.637 km. Formada por sete estados: Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e Tocantins. A Regio Norte est localizada na regio geoeconmica da Amaznia entre o Macio das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlntico (a nordeste). Na regio predomina o clima equatorial com exceo do norte do Par, do sul do Amazonas e de Rondnia onde o clima tropical. Na Regio Norte est localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amaznia. Alm da Amaznia, a regio apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e tambm alguns pontos de matas galerias. Aprender as caractersticas fsicas de uma regio depende, em grande parte, da capacidade de deduo e observao: na Regio Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, so responsveis pela existncia da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amaznica ou Hileia. Possui uma rea de 3.659.637,9 km, que corresponde a 42,27% do territrio brasileiro, sendo a maior regio brasileira em superfcie. Nesta regio esto localizados o maior e o segundo maior estado do Brasil, respectivamente Amazonas e Par, e tambm os trs maiores municpios do Brasil em rea territorial, Altamira, Barcelos e So Gabriel da Cachoeira, possuem cada um mais 100.000km, tal extenso tem a rea superior a aproximadamente 105 pases do mundo, um a um, e ainda maior que os estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Esprito Santo juntos. Os primeiros habitantes da Regio Norte, como no resto do Brasil, foram os indgenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade de tribos e aldeias, do perodo prcolombiano at a chegada dos europeus. Os espanhis, entre eles, Francisco de Orellana, organizaram expedies exploradoras pelo rio Amazonas para conhecer a regio. Aps longas viagens ao lado de Francisco Orellana, Gonzalo Hernndez de Oviedo y Valds, escreveu em Veneza, uma carta ao cardeal Pedro Bembo, exaltando a fauna e a flora existentes na regio at certa poca. Em 1616 chegaram os portugueses. Eles construram fortes militares para defender a regio contra a invaso de outros povos. Os portugueses tambm se interessaram pelas riquezas da Floresta Amaznica. A regio tambm foi parte de caminhos do Movimento das Bandeiras. Os missionrios vieram para a regio procura de ndios para catequizar. Eles reuniam os ndios em aldeias chamadas misses. As misses deram origem a vrias cidades. Os brasileiros de outros estados, principalmente nordestinos, vieram para a Regio Norte a fim de trabalhar na extrao da borracha. Muitas famlias japonesas vieram trabalhar nas colnias agrcolas. Os japoneses iniciaram a plantao da pimenta-do-reino e da juta.

Durante as dcadas de 60, 70 e 80, os governos militares implantaram um grande plano de integrao dessa regio com as demais regies do Brasil, incluindo a construo de vrias rodovias (como a rodovia Transamaznica), instalao de indstrias e a criao da zona franca de Manaus.

Povoamento
Nestas terras colonizadas por portugueses, onde viria a se tornar um pas chamado Brasil, j havia populaes humanas. No sabemos exatamente de onde vieram, apenas que so povos nativos por estarem aqui antes da ocupao europeia. Certos grupos de brasileiros que atualmente vivem no territrio esto vinculados historicamente a esses primeiros povos. Os remanescentes dos primeiros habitantes do que hoje o Brasil tem uma longa histria que comeou a se diferenciar daquela da civilizao ocidental ainda na chamada pr-histria (Com fluxos migratrios do Velho Mundo para as Amricas, ocorridos h dezenas de milhares de anos) a histria deles voltou a se aproximar da nossa h cerca apenas de 500 anos (com a chegada dos portugueses). Como todo grupo humano, os povos indgenas tem cultura que resultam da histria de relaes que se do entre os prprios homens e entre estes e o meio ambiente; uma histria que no caso dos ndios foi drasticamente alterada pela realidade da colonizao. A diviso territorial em pases no coincide, necessariamente, com a ocupao indgena do espao geogrfico; em muitos casos, h povos que vivem dos dois lados de fronteiras internacionais, criadas muito depois de eles j estarem na regio. Os habitantes da Amaznia, desde o incio da colonizao do sculo XVII at os presentes dias, dedicaram-se a atividades extrativistas e mercantilistas, inserindo entre 1840 e 1910, o monoplio da borracha, principalmente no Amazonas e Acre. Todo esse processo de colonizao gerou mudanas como a reduo da populao indgena, aumento da identidade cabocla, mestiagem entre brancos, negros e indgenas, reduo de espcies de plantas e animais e outras consequncias. Vrios personagens surgiram da miscigenao de povos que trabalharam nas terras amaznicas como os caboclos, os ribeirinhos, os seringueiros e o balateiros, que at hoje residem no local e constituem a maior parte da populao. Aps a Segunda Guerra Mundial, a Amaznia passou a integrar o processo de desenvolvimento nacional. A criao do Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia (INPA) em 1952, a implantao das agncias de desenvolvimento regional como a Superintendncia de Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM) em 1966 e a Zona Franca de Manaus, em 1967, passaram a contribuir no povoamento da regio e na execuo de projetos voltados para a regio.

Geografia
Possui uma rea de 3.659.637,9 km, que corresponde a 42,27% do territrio brasileiro, sendo a maior regio brasileira em superfcie. Nesta regio esto localizados o maior e o segundo maior estado do Brasil, respectivamente Amazonas e Par, e tambm os trs maiores municpio do brasil em rea territorial, Altamira,Barcelos e So Gabriel da Cachoeira ,possuem cada um mais 100.000km, tal extenso tem rea superior a aproximadamente 105 pases do mundo, um a um, e ainda maior que os estados de Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro e Esprito Santo juntos.

Limita-se ao sul com os estados de Mato Grosso e Gois, alm da Bolvia, a leste com o Maranho, Piau e a Bahia, a oeste com o Peru e com a Colmbia e a norte com Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A regio norte a mais extensa das regies brasileiras. tambm a regio menos povoadas (com menos habitantes por quilmetro quadrado). O relevo da Regio Norte constitudo por trs grandes unidades:

Plancies e Terras Baixas Amaznicas; Planalto das Guianas; Planalto Central.

ou

Igaps Vrzeas Baixos Plats

Plancies e Terras Baixas Amaznicas

Foto de satlite de uma parte da Plancie amaznica. So genericamente conhecidas como Plancie Amaznica, embora a verdadeira plancie aparea apenas margeando o rio Amazonas ou em pequenos trechos, em meio a reas mais altas. Esse compartimento do Brasil relevo divide-se em: igaps, tesos ou terraos fluviais e terra firme.

Igaps : Correspondem s reas mais baixas, constantemente inundadas pelas cheias do rio Amazonas. Tesos ou terraos fluviais (Vrzeas): Suas altitudes so sempre inferiores a 30 metros, sendo inundados pelas cheias mais fortes. Terra firme: Atinge altitudes de at 350 metros, estando livre das inundaes. Ao contrrio das vrzeas e dos terraos fluviais, formados predominantemente pelos sedimentos que os rios depositam, a terra firme constituda basicamente por arenitos.

O planalto das Guianas localiza-se ao norte da Plancie Amaznica, sendo constitudo por terrenos cristalinos. Prolonga-se at a Venezuela e as Guianas, e na rea de fronteira

entre esses pases e o Brasil aparece a regio serrana, constituda de oeste para leste pelas serras do Imeri ou Tapirapec, Parima, Pacarama, Acara e Tumucumaque. na regio serrana que se encontram os pontos mais altos do pas, como o pico da Neblina e o pico 31 de Maro, na serra do Imeri, estado do Amazonas, inicialmente aferidos com instrumentos rudimentares de medio em 3.014 e 2.992 metros de altitude, respectivamente. Porm aps o advento de instrumentos mais precisos para tal medio, como o GPS geodsico, esses valores foram corrigidos para 2.993m (Pico da Neblina) e 2.972m (Pico 31 de Maro).[3] As medidas oficiais foram obtidas pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil. Planalto Central O planalto Central localiza-se ao sul da regio abrangendo o sul do Amazonas e do Par e a maior parte dos estados de Rondnia e do Tocantins. constitudo por terrenos cristalinos e sedimentares antigos, sendo mais elevado ao sul e no Tocantins.

Clima

Mapa climtico da Regio Norte do Brasil. Algumas latitudes podem criar uma regio com climas quentes e midos. A existncia de calor e da enorme massa lquida favorecem a evaporao e fazem da Regio Norte uma rea bastante mida. Dominada assim por um clima do tipo equatorial, a regio apresenta temperaturas elevadas o ano todo (mdias de 24C a 26C), uma baixa amplitude trmica, com exceo de algumas reas de Rondnia e do Acre, onde ocorre o fenmeno da friagem, em virtude da atuao do La Nia, permitindo que massas de ar frio vindas do oceano Atlntico sul penetrem nos estados da regio Sul, entrem por Mato Grosso e atinjam os estados amaznicos, diminuindo a temperatura. Isto ocorre porque o calor da Amaznia propicia uma rea de baixa latitude que atrai massas de ar polar. Ocorrendo no inverno, o efeito da friagem dura uma semana ou pouco mais, quando a temperatura chega a descer a 6C em Vilhena (RO), 12C em Porto Velho (RO), 13C Eirunep (AM) e at 9C em Rio Branco (AC). O regime de chuvas na regio bem marcado, havendo um perodo seco, de junho a novembro, e outro com grande volume de precipitao, Dezembro a Maio. As chuvas

provocam mais de 2.000 mm de precipitao anuais, havendo trechos com mais de 3.000 mm, como o litoral do Amap, a foz do rio Amazonas e pores da Amaznia Ocidental. A Regio Norte apresenta o clima mais mido do Brasil, sendo comum a ocorrncia de fortes chuvas. So caractersticas da regio.As chuvas de conveco ou de "hora certa", que em geral ocorrem no final da tarde e se formam da seguinte maneira: com o nascer do Sol, a temperatura comea a subir, ou seja, aumentar em toda a regio, aquecimento que provoca a evaporao; o vapor de gua no ar se eleva, formando grandes nuvens; com a diminuio da temperatura, causada pelo passar das horas do dia, esse vapor de gua se precipita, caracterizando as chuvas de "hora certa".

Vegetao

Floresta amaznica. Na Regio Norte est localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amaznia. Alm da Amaznia, a regio apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral) e alguns pontos de cerrado, e tambm alguns pontos de matas galerias. Aprender as caractersticas fsicas de uma regio depende, em grande parte, da capacidade de deduo e observao: na Regio Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, so responsveis pela existncia da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amaznica ou Hileia. Equivalendo a mais de um tero das reservas florestais do mundo, uma formao tipicamente higrfila, com o predomnio de rvores grandes e largas (espcies latifoliadas), muito prximas umas das outras e entrelaadas por grande variedade de lianas (cips lenhosos) e epfitas (vegetais que se apoiam em outros). O clima da regio, quente e chuvoso, permite o crescimento das espcies vegetais e a reproduo das espcies animais durante o ano todo. Isso faz com que a Amaznia tenha a flora mais variada do planeta, alm de uma fauna muito rica em pssaros, peixes e insetos.

Mapa de vegetao da Regio Norte do Brasil. A Floresta Amaznica apresenta algumas variaes de aspecto, conforme o local, junto aos rios, nas reas permanentemente alagadas, surge a mata de igap, com rvores mais baixas. Mais para o interior surgem associaes de rvores mais altas, conhecidas como mata de vrzea, inundadas apenas durante as cheias. As reas mais distantes do leito dos rios, inundadas somente por ocasio das grandes enchentes, so chamadas de mata de terra firme ou caaet, que significa mata (caa) de propores grandiosas. Se no considerarmos a devastao, mais de 90% da rea da Regio Norte ocupada pela Floresta Amaznica ou equatorial, embora ela no seja a nica formao vegetal da Amaznia. Surgem ainda: Campos da Hileia, em manchas esparsas pela regio, como na ilha de Maraj e no vale do rio Amazonas; o cerrado, que ocupa grande extenso do estado do Tocantins e vastos trechos de Rondnia e Roraima, alm da vegetao litornea.

Hidrografia
A regio apresenta a maior bacia hidrogrfica do mundo, a bacia amaznica, formada pelo rio Amazonas e seus milhares de afluentes (alguns inclusive no catalogados). Em um de seus afluentes (rio Uamut) est instalada a Usina Hidreltrica de Balbina e em outro de seu afluente (rio Jamari) est localizada a usina Hidreltrica de Samuel, construda na cachoeira de Samuel. Devido ao tamanho do rio Amazonas, foram construdos trs portos durante o curso do rio. Um deles fica no Brasil, localizando-se em Manaus, estado do Amazonas. A foz do rio Amazonas apresenta um dos fenmenos naturais mais impressionantes que existe, a pororoca, uma perigosa onda contnua com at 5m de altura, formada na subida da mar e que costumeiramente explorada por surfistas. Na foz do rio Amazonas encontra-se a ilha de Maraj, a maior ilha de gua fluviomarinha do mundo, com aproximadamente 50.000 km, que tambm abriga o maior rebanho de bfalos do pas. Est no guiness book/2005. Alm da presena da bacia amaznica, na regio est localizada boa parte da bacia do Tocantins. Num de seus rios integrantes (rio Tocantins), est instalada a Tucuru, uma das maiores usinas hidroeltricas do mundo.

Um fato interessante a respeito dessa bacia a presena da ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada no estado do Tocantins. A ilha formada pelo rio Araguaia e por um de seus afluentes, o rio Javas.

Demografia

Mulheres indgenas do Par. Apesar de ser a maior regio em termos superficiais, a segunda menos populosa do Brasil, com 15 milhes de habitantes, a frente apenas da regio Centro-Oeste. Isso faz com que sua densidade demogrfica, 4,77 hab./km, seja a menor entre as regies do pas. Essa pequena densidade populacional na Regio Norte e no Centro-Oeste faz com que elas sejam consideradas "vazios demogrficos". Uma das principais razes para o "vazio" na Regio Norte a extensa rea coberta pela Amaznia, que por ser um ecossistema de floresta densa, dificulta a ocupao humana. A populao da regio est concentrada, sobretudo, nas capitais dos estados. As cidades mais populosas so Manaus, com 1,7 milhes de habitantes e Belm, com 1,4. Manaus representa sozinha 10,89% da populao de toda a Regio norte do Brasil e 49,9% da populao do Amazonas.

You might also like