You are on page 1of 37

A IMPORTNCIA DA GESTO DE CRDITO NAS EMPRESAS

Prof. Joo Carlos Douat


3o Seminrio de Gesto de Risco de Crdito nas Empresas So Paulo 25.11.2004

AGENDA
Informaes Avaliao de Risco Informaes

Externas Compartilhamento

Prof. Joo Carlos Douat

ABANDONO DE MITOS

Todos clientes merecem crdito Volume compensa sempre pequenas perdas No final eles pagam O cliente sempre est certo
3

Prof. Joo Carlos Douat

CRDITO
A deciso de crdito de uma empresa compreende a determinao da concesso de crdito para um cliente e quanto conceder. Quais informaes voc vai precisar, e de que fontes voc vai obt-las, para estabelecer a situao creditcia de um cliente?

Prof. Joo Carlos Douat 4

Risco de crdito Em crdito no h surpresas, somente ignorncia.


(Henry P. Muller)

Prof. Joo Carlos Douat

DIAGRAMA RISCO DE CRDITO


CARATER CAPACIDADE CONDIES CAPACIDADE CONDIES

CAPITAL

CAPITAL

CAPITAL

CAPITAL

RISCO CLIENTE

ESTRUTURAO DE OPERAES

RISCO OPERAO

2
Prof. Joo Carlos Douat

RISCO CONCENTRAO

OS 5 CS DO CRDITO
CARATER
O

padro de cumprimento de obrigaes passadas - financeiras, contratuais, e morais. Histria de pagamentos passados, bem como. qualquer pendncia contra o cliente ser utilizado para avaliar o seu carter.
Prof. Joo Carlos Douat 7

OS 5 CS DO CRDITO
CAPACIDADE
A

habilidade do cliente repagar o crdito solicitado. Anlise dos Demonstrativos Financeiros, com nfase na liquidez e endividamento so utilizados para determinar a capacidade do cliente.
Prof. Joo Carlos Douat 8

OS 5 CS DO CRDITO
CAPITAL
A

fora (sade) financeira do cliente como refletido pela posio de ownership. Anlise da dvida em relao ao capital prprio e seus ndices de rentabilidade.
Prof. Joo Carlos Douat 9

OS 5 CS DO CRDITO

COLATERAL
O montante de ativos que o cliente tem disponvel para utilizar como garantia do crdito. Quanto maior o montante de ativos disponveis, maior a chance que a empresa tem de recuperar seu dinheiro se o cliente se tornar insolvente.

Prof. Joo Carlos Douat 10

OS 5 CS DO CRDITO
CONDIES
O

atual/futuro clima da economia e dos negcios que afetam a transao creditcia.

Prof. Joo Carlos Douat

11

Mtodos quantitativos em crdito


Dados informaes

&

Mtodos quantitativos

Medidas de risco

Experincia

Prof. Joo Carlos Douat

12

Mtodos quantitativos

...no permitem prever o imprevisvel, mas proporcionam condies para tomar melhores decises de crdito.. Se estes avanos no servem para transformar o gerenciamento de crdito em cincia, certamente sero um refinamento da arte.

(Lea V. Carty, Credit Risk and Credit Quality Correlation : What Can We Measure ? , Journal of Lending & Credit Risk Management, RMA Feb 98.)

Prof. Joo Carlos Douat

13

CREDIT SCORING

Decises de crdito ao consumidor, porque envolvem um grande nmero de clientes e pequenos montantes individuais, podem ser tomadas com a utilizao de tcnicas impessoais baseadas em mtodos quantitativos.
Uma tcnica popular o CREDIT SCORING, um procedimento resultante de um escore que reflete a sade creditcia, derivada de escores obtidos para determinadas caractersticas financeiras, cadastrais e setoriais.

Prof. Joo Carlos Douat

14

Informaes Externas
Historicamente pases comeam com o compartilhamento de informaes negativas. Gradual e recentemente as informaes positivas tem sido inseridas no compartilhamento de informaes entre os credores.

Prof. Joo Carlos Douat

15

Informaes Externas
PADILLA & PAGANO : O compromisso de um credor em compartilhar informao correta com outros credores, reforado por um mecanismo que assegure acuracidade, pode beneficiar todas as partes envolvidas. Um Credit Bureau, atuando como uma Third-Party, age como um clearinghousee como um enforcer.

Prof. Joo Carlos Douat

16

ESTUDOS

JAPELLI & PAGANO (1999)


CB ( privados) = 49 pases; CB (pblicos) = 36 pases

TROCA DE INFORMAES X CRDITO AO CONSUMIDOR


O crdito ao consumidor cerca de trs vezes maior nos pases onde h troca de informaes

TROCA DE INFORMAO X ENDIVIDAMENTO PRIVADO TOTAL


Na amostra estudada, nos pases onde h troca de informao, tanto positiva como negativa, o endividamento do setor privado significativamente maior

Prof. Joo Carlos Douat

17

Mais informao melhor?


(Reduz o problema de seleo adversa)

Sem informao os tomadores parecem iguais. No h precificao baseada em risco. Uma nica taxa de juros reflete a mdia de perdas de um pool de crditos. Esta taxa mdia muito alta para os bons tomadores; eles diminuem a demanda por emprstimos ou no mais demandam.Perda mdia aumenta, induz um aumento na taxa de juros, o ciclo se repete, etc.
Prof. Joo Carlos Douat 18

Effects on Default Rates of Adopting a Negative-only Credit Scoring Model for Various Approval Rates
Default Rates Target Approval Rate 40% 60 75 100 Full Model 1.08% 1.90 3.04 9.31 Negative-only Model 2.92% 3.35 4.07 9.31
Prof. Joo Carlos Douat

Percent Increase in Default Rate on Loan with Negative-only Model 170.4% 76.3 33.9 0.0
19

Effects on Credit Availability of Adopting a Negative-only Credit Scoring Model for Various Default Rates

Percent of Consumers Who Obtain a Loan Target Default Rate 3% 4 5 6 7 Mean Full Model 74.8% 83.2 88.9 93.1 95.5 100.0 Negative-only Model 39.8% 73.7 84.6 90.8 95.0 100.0 Percent Decrease in Consumers Who Obtain a Loan with Negative-only Model 46.8% 11.4 4.8 2.5 0.5 0.0
20

Prof. Joo Carlos Douat

ESTUDOS

PAGANO & JAPELLI (1993)

O mercado afetado pela possibilidade de seleo adversa e a troca de informao melhora a qualidade dos tomadores, reduzindo as taxas de default e dos juros cobrados.

Prof. Joo Carlos Douat

21

ESTUDOS

CHANDLER & PARKER (1989)

Information Sharing leva a mercados de emprstimos mais eficientes. (Dados sobre comportamento de pagamentos passados so teis na previso de performance futura). Perceberam que na utilizao de modelos de escoragem sem a utilizao de CB o poder preditivo era menor do que atravs de modelos que utilizavam dados de CB.

Prof. Joo Carlos Douat

22

ESTUDOS
MICHAEL TURNER (2003)

Crdito ao Consumidor (USA) era um mercado de crdito fragmentado e local, sem diferenciao de preo no crdito, processos de aprovao altamente subjetivos e acesso limitado. Hoje um mercado nacional, existindo uma competio dinmica entre as Instituies e com participao maior dos consumidores
Prof. Joo Carlos Douat 23

ESTUDOS
MICHAEL TURNER (2003)

COMPETIO + CS + TECNOLOGIA + RISK MANAGEMENT TOOLS 1970 2001 famlias com carto de crdito 16% para 73% 1970 2001 moradores com menor renda ( quintil menor) com carto de crdito 2% para 28% Reduo preo do crdito Com base em 1997 -> 1998 2002 -> poupana do consumidor US$30 bilhes por ano

Prof. Joo Carlos Douat

24

ESTUDOS
MICHAEL TURNER (2003)

CONCLUSES DA PESQUISA

Taxas de aprovao aumentaram em 29% para as minorias Antes da automao o tempo de aprovao de crdito era de 3 semanas na mdia e hoje 75% das solicitaes so decididas em 2 ou 3 minutos Se o FCRA for endurecido (4 cenrios) a delinqncia ir aumentar. Cenrio mais severo com a mesma taxa de aceitao a delinqncia aumentaria em 70%. Em 88% de todos os consumidores sofreriam alteraes na condio creditcia nos 4 cenrios.
Prof. Joo Carlos Douat 25

ESTUDOS
MICHAEL TURNER (2003)

CONCLUSES DA PESQUISA

Poder preditivo dos CSs iria declinar cerca de 15% no cenrio mais severo. Custo de aquisio de novos clientes aumentaria se o acesso fosse restrito
Sem prescreening - $ 57,68 para adquirir um novo cliente Com prescreening -$ 72,62 para adquirir um novo cliente

Prof. Joo Carlos Douat

26

ESTUDOS - BRASIL

GONZALEZ (2002)

Para algumas Instituies interessa explorar sua prpria capacidade de processar a informao obtida externamente, isto , us-la de maneira mais eficiente, muito mais do que garantir o monoplio de seu prprio banco de dados.

Prof. Joo Carlos Douat

27

ESTUDOS - BRASIL

GONZALEZ (2002)

Procurou fazer uma avaliao quantitativa do uso de informaes externas no mercado de crdito brasileiro atravs do teste dos modelos tericos no contexto brasileiro de TROCA DE INFORMAO. (Volume de Crdito e Taxas de Inadimplncias) A sries utilizadas no permitiram concluir estatisticamente quanto a estes fatores. Alguns sinais de correlao positiva foram encontrados em termos da utilizao de informaes externas e o volume de crdito.
Prof. Joo Carlos Douat 28

REGULAMENTAO PRIVACIDADE

CHANDLER & PARKER (1989)

A perda de alguma privacidade o preo de participar e obter os benefcios de uma economia que faz uso intensivo da informao. US Fair Credit Reporting Act (FCRA)
Informaes factuais relativas experincia passada (no subjetivas). Propsitos permissveis (transaes de crdito,cobrana, seguro e aplicao para empregos)

Prof. Joo Carlos Douat

29

REGULAMENTAO PRIVACIDADE STATEN (2002) consumidores tem, de alguma forma, demandado maior privacidade (Regras OPT-IN restringe o fluxo de informaes pessoais para a empresa). No estudo mostra como regras OPTIN neutralizam ganhos de produtividade gerados pelos avanos na tecnologia de informao.

Prof. Joo Carlos Douat 30

REGULAMENTAO PRIVACIDADE

STATEN (2002) leis (opt-in) que exigem consentimento dos consumidores para a coleta, transferncia e uso da informao impem custos significativos a ambos s empresas e aos consumidores. Estudou uma empresa de cartes de crdito (MBNA Corporation) 51 milhes de clientes e carteira de US$ 89 bilhes
Prof. Joo Carlos Douat 31

REGULAMENTAO PRIVACIDADE

MBNA cresceu utilizando intensamente informaes pessoais para identificar clientes potenciais, oferecendo servios apropriados para as determinadas situaes. SUCESSO :
Clientes com saldo 52 % superior a mdia do setor Mdia de transao 30% superior a mdia do setor Default abaixo da mdia do setor

Prof. Joo Carlos Douat

32

REGULAMENTAO PRIVACIDADE

MBNA com restries OPT-IN

Ficaria proibido de perceber as caractersticas de grupos pessoais, associaes e implodiria a estratgia de identificar clientes potenciais e customizar produtos. Aumento nos custos de aquisio da informao provocaria um menor fluxo de receita (Com OPT-IN o custo de aquisio aumentaria 22% por conta, e os lucros cairiam 8% nos primeiros cinco anos de experincia). Mais oferta para clientes no qualificados e mais oportunidades para clientes qualificados. Aumentaria o risco de fraude Oferta reduzida maior taxa de juros (competio reduziu 2,54% na taxa de juros de 1991 a 1994)
Prof. Joo Carlos Douat 33

MICHAEL STATEN e FRED CATE Utilizao de dados essencial DADO O EXTRAORDINRIO NVEL DE BENEFCIOS, DEVERAMOS HESITAR ANTES DE RESTRINGIR A UTILIZAO DA INFORMAO.
Prof. Joo Carlos Douat 34

BIBLIOGRAFIA
BARON, John M., STATEN, Michael; The Value of Compreensive Credit Reports : Lessons from the US Experience, 2001 CATE, Fred, STATEN, Michael; Putting People First :Consumer Benefits of InformationSharing:Summary, Privacy Symposium, Whashington, July 2000 CHANDLER, Gary, PARKER, Lee; Predictive Value of Credit Bureau Reports, Jounal of Retail Banking, Vol XI, No.4 Winter, 1989 GONZALEZ, Lauro; O Uso de Informaes Externas no Mercado de Crdito; Dissertao de Mestrado EAESP/FGV 2002 PADILLA, A. J.; PAGANO, M.; Endegenous Communication among Lenders and Entrepreneurial Incentives; The Review of Financial Studies Spring 1997 PAGANO, M; JAPELLI, T.; Information Sharing in the Credit Markets; Journal of Finance, 48; December, 1993 PAGANO, M., JAPELLI, T.; Information Sharing in Credit Markets : International Evidence; BID, Documento de Trabalho R-371, June 1999

Prof. Joo Carlos Douat

35

BIBLIOGRAFIA
PINHEIRO, A.C., MOURA, A..R.; Segmentation and the Use of Information in Brazillian Credit Markets, 2000 aser publicado em 2002 MIT Press. NEGRIN, Jos Luis, Credit Information Sharing Mechanisms in Mexico : Evaluation, Perspectives and Effects on Small Firm Credit, Center for Research on Economic Development and Policy Reform, Stanford University, September 2001 STATEN, Michael The Impact of OPT-IN Privcy rules on Retail Credit Markets : A Case Study of MBNA Working Paper # 62 March 2002 Georgetown University Credit Research Center TURNER, Michael,Research on US Consumer Credit Market,Information Policy Institute, National Chamber Foundation, 2003

Prof. Joo Carlos Douat

36

Obrigado!
jdouat@fgvsp.br

Prof. Joo Carlos Douat

37

You might also like