You are on page 1of 8

newsletter

Universal solutions in Geographic Information Systems and Mapping NDICE Destaques Novageo no Catlogo Nacional de Compras
ngGeoMunicipium Soluo Web SIG Municipal

Nmero 3 Novembro 2009

Software
ngXis v8i - Solues Bentley

3 4

Web SIG
Caso de Estudo - Web SIG na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)

Infraestruturas de Dados Espaciais na Era da Mobilidade


Destaques

Web SIG
Caso de Estudo - Mtricas na Sade

6 7

Notcias
Novidades da Cartografia Dicas e Truques ngXis/Microstation

Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)


Geoportal do Alto Alentejo, um caso de estudo sobre infraestruturas de dados Geogrficos.

Artigo em destaque
Mobilidade: O derradeiro desafio.

Seminrio Novageo
Janeiro 2010

Plo Tecnolgico de Lisboa, Lote 1 Estrada Pao do Lumiar 1600-546 Lisboa Tel.: +351 214 213 262 Fax: +351 214 213 929 www.novageo.pt info@novageo.pt
Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 Ficha Tcnica Design: FPGB Consultoria e Design

Mobilidade: O derradeiro desafio

Artigo de opinio sobre importncia das normas abertas na melhoria do trabalho.

Novageo no Catlogo Nacional de Compras Pblicas


ngGeoMunicipium, soluo Web SIG Municipal

Novageo refora parceria com Bentley Systems, Inc.

SOFTWARE

Novageo no Catlogo Nacional de Compras Pblicas

ngGeoMunicipium, soluo Web SIG Municipal


A plataforma web Novageo ngGeoMunicipium, uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) orientada aos servios pblicos com base geogrfica. Disponibiliza um conjunto de mdulos de software desenhados para responder s necessidades da administrao local, regional e central. Plantas de Localizao - Emisso de plantas no mbito de processos municipais; PDM/PMOTs Online - Consulta aos Planos Municipais de Ordenamento do territrio, com cruzamento da rea de pretenso e classes de espao; Equipamentos - Disponibilizao da informao de equipamentos colectivos; Roteiro Municipal - Banco de informao geogrfica de caracterizao do territrio; ngMulticod - Visualizao e gesto de cartografia multicodificada na web: Edio de cdigos das entidades; Edio do catlogo de objectos; Edio de entidades. Proteco Civil - Suporte gerao, gesto e acesso a informao de natureza espacial relevante para operaes de proteco civil; Mapas Estatsticos - Disponibilizao de indicadores estatsticos distribudos espacialmente; Toponmia - Gesto integrada de topnimos e sua representao geogrfica; Figura 1. Integrao de ficheiros DWG em ambiente SIG. ngMobileStudio - Mdulo de edio/sincronizao/actualizao de informao geogrfica obtida em equipamentos mveis: Exportao de temas seleccionados para plataformas mveis; Sincronizao de dados resultantes de actualizaes/levantamentos de campo. Gesto de Processos - Gesto de processos urbansticos, integrao de plantas de processos em ambiente SIG: Integrao de plantas (DWG) associadas a processos urbansticos directamente na plataforma SIG Integrao com qualquer plataforma de Gesto de Processos j existente; Cruzamento de limite de processo com classes de espao existentes. A plataforma ngGeoMunicipium produz relatrios que caracterizam a sua utilizao, fornecem indicadores acerca da produtividade dos diversos gabinetes, tudo de forma automatizada. Juntamente com o ngGeoMunicipium, encontram-se tambm disponibilizados no CNCP o ngMetrics, o ngGeoCMS e o ngXis como Produtos disponibilizados pela Novageo.

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

SOFTWARE

ngXis v8i
A nova verso do software de gesto de cartografia multicodificada ngXis foi desenvolvida durante o ano de 2009 encontrando-se neste momento em fase de testes. A nova verso do software ser um plugin para o software CAD Bentley Microstation a verso v8i. Disponibilizando um conjunto de ferramentas que facilita a gesto e anlise da cartografia multicodificada, a nova verso do ngXis foi alvo de melhorias, nomeadamente a nvel da interface e da performance de execuo das rotinas. O software ngXis v8i ser lanado brevemente, encontrando-se j disponvel no Catlogo Nacional de Compras Pblicas como produto disponibilizado pela Novageo.

Produtos Bentley
A ltima verso da gama de produtos Bentley Microstation - V8i - chegou no incio do ano. Para alm da habitual fiabilidade e garantia oferecidas por este software, apresentamos algumas das novidades: Integrao nativa de DWG Possibilidade de integrar contedo de DGN e DWG num s local; MicroStation V8i Geo-Coordination integrao de mltiplas fontes de informao vectorial ou raster com mltiplos sistemas de coordenadas; Plataforma extensvel suporte para VBA .NET, C++, C# e Bentley MDL. A plataforma SIG Bentley Map foi tambm actualizada e redesenhada, apresentando agora um conjunto de funcionalidades acrescidas de entre as quais destacamos: XMF - XML Feature Modelling Gesto de Metadados SIG de forma estruturada em formato XML; Implementao fcil. Motor topolgico com algoritmia de alta performance

Figura 3. XMF - Extensive Feature Model

Plataforma Bentley Cadastre uma aplicao que permite a eficiente criao, manuteno e anlise de informao territorial. Edio Dinmica da Topologia; Definio de regras de negcio de acordo com legislao; Compatvel com mltiplos formatos DWG, Oracle Spatial, DGN, DWG, Shapefile, ArcGIS Connector. O software Bentley Microstation disponibilizado pela Novageo no Catlogo Nacional de Compras Pblicas.

Figura 2. Bentley Microstation v8i

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

WEB SIG

Caso de estudo:

Web SIG na Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)


A divulgao de informao geogrfica na Internet apresentou nos ltimos anos uma expanso impressionante, devido a razes que vo desde uma maior procura por parte da comunidade que navega na Internet at ao surgimento de legislao que obriga publicao dessa mesma informao. Um exemplo de legislao que obriga publicao de informao geogrfica na Internet a Lei 56/2007 de 31 de Agosto que, obriga os municpios a disponibilizarem aos seus muncipes, atravs da Internet, o acesso aos Planos Municipais de Ordenamento do Territrio (PMOT) em vigor. A resposta a esta necessidade dos municpios foi um dos motivos que levou a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) a avanar para a implementao de uma plataforma regional de publicao de informao geogrfica. Como nos diz o Professor Carlos Nogueiro, Secretrio-Executivo da CIMAA:

A CIMAA tem como misso prestar apoio a todos os municpios seus associados e, aps termos desenvolvido diversos projectos para produo de informao geogrfica de qualidade, considermos que era uma boa oportunidade e uma evoluo natural, avanar com uma plataforma como o Geoportal do Alto Alentejo.
O Geoportal do Alto Alentejo foi implementado sobre a soluo ngGeomunicipium da Novageo Solutions, desenvolvida com base em software open-source. Esta uma soluo modular em que, no caso da CIMAA, para alm do mdulo de Consulta aos PMOT, foram tambm instalados os mdulos de Emisso de Plantas de Localizao, Mapas Estatsticos, Roteiro Municipal, Equipamentos, Proteco Civil, MobileStudio e ngMulticod.

Figura 4. Ortofotografia e cartografia na aplicao ngGeoMunicipium.

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

WEB SIG
A implementao do Geoportal regional e dos Geoportais de cada um dos municpios ter diversos impactos nos municpios associados da CIMAA. Os municpios vo passar a dispor de uma plataforma Web que lhes permitir emitir Plantas de localizao; Os tcnicos do municpio vo passar a ter ferramentas que lhes permitiro realizar levantamentos de informao no terreno e disponibiliz-la directamente aos muncipes no Geoportal, podendo proceder tambm, a actualizaes da Cartografia Digital existente atravs do interface Web; Os muncipes, para alm dos PMOT, vo poder aceder facilmente a mapas com informao estatstica e territorial diversa sobre o seu municpio.

Figura 5. Cartografia multicodificada na aplicao ngGeoMunicipium. O Geoportal do Alto Alentejo e todos os Geoportais municipais estaro disponveis a partir do site da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, CIMAA (http://www.cimaa.pt) e das pginas Web dos municpios.

At um turista que esteja a planear visitar o nosso municpio poder consultar pontos de interesse na nossa regio, diz-nos o Secretrio-Executivo.
Para alm das vantagens para os municpios associados, tcnicos e muncipes includos, o Geoportal ser tambm uma ferramenta de divulgao da regio a nvel europeu, uma vez que ser integrada na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do projecto transfronteirio OTALEX Observatrio Territorial Alentejo-Estremadura.

Em concluso, o Secretrio-Geral considera que a entrada em funcionamento dos Geoportais ser um passo importante na aproximao dos municpios do Alto Alentejo com os seus muncipes.
Figura 6. Seminrio daCartografia Digital

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

WEB SIG

Caso de estudo:

Mtricas na Sade
O Alto Comissariado da Sade, Servio Central do Ministrio da Sade, tem como uma das principais atribuies monitorizar e avaliar os indicadores do Plano Nacional de Sade (PNS) que auxiliam o planeamento estratgico na rea da sade. Estes indicadores, de diferentes naturezas e sectores dentro da rea da sade, provm de variadas fontes produtoras de dados estatsticos. Neste sentido, e pela indispensabilidade de uma viso integrada da sade, surgiu a necessidade de desenvolver uma aplicao que nos permitisse reunir toda a informao recolhida bem como conhecer e avaliar a sua distribuio, padres e tendncias no espao e no tempo. O WebSIG Mapas interactivos uma plataforma tecnolgica assente num Sistema de Informao Geogrfica (SIG), acessvel exclusivamente via Internet, que suporta a pesquisa e apresentao da informao do Plano Nacional de Sade (PNS) relativa a indicadores e metas, na forma geogrfica (mapas), grfica e alfanumrica (tabelas). (http://www.acs.min-saude.pt/pns/pt/) Os colaboradores do ACS, mais especificamente do Gabinete de Informao e Prospectiva, departamento responsvel pela recolha, monitorizao e avaliao dos indicadores do PNS, assumem dois papis distintos no manuseamento desta plataforma: como utilizadores e como administradores.

por Lusa Couceiro, Ricardo Almendra e Isabel Alves. Alto Comissariado da Sade, Gabinete de Informao e Prospectiva.

Figura 7. Plano Nacional de Sade em mapas interactivos com Novageo ngMetrics. Do ponto de vista do utilizador, o WebSIG destaca-se pela sua grande capacidade de reunir, numa s aplicao, informao proveniente de diferentes fontes e escalas espaciais/temporais bem como pela interactividade e diversidade de representao/visualizao da informao disponvel (mapas, grficos e tabelas a diferentes cores, escalas e intervalos). Acresce, ainda, a possibilidade de fazer download para Excel ou PDF da informao seleccionada. No entanto, dada a grande quantidade de informao e opes disponveis, notmos que muitos utilizadores externos instituio tinham alguma dificuldade em navegar na plataforma. Neste sentido foi posteriormente desenvolvido um vdeo de demonstrao que surge logo que se acede pgina. Do ponto de vista do administrador, o desenho do mdulo de administrao do WebSIG arquitectado pela Novageo garante a autonomia necessria na introduo, modificao ou remoo de dados e upload de shapefiles de divises administrativas. Torna-se, portanto, simples efectuar a alimentao das bases de dados independentemente da dimenso ou do nmero de registos que possuam. A gesto desta grande quantidade de informao facilitada pela interface intuitiva da plataforma de administrao. Em suma, o WebSIG ao permitir-nos reunir, aceder, gerir e disponibilizar um crescente nmero de informao, a diversas escalas e com diferentes opes de visualizao, possibilitou a desejada viso integrada da sade e a definio de prioridades.

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

NOTCIAS NOVIDADES DA CARTOGRAFIA


O ano de 2009 tem sido um ano cheio de projectos, aproveitamos este espao para mencionarmos alguns dos mais relevantes que foram fechados ou esto a decorrer. O processo de Fiscalizao relativo execuo de cartografia numrica vectorial e ortocartografia escala 1:2000 no concelho da Marinha Grande est em execuo, tendo os trabalhos comeado em Outubro. Ainda na rea de Fiscalizao de Cartografia, o processo de Digitalizao da Execuo de Cartografia Numrica Vectorial e Ortocartografia Escala 1:2000 do Municpio da Amadora, decorrer a bom ritmo e encontra-se numa fase bastante adiantada, com a sua finalizao prevista para Abril de 2010. A Comunidade Intermunicipal da Lezria do Tejo com os seus 11 associados, adquiriu Novageo ltima verso do software ngGeoMunicipium para disponibilizao online com a incluso do mdulo de gesto urbanstica ngProcessos. O projecto COS 07 do qual a Novageo lider de consrcio para 3/5 do territrio nacional, encontra-se na fase final de desenvolvimento estando assim assegurado o cumprimento dos prazos de entrega estabelecidos. A Novageo vai realizar em Janeiro um seminrio intitulado Seminrio Novageo Informao Geogrfica em Portugal, presente e futuro. Poder contar-se com um quadro de conceituados oradores, apresentao de projectos de impacto nacional, e espao de discusso de ideias. Esta aplicao transforma a multi-codificao a fim de permitir aos utilizadores que no disponham do ngXis ter acesso a toda a informao implcita nos cdigos, replicando 1 vector multi-codificado em n vectores unicodificados. (Gera uma cpia do vector por cada cdigo). Esta operao tem como principal objectivo iniciar a preparao do ficheiro para importao em ambiente SIG, sem qualquer perda de qualidade. Processamento de cada vector Para cada vector do ficheiro activo analisado o conjunto de cdigos que contm em funo deles: 1. Se o vector no tem cdigos, o vector copiado para o ficheiro *.x00; 2. Se o vector tem cdigos desconhecidos (implica um catlogo aberto), o vector copiado para o ficheiro *.x99; 3. Se o vector tem 1 ou mais cdigos do catlogo, o vector copiado tantas vezes quantas o nmero de cdigos que contm, procedendo-se sua ressimbolizao automtica de acordo com as regras do catlogo (implica um catlogo aberto) para o nico cdigo com que ele fica; todos estes vectores ficam no ficheiro *.x01; Figura 9. O esquema pretende ilustrar o que acontece a cada elemento aps a operao de replicao.

DICAS & TRUQUES


ngXis / Microstation
Ferramentas ngXis para integrao de dados em SIG. ngXisF - Replicao. Para lanar esta aplicao, pode-se activ-la usando o comando mdl load ngxisf no key do Microstation.

Figura 8. Voo Amadora - Ortofotografias.

OUTRAS NOVIDADES
O projecto WebSIG ngGeoMunicipium com a Associao de Municpios da Terra Quente Transmontana est em desenvolvimento com estreita colaborao com o departamento SIG da AMTQT, sendo certa a concretizao do projecto at ao final do ano.

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

ARTIGO EM DESTAQUE

por Srgio Freitas, Mestre em Engenharia Informtica.

Mobilidade: O derradeiro desafio


A ubiquidade das ligaes Internet e a crescente disponibilidade de recursos informticos permitem disseminar a informao geogrfica que anteriormente se encontrava confinada aos gabinetes de trabalho dos especialistas na rea dos sistemas de informao geogrfica. No entanto, as primeiras abordagens a esta nova realidade limitaram-se publicao da informao geogrfica para visualizao ou anlise, estando na maior parte dos casos vedada a possibilidade de produo de informao. Os maiores entraves para atingir a total mobilidade na utilizao dos sistemas de informao geogrficos so, por um lado, armazenamento dos dados e por outro lado a falta de mecanismos automticos de controlo de qualidade dos dados produzidos. O primeiro obstculo a este novo paradigma pode ser facilmente ultrapassvel atravs da utilizao de ferramentas que implementem normas abertas no armazenamento dos dados geogrficos. Esta opo fulcral para manter a independncia da informao produzida bem como garantir a sua fcil integrao nas infraestruturas de dados espaciais emergentes. O controlo de qualidade dos dados produzidos em ambientes de mobilidade implica a reestruturao do ciclo de vida da informao geogrfica (Figura 10). Desta forma possvel garantir que a informao produzida de uma forma descentralizada pelos diferentes intervenientes tem qualidade para ser publicada. Esta evoluo assegura igualmente uma actualizao contnua e permanente do sistema de informao geogrfico sem colocar em causa a qualidade dos dados. A mobilidade e independncia garantida por um sistema de informao geogrfico aberto e descentralizado e que possibilita o acesso informao atravs de diversas plataformas, garantem uma maior produtividade dos seus utilizadores e certificam o sucesso na adequao aos processos de negcio das organizaes.

Produo

Produo

tr C on

Figura 10. Evoluo do ciclo de vida da informao geogrfica.

Cartografia, Sistemas de Informao Geogrfica, Formao, Web, Mobilidade


www.novageo.pt | Novageo Solutions, S.A. 1992-2009 | N3 Novembro 2009

od

Publicao

ol

eQ

u a li da

de
P u b li
c a

You might also like