You are on page 1of 7

PESQUISA Moreira DS, Marques SM Brito TRP Resck ZMR, ,

RESEARCH - INVESTIGACIN

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica


Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08 Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

AS PRTICAS LDICAS NO COTIDIANO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM PEDITRICA The playful in the daily practices of care in pediatric nursing Prcticas ldicas en el contexto del cuidado en enfermera peditrica

Tbatta Renata Pereira de Brito1 Denis da Silva Moreira

Zlia Marilda Rodrigues Resck 2 Soraia Matilde Marques 4

RESUMO
Ainda que a ludicoterapia tenha valor teraputico na hospitalizao e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem Peditrica, sua utilizao no efetiva nas instituies brasileiras. Sendo assim, objetiva-se apreender dos acadmicos de Enfermagem o fazer prticas ldicas com crianas hospitalizadas durante a formao profissional. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa fenomenolgica, considerando 16 acadmicos do oitavo perodo do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, aps Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se entrevista aberta com a questo norteadora: Como so as atividades ldicas no cotidiano de trabalho em Unidade Peditrica? Os resultados so evidenciados pelas categorias motivao/gratificao, falta de empenho e iniciativa, e impotncia. Por conseguinte, considerou-se que a insero do ldico em pediatria se processa gradativamente, e que o fazer prticas ldicas implica rever a formao acadmica, tornando a articulao ensino/pesquisa/extenso forte e coerente, para que os contedos enfatizem a humanizao e integralizao da assistncia. Palavras-chave: Pediatria. Hospitalizao. Cuidados de Enfermagem.

Abstract
Although the playfultherapy has therapeutic value in the hospitalization and need to be incorporate in the process of taking care in Pediatric Nursing, her use is not effective in the Brazilian institutions. Being like this, it is aimed to apprehend from the academics of Nursing doing playful practices with children hospitalized during the professional studies. Methodologically was adopted the approach qualitative phenomenological, with sample of 16 academics of the eighth period of the Nursing Course at the Universidade Federal de Alfenas, after Free Consent and Clarification. It was used open interviews with the subject oriented: How are the playful activities applied in the daily of work in Pediatric Unit? The results are evidenced by the categories motivation/gratification, lack of pledge and initiative, and impotence. Consequently, it was considered that the insert of the playful in pediatrics is a gradual process, and that doing playful practices implicates in reviewing the academic studies, turning the articulation strong and coherent teaching/research/extension, for the contents to emphasize the humanization and the assistance integralization. ywor ords: Keywords: Pediatrics. Hospitalization. Nursing Care.

Resumen
An cuando la ludoterapia tiene valor teraputico en el mbito de la hospitalizacin y es importante incorporarla al proceso del cuidado de enfermera peditrica, en las instituciones brasileas esta tcnica no es puesta en prctica. Por lo tanto, el objetivo concreto es aprender de los estudiantes de enfermera como realizar estas prcticas ldicas con nios hospitalizados durante su formacin profesional. La metodologa utilizada en el presente estudio fue el abordaje cualitativo fenomenolgico. Participaron 17 estudiantes del octavo periodo del curso de enfermera de la Universidad Federal de Alfenas, con previa autorizacin de los mismos. Se utiliz la entrevista abierta, y la siguiente pregunta como gua: Cmo son las actividades recreativas en el trabajo cotidiano en la Unidad de Pediatra? Una mejor percepcin de los resultados se present al organizar el material bajo las siguientes categoras: la motivacin/gratificacin, la falta de compromiso e iniciativa, y la impotencia. Por lo tanto, se concluy que la inclusin de elementos ldicos en las prcticas peditricas se present de forma paulatina, y que el hecho de realizar prcticas ldicas implica hacer una revisin de la formacin acadmica, convirtiendo la coyuntura enseanzainvestigacin - educacin en un vnculo fuerte y coherente, logrando as, que los contenidos enfaticen la humanizacin e integracin de la asistencia. Palabras clave: Pediatra. Hospitalizacin. Cuidados de Enfermera.

Discente do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG, bolsista do PIBIC/CNPq. Brasil. E-mail: tabatta_renata@hotmail.com, 2Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Depar tamento de Enfermagem da UNIFAL-MG. Brasil. E-mail: zeliamarildar@bol.com.br, 3Doutor em Enfermagem, Professor Adjunto do Depar tamento de Enfermagem da UNIFAL-MG. Brasil. E-mail: denisiasd@yahoo.com.br, 4Mestre em Enfermagem, Professora Assistente do Depar tamento de Enfermagem da UNIFAL-MG. Brasil. E-mail: soraiamm@terra.com.br
1

802

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

INTRODUO
Especialmente em Pediatria, o enfermeiro deve saber que, no contexto hospitalar, a criana perde suas referncias por estar longe de casa e de tudo que comum em suas rotinas dirias, e que o hospital gera medo e restries, devido ao seu quadro clnico. Considerando que a criana exige maior ateno e cuidados, e que qualquer desestruturao em sua faixa etria interfere na qualidade de vida e em seu pleno desenvolvimento, aponta-se que a insero das atividades ldicas no processo de cuidar em Enfermagem Peditrica pode contribuir na diminuio dos efeitos estressores da hospitalizao e tornar a assistncia prestada consideravelmente mais humanizada. Alguns estudos revelam o ldico como uma medida teraputica, que promove a continuidade do desenvolvimento infantil e possibilita o restabelecimento fsico e emocional, por tornar a hospitalizao menos traumatizante. O brincar ainda reduz tenso, raiva, frustrao, conflito e ansiedade, e funciona como atividade-meio entre a criana e o profissional, pois facilita atingir os objetivos anteriormente estabelecidos.1,2,3 Mesmo reconhecendo-se a importncia e a necessidade de incorporar o ldico no processo de cuidar em Enfermagem Peditrica, a utilizao deste recurso no efetiva nas instituies de sade brasileiras. Observa-se que esta possibilidade no explorada ou que os profissionais no so especializados e conscientes, simplesmente manipulam o brinquedo, o que no demonstra o potencial total da ludicoterapia. Diante do exposto, esta investigao tem como objetivo apreender dos acadmicos de Enfermagem o fazer prticas ldicas com crianas hospitalizadas durante a formao profissional, considerando-se que a humanizao e a incluso do ldico, no cotidiano das prticas no hospital, contribuem com a formao acadmica e o desenvolvimento de habilidades e competncias necessrias ao cuidar, inerente dos futuros enfermeiros.

REVISO DE LITERATURA
Como uma arte, a Enfermagem consiste em cuidar dos seres humanos sadios e doentes, cujas aes tm por base princpios cientficos e administrativos; como cincia, a Enfermagem fundamentada no estudo e na compreenso das leis da vida. A arte e a cincia da Enfermagem revelam suas aes que so entendidas como cuidar-educar-pesquisar, e quando interligadas, compem as dimenses da atuao dos enfermeiros.4 O ambiente fsico e os recursos materiais e tecnolgicos so importantes para a atuao em Enfermagem, porm a humanizao , sem dvida, essencial. Como parte da filosofia de atuao profissional, a humanizao faz com que o enfermeiro tenha seus pensamentos e suas aes guiadas para a criao de uma conscincia crtica e construtora de uma nova realidade que enfatize a integralizao da assistncia. Sendo assim, promover sade no se restringe ordem curativa e reduo do tempo de permanncia no hospital, e, sim, necessidade de

se ajudar a criana a atravessar a situao de hospitalizao ou de doena com mais benefcios que prejuzos. Atitudes nesse sentido podem transformar uma situao de sofrimento e dor em experincias ricas em contedos que contribuam para a sade da criana. No contexto hospitalar, a criana encontra-se afastada de seu ambiente familiar, de seus amigos, da escola e de seus objetos pessoais, perdendo assim grande parte de suas referncias. Alm disso, h a possibilidade de ter seu corpo submetido a processos dolorosos e desagradveis. Dessa forma, a atmosfera do hospital pode ter impacto sobre o estado psicolgico da criana. Nesse sentido, desde a dcada de 1970, estudos referem que algumas manifestaes da criana so comuns durante a hospitalizao: regresses, diminuio no ritmo do desenvolvimento, desordens do sono e da alimentao, dependncia, agressividade, apatia, estados depressivos, fobias e transtornos de comportamento em geral.5 Tratando-se de crianas hospitalizadas, o brinquedo tem um impor tante valor teraputico, influenciando no restabelecimento fsico e emocional, pois pode tornar o processo de hospitalizao menos traumatizante e mais alegre, fornecendo melhores condies para a recuperao. O brincar pode ser visto como um espao teraputico capaz de promover no s a continuidade do desenvolvimento infantil, como tambm a possibilidade de, por seu intermdio, a criana hospitalizada melhor elaborar esse momento especfico em que vive. A existncia de um espao dedicado ao brincar dentro de um hospital reflete a preocupao com o bem-estar global do indivduo, proporcionando maior confiana nos pacientes e em seus familiares. Contribui tambm para a desmistificao do ambiente hospitalar, comumente percebido como hostil, uma vez que a possibilidade de brincar no hospital permitiria a viso desse ambiente como bom e agradvel. Quando as pessoas vivenciam a hospitalizao, a qualidade do ambiente pode afetar diretamente no processo de recuperao. Nesse sentido, as intervenes no contexto hospitalar devem visar promoo de condies favorveis reabilitao dos efeitos de experincias adversas ao desenvolvimento das crianas. O ambiente deve incentivar a sade e deve ser organizado de maneira que atenda melhor s necessidades dos pacientes, considerando-se os aspectos psicolgicos, pedaggicos e sociolgicos da criana e de sua famlia. Ainda em relao ao ambiente hospitalar, observamos que a criana que convive com o risco de morte e com restries devido ao seu quadro clnico pode ter o sofrimento e as possveis sequelas causadas por internao minimizados quando se oferece um ambiente estruturado especificamente para favorecer o seu desenvolvimento. Esse tipo de ambiente deve contemplar uma equipe de profissionais especializados e conscientes das necessidades globais das crianas e adolescentes.3,6
803

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

A perspectiva da utilizao do brinquedo em Enfermagem Peditrica a de servir como meio de comunicao entre os profissionais e a criana e detectar a singularidade de cada uma. Do ponto de vista da criana, ele promove o desenvolvimento fsico, psicolgico, social e moral; ajuda-a a perceber o que ocorre consigo, libera temores, raiva, frustrao e ansiedade. Ajuda a criana, ainda, a revelar seus pensamentos e sentimentos, promovendo satisfao, diverso e espontaneidade, favorecendo o exerccio de suas potencialidades. Dessa maneira, a presena do ldico funciona como elo entre a criana e os profissionais de sade, caracterizando-se como uma atividade-meio, ou seja, um recurso que tem como finalidade facilitar ou conduzir aos objetivos estabelecidos.7 Mesmo diante das vantagens e benefcios da utilizao do ldico em pediatria, observa-se na realidade, a simples manipulao do brinquedo, o que no demonstra o potencial do ldico no desenvolvimento global da criana. Isso decorre, provavelmente, do escasso conhecimento sobre o tema.8 Os exemplos da incluso do ldico no hospital demonstram que a forma de atendimento em unidades hospitalares e de promoo sade atravessa um momento de transformao, no qual se deixa de focalizar apenas a doena para enxergar o indivduo como um todo, englobando, na prestao de assistncia, cuidados com os aspectos psicolgicos, sociais e culturais, alm dos fsicos. Esse processo tem sido lento e gradativo, mas algumas experincias realizadas anteriormente comprovam que aes criativas, com foco mais na conscientizao da equipe profissional do que nos recursos financeiros, so capazes de produzir resultados recompensadores no s para os pacientes, mas tambm para os trabalhadores da instituio. Esses, por sua vez, passam a conviver em um ambiente mais harmnico, diminuindo, assim, a ansiedade que permeia vida e morte no dia-a-dia hospitalar.3 O brincar deve ser considerado, pelo enfermeiro, a maneira mais adequada de se aproximar da criana, capaz de desenvolver uma empatia entre ambos, de ver e compreender o mundo com os olhos da criana e de estabelecer vnculos de amizade e amor entre enfermeiro-criana-famlia.9 A motivao para o desenvolvimento desta investigao cientfica foi a sensibilizao pela importncia da humanizao hospitalar, no apenas como exigncia do Ministrio da Sade no processo de Humanizao de Ateno a Sade, mas pelo prprio processo de cuidar, inerente dos profissionais de enfermagem. Alm disso, a importncia da prtica de atividades ldicas na minimizao dos efeitos estressores causados pela hospitalizao, vivenciadas em atividades extensionistas, possibilitou que a motivao por esse tema aflorasse. Justifica-se, assim, este estudo pela relevncia atribuda incluso do ldico no hospital e pelo reconhecido da influncia estressora do ambiente hospitalar e, ainda, por vivenciar a viso limitada dos profissionais de sade sobre o
804

comportamento de brincar, principalmente com as crianas hospitalizadas, no cotidiano das atividades prticas hospitalares. Conhecendo a percepo de futuros enfermeiros sobre a prtica ldica no cotidiano das atividades pr-profissionais, ser possvel propor estratgias da insero do ldico, no como recurso complementar, mas como habilidades e competncias do profissional no processo de cuidar.

CAMINHO METODOLGICO
Para o alcance do objetivo proposto, dentro da temtica A percepo do Acadmico de Enfermagem em relao realizao de prticas ldicas no cotidiano de fazer em Enfermagem Peditrica, adotou-se a metodologia qualitativa fenomenolgica, fundamentada na Fenomenologia Existencial, traduzida pelo pensamento de Maurice Merleau-Ponty.10 Essa vertente tem como enfoque primordial a investigao direta e a descrio de fenmenos que so experienciados pela conscincia, sem preocupao sobre sua explicao causal, livre de preconceitos e pressupostos.10 Visa redescobrir o que so as coisas nelas mesmas, tais como se mostram ou aparecem conscincia perceptiva. A fenomenologia descreve a experincia do homem tal como ela , e no segundo as proposies pr-estabelecidas pelas cincias naturais. Para se conhecer a experincia humana, no se pode adotar os mesmos procedimentos pelos quais se conhece a realidade fsica ou biolgica. Sendo assim, necessrio um mtodo prprio, que focalize a experincia vivida e a sua significao. A tarefa da fenomenologia a explicitao da correlao entre conscincia e mundo.11 Para o exame das experincias vividas e dos significados a elas atribudos, a Fenomenologia Existencial, luz de MerleauPonty, como mtodo de pesquisa, fica caracterizada pela descrio, reduo e compreenso, sendo que o ltimo momento aponta para uma interpretao.12, 13 O primeiro momento da trajetria na pesquisa a descrio fenomenolgica, que, na viso de Merleau-Ponty, compe-se por trs elementos, que so a percepo, a conscincia que se dirige para o mundo-vida e o sujeito que se v capaz de experimentar o corpo vivido por meio da conscincia. Assim, o discurso obtido, constitudo de elementos estruturais do fenmeno a ser desvelado, representa o que est articulado na inteligibilidade do sujeito e que se mostra atravs da fala.12, 13 A reduo fenomenolgica o segundo momento da trajetria e objetiva apreender as partes da descrio que so consideradas essenciais, utilizando-se a variao imaginativa. Consiste ento, na busca, pelo pesquisador, das proposies que lhe so significativas e que permitem compreender aquilo que essencial ao fenmeno em questo, a partir do discurso do sujeito. Por conseguinte, o pesquisador imagina cada parte como estando presente ou ausente na experincia, at que a descrio seja reduzida ao essencial para a existncia da conscincia da experincia. um procedimento planejado para

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

se retornar a experincia vivida pelos sujeitos, deixando de lado qualquer crena, teoria ou explicao.12, 13 O prximo momento a compreenso fenomenolgica, que ocorre quando as expresses ingnuas do discurso so substitudas por expresses prprias do pesquisador, que representam aquilo que est sendo buscado. um pensar sobre os significados, contemplado pela anlise ideogrfica e nomottica. Na anlise ideogrfica, o alvo a apreenso da ideologia que subjaz nos relatos de cada sujeito pesquisado; na anlise nomottica, a apreenso geral do que se mostra nos casos individuais. Com esta compreenso interpretativa elabora-se a construo final dos resultados, objetivando apropriar-se daquilo que se estuda em sua inteno total.12,13
Sujeitos do Estudo

Aspectos ticos e Legais

A realizao desse trabalho foi apoiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica/CNPq (PIBIC/ CNPq), por meio de bolsa de iniciao cientfica. A pesquisa foi autorizada pela Coordenao do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, e aprovada pelo Comit de tica em Pesquisa da mesma universidade no dia 06 de julho de 2007, com o protocolo de n 23087.001057/2007-01. Cumprindo ainda o protocolo de aspectos ticos exigidos pela Resoluo 196/9614, sobre a regulamentao de pesquisas em seres humanos, o sujeito da investigao foi voluntrio, sendo esclarecido sobre o tema e a finalidade da pesquisa. Assim, o sujeito assinou um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, que garante o anonimato, o sigilo e o direito de desistncia durante a realizao do estudo.

Os sujeitos desta investigao foram 16 acadmicos do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, devidamente matriculados no oitavo perodo e que aceitaram participar da investigao. Justifica-se a escolha de tais acadmicos, levando-se em considerao o fato de que j passaram pelas prticas e estgios em Unidade Peditrica. Os sujeitos foram identificados com a sigla E (entrevistado), seguido de um nmero arbico de acordo com a ordem cronolgica da realizao da entrevista, a fim de garantir o seu anonimato.
Cenrio da Investigao

ANLISE COMPREENSIVA DOS DISCURSOS


No primeiro momento da trajetria fenomenolgica, deuse a descrio do fenmeno, ou seja, os discursos obtidos foram transcritos integralmente. Em um segundo momento, os discursos foram reduzidos e esquematizados por meio de unidades de significado que expressaram a percepo do acadmico de enfermagem em relao ao fazer prticas ldicas com crianas hospitalizadas. As unidades de significado foram agrupadas em categorias, e, de acordo com as falas dos sujeitos, obtivemos trs categorias: motivao/gratificao, falta de empenho e de iniciativa, e impotncia.
Motivao/Gratificao

As entrevistas foram agendadas em concordncia com o sujeito, conforme a disponibilidade dos mesmos. A coleta de dados foi realizada em local reservado, pr-fixado, evitando-se interrupes, no prdio onde funciona o Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG.
Perodo da Investigao

A investigao foi desenvolvida no perodo de outubro e novembro do ano de 2007, considerando que todos os acadmicos tinham passado pela experincia em Unidade Peditrica.
Tcnica de investigao/Questo Norteadora

Utilizou-se para investigao a tcnica da entrevista aberta, que assegura possibilidades indefinidas de aprofundamento dos entrevistados no tema. As entrevistas foram previamente agendadas. E, para direcionar a abordagem dos sujeitos durante a investigao, utilizou-se a seguinte questo norteadora: Como so as atividades ldicas no cotidiano de trabalho em Unidade Peditrica? As entrevistas foram gravadas, utilizando-se gravador MP3, e no excederam ao tempo de trinta minutos, sendo necessrio repetir a questo norteadora por duas a quatro vezes, evitandose as inferncias.

Esta categoria diz respeito motivao para a realizao de prticas ldicas exercidas por meio de atividades extensionistas, e a consequente gratificao proporcionada pelos resultados positivos alcanados, sendo possvel inferir a importncia da articulao ensino/pesquisa/extenso expressa nos depoimentos. A extenso universitria, segundo Marcovitch,15 benfica para a formao de recursos humanos nas escolas de Enfermagem, pois uma de suas premissas democratizar o saber acadmico, por meio de propostas e estudos estratgicos, o que oferece oportunidade de atualizao em diversas modalidades de ensino. Ao desvelar o conhecimento adquirido em um programa de extenso, E13 confirma os autores anteriormente citados, quando diz: [...] particularmente tive a experincia de entrar no projeto de extenso no comeo do curso... participei desse projeto de extenso...ele era voltado exclusivamente para a Pediatria... a gente aprendeu muita...muita tcnica...muita coisa diferente para desenvolver com as crianas [...](E13) Principalmente na rea de sade, a extenso assume particular importncia na medida em que se integra rede
805

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

assistencial e pode servir de espao diferenciado para novas experincias voltadas humanizao, ao cuidado e qualificao da ateno sade.16 A gratificao, quando se realiza a prtica ldica, percebida pela descontrao do cliente ao observar a melhora do quadro. o que expressa E11, ao relatar: [...] a gente v a importncia desse trabalho no s em criana, mas tambm... na recuperao do adulto...ateno...ela[criana] comea a confiar mais no profissional e j comea a ser participante no processo de cuidar mesmo...e alm disso a criana, acaba que ela se solta mais...ela comea a perder seus medos...ento muito mais interessante trabalhar nesse sentido[...](E11) Esse mesmo sentimento experimentado por E16:

desse projeto...a faculdade me incentivou a desenvolver essas coisas...quando eu estava no projeto ... se eu no tivesse entrado nesse projeto de extenso...eu acho que eu no desenvolveria tantas coisas especficas...quanto as que eu desenvolvi [...](E13)
Falta de empenho e iniciativa

[...] brincadeiras ajudam na assistncia...ia criando aquele vnculo...s vezes a criana ficava l cinco dias...e no primeiro dia ela ficava assustada e depois ela j aceitava normal...fazia a medicao...j par ticipava da medicao...j sabia...j entendia...sabia at o horrio...j sabia que no doa...ela mesmo j discutia sobre o tratamento...passava a entender.(E16)
O discurso ainda desvela que a promoo do ldico na tica dos profissionais de sade pode ser uma ferramenta significativa para que lidem com questes, tais como: a integralidade da ateno; a adeso ao tratamento; o estabelecimento de canais que facilitem a comunicao entre criana, profissional de sade e acompanhante; a manuteno dos direitos da criana; a (res)significao da doena por parte dos sujeitos.6 A relevncia das atividades extensionistas abre caminhos para elucidar um ponto de fundamental importncia: a articulao ensino/pesquisa/extenso. Segundo Hennington,16 os programas de extenso universitria desvelam a importncia de sua existncia na relao estabelecida entre instituio e sociedade, que se consolida pela aproximao e pela troca de conhecimentos e experincias entre professores, alunos e populao, pela possibilidade de desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem a partir de prticas cotidianas aliadas ao ensino e pesquisa, especialmente pelo fato de propiciar o confronto da teoria com o mundo real de necessidades e desejos. A partir disso, fica clara a indissociao ensino/pesquisa/ extenso no processo ensino-aprendizagem; no entanto, uma vez que nem todos os acadmicos tm a oportunidade de participar de atividades extensionistas, E13 explicita sua vivncia com os que no tiveram essa oportunidade:

O pouco envolvimento e sensibilizao com a prtica ldica do acadmico de Enfermagem fator caracterstico dessa categoria, que colabora para que o fazer esteja carente de empenho e de iniciativa. No dia-a-dia hospitalar, observa-se que ainda so poucos os enfermeiros que abordam com a clientela infantil temticas que se distanciam da dimenso tcnica do cuidado ou do cumprimento das rotinas hospitalares. Muitas vezes passa despercebida ao prprio enfermeiro a possibilidade de desempenhar aes que possam trazer criana o alento de que necessita para enfrentar o agravo sua sade, o tratamento e a permanncia no ambiente hospitalar,17 como evidenciam os depoimentos de E10 e E2:

[...] atividade ldica... na verdade acho que a gente no fez assim muita coisa...a gente mexeu muito com tcnica, aprendemos a usar tcnicas, mas na teoria a gente aprende a questo de brinquedos, dos livros... a importncia dos brinquedos para as atividades ldicas para as crianas. (E10) [...] a gente no desenvolveu muito as atividades no, mas ... as crianas iam pra sala de recreao, ficavam assistindo televiso, tem os brinquedos l...mais com eles mesmos, a gente no ficou muito realizando as atividades no.(E2)
imprescindvel resgatar na formao profissional que a Enfermagem uma profisso interativa, que necessrio ao enfermeiro repensar seus valores e atitudes na relao com os pacientes, com o objetivo de buscar a dignidade humana, o respeito e a valorizao da vida e da qualidade do viver.17 possvel inferir que, para os sujeitos desta investigao, a evoluo do entendimento sobre o fazer prticas ldicas no cotidiano do cuidar de crianas hospitalizadas ainda no foi alcanada por todos, como complementam os depoimentos de E7 e E8: [...] apesar de saber que importante, foi passado isso...na matria de Pediatria...ns aprendemos com o professor...Ele falou sobre a importncia...mas...durante o estgio na pediatria eu no desenvolvi nenhum tipo de atividade ldica.(E7)

[...] depois quando a gente fez estgio no sexto perodo na Pediatria... eu exclusivamente ...desenvolvi as coisas que eu j sabia...por causa
806

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

[...] aprendemos... at...como fazer ...se a gente fosse trabalhar numa Unidade Peditrica, como a gente deveria fazer...infelizmente eu no realizei nenhum tipo de atividade ldica durante o meu perodo acadmico.(E8)
O sistema de crenas dos profissionais de sade interfere na forma de lidar com o brincar nas unidades peditricas. Assim as crianas hospitalizadas sofrem restries desnecessrias, que poderiam ser evitadas se o nvel de informao sobre essa temtica fosse maior. Faz-se necessrio, ento, uma discusso maior sobre o tema de forma que propicie uma evoluo em seu entendimento, com repercusso positiva, e mais ativa, para as crianas hospitalizadas.7
Impotncia

[...] brincava com as poucas coisas que tem l...mais so mais antigas...mais velhas[...](E14)
Os discursos desvelam que a escassez de recursos ainda fator limitante para a realizao da ludicoterapia. No entanto, algumas experincias comprovam que aes criativas, com foco mais na conscientizao da equipe profissional do que nos recursos financeiros, so capazes de produzir resultados recompensadores, no s para os pacientes, mas tambm para os profissionais de sade. Outros autores reafirmam essa ideia quando dizem que, apesar dos esforos para a implementao do ldico, ainda se encontram equipes despreparadas e desmotivadas que centram o atendimento na relao queixa-conduta e nos procedimentos.7

A categorizao da impotncia remete ao sentimento apreendido nos discursos que mostram a impossibilidade de realizar prticas ldicas diante da escassez de recursos materiais. Quando os recursos esto presentes, a falta de sua implementao nas prticas expressa pelos sujeitos. Com a Poltica Nacional de Humanizao nas instituies pblicas de atendimento e promoo sade, especificamente com a Lei n11.104, de 21/03/200518, tornou-se obrigatria a instalao de brinquedotecas nas unidades de sade que ofeream atendimento peditrico em regime de internao. A implantao dessas reas citada por E11: [...] a gente ainda no tem uma quantidade maior de ferramentas... agora que se montou a... que iniciou a brinquedoteca, ento bastante recente...t iniciando na Santa Casa esse trabalho[...](E11) A obrigatoriedade de existncia de brinquedotecas e o fato de um espao dedicado ao brincar dentro de um hospital refletem a preocupao com o bem-estar global do indivduo, proporcionando maior confiana nos pacientes e em seus familiares. Para tanto, nas vivncias explicitadas, E3 apresenta que:

CONSIDERACES FINAIS
A presena do ldico nas Unidades Peditricas ainda no uma realidade, e sua insero se processa gradativamente. Os sentimentos apreendidos de futuros profissionais de Enfermagem remetem a entraves como: a pouca motivao a que so expostos, a falta de empenho e iniciativa e a impotncia em face da escassez de recursos para a realizao de atividades ldicas. O fato que essas limitaes devem ser consideradas no sentido de questionar at que ponto so reais, e a partir de onde se tornam justificativas pouco fundamentadas para o no fazer prticas ldicas no cotidiano de cuidar em Enfermagem Peditrica. Considerando a equipe multiprofissional, o enfermeiro exerce papel fundamental para a humanizao do cuidado, pois, dos profissionais, quem permanece por mais tempo junto ao paciente para realizao de procedimentos, desenvolvimento de vnculo e exerccio da escuta e responsvel por sua evoluo. Sendo assim, o fazer prticas ldicas na tica dos acadmicos de Enfermagem implica rever a formao acadmica com o propsito de inserir contedos que enfatizem a atual lgica de assistncia sade: a humanizao e a integralizao da assistncia. Aplicando a humanizao no processo de cuidar, possvel vislumbrar a possibilidade de formar profissionais que desenvolvam o cuidado aos pacientes, no s com procedimentos tcnicos, mas tendo como foco as necessidades do cliente, observando a maior interao e participao deste no seu processo de recuperao e cura, um cuidado humano e solidrio. Somando-se a isso, a articulao ensino/pesquisa/ extenso deve ser forte e coerente, no sentido de que estratgias inovadoras, como as prticas ldicas, no sejam restritas e/ou privilgio de apenas um pequeno segmento acadmico que teve a possibilidade de desenvolver atividades extensionistas, e sim uma realidade disponvel para todos.
807

[...] no que diz respeito estrutura fsica e material pra desenvolvimento de atividades ldicas ainda t... bem a desejar...no completo, no satisfatrio...mais na base do improviso, nada que tenha uma estrutura toda montada assim que atenda certinho ... que exija...na implementao dessa prtica de brinquedos na Pediatria [...](E3)
Somando-se esse discurso, E5 e E14 completam:

[...] as atividades ldicas eram...um pouco deficientes, havia poucos brinquedos para as crianas apesar de haver uma sala de recreao.(E5)

Prticas ldicas no cotidiano de enfermagem peditrica Brito TRP Resck ZMR, Moreira DS, Marques SM ,

Esc Anna Nery Rev Enferm 2009 out-dez; 13 (4): 802-08

REFERNCIAS
1 Mitre RM. Brincando para viver: um estudo sobre a relao entre a criana gravemente adoecida e hospitalizada e o brincar. [dissertao de mestrado]. Rio de Janeiro (RJ): Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz; 2000. 2 Franani GMDZ, Zilioli D, Silva PRF, Santana RPM, Lima RAG. Prescrio do dia: Infuso de alegria. Utilizando a arte como instrumento na assistncia criana hospitalizada. Rev Latino-am. Enfermagem. [online] 1998 dez; [citado 06 abr 2007]; 6(5): [aprox. 11 telas]. Disponvel em: http://www.scielo.br. 3 Soares MRZ, Zamberlan MAT. A incluso do brincar na hospitalizao infantil. Est Psicol 2001maio/ago;18(2): 64-9. 4 Silva AL. O saber nightingaliano no cuidado: uma abordagem epistemolgica. In: Waldow VR, Lopes MJM, Meyer DE. Maneiras de cuidar, maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prtica profissional. Porto Alegre (RS): Artes Mdicas; 1995; p.41-60. 5 Bar-Mor G. Preparation of children for surgery and invasive procedures: milestones on the way to success. J Pediatr Nurs 1997Aug;12(4): 252-255. 6 Mitre RMA, Gomes RA. A promoo do brincar no contexto da hospitalizao infantil como ao de sade. Cienc Saude Colet 2004; 9(1): 147-54. 7 Begnes JG, Carvalho AM. Brincar em unidades de atendimento peditrico: aplicaes e perspectivas Estud. Psicol [on-line] 2006 jan/abr; [citado 6 abr 2007]; 11(1): [aprox. 18 telas]. Disponvel em http://www.scielo.br. 8 Fujisawa DS, Manzini EJ. Formao acadmica do fisioterapeuta: a utilizao das atividades ldicas nos atendimentos de crianas. Rev Bras Educ Espec [on-line] 2006 jan/abr; [citado 06 abr 2007];12(1): [aprox. 21 telas]. Disponvel em: http://www.scielo.br.

9 Leite TMC, Shimo AKK. O brinquedo no hospital: uma anlise da produo acadmica dos enfermeiros brasileiros. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 jun;11(2): 343-50. 10 Merleau-Ponty M. Fenomenologia da percepo. Rio de Janeiro (RJ): Freitas Bastos; 1971. 11 Josgrilberg RS. O mtodo fenomenolgico e as cincias humanas. In: Fenomenologia e anlise do existir. So Paulo (SP):Universidade Metodista de So Paulo/SOBRAPHE; 2000. p. 75-93. 12 Martins J. Um enfoque fenomenolgico do currculo: educao como poesis. So Paulo (SP): Cortez; 1992. 13 Merighi MAB, Praa NS. Abordagens terico-metodolgicas qualitativas: a vivncia da mulher no perodo reprodutivo. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogam; 2003. 14 Ministrio da Sade (BR). Conselho Nacional de Sade. Resoluo n 196, de 10 de outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Inf Epidemiol SUS 1996; 5 (2 supl 3): 13-41. 15 Marcovitch J. Diretrizes sobre cultura na USP. Apresentado ao Conselho de Cultura e Extenso Universitria da Pr-Reitoria de Cultura e Extenso Universitria da USP; So Paulo (SP);1994. p. 4. Xerox. 16 Hennington A. Acolhimento como prtica interdisciplinar num programa de extenso universitria. Cad Saude Publica [on-line] 2005 jan/fev; [citado 15 mar 2008];21(1): [aprox. 14 telas]. Disponvel em: http://www.scielo.br. 17 Castanha ML, Lacerda MR, Zagonel IPS. Hospital: lugar para o enfermeiro cuidar do imaginrio? Acta Paul Enferm 2005 mar; 18(1): 94-9. 18 Lei n 11.104, de 21 de maro de 2005. Dispe sobre a obrigatoriedade de instalao de brinquedotecas nas unidades de sade que ofeream atendimento peditrico em regime de internao. Dirio Oficial da Unio, Braslia (DF), 21 mar 2005.

Recebido em 10/10/2008 Reapresentado em 14/03/2009 Aprovado em 10/05/2009

808

You might also like