You are on page 1of 2

Aprende-se a escrever, escrevendo.

Escritor = planeja o discurso em funo de seu objetivo e do leitor a que se destina e leva em conta as caractersticas do gnero. capaz de revis-lo e reescrev-lo e sabe recorrer a outros textos quando precisa utilizar fontes escritas para a sua prpria produo. Escrever envolve dois processos: aspectos notacionais e discursivos. O domnio da escrita se adquire muito mais pela leitura do que pela prpria escrita. No se deve ensinar a escrever por meio de prticas centradas apenas na codificao de sons em letras. Ao contrrio, preciso oferecer aos alunos inmeras oportunidades de aprenderem a escrever em condies semelhantes s que caracterizam a escrita fora da escola. A eficcia da escrita se caracteriza pela aproximao mxima entre a inteno de dizer e a interpretao de quem l. Algumas situaes didticas fundamentais para a prtica de produo de textos Trabalho com projetos Textos provisrios: trabalho com rascunho de modo que o escritor possa coordenar os papis de produtor, leitor e avaliador do seu prprio texto Produo com apoio ( parafrasear bons textos, transformar um gnero em outro, escrever um conto de mistrio a partir de uma notcia policial, produzir textos a partir de outros conhecidos; dar o comeo de um texto ou o fim e os alunos continuam; planejar coletivamente o texto para depois escrev-lo. Situaes de criao ( amplo repertrio de modelos. Da a importncia da produo continuada de textos como tb da leitura). Situao didtica= oficinas ou atelis de produo.

Considerar o texto como unidade bsica do ensino de LP no significa que no seja necessrio analisar unidades como as palavras e at mesmo as slabas.

Anlise e reflexo sobre a lngua Objetivo= melhorar a capacidade de compreenso e expresso dos alunos em situaes de comunicao tanto escrita como oral Capacidade humana de refletir sobre os fatos e fenmenos da linguagem A linguagem falar dela mesma Atividades epilingsticas planejadas didaticamente podem constituir uma importante fonte de questionamento, anlise e organizao de informaes sobre a lngua e devem preceder as prticas de reflexo metalingsticasda recepo ativa possvel estabelecer a relao de elementos no-lingsticos com a fala. Gravaes de debates ou exposies orais. Reviso de texto ( situao didtica) = controle de qualidade da produo necessrio desde o planejamento e ao longo do processo de redao e no somente na finalizao do produto. Pressupe a existncia de rascunhos em uma atividade de reviso ( ortografia, coeso etc) pelo aluno e prof para torna-lo mais legvel para o leitor Aprendendo com textos Alfabetizao : uso de quadrinhas, parlendas e canes que, em geral, sabe de cor

You might also like