You are on page 1of 8

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa uma disfuno alimentar, caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress fsico. A anorexia nervosa uma doena complexa, envolvendo componentes psicolgicos, fisiolgicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa chamada de anorxica. Uma pessoa anorxica pode ser tambm bulmica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfrio Ocidental, mas tambm afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poder estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurtico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou histria de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicolgico.

Sintomas

Peso corporal em 85% ou menos do nvel normal. Prtica excessiva de actividades fsicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anorxicos vem peso onde no existe, ou seja, o anorctico pensa que tem um peso acima do normal.

Em pessoas do sexo feminino, ausncia de ao menos trs ou mais menstruaes. A anorexia nervosa pode causar srios danos ao sistema reprodutor feminino.

Diminuio ou ausncia da libido; nos rapazes poder ocorrer impotncia e dificuldade em atingir a maturao sexual completa, tanto a nvel fsico como emocional.

Crescimento retardado ou at paragem do mesmo, com a resultante m formao do esqueleto (pernas e braos curtos em relao ao tronco).

Descalcificao dos dentes; crie dentria. Depresso profunda. Tendncias suicidas. Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas

anorxicas.

Obstipao grave.

A anorexia possui um ndice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicolgicos, geralmente matando por ataque cardaco, devido falta de potssio ou sdio (que ajudam a controlar o ritmo normal do corao). Pode ser causada por distrbio da auto-estima. Causas e grupos de risco A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres). Tem sido enfatizada, em debates populares, a importncia da mdia para o desenvolvimento de desordens como anorexia e bulimia, por alegadamente promover ela uma identificao da beleza com padres fsicos de magreza acentuada. Qualquer papel a ser exercido pela cultura de massa na promoo dessas desordens, no entanto, est ainda para ser demonstrado. Na busca da etiologia de perturbaes da sade mental, inclusive da anorexia nervosa, comumente so procuradas causas de ordem intrapsquico, ambiental e gentico. At agora, os seguintes fatos tm emergido na busca das causas desse transtorno: Causas genticas/ambientais:

Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irms gmeas tm sugerido um fundo gentico para o desenvolvimento da anorexia.

Pais e mes de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparao da populao no seleta, nveis mais elevados de perfeccionismo e preocupao com a forma fsica.

Caractersticas sociopsquicas de anorxicas:

Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, anorxicas possuem, relativamente a pessoas saudveis de sua idade e sexo, uma incidncia maior de transtornos da ansiedade (especialmente o transtorno obsessivo-conmpulsivo) e do humor.

Nveis exageradamente elevados de perfeccionismo (busca por padres de conquista e realizaes notavelmente altos, necessidade de controle, intolerncia a "falhas" ou "imperfeies") so comuns, e mesmo centrais, no desenvolvimento da anorexia. A presena dessa busca por padres de perfeio transcende o desenvolvimento da doena, sendo anterior a ela e permanecendo em pacientes que j foram curadas da doena. Alguns estudos sugerem que, apesar de uma inteligncia mdia na faixa regular, anorxicas possuem nveis mais altos de performance escolar e envolvimento acadmico, o que sugere que o perfeccionismo nelas presente no se limita a temas relacionados apenas com comida e forma corporal.

Outros traos obsessivos-compulsivos, alm do perfeccionismo, so notados na infncia de anorxicas, principalmente inflexibilidade, forte adeso a regras estabelecidas, observao dos padres mantidos por autoridades, etc.

Incidncia de abuso fsico ou sexual mais elevada em grupos de anorxicos; em um estudo efetivado na Amrica do Norte, a presena de um histrico de abuso sexual na infncia apresentou uma forte associao com o desenvolvimento de transtornos alimentares em grupos de homens homossexuais.

Tratamento
Deve-se ter duas vertentes, a no-farmacolgica e a farmacolgica. Entretanto deve-se ter em mente a importncia de uma relao mdico-paciente

satisfatria,uma vez que a negao pelo paciente muitas vezes presente. Dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internao para restabelecimento da sade. Correo de possveis alteraes metablicas e um plano alimentar bem definido so fundamentais. Alm disso, o tratamento tambm deve abordar o quadro psicolgico, podendo ser principalmente a terapia cognitivocomportamental e psicoterapia individual. Em relao a abordagem farmacolgico temse utilizado principalmente os antidepressivos, mas que uma rea que carece de muitos resultados satisfatrios tendo em vista a multicausalidade da doena. Dessa forma, importante uma abordagem multi-disciplinar, apoio da famlia e aderncia do paciente. As recadas podem acontecer, da a importncia de se ter um acompanhamento profissional por longa data. Essencialmente o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos nveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepo distorcida quanto ao seu prprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente est abaixo do peso, que est magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral est preservado, excepto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anorctico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Alm da dieta capaz de submeter-se a exerccios fsicos intensos, induzir o vmito, jejuar, tomar diurticos e usar laxantes. Aos olhos de quem no conhece o problema estranho como algum "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. No h explicao para o fenmeno mas deve ser levado muito a srio pois 10% dos casos que requerem internao para tratamento (em hospital geral) morrem por inanio, suicdio ou desequilbrio dos componentes sanguneos.

Como o paciente com anorexia? O paciente anorctico s se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu prprio ambiente as pessoas no notam que um determinado colega est doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficar evidente que algo est errado. O paciente com anorexia no considera seu comportamento errado, at recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicaes. Como no se considera doente capaz de falar desembaraadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No comeo as pessoas podem at achar que uma brincadeira, mas a contnua perda de peso apesar da insistncia dos outros em convencer o paciente do contrrio, faz soar o alarme. A os parentes se assustam e recorrem ao profissional da sade mental. Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentao. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto no invalida necessariamente o diagnstico embora seja uma atitude suspeita. Depois de recuperado o prprio paciente, j com seu peso restabelecido e com a recordao de tudo que se passou no sabe explicar porque insistia em perder peso. Na maioria das vezes prefere no tocar no assunto, mas o fato que nem ele mesmo concorda com a conduta insistente de emagrecer. Essa constatao no entanto no garante que o episdio no volte a acontecer. Depois de recuperados esses pacientes retornam a sua rotina podendo inclusive ficar acima do peso. H dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentao e emagrecem e aqueles que tm episdios denominados binge. Nesses episdios os pacientes comem descontroladamente at no

aguentarem mais e depois vomitam o que comeram. s vezes a quantidade ingerida foi to grande que nem necessrio induzir o prprio vomito: o prprio corpo se encarrega de eliminar o contedo gstrico. H casos raros de pacientes que rompem o estmago de tanto comerem.

Qual o curso desta patologia? A idade mdia em que surge o problema so 17 anos. Encontramos muitos primeiros episdios entre os 14 e os 18 anos. Dificilmente comea depois dos 40 anos. Muitas vezes eventos negativos da vida da pessoa desencadeiam a anorexia, como perda de emprego, mudana de cidade, etc. No podemos afirmar que os eventos negativos causem a doena, no mximo s podemos dizer que o precipitam. Muitos pacientes tm apenas um nico episdio de anorexia na vida, outros apresentam mais do que isso. No temos por enquanto meios de saber se o problema voltar ou no para cada paciente: sua recidiva imprevisvel. Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que no seja incompatvel com a vida mas tambm sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a auto-imagem distorcida. A internao para a reposio de nutrientes recomendada quando os pacientes atingem um nvel crtico de risco para a prpria sade. Sobre quem a anorexia costuma incidir? As mulheres so largamente mais acometidas pela anorexia, entre 90 e 95% dos casos so mulheres. A faixa etria mais comum a dos adultos jovens e adolescentes podendo atingir at a infncia, o que bem menos comum. A anorexia especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o ganho esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcanada caso no houvesse anorexia. Na fase de crescimento h uma necessidade maior de ganho calrico: se isso no obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentao normal. Caso o episdio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedir o alcance da altura geneticamente determinada. Na populao geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos ltimos anos o nmero de casos de anorexia venha aumentando. Ainda cedo para se afirmar que isto se deva ao modelo de mulher magra como o mais atraente, divulgado pela mdia, esta hiptese est

sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidncia est crescendo so necessrios anos de estudo e acompanhamento da incidncia, o que significa um procedimento caro e demorado. S depois de se confirmar que o ndice de anorexia est aumentando que se poder pesquisar as possveis causas envolvidas. At h bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nas sociedades industrializadas. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido comearam a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia est presente tambm nas populaes desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro. Tratamento O tratamento da anorexia continua sendo difcil. No h medicamentos especficos que restabeleam a correcta percepo da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicaes tm sido paliativos. As mais recomendadas so os antidepressivos tricclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptao da serotonina tm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a reduo do apetite. bom ressaltar que os pacientes com anorexia tm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias podem e devem ser usadas, tanto individuais como em grupo ou em famlia. A indicao depender do profissional responsvel. Por enquanto no h uma tcnica especialmente eficaz. Forar a alimentao no deve ser feita de forma rotineira. S quando o nvel de desnutrio ameaador. Forar alimentao significa internar o paciente e fornecer alimentos lquidos atravs de sonda naso-gstrica. Geralmente quando se

chega a isso torna-se necessrio tambm conter (amarrar) o paciente no leito para que ele no retire a sonda. Fonte:

You might also like