You are on page 1of 27

As

caracters*cas dos sites de compras cole*vas que inuenciam o comportamento de compra por impulso. Raphael de Oliveira Boamorte Publicidade e Propaganda 2011/2

Introduo
-A Internet foi criada em 1968 e possua nalidades militares no perodo da Guerra Fria; - Aps o m das ameaas da Guerra Fria, o enfraquecimento que a Internet, na poca conhecida como Arpa, passa a ter no ambiente militar e o rpido desenvolvimento geraram facilidade de acessos e abriram portas para ns acadmicos; - A dcada de 90 foi um perodo de desenvolvimento e invesImentos para a Internet; -Publicidade, consumo e de vendas (BOGO, 2010); -A Internet causou mudanas no somente na cultura de empresas, mas tambm no comportamento dos consumidores de diferentes reas, e em alguns casos, possibilitaram o surgimento de novos consumidores, como arma Prado (2011),

Problem*ca e Hipteses
Os sites de compras coleIvas so extremamente novos e surgiram como consequncia do rpido avano da Internet e desenvolvimento das redes sociais. Problema -Como o surgimento dos sites de compras coleIvas inuencia no comportamento de compra por impulso? Hipteses - Pela forma como os sites de compras coleIvas apresentam os produtos; - Por conta das ofertas que aIngem nmero de descontos elevados; - Devido ao curto prazo para realizao da compra.

Obje*vos
Geral -denIcar quais as caractersIcas dos sites de compras coleIvas que so I as principais responsveis pelo comportamento de compra por impulso. Especcos - Denir quais os elementos principais dos sites de compras coleIvas, que inuenciam no ato de compra por impulso - IdenIcar quais as principais vantagens que os consumidores veem nesse determinado Ipo de site. - Entender mudanas no comportamento dos consumidores.

Referencial Terico
Marke*ng O markeIng envolve a idenIcao e a saIsfao das necessidades humanas e sociais. Para deni-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele supre necessidades lucraIvamente (KOTLER, 2006). Canais de Distribuio Os canais de distribuio esto diretamente ligados ao processo que orienta o caminho que o produto levar desde a sua produo at o consumo.

Referencial Terico
Varejo O varejista qualquer insItuio cuja aIvidade principal consiste no varejo, isto , na venda de produtos e servios para o consumidor nal (PARENTE, 2000).

Referencial Terico
Varejo Sem Loja

Um sistema de markeIng interaIvo entre vendedor e consumidor que uIliza um ou mais veculos de comunicao para produzir um contato com cliente ou conseguir um pedido de compra (PARENTE, 2000).

Referencial Terico
Varejo Virtual O varejo virtual oferece a possibilidade da disseminao da informao.

Referencial Terico
E-commerce

O E-commerce o que representa o comrcio eletrnico (JUNIOR E FERNANDES, 2005).

Referencial Terico
Comportamento do Consumidor O hbito do consumo uma prIca anIga, mas que se altera com o passar dos anos de acordo com a poca e o contexto histrico e social de determinada sociedade em que o consumo est inserido (BARBOSA, 2004). Fatores de Inuncia no Comportamento do Consumidor - Fatores Sociais -Fatores Culturais -Fatores Pessoais -Fatores Socioeconmicos

Referencial Terico
Consumidor Inovador Os consumidores inovadores podem ser denidos como o grupo relaIvamente pequeno de consumidores que so os primeiros compradores de um produto novo (SCHIFFMAN; KANUK, 2000).

Referencial Terico
Compra por Impulso Entre o planejamento dos itens a serem adquiridos e a compra h uma diferena que pode ser medida. Os autores que pesquisaram nesse contexto colocaram como origem da compra impulsiva o meio ambiente (por exemplo, fatores climIcos, disponibilidade do produto, esImulao nos pontos-de-venda), ou fatores de personalidade (como tendncia busca do prazer imediato), ou fatores culturais (como compra de um perfume numa roda de amigas em que todas as outras tambm compraram) (GIGLIO, 2002, p. 242).

Referencial Terico
Compras Cole*vas

Referencial Terico
Compras Cole*vas - A ideia dos sites uIlizar a internet para vender produtos a preos muito baixos e em grandes quanIdades; - A aplicao da lgica bem simples. Uma vez denido um nmero mnimo de compradores para um determinado produto ou servio e esIpulado um prazo para que seja alcanado esse mnimo, o site publica ofertas que cobrem descontos de at 90%. A validao da oferta ca condicionada ao alcance do nmero esIpulado de compradores antes que o prazo termine (SANTOS e CYPRIANO, 2010).

Apresentao e Anlise dos Dados


Entrevistas - 20 -Pessoas de Classe A/B; moradoras de Vitria ou Vila Velha -J tenham comprado por no mnimo 3 vezes -Mantenham frequncia de compra Perguntados sobre tens relacionados compra cole*vas e compra por impulso, design do site, mo*vos que levam compra, entre outras questes, chegou-se as informaes a seguir

Apresentao e Anlise dos Dados


A Inuncia do design dos sites na deciso pela compra - A maioria dos entrevistados disse levar em considerao fatores como layout, disposio das imagens no site, cores e que faz sim diferena na hora da compra. -De acordo com as informaes, um layout bem organizado e mais clean, chama mais ateno, inclusive pela preocupao do responsvel por ele em criar um ambiente agradvel

Segurana; Conabilidade; Prossionalismo.

Apresentao e Anlise dos Dados


Compra por Impulso - A maioria dos entrevistados respondeu que sim, compras coleIvas e compra por impulso tem tudo a ver, e logo j associaram esse carter impulsivo ao prazo esIpulado para a realizao da compra. - Sim, mais de 90% do que eu comprei, eu no precisava naquela hora. Apenas pelo preo e pela quanIdade de gente que havia comprado, eu tambm compro, e isso me faz ter certeza que a compra em sites de compras coleIvas uma compra por impulso (RETIRADO DE ENTREVISTA, 2011).

Prazo para compra; Tamanho do desconto.

Apresentao e Anlise dos Dados


Mo*vos que levam compra - A maioria considera o tamanho do desconto como principal moIvo de compra, mas opes como conabilidade da empresa que oferta, tempo de validade aps a compra, modo de uIlizao do que ser comprado e a qualidade do produto, tambm so levados em conta, aliados ao tamanho do desconto.

Prazo para compra; Conabilidade da empresa que anunca; Tamanho do desconto; Modo de u*lizao; Qualidade do produto/servio.

Apresentao e Anlise dos Dados


Costume de divulgar o que comprou - Quando foi perguntado aos entrevistados se eles possuem o hbito de divulgar as compras que eles realizaram as opinies caram divididas e a maioria acrescentou que apenas divulga promoes que podem ser aproveitadas em grupo como paintball, boliche, bar, etc (ENTREVISTA, 2011). -No comeo eu sempre divulgava para os meus amigos, mas hoje em dia com o sucesso que esses sites esto fazendo, todo mundo j acompanha os maiores como Peixe Urbano, ClickOn e cam sabendo das ofertas, ento eu no divulgo mais e apenas efetuo a compra (RETIRADO DE ENTREVISTA, 2011).

Apresentao e Anlise dos Dados


Costume de divulgar o que comprou

No costumam divulgar as ofertas e quando fazem, para parentes ou amigos mais prximos. Outra situao em que divulgam, quando h alguma oferta que deve ser feita em grupo.

Apresentao e Anlise dos Dados


Como cam sabendo das ofertas -A maioria dos entrevistados acompanha os sites de compras coleIvas, e a maioria ca nos principais citados que so Peixe Urbano, ClickOn e GroupOn, ou como disse um dos entrevistados: acesso vrios mas s em p r e c o m p r o n o s m e s m o s , G r o u p O n, P e i x e U r b a n o e ClickOn (ENTREVISTA, 2011). - No que diz respeito ao acompanhamento por e-mail das ofertas nos sites, a maioria disse acompanhar os emails enviados, e caso tenha alguma oferta interessante, se direcionam ao site para possivelmente realizar a compra.

Apresentao e Anlise dos Dados


Como cam sabendo das ofertas - Os entrevistados tm o costume de acompanhar os emails enviados diariamente pelos sites, e caso vejam alguma oferta interessante, vo at o site procurar por ela. Portanto, h tambm uma preferncia da maioria em acompanhar diretamente o site pois possibilita a pesquisa entre ofertas parecidas, para que a compra seja efetuada com ainda mais desconto.

Apresentao e Anlise dos Dados


A sensao de perder uma oferta

A sensao de perder uma oferta j se tornou indiferente entre os consumidores pelo fato de que muitos sites oferecem promoes iguais ou o prprio site volta com a mesma oferta, ou seja: com um pouco de pacincia, logo o consumidor ter aquele produto/ servio em mos.

Apresentao e Anlise dos Dados


+ perguntas 1. H quanto tempo e com que frequncia voc compra em sites de compras coleIvas? 2. Os produtos mais comuns de se encontrar nos sites de compras coleIvas so cosmIcos, produtos para sade, viagens e pacotes de hospedagem. Voc tem preferncia nos produtos que compra? Caso a resposta seja sim, quais so os que mais compra e por que? 3. Que Ipo de compras costuma fazer? Compra de produtos para uso prprio ou pra famlia/amigos?

Concluso e Recomendaes
Concluso -Compras coleIvas um modelo de compra por impulso - As compras coleIvas trouxeram oportunidades aos consumidores, dando a eles a chance de comprar o que antes no podiam, conhecer lugares novos - seja um restaurante mais caro ou um pas - sempre h muitas possibilidades, esImulando aquela sensao de pertencimento trazida pelo consumo. - Sociabilidade, tempo e apelo oferta, podem ser considerados os fatores de sucesso dos sites de compras coleIvas e esImulante do consumo. - Ao comprar pela internet, as pessoas oImizam seu tempo por no precisarem se deslocar at a loja e realizar a compra.

Concluso e Recomendaes
Recomendaes -Preocupar-se com a segurana; -Elaborao criaIva do site, j que a maioria dos consumidores relacionam design com conabilidade; -Possibilitar a compra por boletos; - Por m, que o estudo seja conInuado pelo fato de que as compras coleIvas esto em processo de mudanas e tambm pelo fato da Internet ser um ambiente com constantes transformaes em um perodo de tempo curto.

Obrigado! ;)

You might also like