You are on page 1of 22

Universidade Federal Fluminense

Licenciamento Ambiental
Tpicos Especiais da Produo
Andr Garcia Felipe Martins Rafael Arguelles Ronaldo Horta

Niteri, 2011

Sumrio

1. Definio ....................................................................................................... 02 2. Tipo de licenas ambientais ............................................................................ 05 3. Atividades Sujeitas ao Licenciamento Ambiental ............................................... 08 4. O processo de licenciamento no Brasil ............................................................. 09 5. O Licenciamento e seus diferentes nveis de abrangncia ............................. 09 6. Exemplo prtico ................................................................................... 10 7. Concluso .......................................................................................... 22 8. Bibliografia ......................................................................................... 23

Licenciamento Ambiental
1. Definio
Segundo o direito administrativo, a licena espcie de ato administrativo unilateral e vinculado, pelo qual a Administrao faculta quele que preencha os requisitos legais no exerccio de uma atividade (PIETRO, apud FIORILLO, 2006). Assim, a licena ato administrativo declaratrio e vinculado, gerando, portanto direitos ao detentor da mesma.

A Resoluo Conama n 237/97 definiu ainda, em seu art. 1, I, Licenciamento Ambiental como o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso.

Sendo assim, o licenciamento ambiental uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio da realizao de Audincias Pblicas como parte do processo.

Essa obrigao compartilhada pelos rgos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petrleo e gs na plataforma continental.

O processo de licenciamento ambiental, em qualquer das suas etapas, inteiramente custeado pelo empreendedor, que deve ressarcir o rgo licenciador por todos os custos envolvidos no processo.

Atravs do licenciamento ambiental a administrao pblica busca exercer o necessrio controle sobre as atividades humanas que interferem nas condies ambientais, buscando conciliar o desenvolvimento econmico com o uso de recursos naturais.

Sendo assim, para a obteno da Licena Ambiental, alm do atendimento aos padres estabelecidos, os impactos ambientais negativos decorrentes da implantao do empreendimento devem ser previstos, corrigidos, mitigados e compensados, assim como introduzidas prticas adequadas de gesto na operao, na perspectiva da contribuio especfica do empreendimento qualidade ambiental e sua sustentabilidade.

Os empreendimentos preexistentes, instalados anteriormente instituio do Licenciamento Ambiental, devero ser regularizados mediante o controle e a correo dos danos causados ao ambiente, visando sua insero no licenciamento.

Falando um pouco sobre a participao social no processo de licenciamento, esta garantida atravs das Audincias Pblicas, durante as quais o contedo do estudo e do relatrio de impacto ambiental apresentado s comunidades que vivem nos locais que sero atingidos pelo empreendimento. Nessas Audincias onde o dilogo com os stakeholders do empreendimento deve acontecer para que o projeto ande de acordo com as expectativas, sabendo exatamente o que faz com que ele seja vivel para cada um dos envolvidos.

A participao pblica est prevista no processo de licenciamento ambiental com os objetivos de:

garantir a divulgao de informaes sobre os projetos a serem licenciados, em especial quanto aos possveis riscos qualidade ambiental das reas de influncia dos empreendimentos e sobre as medidas mitigadoras e de controle ambiental destinadas a reduzir esses efeitos;

captar as expectativas e inquietaes das populaes afetadas e permitir ao rgo licenciador recolher as manifestaes e os interesses dos diferentes grupos sociais.

O RIMA, que reflete as concluses do EIA de forma objetiva e em linguagem adequada sua compreenso, deve estar acessvel ao pblico em locais apropriados, de forma a garantir o conhecimento de seu contedo pelos interessados, durante a anlise tcnica do pedido de licena ambiental. O IBAMA indicar o nmero de cpias e os locais onde devero estar disponveis o RIMA.

Nota: Sempre que o IBAMA julgar necessrio ou for solicitado por entidade civil, pelo Ministrio Pblico ou por 50 (cinqenta) ou mais cidados, ser promovida Audincia Pblica para a apresentao e discusso do projeto e de seu respectivo RIMA. O IBAMA fixar em edital e anunciar pela imprensa local, a abertura do prazo de solicitao de Audincia Pblica que ser no mnimo de 45 dias.

A Audincia Pblica realizada com a participao, basicamente, de quatro grupos de atores:

o IBAMA, que coordena a realizao do evento e registra as questes relevantes suscitadas para fins decisrios subseqentes; o empreendedor, que organiza sua realizao, apresenta o empreendimento, responde aos questionamentos referentes implantao pretendida e arca com os custos correspondentes;

a equipe responsvel pela elaborao do RIMA, que apresenta suas concluses, responde tecnicamente pelo seu contedo e responde aos questionamentos referentes aos estudos realizados; e

o pblico presente, que apresenta suas dvidas ou questionamentos.

2. Tipos de licenas ambientais


O Sistema de Licenciamento Ambiental o processo administrativo sistemtico das conseqncias ambientais da atividade que se pretenda desenvolver. Este processo

acompanhado desde a fase de planejamento at a fase de controle operacional, por meio da emisso de trs licenas sucessivas e pela verificao de restries determinadas em cada uma delas. O processo tambm inclui os procedimentos de acompanhamento das licenas concedidas, por meio da inspeo e verificao peridica realizada pelos rgos ambientais. Portanto, trata-se de uma poderosa ferramenta de planejamento para o empreendedor e no um simples ato administrativo.

As licenas ambientais esto estabelecidas no Decreto n 99.274/90, que regulamenta a Lei n 6.938/81, e detalhadas na Resoluo CONAMA n 237/97, sendo:

Licena Prvia (LP): Concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implementao. A LP estabelece as condies para a viabilidade ambiental do empreendimento ou atividade, aps exame dos impactos ambientais por ele gerados, dos programas de reduo e mitigao de impactos negativos e de maximizao dos impactos positivos, permitindo, assim, que o local ou trajeto escolhido como de maior viabilidade tenha seus estudos e projetos detalhados. Em projetos de significativo impacto ambientai ser exigida a realizao de Estudo de Impacto Ambiental - EIA e correspondente Relatrio de Impacto ao Meio Ambiente - RIMA, como condicionantes para obteno da licena prvia. Estes instrumentos foram normalizados pela Resoluo n 001/86 do CONAMA e, complementarmente, pela Resoluo n 237/97.

Validade mxima de 5 anos.


Licena de Instalao (LI): Autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, onde sero apresentados o atendimento das condicionantes da LP e as informaes detalhadas do projeto, processos e tecnologias adotadas para a neutralizao, mitigao ou compensao dos

impactos

ambientais

provocados,

assim

como

os

procedimentos

de

monitoramento ambiental. Esse conjunto de informaes constitui o Plano Bsico Ambiental (PBA). O PBA contempla as informaes desde a fase de instalao do empreendimento at os meios de monitoramento e controle da operao que ser realizada.

Validade mxima de 6 anos.


Licena de Operao (LO): Autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operao.

Validade mxima de 10 anos.

As licenas ambientais podero ser expedidas isoladas ou sucessivamente, de acordo com a natureza, caractersticas e fase do empreendimento ou atividade.

O CONAMA definir, quando necessrio, licenas ambientais especficas, observadas, tambm neste caso, a natureza, caractersticas e peculiaridades da atividade ou empreendimento, e, ainda, a compatibilizao do processo de licenciamento com as etapas de planejamento, implantao e operao.

Os prazos para emisso e validade de cada licena podero variar de acordo com a modalidade de licena e as normas federais e estaduais vigentes. Entretanto, o artigo 18 da Resoluo CONAMA n 237/97 estabelece diretrizes e consideraes sobre a determinao dos prazos de validade para as licenas em geral, como visto adiante.

Os prazos de anlise podero ser diferenciados para cada modalidade, observado o prazo mximo de 6 (seis) meses a contar do protocolo do requerimento at seu deferimento ou indeferimento, ressalvados os casos em que houver EIA/RIMA e audincia pblica, quando o prazo mximo de at 12 (doze) meses. A contagem do prazo suspensa durante a elaborao de complementaes ou preparao de

esclarecimentos pelo empreendedor. Estes prazos podem ser alterados mediante justificativa do empreendedor e concordncia do IBAMA.

No que se refere renovao da LO, esta deve ser requerida com antecedncia mnima de 120 (cento e vinte) dias da expirao de seu prazo de validade, ficando automaticamente prorrogada at a manifestao final do IBAMA. Na renovao, o IBAMA poder aumentar ou diminuir o prazo de validade aps avaliao do desempenho da atividade ou empreendimento, respeitados os limites mnimo e mximo para esta licena.

3. Atividades Sujeitas ao Licenciamento Ambiental


1. Estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento. 2. Ferrovias 3. Portos e terminais de minrio, petrleo e produtos qumicos. 4. Aeroportos 5. Oleodutos,gasodutos,minerodutos, troncos coletores e emissrios de esgotos sanitrios. 6. Linhas de transmisso de energia eltrica, acima de 230KV. 7. Obras hidrulicas para explorao de recursos hdricos. 8. Extrao de combustvel fssil. 9. Extrao de minrio 10. Aterros sanitrios 11. Usinas de gerao de eletricidade., qualquer que seja a fonte de energia, acima de 10MW. 12. Complexos e unidades industriais e agroindustriais. 13. Distritos industriais e zonas estritamente industriais.] 14. Explorao de madeira ou lnha em reas acima de 100ha ou menores, quando atingir reas significativas em termos percentuais ou de importncia do ponto de vista ambiental. 15. Projetos urbansticos, acima de 1010ha ou em rea consideradas de relevante interesse ambiental. 16. Qualquer atividade que utilize carvo vegetal, em quantidade superior a 10 ton/dia.

4. O Processo de Licenciamento ambiental no Brasil

Empreendedor

rgo Licenciador

Fiscalizao

Licenciamento Projeto Tcnico Ambiental. OPERAO

EIA e RIMA

LP LI LO

Audincia Pblica

Ministrio Pblico, Sociedade

5. O licenciamento e seus diferentes nveis de abrangncia.


No Brasil, as leis referentes ao licenciamento ambiental impem responsabilidades aos governos municipal, estadual e federal. Assim, proclamam a competncia entre a Unio, aos estados, aos municpios e ao Distrito Federal: competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios:

proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notveis e os stios arqueolgicos; impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural;

proporcionar os meios de acesso cultura, educao e cincia; proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; preservar as florestas, a fauna e a flora;

5.1 Estados e Municpios


Compete ao INEA, Instituto Estadual do Ambiente, o licenciamento de

empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito regional ou local (municipal).

O INEA celebrou convnios com diversas Prefeituras Municipais para que efetuem licenciamento ambiental de empreendimentos cujo impacto ambiental seja local e o empreendimento classificado como de pequeno e mdio potencial poluidor, descentralizando os licenciamentos de mbito municipais, de acordo com a principal legislao aplicvel, que o Decreto n 42.050 de 25 de setembro de 2009, modificado pelo Decreto n 42.440 de 30 de abril de 2010 e regulamentado pela Resoluo n 12.

5.2 Governo Federal


Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), o licenciamento de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de mbito nacional ou regional: I localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em pas limtrofe, no mar territorial, na plataforma continental, na zona econmica exclusiva, em terras indgenas ou em unidades de conservao do domnio da Unio. II localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados. III cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais do Pas ou de um ou mais Estados. IV destinados a pesquisar, lavrar, produzir, beneficiar, transportar, armazenar e dispor material radioativo, em qualquer estgio, ou que utilizem energia nuclear em qualquer de suas formas e aplicaes, mediante parecer da comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN.

V bases ou empreendimentos militares, quando couber, observada a legislao especfica.

6. Exemplo prtico
O exemplo prtico sobre Licenciamento Ambiental se baseou no Plano Bsico Ambiental PBA realizado para o projeto de construo do Estaleiro e Base Naval para a Construo de Submarinos Convencionais e de Propulso Nuclear EBNSN, da Marinha do Brasil, em Itagua (Baa de Spetiba), concludo em 05/06/2010. O objetivo deste exemplo evidenciar a importncia e dimenso do planejamento ambiental que deve ser feito para qualquer projeto que tenha que passar por um processo de Licenciamento Ambiental, e a transparncia, monitoramento e controle exigidos pelos rgos Ambientais competentes.

6.1

Apresentao

O projeto do EBNSN foi objeto de avaliao quanto aos efeitos de sua implantao e operao, em um Estudo de Impacto Ambiental EIA, realizado pela empresa MRS em 2009, e um Relatrio do Local RAL, realizado pela ECEN, tambm em 2009. Esses documentos foram submetidos, respectivamente, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renovveis - IBAMA e Comisso Nacional de Energia Nuclear CNEN, em agosto de 2009. O EIA e o RAL apontam para cada impacto ou efeito relacionado ao projeto, medidas especficas que visam: preveno de acidentes; correo dos efeitos dos eventos acidentais que no puderem ser evitados; mitigao ou correo dos efeitos de impactos negativos; compensao dos efeitos negativos de impactos que no possam ser mitigados ou corrigidos; potencializao de seus efeitos benficos; Ao monitoramento e avaliao de resultados; e ateno legislao em vigor.

Conforme as recomendaes da Licena Prvia N 351/2010, emitida pelo IBAMA para o empreendimento, as medidas recomendadas no EIA e no RAL, assim como as

condicionantes previstas na LP, foram detalhadas e organizadas no Plano Bsico Ambiental PBA do projeto, documento que seria submetido avaliao do IBAMA, quando da solicitao da Licena de Instalao LI para o empreendimento.

6.2 Programas Ambientais


O PBA foi estruturado em cinco Programas, que sero resumidos mais a frente. Tais programas so compostos por Projetos, alguns dos quais possuem Subprojetos, e, se necessrio, conjuntos de Aes. figura abaixo. O esquema de estruturao est demonstrado na

Para cada Programa/Projeto/Subprojeto/Ao h, no documento original, uma seo detalhando por completo todo o planejamento realizado, incluindo os processos, fluxogramas, organogramas, recursos, entre outros detalhes. Isso evidencia o nvel de detalhamento que o Plano Bsico Ambiental precisa ter, dependendo da escala do projeto, para atender aos requisitos do processo de Licenciamento Ambiental. Os programas que constituem o PBA so cinco, denominados: Programa de Gesto Ambiental Integrada PGAI Programa Ambiental da Construo PAC

Programa de Gesto Ambiental do Estaleiro Operao Programa de Gesto Ambiental da Base Naval Operao Programa de Gerenciamento Radiolgico

As responsabilidades foram orientadas conforme cada Programa. Marinha do Brasil responsvel pelo Programa de Gesto Ambiental Integrada, Programa de Gesto Ambiental da Base Naval e pelo Programa de Gerenciamento Radiolgico. Construtora Norberto Odebrecht (CNO) responsvel pelo Programa Ambiental da Construo Itagua Construes Navais (ICN) responsvel pelo Programa de Gesto do Estaleiro A distribuio de responsabilidades foi a seguinte:

Nota: Fica evidenciada, dessa forma, a co-responsabilidade de todos na Gesto Ambiental da Indstria.

6.2.1 Programa de Gesto Ambiental Integrada PGAI


O Programa de Gesto Ambiental Integrado PGAI do EBNSN constitui o instrumento pelo qual a Marinha do Brasil promover a gesto integrada do empreendimento, a partir de sua implantao. Sua composio composta pelo conjunto de projetos, subprojetos e aes organizadas nas seguintes atividades: Gerenciamento e Interface; Comunicao Social; Projeto institucional, onse incluem: o Subprojeto de Educao Ambiental para as Comunidades; o Subprojeto de Compensao Ambiental; o Subprojeto de Fortalecimento do Gerenciamento Costeiro da Baa de Sepetiba; o Subprojeto de Adequao da Infraestrutura local Demanda Emergente; o Subprojeto de Desenvolvimento Econmico Regional, onde se incluem: o Aes de Formao de Mo de Obra para as Operaes; o Aes de Estmulo ao Setor Secundrio; o Aes de Estmulo ao Setor Tercirio; o Subprojeto de Abrangncia Local. o Subprojeto de Abrangncia Local: o Aes de Fortalecimento da Pesca Artesanal e da Maricultura; o Aes de Valorizao Sociocultural; o Aes de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo. Projeto de Monitoramento da Qualidade Ambiental, onde se incluem: o Subprojeto de Monitoramento das Correntes Martimas; o Subprojeto de Monitoramento da Qualidade da gua; o Subprojeto de Monitoramento da Biota Aqutica; o Subprojeto de Monitoramento da Fauna; Projeto de Educao Patrimonial e Valorizao Scio Cultural.

Com a atividade de Gerenciamento e Interface, a Marinha do Brasil dispor dos instrumentos para planejar e executar suas prprias atividades de acompanhamento e avaliao da conduta adotada pelos demais agentes responsveis pela implantao e operao do empreendimento. A comunicao formal com rgos governamentais para os quais o empreendimento deve prestar contas est includa nesta Atividade. Com o Projeto de Comunicao Social, a Marinha do Brasil dispor dos meios que permitam a comunicao entre os gestores do processo e os vrios grupos de interesse pertinentes. Com os instrumentos do Projeto Institucional, a Marinha do Brasil tratar das atividades que envolvam compartilhamento de responsabilidades com rgos do executivo municipal, estadual ou federal.

Os instrumentos da atividade de Monitoramento da Qualidade Ambiental permitiro Marinha do Brasil acompanhar e, se necessrio, intervir, em aspectos do ambiente natural das reas sob influncia do projeto, em especial as correntes martimas, a qualidade das guas e sua biota aqutica e terrestre.

6.2.2 Programa Ambiental da Construo - PAC


O Programa Ambiental da Construo PAC constitui o instrumento pelo qual a CNO disps de meios para a adequada gesto ambiental da implantao empreendimento. Sua composio composta pelo conjunto de aes rganizadas nos seguintes oito projetos: Projeto de Gesto Ambiental da Construo; Critrios e Procedimentos Ambientais da Construo; Projeto de Gerenciamento de Resduos Slidos; Projeto de Treinamento e Capacitao de mo de Obra ACREDITAR; Projeto de Educao Ambiental para os Trabalhadores da Obra; Plano de Gerenciamento de Riscos; Projeto de Mitigao das Interferncias no Sistema Virio; Projeto de Recuperao de reas Degradadas; Projeto de Monitoramento e Controle Ambiental, onde se incluem os seguintes subprojetos: o Subprojeto de Monitoramento e Controle Ambiental da Dragagem; o Subprojeto de Monitoramento e Controle de Eroses; o Subprojeto de Monitoramento e Controle de Rudos; o Subprojeto de Monitoramento e Controle de Efluentes; o Subprojeto de Monitoramento e Controle de Material Particulado.

Com as ferramentas do Projeto de Gesto Ambiental da Construo e os Critrios e Procedimentos, a CNO dispor dos meios para exercer as atividades de planejamento, acompanhamento e controle ambiental requeridas para garantir padres adequados de execuo das obras. A rea de gesto ambiental da CNO dispor do Projeto de Gerenciamento de Resduos Slidos para estabelecer procedimentos adequados de coleta, transporte, armazenamento provisrio, destino final e registro de todos os resduos gerados nas obras. Com os instrumentos do Projeto de Treinamento e Capacitao de mo de Obra ACREDITAR, a CNO dispor dos meios para arregimentar pessoas da regio do empreendimento, interessadas em integrar a fora de trabalho da empresa para sua construo, capacit-las para diversas atividades requeridas e empregar grande parte delas, o que constituir importante benefcio para a populao local. O Projeto de Monitoramento e Controle Ambiental oferecer CNO meios de acompanhamento na obra dos principais parmetros de qualidade de suas emisses atmosfricas (em especial material particulado), de seus efluentes lquidos, dos rudos ali gerados e da qualidade do material dragado, contribuindo para o controle de suas principais atividades de contato com o ambiente natural. Com o Projeto de Mitigao de Interferncias no Sistema Virio, a CNO dispor, especialmente na primeira fase das obras, quando sua via de acesso dedicada ainda

no estar pronta, das ferramentas requeridas para promoo do uso compartilhado do sistema virio local por seus usurios tradicionais e aqueles que necessariamente viro a partir da implantao do projeto. Com o Projeto de Gerenciamento de Riscos, a CNO dispor de um Manual de Gerenciamento de Riscos e de um Plano de Emergncia Individual para Acidentes de Poluio por leo, instrumentos que contribuiro para a reduo de eventos acidentais que resultem em contaminao da rea do empreendimento. O Projeto de Educao Ambiental para Trabalhadores dotar a CNO das ferramentas requeridas para a capacitao do contingente empregado nas obras quanto s condutas a serem adotadas para o pleno respeito s condies ambientais e sociais vigentes em sua rea de implantao.

6.2.3 Programa de Gesto Ambiental do Estaleiro


O Programa de Gesto Ambiental do Estaleiro constitui o instrumento pelo qual a ICN disps de meios para a adequada gesto ambiental das atividades industriais do empreendimento. Sua composio composta pelo conjunto de aes organizadas nas seguintes cinco atividades: Gerenciamento de Resduos Slidos; Gerenciamento de Efluentes; Plano de Emergncia Individual; Educao Ambiental; Controle de Emisso de Rudos.

Com as ferramentas do Projeto de Gesto Ambiental do Estaleiro, a ICN dispor dos meios para exercer as atividades de planejamento, acompanhamento e controle ambiental requeridas para garantir padres adequados de sua operao. Com as ferramentas de Gerenciamento de Resduos Slidos, a rea de gesto ambiental da ICN dispor dos meios para estabelecer procedimentos adequados de coleta, transporte, armazenamento provisrio, destino final e registro de todos os resduos gerados em suas operaes para a construo e manuteno das embarcaes. Com os instrumentos do conjunto de aes do Gerenciamento de Efluentes, a ICN dispor de meios para a definio de sistemas de tratamento e disposio final de seus efluentes lquidos, tanto os gerados em suas reas administrativas quanto nas industriais. A ICN dispor de um Plano de Emergncia Individual para Acidentes de Poluio por leo, instrumento que contribuir para a reduo de eventos acidentais que resultem em contaminao na rea industrial do empreendimento. As aes de Educao Ambiental para Trabalhadores dotaro a ICN das ferramentas requeridas para a capacitao do contingente empregado no estaleiro quanto s condutas a serem adotadas para o pleno respeito s condies ambientais e sociais vigentes em sua rea de influncia.

As aes estabelecidas para o Controle de Emisso de Rudos dotaro a ICN das ferramentas requeridas para medir os rudos gerados nas operaes do estaleiro, indicando, se necessrio, medidas corretivas que permitam sua adequao s normas e posturas pertinentes.

6.2.4 Programa de Gesto Ambiental da Base Naval


O Programa de Gesto Ambiental da Base Naval constitui o instrumento pelo qual a Marinha do Brasil dispor de meios para a adequada gesto ambiental das atividades militares a serem ali desenvolvidas. Sua composio composta pelo conjunto de aes organizadas nas seguintes quatro atividades: Gerenciamento de Resduos Slidos; Gerenciamento de Efluentes; Plano de Emergncia Individual; Educao Ambiental.

Com as ferramentas do Projeto de Gesto Ambiental da Base naval, a Marinha do Brasil dispor dos meios para exercer as atividades de planejamento, acompanhamento e controle ambiental requeridas para garantir padres adequados de sua operao. Com as ferramentas de Gerenciamento de Resduos Slidos, a rea de gesto ambiental da Marinha do Brasil dispor dos meios para estabelecer procedimentos adequados de coleta, transporte, armazenamento provisrio, destino final e registro de todos os resduos gerados em suas operaes. Com os instrumentos do conjunto de aes do Gerenciamento de Efluentes, a Marinha do Brasil dispor de meios para a definio de sistemas de tratamento e disposio final de seus efluentes lquidos, tanto os gerados em suas reas administrativas quanto nas habitacionais. A Marinha do Brasil dispor de um Manual de Gerenciamento de Riscos e de um Plano de Emergncia Individual para Acidentes de Poluio por leo, instrumentos que contribuiro para a reduo de eventos acidentais que resultem em contaminao na rea militar do empreendimento. As aes de Educao Ambiental para os militares da Base Naval dotaro a Marinha do Brasil das ferramentas requeridas para a capacitao do contingente recm ingressado naquela instalao quanto s condutas a serem adotadas para o pleno respeito s condies ambientais e sociais vigentes em sua rea de influncia.

6.2.5 Programa de Gerenciamento Radiolgico


O Programa de Gerenciamento Radiolgico do estaleiro constitui o instrumento pelo qual a Marinha do Brasil dispor de meios para a adequada gesto dos aspectos ligados ao manejo e armazenamento de matria radioativo. Sua composio composta pelo conjunto de aes organizadas nas seguintes seis atividades: Projeto de Monitoramento Ambiental Radiolgico Pr-operacional;

Projeto de Monitoramento Ambiental Radiolgico Operacional; Projeto de Monitoramento Sismolgico; Projeto de Monitoramento Meteorolgico.

Com o Projeto de Monitoramento Ambiental Radiolgico Pr-operacional, a Marinha do Brasil dispor das informaes que estabelecem a linha base da regio do projeto quanto ao nvel de radioatividade nela verificado. Sero consideradas e observadas amostras do ar, de areia, de gua e de organismos vivos. O Projeto Monitoramento Ambiental Radiolgico Operacional dar segmento s atividades realizadas no Pr-operacional, permitindo Marinha do Brasil o acompanhamento contnuo do nvel de radioatividade nos ambientes sob influncia do empreendimento. Com as aes do Projeto de Monitoramento Sismolgico, a Marinha do Brasil acompanhar, desde antes da construo das instalaes nucleares do empreendimento, a atividade ssmica de sua regio, fator especialmente importante para o acompanhamento das condies de segurana do projeto. Da mesma forma, as aes do Projeto de Monitoramento Meteorolgico informaro Marinha do Brasil todas as condies climticas relevantes para o empreendimento.

6.3 Atendimento s condicionantes da LP


No Plano Bsico Ambiental deve estar descrito o meio pelo qual as condicionantes exigidas na Licena Prvia sero atendidas, para fins de obteno da Licena de Instalao e Operao. Desse modo, a tabela abaixo apresenta a localizao dos trechos onde constam os atendimentos s condicionantes dentro do PBA, facilitando a identificao dessas respostas s condicionantes. Nota1: foi disponibilizada apenas uma parte da tabela, apenas para exemplificar o modelo utilizado para lozalizar o atendimento s condicionantes. Nota2: as sees listadas na tabela so parte integrante do PBA, onde so detalhados os Programas/Projetos/Subprojetos/Aes citados anteriormente, assim como so fornecidas as especificaes tcnicas do projeto de instalao entre outros documentos.

6.4 Documentos Complementares


Para a formulao do PBA, necessria a dispponibilizao de diversos documentos, referentes estudos tcnicos ambientais, estudos tcnicos para a instalao e operao, como planta baixa do empreendimento, projeto arquitetnico, layout,dragagem, esgoto sanitrio, impactos no sistema virio e martimo, certificados e contratos devidadmente assinados e aprovados entre as partes, entre diversos outros estudos relacionados s atividades relacionadas ao empreendimento. Abaixo, esto exemplos de alguns desses estudos contidos nas diversas sees adicionais do PBA.

6.4.1 Layout EBNSN 01

6.4.2 Mapa de Localizao EBNSN 04

6.4.3 Projeto Bsico de Arquiterura EBNSN 01

7. Concluso
A existncia do processo de Licenciamento Ambiental uma realidade que visa a mensurao dos impactos ambientais consequentes da ao humana, e por isso visto com muita cautela, preciosismo e burocracia por parte dos rgos ambientais vigentes. Dentre outras vantagens previstas no processo de Licenciamento, est a incluso dos stakeholders no projeto, atravs das Audincias Pblicas previstas. O no atendimento a quaisquer condicionantes previstas nas Licenas Ambientais fator crtico para um atraso no projeto, significando custos adicionais para o empreendedor. Por isso, deve ser dada a devida importncia esse processo, que est intimamente relacionado Gesto Ambiental do empreendimento quando em operao, j que os mtodos para essa gesto devem ser especificados nos documentos necessrios para a solicitao das licenas. O fator chave relacionado ao Licenciamento o planejamento ambiental do empreendimento, prevendo as medidas mitigadoras dos impactos negativos, coparticipao da cadeia de prestadores de servio no processo e os impactos positivos do empreendimento para os stakeholders em questo. O entendimento do Plano Bsico Ambiental estudado foi de extrema importncia para mostrar o nvel de planejamento que se deve ter quando da anlise de novos projetos, pois foi capaz de mostrar as aes necessrias desde detalhes tcnicos do projeto, a Programas de desenvolvimento social local previstos no empreendimento. Atesta-se assim, o grau de maturidade dos rgo pblicos em relao sustentabilidade, e cabe s empresas se adequarem a essa realidade, buscando o grau de maturidade exigido para poderem sobreviver no mercado.

8. Bibliografia
GUSMO, Antonio Carlos Freitas de; DE MARTINI, Luiz Carlos; Gesto Ambiental na Inddtria, SMS Digital, 2009 www.em.ufop.br. Acessado em 29/11/2011. www.inea.rj.gov.br. Acessado em 29/11/2011. professor.ucg.br. Acessado em 29/11/2011. www.ibama.gov.br. Acessado em 27/11/2011.

You might also like