You are on page 1of 2

um tipo de cromatografia lquida que emprega pequenas colunas, recheadas de materiais especialmente preparados e uma fase mvel que

eluda sobre altas presses. Ela tem a capacidade de realizar separaes e anlises quantitativas de uma grande quantidade de compostos presentes em vrios tipos de amostras, em escala de tempo de poucos minutos, com alta resoluo, eficincia e sensibilidade. Somente a partir dos anos 70 se conseguiu um avano considervel da cromatografia lquida moderna Desde 1968 tornou-se possvel rechear colunas com partculas de pequeno tamanho, necessrias para alta resoluo e, tambm, adquirir equipamentos que funcionam nas altas presses. o desenvolvimento de vrios detectores espectrofotomtricose como acoplamento com o espectrmetro de massas. Com estes, tornou-se possvel a deteco da maioria dos compostos e a anlise de traos em amostras complexas,

CROMATOGRAFIA LQUIDA CLSSICA X CLAE Na cromatografia lquida clssica (CLC) o recheio da coluna utilizado geralmente uma s vez, porque parte da amostra usualmente se adsorve de forma irreversvel. A aplicao da amostra, para ser feita corretamente, requer alguma habilidade, fatos que representam um desperdcio de material e tempo. A vazo de eluente na CLC promovida pela ao da gravidade e as fraes individuais da amostra so coletadas manualmente ou atravs de um coletor de fraes. As separaes requerem, geralmente, vrias horas e a deteco e a quantificao das fraes so realizadas por anlise manual. Na CLAE emprega-se um coluna fechada, reaproveitvel necessrio empregar sistemas de bomba de alta presso (at 400 bars) A vazo da fase mvel controlada facilmente, resultando em operaes mais reprodutveis, Vrios tipos de detectores, que podem ser colocados na sada da coluna, proporcionam uma identificao e quantificao continua dos componentes da amostra. A anlise quantitativa pela CLAE pode atingir uma preciso superior a + 0.5%. Finalmente, separaes em escala preparativa de miligramas de amostras so relativamente fceis.

CROMATOGRAFIA GASOSA X CLAE Na cromatografia gasosa (CG) necessrio que a amostra seja suficientemente voltil, e estvel termicamente Os mtodos de deteco rpidos e sensveis, a aparelhagem mais fcil de ser manipulada e em geral mais barata. A CLAE requer somente que a amostra seja solvel na fase mvel. Assim, a CLAE um mtodo ideal amostras lbeis, e/ou baixa estabilidade trmica. A CLAE possui como vantagens adicionais: duas fases cromatogrficas de interao seletiva com as molculas da amostra, versus somente uma na CG e maior variedade de possveis mecanismos de separao.

Para obter distribuio homognea do recheio em toda extenso da coluna, o que aumenta a eficincia da separao, as partculas devem ter a menor variao de dimetro possvel. As partculas esfricas so melhores do que as irregulares, mas estas tm menor custo. O tamanho da partcula controla o processo de difuso das molculas da amostra ao penetrar e sair dos poros da partcula. Quanto maior o tamanho da partcula porosa, mais lento o processo de difuso e, como conseqncia, mais lenta a transferncia de massa entre a fase estacionria e a fase mvel. Tabela 3, apresenta um resumo das propriedades gerais dos recheios peliculares e porosos em funo dos tamanhos de suas partculas.

You might also like