You are on page 1of 31

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE LISBOA

Vacinao Infanto juvenil


Ensino Clnico de Enfermagem da Cri ana e do Jovem
Jodene Michlle Da Silveira, N. 1790 11-05-2011

Orientadora Escolar: Prof. Gis Paixo Orientadora Clnica: Enf. Catarina Amaro . ACES OEIRAS USF DELTA

Introduo

No mbito do ensino clnico de Enfermagem da Criana e do Jovem, de acordo com o proposto no projecto de aprendizagem, elaborei este documento de modo a reforar os conhecimentos adquiridos na unidade curricular e durante o presente ensino clnico, focando a vacinao proposta pela direco geral de sade, includa no Plano Nacional de Vacinao (PNV), e na vacinao mais frequente das consultas de pediatria, que no consta no PNV. Este documento salienta a indicao teraputica das vacinas PNV e extra PNV, focando tambm o local anatmico onde devem ser administradas e quais as precaues a serem tomadas, as contra-indicaes e as reaces adversas documentadas. de salientar que este documento retrata a vacinao infanto-juvenil, at aos 18 anos exclusive.

Vacinas do PNV
Esquema Cronolgico Recomendado (Plano Nacional de Vacinao).

Este esquema de vacinao tem como objectivo promover a maior proteco na idade adequada, de modo a que as crianas sejam imunizadas o mais precocemente possvel. Como se pode constatar no quadro, aos 6 meses de idade as crianas j completaram a primovacinao de 7 das 11 abrangidas pelo PNV, ficando esta concluda aos 15 meses.

Descrio 1) Vacina Monovalente Contra a Doena Invasiva por Haemophilus influenzae b (Hib) Esta vacina constituda por oligossacridos ou polissacridos capsulares de Haemophilus influenzae b, conjugado com uma protena bacteriana. administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito. Esta vacina monovalente utilizada principalmente para acertos de esquemas vacinais onde no seja necessria a administrao das vacinas contra a difteria, ttano e tosse convulsa (DTPa) e contra a poliomielite (VIP). Pode ser ainda utilizada como rotina aos 18 meses. Todas as crianas com idade inferior a 24 meses devem ser vacinadas com a vacina Hib, caso tenham tido doena invasiva por Haemophilus influenzae b, independentemente do seu estado vacinal anterior, seguindo o nmero de doses previstos para a sua idade. A vacina deve ser administrada um ms depois do incio da doena, ou o mais perto desta data quanto o possvel. Crianas com idade superior ou igual a 24 meses que tenham tido doena invasiva por Haemophilus influenzae b no necessitam de vacinao com Hib, uma vez que a partir desta idade adquirem imunidade de longa durao.

2) Vacina Monovalente contra a Hepatite B (VHB) Esta vacina constituda por antignios de superfcie recombinante do vrus da hepatite B. administrada em doses de 0,5 ml para crianas com idade igual ou inferior a 15 anos e em doses de 1ml em adultos e crianas com idade superior a 15 anos. A via de administrao intramuscular e injectada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses e no 4

msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito em crianas com idade superior ou igual a 12 meses.

3) Vacina contra a doena invasiva por Neisseria meningitidis C (MenC) Esta vacina constituda por oligossacridos ou polissacridos capsulares de Neisseria meningitidis C, conjugado com uma protena bacteriana. administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa esquerda em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo. recomendado que se complete o esquema de vacinao contra Neisseria meningitidis C com a mesma marca com que foi iniciado. Todas as crianas com idade inferior a 24 meses devem ser vacinadas com a vacina MenC, caso tenham tido doena invasiva por Neisseria meningitidis C, independentemente do seu estado vacinal anterior, seguindo o nmero de doses previstos para a sua idade. A vacina deve ser administrada na fase de convalescena da doena, ou o mais perto desta altura quanto o possvel. Crianas com idade superior ou igual a 24 meses que tenham tido doena invasiva por Neisseria meningitidis C no necessitam de vacinao com MenC, uma vez que a partir desta idade adquirem imunidade de longa durao.

4) Vacina Monovalente Contra a Poliomielite (VIP) Esta vacina constituda pelo vrus da poliomielite inteiros e inactivados (tipos 1, 2 e 3). administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular ou subcutnea. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses.

Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito. Esta vacina dever ser usada principalmente para acertos de esquemas vacinais em que no necessria ou recomendada a administrao das vacinas Hib eDTPa. Pode ainda ser usada por rotina, separadamente da DTPa, aos 5 ou 6 anos de idade.

5) Vacina Contra a Tuberculose (BCG) Esta vacina constituda por bacilos vivos atenuados Mycobacterium bovis. administrada em doses de 0,05 ml em crianas com idades inferiores a 12 meses e em doses de 0,1ml em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, por via intradrmica. Deve ser administrada com uma seringa de 1,0ml, graduada em centsimas de ml e agulha de 25 ou 26 Gauge x 10mm, com bisel curto, entre a zona superior do tero mdio e tero superior, na face postero-externa do brao esquerdo. A administrao subcutnea da vacina contra BCG aumenta o risco de linfadenite supurativa, podendo levar formao de um abcesso que pode evoluir para a formao de uma lcera. No dever ser administrada nenhuma vacina no mesmo brao por um perodo igual ou inferior a 3 meses, devido ao risco de linfadenite.

6) Vacina Trivalente contra a difteria, o ttano e a tosse convulsa/Pertussis (DTPa) Vacina combinada trivalente, contendo toxide diftrico adsorvido (D), toxide tetnico adsorvido (T) e toxide e subunidades de Bordella pertussis (Pa). administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa esquerda em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo.

Esta vacina dever ser usada principalmente para acertos de esquemas vacinais em que no necessria ou recomendada a administrao das vacinas Hib e VIP. Pode ser administrada a crianas de qualquer idade, iniciando ou completando o esquema vacinal, aps a cura de tosse convulsa, uma vez que a doena pode no produzir imunidade duradoura.

7) Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a doena invasiva por Haemophilus influenzae b (DTPaHib) A vacina tetravalente constituda por toxide diftrico adsorvido (D), toxide tetnico adsorvido (T) e toxide e subunidades de Bordella pertussis (Pa) e oligossacridos ou polissacridos capsulares de Haemophilus influenzae b, conjugado com uma protena bacteriana. administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa esquerda em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo.

8) Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a poliomielite (DTPaVIP) A vacina tetravalente constituda por toxide diftrico adsorvido (D), toxide tetnico adsorvido (T) e toxide e subunidades de Bordella pertussis (Pa) e pelo vrus da poliomielite inteiros e inactivados (tipos 1, 2 e 3). administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa esquerda em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo.

9) Vacina Pentavalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa, a doena invasiva por Haemophilus influenzae b e a poliomielite (DTPaHibVIP) A vacina pentavalente constituda por toxide diftrico adsorvido (D), toxide tetnico adsorvido (T) e toxide e subunidades de Bordella pertussis (Pa) e pelo vrus da poliomielite inteiros e inactivados (tipos 1, 2 e 3), oligossacridos ou polissacridos capsulares de Haemophilus influenzae b, conjugado com uma protena bacteriana e pelo vrus da poliomielite inteiros e inactivados (tipos 1, 2 e 3). administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa esquerda em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo. recomendado que se complete o esquema de vacinao de DTPaHibVIP com a mesma marca com que foi iniciado.

10) Vacina Trivalente contra o sarampo, a parotidite epidmica e a rubola (VASPR) Esta vacina combinada contendo vrus vivos atenuados do sarampo, da parotidite epidmica e da rubola. administrada em doses de 0,5 ml por via subcutnea. Anatomicamente deve ser administrada no msculo deltide ou tricpete braquial do brao direito.

11) Vacina Bivalente contra o ttano e a difteria (Td) A vacina bivalente constituda por toxide tetnico adsorvido (T) e toxide diftrico adsorvido (d), em dose reduzida. administrada em doses de 0,5 ml por via Intramuscular.

Anatomicamente deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo.

12) Vacina monovalente contra o Vrus do Papiloma Humano (HPV)* Imunizao activa para a preveno da displasia cervical de elevado grau (CIN 2/3), carcinoma do colo do tero, leses displsicas vulvares de elevado grau (VIN 2/3) e verrugas genitais externas (condiloma acuminado) cuja causa seja o Papiloma humano. Vacina constituda por protenas no infecciosas altamente purificadas dos tipos 6,11,16 e 18. administrada em doses individuais de 0,5 ml por via Intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao esquerdo. recomendado que se complete o esquema de vacinao de HPV com a mesma marca com que foi iniciado.

*Esquema de Vacinao segue em Anexo

Precaues, contra-indicaes e reaces adversas

1) Vacina Monovalente Contra a Doena Invasiva por Haemophilus influenzae b (Hib) Precaues: Hipersensibilidade grave neomicina, estreptomicina ou polimixina B vacinao em meio hospitalar; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior de VIP, monovalente ou combinada; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: Podem ocorrer reaces no local de injeco tais como dor, rubor e edema que podero manifestar-se nas 48 horas aps a injeco e que podem durar cerca de 1 a 2 dias. A incidncia e a gravidade das reaces locais podem depender do local e da via de administrao da vacina, bem como do nmero de doses anteriormente recebidas. indicada a

2) Vacina Monovalente contra a Hepatite B (VHB) Precaues: Recm-nascidos com menos de 2 000 g nascena; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. 10

Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina VHB, monovalente ou combinada; Algum dos constituintes da vacina; Leveduras (fermento de padeiro). Reaces adversas: Cerca de 5% das crianas vacinadas com VHB apresentam dor, rubor e tumefaco ligeira no local da injeco. Em cerca de 15% dos adultos ocorre endurao no local da injeco. As reaces sistmicas registadas so pouco comuns e, habitualmente, cedem em 24 a 48 horas. Referem-se principalmente: - Febre, com durao de um ou dois dias, que ocorre em cerca de 1% a 6% dos vacinados; - Mal-estar, astenia, fadiga, artralgias, mialgias, cefaleias, nuseas, tonturas.

3) Vacina contra a doena invasiva por Neisseria meningitidis C (MenC) Precaues: Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina; Reaces adversas:

11

De entre as reaces adversas mais comuns, em todas as idades, destaca-se a febre, podendo ocorrer ainda eritema, ardor, tumefaco ou dor, no local da injeco, que desaparecem ao fim de 1 a 2 dias. As reaces adversas mais comuns, nas crianas com menos de 2 anos de idade, so: choro, irritabilidade, sonolncia ou alteraes do sono, anorexia, nuseas, diarreia, dor abdominal e vmitos. Nas crianas a partir dos 2 anos de idade, nos adolescentes e nos adultos, as reaces adversas mais comuns so: irritabilidade e sonolncia (nas crianas mais pequenas); cefaleias e dor nos membros (nas crianas e nos adolescentes) e artralgias e mialgias (nos adultos).

4) Vacina Monovalente Contra a Poliomielite (VIP) Precaues: Hipersensibilidade grave neomicina, estreptomicina ou polimixina B vacinao em meio hospitalar; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina; Reaces adversas: Podem ocorrer reaces no local de injeco tais como dor, rubor, endurao e edema que podero manifestar-se nas 48 horas aps a injeco e que podem durar cerca de 1 a 2 dias. A incidncia e a gravidade das reaces locais podem depender do local e da via de administrao da vacina, bem como do nmero de doses anteriormente recebidas. indicada a

12

Nas crianas a partir dos 2 anos de idade, nos adolescentes e nos adultos, as reaces adversas mais comuns so: irritabilidade e sonolncia (nas crianas mais pequenas); cefaleias e dor nos membros (nas crianas e nos adolescentes) e artralgias e mialgias (nos adultos).

5) Vacina Contra a Tuberculose (BCG) Precaues: Correcta administrao intradrmica Contra-indicaes: Gravidez; Imunodeficincia celular, congnita ou adquirida; Tratamentos imunossupressores; Infeco por VIH; Malnutrio grave; Doena sistmica grave; Recm-nascidos com peso, nascena, inferior a 2 000 g; Doenas cutneas generalizadas (doenas spticas ou eczemas generalizados); Tuberculose activa; Prova tuberculnica positiva; Doena aguda grave, com ou sem febre. Reaces adversas: A maioria das crianas apresenta uma reaco no local da injeco que se caracteriza, inicialmente, pela formao de um pequeno ndulo vermelho que, gradualmente, se transforma numa pequena vescula. Em 2 a 4 semanas a vescula transforma-se numa lcera que cicatriza em 2 a 5 meses, ficando uma cicatriz superficial com cerca de 5 mm de dimetro. 13

A leso vacinal no requer qualquer tipo de tratamento, nem devem colocar-se pensos, uma vez que cura espontaneamente. A linfadenite regional (gnglios cervicais ou axilares) uma complicao ocasional. A linfadenite supurativa ocorre numa proporo inferior a 1/2 000 vacinados. Os abcessos so muito raros e podem ser devidos a sobredosagem ou injeco mais profunda que o indicado (tcnica de administrao inadequada).

6) Vacina Trivalente contra a difteria, o ttano e a tosse convulsa/Pertussis (DTPa) Precaues: Alteraes neurolgicas que predisponham ao aparecimento de convulses ou deteriorao neurolgica, nomeadamente encefalopatia evolutiva; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Encefalopatia de etiologia desconhecida, nos 7 dias aps administrao de uma vacina com o componente pertussis. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: As reaces adversas mais frequentes so as locais, nomeadamente, dor, rubor e edema no local da injeco, que ocorrem 1 a 3 dias aps a administrao da vacina. As reaces sistmicas observadas so, essencialmente, febre, choro persistente, vmitos, diarreia, perda de apetite, agitao ou sonolncia.

14

Cerca de 20% das crianas desenvolvem febre poucas horas aps a administrao de DTPa, que desaparece, em regra, ao fim de um dia. de realar que a febre que se inicie mais de 24 horas aps a administrao de DTPa no considerada uma reaco vacina. As reaces adversas devidas ao componente pertussis acelular (Pa) so menos frequentes e menos graves comparativamente s reaces provocadas pela vacina composta por clulas completas (Pw). As reaces locais, como por exemplo o eritema e o edema, so reduzidas para 2/3; a febre moderada, a irritabilidade e a sonolncia diminuem em mais de 50%; a febre superior a 40,5C reduzida para 1/3; as convulses diminuem para 1/4 e o choro persistente de durao superior a 3 horas reduzido para 1/5. Os reforos efectuados com a DTPa (4 e 5 doses) podem estar associados ocorrncia de reaces adversas locais de maior magnitude do que na primovacinao que, no entanto, tm evoluo benigna e desaparecem espontaneamente.

7) Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a doena invasiva por Haemophilus influenzae b (DTPaHib) Precaues: Alteraes neurolgicas que predisponham ao aparecimento de convulses ou deteriorao neurolgica, nomeadamente encefalopatia evolutiva; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Encefalopatia de etiologia desconhecida, nos 7 dias aps administrao de uma vacina com o componente pertussis. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina.

15

Reaces adversas: As reaces adversas vacina DTPaHib so semelhantes s que ocorrem com as vacinas DTPa e Hib. Observa-se, no entanto, uma tendncia para o aumento da frequncia de reaces locais e febre baixa.

8) Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a poliomielite (DTPaVIP) Precaues: Hipersensibilidade grave neomicina, estreptomicina ou polimixina B vacinao em meio hospitalar; Alteraes neurolgicas que predisponham ao aparecimento de convulses ou deteriorao neurolgica, nomeadamente encefalopatia evolutiva; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Encefalopatia de etiologia desconhecida, nos 7 dias aps administrao de uma vacina com o componente pertussis. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: As reaces adversas vacina DTPaVIP so semelhantes s observadas com as vacinas DTPa e VIP. indicada a

16

9) Vacina Pentavalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa, a doena invasiva por Haemophilus influenzae b e a poliomielite (DTPaHibVIP) Precaues: Hipersensibilidade grave neomicina, estreptomicina ou polimixina B vacinao em meio hospitalar; Alteraes neurolgicas que predisponham ao aparecimento de convulses ou deteriorao neurolgica, nomeadamente encefalopatia evolutiva; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Encefalopatia de etiologia desconhecida, nos 7 dias aps administrao de uma vacina com o componente pertussis. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: As reaces adversas referidas para a DTPa, a Hib e a VIP, aplicam-se tambm DTPaHibVIP. indicada a

10) Vacina Trivalente contra o sarampo, a parotidite epidmica e a rubola (VASPR) Precaues: No engravidar nos 3 meses seguintes vacinao; Imunodeficincias congnitas ou adquiridas (incluindo infeco por VIH), no graves pode ser administrada, por prescrio mdica; Reaco anafilctica s protenas do ovo no contra-indicao em meio hospitalar; 17 indicada a vacinao

Administrao de produtos contendo imunoglobulinas; Trombocitopenia ou prpura trombocitopnica idioptica; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a uma dose anterior da vacina, neomicina, gelatina ou a outros componentes da vacina; Gravidez; Tuberculose activa; Trombocitopenia ou prpura trombocitopnica na sequncia de uma dose anterior da vacina; Imunodepresso grave, congnita ou adquirida; Teraputica imunossupressora. Reaces adversas: As reaces adversas locais so as mais frequentes, nomeadamente: ardor, calor e/ou dor de curta durao, rubor ou edema. Raramente, podem ainda ocorrer sinais e/ou sintomas locais de intensidade moderada, tais como eritema, endurao, parestesias e reaces alrgicas. As reaces sistmicas mais frequentes so a febre (> 39,4C) e/ou exantema que so autolimitados, de curta durao e podem surgir 5 a 12 dias aps a vacinao, razo pela qual no se recomenda a utilizao de antipirticos preventivos. Registaram-se ainda casos raros de irritabilidade, choro intenso prolongado, mal-estar, diarreia, nuseas, vmitos, anorexia, sonolncia, insnia e sinais e sintomas de infeco respiratria superior. A componente contra a rubola pode, raramente, provocar artralgias e/ou artrite, com incio 1 a 3 semanas aps a administrao da vacina, principalmente em mulheres em idade frtil. Estas reaces so auto-limitadas.

18

11) Vacina Bivalente contra o ttano e a difteria (Td) Precaues: Sindroma de Guillain-Barr nas 6 semanas aps dose anterior de toxide tetnico; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Trombocitopenia ou complicaes neurolgicas na sequncia de anterior vacinao contra o ttano ou a difteria. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: As reaces locais so as mais frequentes, nomeadamente: dor, eritema ou rubor e edema no local da injeco, que ocorrem 1 a 3 dias aps a administrao da vacina. Frequentemente, forma-se um ndulo duro e doloroso no local da injeco, persistindo por algumas semanas. As reaces sistmicas mais observadas so: cefaleias, sudorese, arrepios, febre, sensao de vertigem, astenia, hipotenso, mialgias e artralgias. Estas reaces so mais frequentes em indivduos hiperimunes, particularmente aps doses de reforo muito frequentes.

12) Vacina monovalente contra o Vrus do Papiloma Humano (HPV) Precaues: Alteraes da coagulao sanguneas (P.Ex. Hemofila); Gravidez; 19

Imunodepresso grave, congnita ou adquirida.

Contra-indicaes: Doena aguda grave, com ou sem febre. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina. Reaces adversas: As reaces locais so as mais frequentes, nomeadamente: dor, eritema ou rubor e edema no local da injeco, que ocorrem 1 a 3 dias aps a administrao da vacina. Frequentemente, forma-se um ndulo duro e doloroso no local da injeco, persistindo por algumas semanas. A reaco sistmica mais frequente a febre (> 39,4C) e pouco frequentemente foram descritos casos de exantema. Muito raramente foi referido casos de broncoespasmo aps a administrao desta vacina.

20

Vacinas Extra PNV

Esquema Cronolgico Recomendado

Vacinas Rotarix Rotateq Prevenar 13

1 dose 2m 2m 2m 3m

2 dose 4m 4m 4m 5m 3 a 5 anos aps

3dose --6m
6m

4 dose ----18 m 18 m ---

Rotavrus

7m ---

Pneumo 23

Varivel

Varicela

12/18 m

5 m aps

---

---

VHA

Varivel

---

---

---

VHAB

Varivel

2 m aps

6 m aps

---

21

Descrio 1) Vacina contra o Rotavirus gastroenteritis Vacina viva constituda por vrus atenuados de Rotavirus gastroenteritis. administrada em doses de 2 ml por via oral. A administrao feita por via oral. 2) Vacina contra o Streptococcus pneumoniae Vacina constiruda por Polissacridos do Streptococus pneumoniae. Administradas em doses de 0,5 ml por via intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito. 3) Vacina contra o vrus Varicella zster Vacina viva constituda por vrus atenuados de Varicell Zoster. Administradas em doses de 0,5 ml por via subcutnea. 4) Vacina Monovalente contra a Hepatite A Esta vacina constituda por antignios de superfcie recombinante do vrus da hepatite A. Administradas em doses de 0,5 ml por via intramuscular. Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito. 5) Vacina Combinada contra a Hepatite A e B Esta vacina constituda por antignios de superfcie recombinante do vrus da hepatite A e B. Administrada em doses de 0,5 ml por via intramuscular. 22

Anatomicamente deve ser administrada no msculo vasto externo, na face externa da regio antero-lateral da coxa direita em crianas com idade inferior a 12 meses. Em crianas com idade superior ou igual a 12 meses, deve ser administrada no msculo deltide, na face externa da regio antero-lateral do tero superior do brao direito.

23

Precaues, contra-indicaes e reaces adversas 1) Vacina contra o Rotavirus gastroenteritis Precaues: Gestao pr-termo (prematuridade); Doenas hereditrias de intolerncia frutose, m absoro de glucose,

galactose ou insu cincia de sucrase isomaltase; Contra-indicaes: Algum dos constituintes da vacina Imunodepresso grave, congnita ou adquirida;

Doena aguda grave, com ou sem febre; Antecedentes de invaginao intes nal; Diarreia aguda ou vmitos; Indivduos com malformaes congnitas do tracto gastrointes nal

com predisposio para invaginao intes nal. Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Reaces adversas: As reaces mais frequentes so: febre (> 39,4C), infeco do tracto respiratrio superior, diarreia e vmitos.

2) Vacina contra o Streptococcus pneumoniae Precaues: Imunodeficincias congnitas ou adquiridas (incluindo infeco por VIH), no graves pode ser administrada, por prescrio mdica; Trombocitopenia ou prpura trombocitopnica idioptica; Doena aguda grave, com ou sem febre.

24

Contra-indicaes: Reaco anafilctica a uma dose anterior da vacina ou a outros componentes da vacina; Teraputica imunossupressora. Reaces adversas: As reaces adversas locais so as mais frequentes, nomeadamente: ardor, calor e/ou dor de curta durao, rubor ou edema. Podem ainda ocorrer sinais e/ou sintomas locais como endurecimento, tumefaco e sensibilidade aumentada. As reaces sistmicas mais frequentes so a febre (> 39,4C), mal-estar, diarreia, vmitos, sonolncia e anorexia.

3) Vacina contra o vrus Varicella zster Precaues: Imunodeficincias congnitas ou adquiridas (incluindo infeco por VIH), no graves pode ser administrada, por prescrio mdica; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a uma dose anterior da vacina ou a outros componentes da vacina; Gravidez; Teraputica imunossupressora. Reaces adversas: As reaces adversas locais so as mais frequentes, nomeadamente: ardor, calor e/ou dor de curta durao, rubor ou edema. Podem ainda ocorrer sinais e/ou sintomas locais como endurecimento, tumefaco e sensibilidade aumentada. Raramente podem ocorrer erupo cutnea do tipo varicela em todo o corpo excepto no local da injeco, irritabilidade e febre.

25

4) Vacina Monovalente contra a Hepatite A Precaues: Recm-nascidos com menos de 2 000 g nascena; Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante; Imunodeficincias congnitas ou adquiridas (incluindo infeco por VIH), no graves pode ser administrada, por prescrio mdica; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina; Reaces adversas: Cerca de 5% das crianas vacinadas apresentam dor, rubor e tumefaco ligeira no local da injeco. As reaces sistmicas registadas so pouco comuns e, habitualmente, cedem em 24 a 48 horas. Referem-se principalmente: - Febre, com durao de um ou dois dias; - Mal-estar, astenia, fadiga, artralgias, mialgias, cefaleias, nuseas, tonturas.

5) Precaues:

Vacina Combinada contra a Hepatite A e B

Trombocitopenia, ditese hemorrgica, alteraes da coagulao ou teraputica anticoagulante;

26

Imunodeficincias congnitas ou adquiridas (incluindo infeco por VIH), no graves pode ser administrada, por prescrio mdica; Doena aguda grave, com ou sem febre. Contra-indicaes: Reaco anafilctica a: Uma dose anterior da vacina; Algum dos constituintes da vacina; Reaces adversas: Cerca de 5% das crianas vacinadas apresentam dor, rubor e tumefaco ligeira no local da injeco. As reaces sistmicas registadas so pouco comuns e, habitualmente, cedem em 24 a 48 horas. Referem-se principalmente: - Febre, com durao de um ou dois dias; - Mal-estar, astenia, fadiga, artralgias, mialgias, cefaleias, nuseas, tonturas.

27

Bibliografia
Pronturio Teraputico N. 9, Ministrio da Sade e Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Sade I.P., Maro de 2010 Fichas de Produo e Segurana: Vacinas no includas no Plano Nacional de Vacinao, Administrao Regional de Sade do Centro, 2007 Programa Nacional de Vacinao 2006, Orientaes tcnicas, Circular Normativa N. 08/DT de 21/05/2005, Direco Geral de Sade.

28

ndice
Introduo Vacinas do PNV Esquema Cronolgico Recomendado (Plano Nacional de Vacinao) Descrio 1 .. 2 .2 ..3

Vacina Monovalente Contra a Doena Invasiva por Haemophilus influenzae b (Hib) Vacina Monovalente contra a Hepatite B (VHB) Vacina contra a doena invasiva por Neisseria meningitidis C (MenC) Vacina Monovalente Contra a Poliomielite (VIP) Vacina Contra a Tuberculose (BCG) .3 3 .4 ..4 5

Vacina Trivalente contra a difteria, o ttano e a tosse convulsa/Pertussis (DTPa) .5 Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a doena invasiva por Haemophilus influenzae b (DTPaHib) . 6

Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a poliomielite (DTPaVIP) .6

Vacina Pentavalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa, a doena invasiva por Haemophilus influenzae b e a poliomielite (DTPaHibVIP) .7

Vacina Trivalente contra o sarampo, a parotidite epidmica e a rubola (VASPR) Vacina Bivalente contra o ttano e a difteria (Td) Vacina monovalente contra o Vrus do Papiloma Humano (HPV) Precaues, contra-indicaes e reaces adversas Vacina Monovalente Contra a Doena Invasiva por Haemophilus influenzae b (Hib) Vacina Monovalente contra a Hepatite B (VHB) Vacina contra a doena invasiva por Neisseria meningitidis C (MenC) Vacina Monovalente Contra a Poliomielite (VIP) Vacina Contra a Tuberculose (BCG) .9 9 ..10 11 .12 ..7 7 .8

Vacina Trivalente contra a difteria, o ttano e a tosse convulsa/Pertussis (DTPa) .. 13 29

Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a doena invasiva por Haemophilus influenzae b (DTPaHib) . .14

Vacina Tetravalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa e a poliomielite (DTPaVIP) ..15

Vacina Pentavalente contra a difteria, ttano, tosse convulsa, a doena invasiva por Haemophilus influenzae b e a poliomielite (DTPaHibVIP) .16

Vacina Trivalente contra o sarampo, a parotidite epidmica e a rubola (VASPR) Vacina Bivalente contra o ttano e a difteria (Td) Vacina monovalente contra o Vrus do Papiloma Humano (HPV) Vacinas Extra PNV Esquema Cronolgico Recomendado Descrio Vacina contra o Rotavirus gastroenteritis Vacina contra o Streptococcus pneumoniae Vacina contra o vrus Varicella zster Vacina Monovalente contra a Hepatite A Vacina Combinada contra a Hepatite A e B Precaues, contra-indicaes e reaces adversas Vacina contra o Rotavirus gastroenteritis Vacina contra o Streptococcus pneumoniae Vacina contra o vrus Varicella zster Vacina Monovalente contra a Hepatite A Vacina Combinada contra a Hepatite A e B Bibliografia . ..16 17 .18 ..20 ..20 21 21 ..21 .21 21 21 ..21 23 ..23 .24 25 26 ..27

30

ANEXOS

You might also like