You are on page 1of 28

Sistemas Scio-tcnicos

O que um sistema?
Uma coleco de componentes inter-relacionados trabalhando em conjunto para atingir um objectivo comum. Um sistema pode incluir software e hardware mecnico, elctrico e electrnico e pode ser operado por pessoas. Os componentes do sistema so dependentes de outros componentes do sistema

Categorias de Sistemas
Sistemas tcnicos baseados-computador
Sistemas que incluem hardware e software mas onde os operadores e processos operacionais so considerados partes do sistema.

Sistemas scio-tecnicos
Sistemas que incluem sistemas tcnicos mas tambm processos operacionais e pessoas que usam e interagem com o sistema tcnico.

Caractersticas dos sistemas Sciotecnicos


Propriedades emergentes
Propriedades do sistema num todo que dependem dos componentes do sistema e seu relacionamento.

No-determinstica
Nem sempre produzem o mesmo output mediante o mesmo input dado que o comportamento do sistema parcialmente dependente dos operadores humanos.

Propiedades emergentes
Propriedades do sistema como um todo e no propriedades que podem derivar das prorpriedades dos componentes de um sistema As propriedades emergentes so uma consequncia do relacionamento entre os componentes do sistemas S podem portanto ser acedidos e medidos quando os componentes foram integrados num sistema

Exemplos de propriedades emergentes


Property Volume Reliabilit y Security Description The volume of a system (the total space occupied) varies depending on how the component assemblies are arranged and connected. System reliabilit y depends on component reliabilit y but unexpected interactions can cause new types of failure and therefore affect the reliability of the system. The security of the system (its ability to resist attack) is a complex property that cannot be easily measured. Attacks may be devised that were not anticipated by the system designers and so may defeat built-in safeguards. This property reflects how easy it is to fix a problem with the system once it has been discovered. It depends on being able to diagnose the problem, access the components that are faulty and modify or replace these components. This property reflects how easy it is to use the system. It depends on the technical system components, its operators and its operating environment.

Repairabilit y

Usability

Tipos de propriedades emergentes


Propriedades emergentes funcionais
Estas propriedades aparecem quando todas as partes de um sistema trabalham em conjunto para atingir algum objectivo. Por exemplo, uma bibicleta tem a propriedade funcional de ser uma unidade de transporte quando completa com todos os seus componentes.

Propriedades emergentes no-funcionais


Exemplos deste tipo de propriedade fiabilidade, performance e segurana. Relacionam-se com o comportamento do sistema no seu ambiente operacional.

Influencias na fiabilidade
Fiabilidade no Hardware
Qual a probabilidade de um componente de hardware falhar e quanto tempo leva a reparar esse componente?

Fiabilidade no Software
Qual a probabilidade que um componente de software produzir um output incorrecto. Falha de software normalmente distinta de uma falha de hardware dado que o software no se gasta.

Fiabilidade do Operador
Qual a probabilidade que o operador de um sistema cometa um erro?

Engenharia de Sistemas
Especificar, desenhar, implementar, validar e manter os sistemas scio tcnicos. Relacionada com os servios providenciados pelo sistema, as limitaes da sua construo e operao e as formas em que usado.

O processo de engenharia de sistemas


Usualmente segue um modelo em cascata (waterfall) devido necessidade de desenvolvimento paralelo de diferentes partes do sistema
Inevitavelmente envolve engenheiros de diferentes disciplinas que devem trabalhar em conjunto

O Processo de engenharia de sistemas

Envolvimento Inter-disciplinar
So ftware engineering Electr n ic o engineering Mech an ical engineering

Structu ral engineering

A s ystems TC engineering

User in terface desig n

Civil engineering

Electrical engineering

Architecture

Definio dos requisitos do sistema


Trs tipos de requisitos definidos nesta fase
Requisitos funcionais abstractos. Funes do sistema definidas numa forma abstracta; Propriedades do sistema. So definidos requisitos no-funcionais para o sistema em geral; Especificao das caractersticas e comportamentos do sistema no desejados.

Deve tambm definir objectivos organizacionais genricos para o sistema.

Objectivos do Sistema
Deve definir a razo porque o sistema necessrio para um determinado ambiente. Objectivos funcionais
Providenciar um sistema de alarme de intruso e fogo para um edifcio que providenciar avisos internos e externos de fogo ou de intruso no autorizada.

Objectivos organizacionais
Assegurar que o funcionamento funcionar do trabalho efectuado no edifcio no seja interrompido por acontecimentos tais como fogo e intruso no autorizada.

O processo do desenho do sistema


Requisitos particionados
Organizar requisitos em grupos relacionados.

Identificar sub-sistemas
Identificar um conjunto de sub-sistemas que colectivamente podem ir de encontro aos requisitos do sistema.

Assignar requisitos a sub-sistemas


Causa problemas particulares quando se integra pacotes de software.

Especificar a funcionalidade de sub-sistemas. Definir interfaces de sub-sistemas


Actividade crtica para o desenvolvimento de sub-sistemas paralelos.

O processo de desenho do sistema

System design problems


Requirements partitioning to hardware, software and human components may involve a lot of negotiation. Difficult design problems are often assumed to be readily solved using software. Hardware platforms may be inappropriate for software requirements so software must compensate for this.

Requisitos e desenho
A engenharia de requisitos e o desenho do sistema esto interligados. As limitaes impostas pelo ambiente do sistema e outras escolhas do desenho dos limites do sistema. medida que se desenha o sistema, aprendese mais sobre os requisitos.

Modelo espiral de requisitos/desenho

Modelao do Sistema
Um modelo arquitectural que apresenta uma viso abstracta dos sub-sistemas que compem um sistema. Pode inclur os principais fluxos de informao entre sub-sistemas. Usualmente apresentado como um diagrama de bloco. Pode identificar diferentes tipos de componentes funcionais no modelo.

Sistema de alarme / intruso

Descrio de sub-sistemas
Sub-system Movement sensors Door sensors Alarm controller Siren Voice synthesizer T elephone caller Description Detects movement in the rooms monitored by the system Detects door opening in the external doors of the building Controls the operation of the system Emits an audible warning when an intruder is suspected Synthesizes a voice message giving the location of the suspected intruder Makes external calls to notify security, the police, etc.

Instalao do sistema
Aps concluso, o sistema tem de ser instalado no ambiente do cliente:
Estimativas ambientais podem estar incorrectas; Pode haver resistncia humana introduo de um novo sistema; O sistema pode ter de co-existir com sistemas alternativos durante algum tempo; Pode haver problemas fsicos de instalao (por exemplo, problemas de cablagem); Tem de ser identificado o treino de operao.

Evoluo do sistema
Grandes sistemas tm uma vida longa. Devem evolur para corresponder aos requisitos que vo surgindo. A evoluo tem um custo elevado.
As alteraes podem ser analisadas numa perspectiva tcnica e de negcio; Os sub-sistemas interagem e assim problemas no previstos podem ocorrer; A estrutura do sistema pode ficar danificada medida que as alteraes so introduzidas.

Os sistemas existentes que tm de ter uma manuteno constante so frequentemente chamados legacy systems.

Cancelamento do sistema
Colocar o sistema fora de servio aps o seu tempo de vida til. Pode requerer a remoo de materials que poluem o ambiente Pode requerer que os dados sejam reestruturados e convertidos para ser usados noutros sistemas.

Organizaes/pessoas/sistemas
Sistemas scio-tcnicos so sistemas organizacionais com a inteno de atingir algum objectivo organizacional ou de negcio Se no se entender o ambiente organizacional onde um sistema usado, o sistema tem menor probabilidade de ir de encontro s necessidades reais do negcio e seus utilizadores.

Factores humanos e organizacionais


Alteraes de Processo
O sistema requer alteraes aos processos de trabalho no ambiente ?

Alteraes de Funes
O sistema provoca algumas alteraes na forma como os utilizadores desempenham as suas funes ?

Alteraes Organizacionais
O sistema muda a estrutura poltica e cultural numa organizao?

Legacy systems
Sistemas scio-tecnicos que foram desenvolvidos usando tecnologia antiga ou obsoleta. Crucial para a operao de um negcio torna-se frequentemente demasiado arriscado deixar de utilizar estes sistemas
Sistemas de contas do cliente num Banco; Sistema de manuteno de avies.

Legacy systems limitam os novos porcessos de negcio e consomem uma elevada parte dos oramentos de uma empresa.

You might also like