You are on page 1of 2

Arte Sculo XVII

O que liderou foi a arte barroca originada na Itlia (sc. XVII) mas no tardou a irradiarse por outros pases da Europa e a chegar tambm ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhis. As obras barrocas romperam o equilbrio entre o sentimento e a razo ou entre a arte e a cincia, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoes e no o racionalismo da arte renascentista. uma poca de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar foras antagnicas: bem e mal; Deus e Diabo; cu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; esprito e matria.

Suas caractersticas gerais so: * emocional sobre o racional; seu propsito impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princpio segundo o qual a f deveria ser atingida atravs dos sentidos e da emoo e no apenas pelo raciocnio. * busca de efeitos decorativos e visuais, atravs de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; * entrelaamento entre a arquitetura e escultura; * violentos contrastes de luz e sombra; * pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos s vezes a impresso de ver o cu, tal a aparncia de profundidade conseguida.

Arte nos dias atuais

No Brasil no diferente do restante do mundo, o que mais tem marcado a arte justamente a diversidade das formas, um exemplo claro dessa diversidade so os grafiteiros e pichadores - o que eles fazem uma arte que tem sido usada como exemplo at no exterior, mas nem todos concordam ou acham bonita essa arte. Estes tipos de debates nos levam a assuntos ainda mais difceis, especialmente, quando nos deparamos com vrios tipos de arte moderna. Uma tela branca arte? E um vaso de porcelana sozinho em uma galeria de arte? E os trabalhos feitos com latas de alumnio esmagadas? No fim das contas, podemos apenas concordar que aqueles itens, envolvendo esforo e arrumao, so arte, mas no somos capazes de definir se so belas artes ou a grande obra de arte. O mesmo acontece com msica, literatura, dana e outros tipos de arte. A arte tem sido, sem dvida, um meio de estimular a imaginao e criatividade por sculos seja de forma religiosa, decorativa ou representativa. Talvez a melhor maneira de

definir arte seja como trabalho criado programado para ter algum tipo de efeito, tanto aos olhos do pblico como aos do prprio artista. Podemos dizer que normalmente feito para agradar e fascinar.

Abaixo, alguns nomes da arte no Brasil: * Oscar Niemeyer Soares Filho, arquiteto - Rio de Janeiro. * Anita Catarina Malfatti, pintora, gravadora, desenhista - So Paulo. * Antnio Bandeira, desenhista, gravador e pintor - Fortaleza. * Vittorio Breheret, escultor - So Paulo. * Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo (Di Cavalcanti), pintor, ilustrador, caricaturista, desenhista, gravador, muralista - Rio de Janeiro. * Poty Lazzarotto, pintor - Curitiba

A importncia da arte

A importncia e a riqueza da arte vm exatamente da sua capacidade de reunir todas as dimenses humanas - a emotiva, a racional, a mstica, a corporal. O tipo de experincia que a arte capaz de proporcionar nico, e no pode ser substitudo por nenhuma outra rea do conhecimento humano. Isso significa que sem a arte nosso entendimento do mundo e tambm de ns mesmos fica, empobrecido. Conhecer e entender a arte produzida pelo grupo cultural a que pertencemos fundamental na construo da nossa identidade. Por outro lado, o contato com a arte de outras culturas d oportunidade de perceber o que temos de singular, e tambm amplia nossa viso do mundo. Portanto, a arte tambm um meio de comunicao entre as pessoas e os povos. Por isso mesmo o componente Arte-Educao faz parte do eixo Linguagem e Cdigos. Cada uma das modalidades da arte - a msica, o teatro, a dana, a literatura, e as artes visuais - possui uma linguagem prpria. Quer dizer, cada uma destas linguagens proporciona um tipo de experincia nica. Mas, dentro de suas especificaes, as vrias linguagens da arte apresentam uma lgica comum. A arte ser sempre inspirada nas emoes e opinies do artista assim como pelos acontecimentos mundiais e nova tecnologia. O futuro da arte depende do futuro da vida na terra e da criao do artista. O professor pode proporcionar criana, em termos de sua produo artstica, uma orientao quanto ao uso e emprego de materiais, bem como fornecer-lhe os instrumentos que se adequem s caractersticas de sua faixa etria.

You might also like