You are on page 1of 14

Aparncia da rea de Trabalho

Provavelmente, a primeira mudana feita no sistema pela maioria das pessoas no que se refere aparncia o papel de parede (do ingls, wallpaper), aquela figura que aparece no fundo da rea de Trabalho (Desktop). O papel de parede pode ser facilmente mudado no KDE 4. Para isso, basta clicar com o boto direito em qualquer rea livre da rea de Trabalho e clicar em "Configuraes de Desktop" (Desktop Settings). Uma caixa de dilogo aberta, listando os papis de parede disponveis. Basta selecionar o de sua preferncia e clicar em "OK".

Por padro, o Kubuntu vem com apenas um papel de parede, mas fcil obter mais papis de parede no KDE 4. Para isso, na caixa de dilogo aberta anteriormente, clique em "Obter novos papis de parede..." (Get New Wallpapers...). aberta uma nova caixa de dilogo, na qual voc pode buscar e instalar novos papis de parede. De volta janela anterior, voc pode escolher o papel de parede que voc acabou de instalar.

Nos repositrios oficiais do Ubuntu voc tambm encontra vrios pacotes com papis de parede disponveis para download, entre eles o pacote kdewallpapers, que contm os papis de parede que so normalmente distribudos com o KDE. Para visualizar a lista desses pacotes, abra o KPackageKit e procure por wallpaper ou clique aqui para realizar essa mesma busca na pgina de pacotes do Ubuntu. Voc tambm pode obter papis de parede no site KDE-Look.org. Outra coisa que pode ser feita para conferir sua rea de Trabalho no s uma aparncia mais interessante como tambm mais funcionalidade a adio de widgets. Por padro, o Kubuntu vem com vrios deles. Para adicionar um widget na sua rea de Trabalho, clique no cone que aparece no canto superior direito da tela e em seguida clique em "Adicionar widgets" (Add Widgets).

Na parte inferior da tela, aparecer uma lista dos widgets disponveis. Observe que voc pode instalar mais widgets atravs do boto "Obter novos widgets..." (Get New Widgets...) o procedimento semelhante ao mostrado anteriormente para os papis de parede.

Para acrescentar um widget rea de Trabalho, basta arrast-lo dessa lista at o lugar onde voc deseja que ele fique. Para exemplificar, eu acrescentei o widget "Relgio Analgico" (Analog Clock):

Vale lembrar que em verses anteriores do KDE 4 os cones na rea de Trabalho no eram exibidos por padro e voc tinha que habilit-los. Na verso 4.5.1 distribuda com o Kubuntu 10.10, a exibio de cones feita por padro. Se na sua rea de Trabalho os cones no so exibidos e voc precisa habilit-los, confira esta dica, publicada anteriormente aqui no Viva o Linux. Vejamos outros ajustes que podemos fazer na aparncia do nosso ambiente grfico. Para isso, entre no Kickoff (o equivalente ao antigo menu K, ou ao menu Iniciar, para os mais acostumados com o Windows), clique em "Aplicativos" (Applications), em seguida em "Configuraes" (Settings) e finalmente em "Configuraes do Sistema" (System Settings). Os demais ajustes que mostrarei neste artigo so todos feitos nessa janela.

Aparncia dos aplicativos


Na janela "Configuraes do Sistema" (System Settings), podemos alterar a aparncia das janelas do KDE clicando em "Aparncia dos aplicativos" (Application Appearance). Essa seo apresenta seis subsees, mostradas na figura a seguir. Vejamos cada uma delas.

A primeira subseo, "Estilo" (Style), serve para configurar o estilo (ou tema) das janelas de uma forma em geral. Uma dica instalar o tema QtCurve, que pode ser obtido atravs do pacote qtcurve. Ele serve tanto para programas desenvolvidos para KDE, usando a biblioteca Qt, quanto para programas que utilizam como base a biblioteca GTK, normalmente desenvolvidos para GNOME. Dessa forma voc uniformiza a aparncia dos aplicativos instalados no seu sistema. Se voc tiver instalado o QtCurve no seu computador, pode selecion-lo em "Estilo dos widgets" (Widget style).

A segunda subseo, "Cores" (Colors), permite que voc altere as cores de cada elemento da janela. Observe que possvel obter novos esquemas de cores da Internet clicando no boto "Obter novos esquemas..." (Get New Schemes...), o processo semelhante ao de obteno de papis de parede, visto anteriormente.

Tambm possvel importar esquemas de arquivos obtidos manualmente (o site KDE-Look.org possui vrias opes disponveis para download), clicando em "Importar esquema..." (Import Scheme...), ou salvar esquemas de cores feitos pelo usurio, clicando em "Salvar esquema..." (Save Scheme...).

A terceira subseo, "cones" (Icons), permite que voc altere o tema de cones usado pelo sistema. Aqui tambm possvel obter temas de cones da Internet clicando no boto "Obter novos temas..." (Get New Themes...) ou import-los clicando em "Instalar arquivo de tema..." (Install Theme File...). Nesse caso, voc pode dar uma conferida na seo de cones do KDE-Look.org. Particularmente, eu acho o tema Oxygen muito bom e por isso no altero nada nessa seo.

Na subseo "Fontes" (Fonts) podemos definir as fontes utilizadas pelo sistema para exibir textos nas barras de ferramentas, nas barras de ttulo, nos cones da rea de Trabalho, entre outros. Aqui no possvel instalar fontes novas no sistema, apenas utilizar as que j existem. Se desejar instalar novas fontes para utiliz-las aqui, voc deve voltar tela inicial da janela "Configuraes do Sistema" (System Settings) clicando em "Viso geral" (Overview), e depois clicar em "Instalador de fontes" (Font Installer).

Voc pode tambm configurar o KDE para utilizar apenas uma fonte para exibir todos esses itens, clicando no boto "Ajustar todas as fontes..." (Adjust All Fonts...). Ser exibida uma caixa de dilogo na qual voc dever selecionar a fonte que ser utilizada.

Na prxima subseo, "Aparncia GTK+" (GTK+ Appearance), no h muito o que fazer: apenas definir como as aplicaes que utilizam a biblioteca GTK sero exibidas no KDE, que utiliza preferencialmente a biblioteca Qt. Se voc instalou o tema QtCurve, como eu sugeri anteriormente, ele deve estar selecionado em "Estilo do widget" (Widget style), como mostra a figura a seguir. Nessa subseo tambm pode ser definida uma fonte diferente para ser utilizada pelas aplicaes em GTK, o que no interessante, se voc estiver buscando a uniformizao da aparncia dos seus aplicativos. Aqui o melhor a ser feito manter as configuraes padro.

Finalmente, na subseo "Emoticons" voc define quais emoticons devem ser utilizados pelos aplicativos. Os emoticons aqui listados so utilizados pelo Kopete e pelo KMess, por exemplo. Observe que possvel obter novos temas de emoticons da Internet clicando no boto "Obter novos

temas de cones..." (Get New Icon Themes...) ou importar arquivos obtidos manualmente (o site KDE-Look.org oferece vrios), clicando em "Instalar arquivo de tema..." (Install Theme File...).

Aparncia do espao de trabalho


Ainda na janela "Configuraes do Sistema" (System Settings), podemos alterar a aparncia de outros aspectos do ambiente grfico exteriores s janelas, como por exemplo a aparncia da barra de ttulo, do Kickoff, dos gadgets que aparecem na rea de Trabalho e do KSplash (a tela que aparece enquanto o KDE est sendo iniciado). Para isso, no entanto, devemos nos dirigir a outra seo, "Aparncia do espao de trabalho" (Workspace Appearance). Essa seo apresenta trs subsees, mostradas na figura a seguir, que sero abordadas agora.

A subseo "Decoraes das janelas" (Window Decorations) serve para configurar a aparncia de elementos exteriores janela mas diretamente relacionados a ela, como cone, barra de ttulo, borda e botes que so exibidos. O padro o Oxygen, mas voc pode instalar novas decoraes de janela clicando em "Obter novas decoraes..." (Get New Decorations...).

A subseo "Tema da rea de trabalho" (Desktop Theme) nos permite instalar, selecionar e at mesmo editar temas para o ambiente de trabalho. Assim podemos alterar a aparncia de elementos exteriores janela e que no so relacionados a ela, mas com o ambiente si, como a aparncia do Kickoff, dos gadgets que aparecem na rea de Trabalho, dos painis, dos dilogos de desligar e reiniciar o computador, entre outros itens. O padro o Air, mas voc pode instalar novos temas clicando em "Obter novos temas..." (Get New Themes...). Clicando na aba "Detalhes" (Details), voc pode combinar elementos de um ou mais temas, gerando um novo tema. Voc tambm pode exportar os temas que voc criar para arquivos, de forma que seja possvel public-los na Internet ou compartilh-los com outras pessoas.

Finalmente, a subseo "Tela de apresentao" (Splash Screen) serve para definir a aparncia do KSplash. Voc pode instalar novos temas para o KSplash clicando em "Obter novos temas..." (Get New Themes...) ou import-los clicando em "Instalar arquivo de tema..." (Install Theme File...).

Nesse caso, voc pode dar uma conferida na seo de temas para o KSplash do KDE-Look.org .

Outros ajustes
Ainda na janela "Configuraes do Sistema" (System Settings), podemos configurar os efeitos especiais do KDE e alterar a aparncia do KDM (a tela que aparece quando o KDE iniciado, solicitando o nome e a senha do usurio). Vamos ao primeiro dos dois ajustes, que feito na seo "Efeitos da rea de trabalho" (Desktop Effects).

Essa seo nos permite basicamente ativar ou desativar os efeitos especiais, atravs da primeira opo da primeira aba, "Ativar os efeitos da rea de trabalho" (Enable desktop effects), e escolher quais deles devem ser exibidos, configurando as opes tanto da primeira quanto da segunda aba.

Se voc possui uma placa de vdeo com acelerao 3D, recomendado que instale seus drivers para que o KDE apresente um melhor desempenho ao renderizar os efeitos especiais. Para verificar e instalar se existem drivers proprietrios disponveis para sua placa de vdeo, confira esta dica que eu publiquei no blog do AvmLinux. Vamos entrar agora na seo "Tela de autenticao" (Login Screen).

Essa seo a responsvel por configurar a aparncia do KDM. Na aba "Tema" (Theme) podemos selecionar o tema usado pelo KDM, obter temas da Internet clicando no boto "Obter novos temas" (Get New Themes) ou import-los clicando em "Instalar novo tema" (Install new theme). Nesse caso, voc pode dar uma conferida na seo de temas para o KDM do KDE-Look.org.

Vale observar que para mudar o tema do KDM voc deve possuir privilgios de administrador. Ao selecionar um tema na lista e clicar em "Aplicar" (Apply), so solicitados o nome e a senha de usurio. Somente se ele possuir privilgios de administrador a nova configurao aplicada.

Localizao dos arquivos


Para os mais afins de instalar os temas manualmente, abaixo seguem os caminhos para os itens de aparncia vistos anteriormente. Os papis de parede no KDE 4, por exemplo so armazenados na pasta "/usr/share/wallpapers/", quando instalados por algum pacote, ou

em"~/.kde/share/wallpapers", quando instalados pelo usurio.

Voc pode baixar papis de parede para uma dessas pastas que eles sero automaticamente listados na caixa de dilogo "Configuraes de Desktop" (Desktop Settings) da prxima vez em que voc a abrir. Vale observar que os caminhos aqui listados so vlidos para o Kubuntu 10.10, mas podem variar de distribuio para distribuio Vale observar tambm que, como as pastas da segunda coluna fazem parte do diretrio home do usurio, os temas a colocados sero oferecidos apenas para aquele usurio. Segue tambm links onde esses temas podem ser obtidos. Seo no KDELook.org ~/.kde/share/wallpapers Wallpapers Localizao individual

Item Papis de parede

Localizao global

/usr/share/wallpapers/ / Estilos de janela usr/share/kde4/apps/kstyle/th Themes / Styles emes / ~/.kde/share/apps/color- Color Schemes Esquemas de cores usr/share/kde4/apps/kstyle/co schemes KDE4 lor-schemes ~/.kde/share/apps/colorTemas de cones /usr/share/icons Icon Themes schemes Fontes /usr/share/fonts ~/.fonts Fonts Temas de emoticons /usr/share/emoticons ~/.kde/share/emoticons Emoticon Themes Decoraes de ~/.kde/share/apps/aurora /usr/share/kde4/apps/kwin Window Decorations janela e/themes / Temas da rea de ~/.kde/share/apps/deskto usr/share/kde4/apps/desktopt Plasma Themes Trabalho ptheme heme / ~/.kde/share/apps/ksplas KDE 4.x Splash Temas do KSplash usr/share/kde4/apps/ksplash/ h/Themes Screens Themes / Temas do KDM usr/share/kde4/apps/kdm/the KDM4 Themes mes

Outras indicaes
Aqui vo outras indicaes de temas bastante interessantes, em estilos parecidos com os anteriores. Papel de parede: NewEssence NewEssenceFinal Estilo de janela:

Soft Metal Esquema de cores: Glacier Soft Metal Cold, que acompanha o estilo de janela Soft Metal Decorao de janela: Crystal Tema da rea de Trabalho: Anadyr Arezzo Elegance Nitro

Tema do KSplash: NewEssence NewEssence Final Tema do KDM: NewEssence NewEssence Final Espero que tenha conseguido mostrar neste artigo algumas das vantagens de se utilizar software livre: o sistema totalmente personalizvel (nesse caso, voc pode ajustar cada elemento do ambiente grfico de acordo com a sua vontade); h milhares de pessoas ao redor do mundo para ajudar a desenvolv-lo (veja quantos usurios possui o site KDE-Look.org, sendo que ele apenas um dos que disponibiliza temas para KDE); e voc tambm pode ajudar a desenvolv-lo (depois que criar seu tema, voc pode export-lo pelas configuraes do KDE e mand-lo para o KDE-Look.org, por exemplo). O prximo artigo ser uma espcie de continuao deste, ensinando a acrescentar efeitos ao ambiente grfico. Da prxima vez no pelo KDE, mas instalando um outro programa, o Compiz. Um abrao a todos e at a prxima.

Fontes
Linux: Descompactar .tar.gz, tar.bz2, tar, rar e zip corretamente [Dica] KDE-Look.org Maverick - Kubuntuguide Ubuntu -- Ubuntu Packages Search

Este artigo foi publicado originalmente no meu blog: AvmLinux - Blog: Incrementando o visual do KDE 4 Antnio Vincius

Elaborado por: Antnio Vincius Menezes Medeiros

vinyanalista 18/11/2010 Incrementando o visual do KDE 4 Desde o lanamento da sua primeira verso em 1998, o KDE passou por diversos melhoramentos. A verso 4.5.1, distribuda com o Kubuntu 10.10 impressiona em termos de visual, funcionalidade e estabilidade mesmo queles que criticaram o projeto quando do lanamento do KDE 4. Confira neste artigo como voc pode personalizar a aparncia do seu ambiente grfico e sugestes para um elegante visual.

You might also like