You are on page 1of 6

Teste de Avaliao n1 de Matemtica A do 12.

Ano Curso Cientfico-Humanstico de Cincias e Tecnologias Turma: A

Para a realizao do teste apenas poder utilizar (podendo nem tudo ser obrigatrio): Caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta Borracha Afia Rgua Compasso Esquadro Transferidor Calculadora grfica

Relembro-lhe que o teste tem a durao de 150 minutos, podendo ter uma tolerncia de tempo de 30 minutos.

Tema do teste: Anlise Combinatria. Tringulo de Pascal. Binmio de Newton Probabilidades e combinatria Definio axiomtica de probabilidade. Probabilidade condicional. Acontecimentos independentes

1. O penltimo nmero de uma certa linha do tringulo de Pascal 22. Qual o terceiro nmero dessa linha? (A) 1540 (B) 231 (C) 66 (D) 23 2. Uma associao pretende escolher uma comisso diretiva de trs elementos entre 20 disponveis, sendo 12 mulheres e 8 homens. Os elementos da comisso ocuparo os cargos de presidente, secretrio e tesoureiro. Quantas comisses mistas (com pelo menos um homem e pelo menos uma mulher) podero ser formadas? (A) 12A2 (B) (12A2 (C) 12C2 (D) (12C2 8 + 8A2 8 + 8A2 8 + 8C2 8 + 8 C2 12 12) 12 12) 3! 3!

3. 2000C100 + 2000C101 igual a: (A) 2001C100 (B) 2000C201 (C) 4000C201 (D) 2001C101 4. Uma caixa contm 6 bolas brancas e 4 bolas pretas indistinguveis ao tato. Tiram-se ao acaso, sucessivamente e sem reposio, duas bolas da caixa. Qual a probabilidade de sarem bolas da mesma cor? (A) (B) (C) (D)

5. Considere todos os nmeros da forma 99Cp que figuram numa certa linha do tringulo de Pascal. Escolhido um destes nmeros ao acaso, qual a probabilidade de ele ser 99? (A) (B) (C) (D) 6. Sejam A e B dois acontecimentos associados a uma mesma experincia aleatria tais que P(A) = 0,7 e P(B) = 0,4. Pode afirmar que: (A) A e B so acontecimentos independentes. (B) A e B so acontecimentos compatveis. (C) A e B so acontecimentos elementares. (D) A e B so acontecimentos contrrios. 8. Numa estante h 7 livros diferentes, 3 de Matemtica e 4 de Fsica. De quantas maneiras diferentes possvel arrumar os 7 livros numa prateleira: 8.1. ficando juntos os da mesma disciplina? 8.2. ficando juntos os livros de Matemtica? 9. Quantos tringulos possvel definir com os vrtices de um hexgono regular? 10. O ncleo da maratona de um clube de atletismo tem 10 atletas praticantes desta modalidade. Neste conjunto de 10 atletas h trs iniciados que nunca participaram em qualquer prova. O treinador pretende escolher uma equipa de cinco elementos para participar na maratona de Lisboa. 10.1. Quantos conjuntos diferentes possvel constituir para formar a equipa, sabendo que dela tero que fazer parte pelo menos dois dos iniciados? 10.2. Terminada a prova soube-se que os cinco atletas ficaram classificados entre os 10 primeiros lugares. Partindo apenas desta informao, de quantos modos diferentes pode ser atribuda a classificao aos cinco atletas?

11. Considere o problema: O Joo foi a uma livraria e viu quatro livros que gostaria de comprar. De quantos modos pode fazer a escolha sabendo que compra pelo menos um dos quatro livros? C1 + 4C2 + 4C3 + 4C4 e 24 1 so respostas corretas. Numa pequena composio explique o raciocnio que conduziu a cada uma das respostas.
4

12. No desenvolvimento de (

, determine, se existir, o termo em

13. Uma caixa tem nove bolas, numeradas de 1 a 9, sendo quatro brancas e cinco pretas. Retiram-se ao acaso trs bolas, de uma s vez. Qual a probabilidade de: 13.1. uma (e uma s) bola ser preta? 13.2. pelo menos duas bolas serem pretas? 13.3. as trs bolas terem a mesma cor? 13.4. a soma dos nmeros inscritos nas trs bolas ser um nmero par? 14. Num saco esto dez moedas de igual aspeto exterior. Sabe-se que quatro (e s quatro) das dez moedas so falsas. Tiram-se quatro dessas moedas ao acaso. Qual a probabilidade de que pelo menos uma moeda seja falsa? 15. Sabe-se que, num grupo de 12 professores, oito lecionam Fsica e sete lecionam Qumica. Nesse grupo so escolhidos, ao acaso, dois professores. Qual a probabilidade de os dois professores escolhidos lecionarem a mesma disciplina? 16. A Ana recebeu um novo carto multibanco. Quando foi efetuar o primeiro pagamento usando o referido carto no se lembrava do respetivo cdigo. Sabia apenas que era formado por quatro algarismos dos quais faziam parte o zero e o nove, que apareciam uma s vez cada um, no necessariamente por aquela ordem. Se a Ana tentar escrever o cdigo do seu carto, qual a probabilidade de acertar primeira tentativa? 17. Num saco havia seis bolas sendo quatro brancas e duas amarelas. Depois de se terem introduzido algumas bolas pretas no referido saco verificou-se que, na extrao sucessiva de duas bolas, a probabilidade de pelo menos uma ser branca era de . Quantas bolas pretas foram introduzidas no saco? 18. Numa prateleira de uma estante foram arrumados, lado a lado e ao acaso, 15 livros, dos quais cinco so de Matemtica. Qual a probabilidade de que pelo menos dois livros de Matemtica tenham ficado juntos?

19. Num dado viciado com as faces numeradas de 1 a 6, a probabilidade de sair 1 dupla da de sair qualquer uma das restantes faces. Relativamente a um lanamento deste dado: 19.1. Verifique que P({1}) = e P({2}) = P({3}) = P({4}) = P({5}) = P({6}) = . (P({a}) designa a probabilidade de sair a face com o nmero a.) 19.2. Considere os acontecimentos: A: Sair um nmero mltiplo de 3; B: Sair um nmero par. a) Determine P(A | B). b) A e B so independentes? Justifique. 20. Um professor tem duas turmas, a A com 10 rapazes e 15 raparigas e a B com 10 rapazes e 20 raparigas. Este professor encontrou na rua uma das suas alunas mas no se lembra de que turma . Qual a probabilidade de ser da turma B? 21. Numa fbrica de parafusos existem duas mquinas A e B. Sabe-se que a probabilidade de um parafuso produzido pela mquina A ser defeituoso 0,003 e a probabilidade de ser defeituoso se for produzido pela mquina B de 0,005. Nessa fbrica 60% dos parafusos so produzidos pela mquina A, sendo os restantes produzidos pela mquina B. Da produo de um dia foi escolhido, ao acaso, um parafuso. 21.1. Qual a probabilidade de esse parafuso ser defeituoso? 21.2. Qual a probabilidade de ser produzido pela mquina B, sabendo que defeituoso?

22. A figura representa um slido [ABCDEFGHV] constitudo por um cubo e uma pirmide. Os vrtices E, F, G e H so comuns ao cubo e pirmide. Escolhem-se aleatoriamente trs vrtices do slido. 22.1. Qual a probabilidade dos trs vrtices escolhidos definirem um plano que contenha uma das seis faces do cubo? 22.2. Considere os acontecimentos: A: Os trs pontos escolhidos so vrtices do cubo. B: Os trs pontos escolhidos so vrtices da pirmide. Determine a probabilidade condicionada P(A | B).

FIM

You might also like