You are on page 1of 7

Histria do Islamismo

Introduo A religio muulmana tem crescido nos ltimos anos (atualmente a segunda maior do mundo) e est presente em todos os continentes. Porm, a maior parte de seguidores do islamismo encontra-se nos pases rabes do Oriente Mdio e do norte da frica. A religio muulmana monotesta, ou seja, tem apenas um Deus: Al. Criada pelo profeta Maom, a doutrina muulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcoro ou Coro. Foi fundada na regio da atual Arbia Saudita. Vida do profeta Maom Muhammad (Maom) nasceu na cidade de Meca no ano de 570. Filho de uma famlia de comerciantes, passou parte da juventude viajando com os pais e conhecendo diferentes culturas e religies. Aos 40 anos de idade, de acordo com a tradio, recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe transmitiu a existncia de um nico Deus. A partir deste momento, comea sua fase de pregao da doutrina monotesta, porm encontra grande resistncia e oposio. As tribos rabes seguiam at ento uma religio politesta, com a existncia de vrios deuses tribais. Maom comeou a ser perseguido e teve que emigrar para a cidade de Medina no ano de 622. Este acontecimento conhecido como Hgira e marca o incio do calendrio muulmano. Em Medina, Maom bem acolhido e reconhecido como lder religioso. Consegue unificar e estabelecer a paz entre as tribos rabes e implanta a religio monotesta. Ao retornar para Meca, consegue implantar a religio muulmana que passa a ser aceita e comea a se expandir pela pennsula Arbica. Reconhecido como lder religioso e profeta, faleceu no ano de 632. Porm, a religio continuou crescendo aps sua morte. Livros Sagrados e doutrinas religiosas O Alcoro ou Coro um livro sagrado que rene as revelaes que o profeta Maom recebeu do anjo Gabriel. Este livro dividido em 114 captulos (suras). Entre tantos ensinamentos contidos, destacam-se: onipotncia de Deus (Al), importncia de praticar a bondade, generosidade e justia no relacionamento social. O Alcoro tambm registra tradies religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristo.

Os muulmanos acreditam na vida aps a morte e no Juzo Final, com a ressurreio de todos os mortos. A outra fonte religiosa dos muulmanos a Suna que rene os dizeres e feitos do profeta Maom.

Origens do Conflito

A aliana cruzado-sionista

O principal resultado da segunda guerra mundial foi o estabelecimento do Estado Judeu na Palestina, em 1948. Tomada dos muulmanos pelos ingleses na Primeira Guerra Mundial, a Palestina foi entregue aos judeus ao fim da Segunda. O novo governo judeu massacrou os muulmanos palestinos, a maioria dos sobreviventes foi expulsa: 750 mil refugiados, famlias que tiveram suas vidas destrudas, que criaram seus filhos em campos de refugiados...as crianas cresceram, e ainda esto proibidas de voltar para a terra que foi brutalmente tomada de seus pais! O mundo, sensibilizado pela explorao sentimentalista do chamado holocausto, apoiou a usurpao das terras muulmanas, porm, o naqba , as atrocidades e injustias cometidas contra os muulmanos da Palestina e o desastre que se abateu sobre eles, no despertou nenhum sentimento na comunidade internacional ! Ate hoje os muulmanos lutam pelos seus direitos, lutam por justia, e combatem corajosamente os usurpadores sionistas, e o mundo ainda no compreende... O inimigo do Islam hoje no um pas, ou uma potncia, a aliana cruzadosionista, composta por quase todos os pases da Europa e por Israel, liderados pela Amrica, a servio dos interesses dos capitalistas que controlam sua mquina de guerra, indstria pesada, mdia e instituies financeiras, e esto por trs da poltica de expanso da nova ordem mundial. O conflito tem uma dimenso mundial, uma vez que blocos se formam em torno de vantagens e interesses econmicos.

A Nova Ordem Mundial

Com a queda do socialismo, o capitalismo prevaleceu no cenrio internacional. Uma nova situao emergia: a consolidao da nova ordem

mundial, a imposio de uma hegemonia ideolgica mundial, que resulta num modo de vida que no contraria os interesses polticos e econmicos das grandes corporaes capitalistas que esto por trs dos governos das grandes potncias dominantes. Apesar da influncia anglo-americana nos estados rabes desde sua formao, a ocupao cruzado-sionista no mundo muulmano se consolidou na chamada Guerra do Golfo, em 1990, quando Amrica encontrou a desculpa perfeita para instalar suas bases militares na Pennsula Arbica: o acordo militar com o Reino Saudita e a invaso do Iraque consolidava o controle da regio. O ento presidente George H. Bush explicou o significado dessa nova fase de operaes no Oriente Mdio, num discurso no Congresso Nacional, dia 11 de setembro de 1990: Ns estamos hoje diante de um momento nico e extraordinrio. A crise no Golfo Prsico, ainda que seja grave, nos oferece uma rara oportunidade de nos movermos para um perodo de cooperao. Desses dias de problemas, (...) a Nova Ordem Mundial pode emergir, uma nova era, livre de ameaas de terror, mais forte na perseguio da justia, e mais segura na busca pela paz.(...) Hoje o novo mundo est lutando para nascer, um mundo totalmente diferente desse que ns conhecemos. Por trs do intervencionismo americano, estavam os interesses das grandes corporaes capitalistas que sustentam a prpria Amrica: a guerra permitiu que se assegurassem novas condies polticas e econmicas para produo e comrcio de petrleo . A aliana dos capitalistas se fortalecia, e agora, todos unidos, voltavam-se contra o inimigo comum: o Islam. O Islam um empece-lo no ideal de hegemonia ideolgica e comportamental que garante a explorao das massas, pressuposto pela nova ordem mundial. A expanso da nova ordem mundial dentro dos domnios islmicos gerou um choque frontal entre essas duas ideologias. O estabelecimento de bases dos inimigos de Allah(swt) na terra das duas Mesquitas Sagradas, bero do Islam e centro de convergncia dos muulmanos, foi a ltima gota num copo transbordante: reagir contra o avano das agresses ideolgicas e militares contra o Islam se tornou uma obrigao para todos os muulmanos, partir de ento, o uso da fora surgiu como nica alternativa para resistir ocupao cultural e libertar os lugares sagrados.

islamismo ao extremo

Com o surgimento dos primeiros indcios de que a onda de terror de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos foi obra de radicais islmicos, uma questo tornou-se inevitvel: quem essa gente que se suicida jogando avies contra edifcios? Que se veste de bombas e se explode em supermercados e pizzarias de Israel? Que estoura carros recheados de explosivos contra muros de quartis? Quem , enfim, essa gente que se mata em nome de Al? Atualmente, calcula-se que exista em torno de 1,3 bilho de muulmanos no mundo, divididos em diversas correntes religiosas - e apenas uma parcela pequena est disposta a entregar a vida pela causa. So muulmanos que integram ramificaes extremistas da religio, como os sunitas do Afeganisto e os xiitas do Lbano, para os quais o suicdio em nome de Al, normalmente cometido aos gritos de "Deus grande", uma forma suprema de entrega ao amor divino. A maioria dos muulmanos, no entanto, repudia os ataques suicidas e os considera pecado extremo, uma ofensa contra Al, na medida em que atenta contra o dom da vida - um dom divino. "O primeiro equvoco comum entre ocidentais e cristos considerar todo islmico um extremista suicida e, por extenso, um terrorista em potencial". O islamismo a religio que mais cresce no planeta, e ganhou visibilidade nas ltimas dcadas em funo de sua imensa riqueza estratgica: eles so donos das mais generosas reservas de petrleo do mundo. Em geral, os regimes dos pases islmicos so ditaduras teocrticas e a riqueza no distribuda, deixando a maior parte da populao relegada misria. dentro desse caldeiro paradoxal que ressurgiu a fora da religio, em especial depois da Revoluo Islmica no Ir, em 1979. "Num ambiente de carncia social e autoritarismo poltico, a religio funciona como uma poderosssima vlvula de escape". Mas isso no tudo. At pouco tempo atrs, a Amrica Latina tambm convivia simultaneamente com misria e ditadura - e, no entanto, nunca se viram grupos extremistas de latinoamericanos promovendo atos de terrorismo pelo mundo afora em nome de sua libertao econmica e poltica. Por que ento alguns grupos de fanticos islmicos chocam o mundo com espetculos inimaginveis de terror? A explicao sobre o que move esses extremistas, segundo alguns especialistas, talvez esteja num dado mais sutil: o choque de civilizaes.

Cimitarra no corao -

As potncias ocidentais no trilham sua trajetria segundo parmetros da Bblia, da f crist, dos ensinamentos de Jesus, mas, mesmo assim, elas acabam por se contrapor, culturalmente, aos pases muulmanos, muitos dos quais se pautam pelo Coro, pela f islmica, pelos ensinamentos de Maom. Hoje, as potncias ocidentais encontram-se no auge do poder. Os Estados Unidos, com sua incomparvel pujana econmica, seu formidvel poderio militar e sua vigorosa influncia poltica e cultural sobre os destinos do mundo, representam o triunfo dos valores ocidentais - pelo menos aos olhos de fundamentalistas islmicos, que, sempre bom lembrar, so uma minoria entre os muulmanos. Da por que o terror de 11 de setembro no se esgotou na destruio de arranha-cus e na morte de inocentes. Pretendeu, sobretudo, cravar uma cimitarra no corao e no orgulho da maior potncia ocidental. 'Todas as armas' - Osama bin Laden e sua corte de fanticos vivem na clandestinidade, enfurnados em cavernas do Afeganisto, envoltos numa aura de mistrio, mas seus objetivos so bem claros. Basta consultar os escritos do milionrio que virou o mais exaltado dos radicais islmicos. Primeiro, ele pretende expulsar os militares americanos das bases que eles mantm na Arbia Saudita, onde a mera presena de no-muulmanos vista pelos fanticos como uma profanao do solo santo onde nasceu o Isl. "Todos os esforos devem ser concentrados em combater, destruir e matar o inimigo at que, pela graa de Al, esteja completamente aniquilado", esclarece Laden, em documento datado de 1996. Realizada a primeira misso divina, ele pretende partir para a segunda, de alcance mais amplo: unir todos os muulmanos numa mesma comunidade, governada de acordo com a interpretao mais literal e estrita dos preceitos do Coro. Para isso, os governos dos pases muulmanos considerados corrompidos pela influncia ocidental - ou seja, todos - devem ser varridos do mapa. Sem fronteiras nacionais, unificados sob esse governo ideal, chamado califado, os verdadeiros crentes se lanariam ento rumo etapa final - arrebatar o resto do planeta. "Chegar o tempo em que vocs desempenharo papel decisivo no mundo, de forma que a palavra de Al seja suprema e as palavras dos infiis sejam subjugadas", prometeu ele a seus seguidores. Em qualquer uma dessas etapas, o dever dos muulmanos empregar todas as armas possveis para atacar os inimigos de Al.

Perodo de decadncia - Uma comparao que ajuda a entender a mentalidade fundamentalista com a Igreja Catlica na fase em que se encontrava quando tinha a mesma "idade" do Isl hoje. Naquela poca, os padres da Santa Inquisio queimavam pessoas que no acreditassem em dogmas catlicos. Torturavam e matavam suspeitos de crimes como

bruxaria. Qualquer idia inovadora era condenada, mesmo que fosse uma idia cientfica defendida por pesquisadores de talento, como Galileu Galilei, que sofreu perseguio no sculo XVII por ter afirmado que a Terra girava em torno do Sol. Os historiadores tambm coincidem ao apontar as razes desse movimento de refluxo: em comparao com seu passado glorioso, os pases islmicos vivem hoje um perodo de decadncia.

Perguntas e respostas

O que islamismo, Isl e muulmano? O islamismo a religio fundada pelo profeta Maom no incio do sculo VII, na regio da Arbia. O Isl o conjunto dos povos de civilizao islmica, que professam o islamismo; em resumo, o mundo dos seguidores dessa religio. O muulmano o seguidor da f islmica, tambm chamado por alguns de islamita. O termo maometano s vezes usado para se referir ao muulmano, mas muitos rejeitam essa expresso - afinal, a religio seria de devoo a Deus, e no ao profeta Maom.

De onde vem o termo Isl? Em rabe, Isl significa "rendio" ou "submisso" e se refere obrigao do muulmano de seguir a vontade de Deus. O termo est ligado a outra palavra rabe, salam, que significa "paz" - o que refora o carter pacfico e tolerante da f islmica. O termo surgiu por obra do fundador do islamismo, o profeta Maom, que dedicou a vida tentativa de promover a paz em sua Arbia natal.

Todos os muulmanos so rabes? Esta uma das mais famosas distores a respeito do Isl. Na verdade, o Oriente Mdio rene somente cerca de 18% da populao muulmana no mundo - sendo que turcos, afegos e iranianos (persas) no so sequer rabes. Outros 30% de muulmanos esto no subcontinente indiano (ndia e Paquisto), 20% no norte da frica, 17% no sudeste da sia e 10% na Rssia e na China. H minorias muulmanas em quase todas as partes do mundo,

inclusive nos EUA (cerca de 6 milhes) e no Brasil (entre 1,5 milho e 2 milhes). A maior comunidade islmica do mundo vive na Indonsia.

Os muulmanos acreditam num Deus diferente? No, pois Al simplesmente a palavra rabe para "Deus". A aceitao de um Deus nico idntica de judeus e cristos. Deus tem o mesmo nome no judasmo, no cristianismo e no islamismo, e Al o mesmo Deus adorado pelos judeus, cristos e muulmanos.

Os muulmanos praticam uma religio violenta ou extremista? Uma minoria entre os cerca de 1,3 bilho de praticantes da religio adepta de interpretaes radicais dos ensinamentos de Maom. Entre eles, a violncia contra outros povos e religies considerada uma forma de garantir a sobrevivncia do Isl em seu estado puro. Para a maioria dos seguidores do islamismo, contudo, a religio muulmana de paz e tolerncia.

O Isl oprime a mulher? A base da religio muulmana no determina qualquer tipo de discriminao grave contra a mulher. No entanto, as interpretaes radicais das escrituras deram origem a casos brutais. A opresso contra a mulher comum nos pases que seguem com rigor a Sharia, a lei islmica, e tm tradies contrrias libertao da mulher. Assim, o problema da opresso mulher muulmana no causado pela crena islmica em si - ele surgiu em culturas que incorporaram tradies prejudiciais s mulheres. Um timo exemplo disso o fato de que o uso de vus e a adoo de outros costumes que causam estranheza no Ocidente muitas vezes so mantidos por mulheres mesmo quando no h nenhuma obrigao. Ou seja: os hbitos esto integrados s culturas, no necessariamente religio.

You might also like