You are on page 1of 8

Colesterol e Triglicrides

O que colesterol? Colesterol um tipo de gordura que produzido exclusivamente por animais, inclusive os humanos. O colesterol circula normalmente no sangue, sendo usado pelas clulas do corpo para construir as membranas celulares, para fabricao de alguns hormnios e vitaminas e tambm como uma fonte de energia. O que so os triglicrides? Triglicrides, ou triglicerdeos, so um tipo de gordura, composto por uma molcula de glicerol e trs molculas de cidos graxos. Os triglicrides so a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura. Qual a importncia dos nveis de colesterol no sangue? O aumento dos nveis de colesterol acima de limites desejveis conhecido como hiperlipidemia, ou hipercolesterolemia, ou simplesmente dislipidemia. A maioria das pessoas com colesterol alto no tem qualquer sintoma; no entanto, os nveis altos de colesterol sangneo aumentam muito o risco do indivduo apresentar doenas graves, tais como: a angina pectoris (uma dor no peito de origem cardaca), o infarto do miocrdio, o derrame (acidente vascular cerebral) e problemas de circulao em outros locais do corpo. Todas essas doenas ocorrem porque o colesterol aumentado no sangue acaba se depositando nos vasos sangneos (artrias) com o passar do tempo, na forma de gordura, e isso leva finalmente ao entupimento da artria. Assim, o sangue no consegue mais circular pelo vaso atingido. A obstruo das artrias pela deposio de gordura (colesterol) nas suas paredes conhecida como aterosclerose. O rgo ou tecido afetado sofre danos graves pela falta de circulao. Se isso ocorrer no corao, o paciente tem angina ou um infarto; se ocorrer no crebro, a pessoa tem um derrame; e assim por diante. Por esse motivo, os mdicos prescrevem tratamento para pessoas com colesterol alto, pois a reduo dos nveis de colesterol pode proteg-las de doenas cardacas e derrame cerebral. Felizmente, na grande maioria dos casos os nveis de gordura no sangue podem ser controlados com uma combinao de dieta, perda de peso, exerccio e medicaes adequadas. Como as gorduras circulam no sangue? As gorduras circulam no sangue na forma de partculas esfricas, compostas por algumas protenas na superfcie e contendo lipdios (gorduras) no seu interior. Essas partculas so chamadas lipoprotenas. Existem vrios tipos de lipoprotenas. As mais importantes so:

a) LDL (low-density lipoprotein, ou lipoprotena de baixa densidade) - Tambm chamada de mau colesterol, pois vrios estudos grandes mostraram que os nveis aumentados de LDL esto fortemente associados com o risco de doena cardiovascular. Transportam o colesterol do fgado e do intestino para os tecidos perifricos. O colesterol ligado s partculas de HDL pode ser medido por exames de laboratrio, e chamado de LDL-colesterol.

b) HDL (high-density lipoprotein, ou lipoprotena de alta densidade) - conhecida como bom colesterol, pois, ao contrrio da LDL, quanto maiores os nveis de HDL no sangue de uma pessoa, menores so suas chances de desenvolver doenas cardiovasculares. Tambm transportam colesterol, mas no sentido inverso do LDL: retiram a gordura dos tecidos perifricos e dos vasos e a transportam para o fgado, onde vai ser metabolizada. O colesterol ligado s partculas de HDL pode ser dosado em laboratrio, e chamado HDL-colesterol.

c) VLDL (very-low-density lipoprotein, ou lipoprotena de muito baixa densidade) - transporta colesterol e triglicrides. O aumento das VLDL (que pode ser constatado pelo aumento dos triglicrides no sangue) tambm aumenta o risco de problemas cardacos. d) Quilomcrons - transportam basicamente triglicrides. Que tipos de gordura podem ser dosados no sangue?

A maioria dos laboratrios consegue dosar os seguintes tipos de gordura: - Colesterol total; - HDL-colesterol; - LDL-colesterol; - Triglicerdeos. Geralmente os mdicos solicitam um exame chamado perfil lipdico, ou lipidograma, que a dosagem dos 4 tipos principais de gorduras: colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerdeos. Um cuidado importante quando se vai colher uma amostra de sangue para dosagem do perfil lipdico que o paciente deve fazer pelo menos 12 horas de jejum antes da coleta, para no haver interferncia nos resultados do exame. Quais so os valores normais de colesterol e triglicrides? Os valores de referncia usados pela maioria dos laboratrios clnicos, para a populao geral, esto na tabela abaixo: Valores de Referncia dos Lpides Sangneos para a Populao Geral

Esses valores de colesterol so vlidos para todos os indivduos? No. Diferente de outros exames, onde h um valor de corte ntido entre o normal e o anormal, os nveis de colesterol considerados adequados para determinada pessoa vo depender das caractersticas desse indivduo. Visto que quanto maiores os nveis de colesterol, maiores so as chances de doena cardaca, prudente atribuir valores normais de colesterol cada vez mais baixos quanto maior o risco de doena cardaca de um paciente ou grupo de pacientes. Ou seja: pessoas de alto risco de doena cardiovascular precisam ter um nvel de colesterol mais baixo do que pessoas de baixo risco. Isso especialmente vlido para o LDL-colesterol, que est fortemente associado com o risco de doena cardiovascular. Existem vrias formas de definir quais so os valores desejveis de colesterol de um determinado paciente. O mtodo mais utilizado o chamado score de Framingham, que avalia o risco de doena cardiovascular de acordo com a presena ou no de certos fatores de risco. Quais so os outros fatores de risco para doena cardiovascular? Alm dos nveis de colesterol, h vrios outros fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doena cardiovascular.

Os mais importantes, e que so levados em conta no clculo do score de Framingham, so os seguintes: - Diabetes mellitus; - Tabagismo; - Hipertenso arterial; - Histria familiar de doena cardiovascular prematura (ou seja, em parentes de primeiro grau: homens abaixo dos 55 anos e mulheres abaixo dos 65 anos); - Idade: maior que 45 anos em homens e maior que 55 anos em mulheres; - Presena de outras doenas relacionadas aterosclerose: acidente vascular cerebral ou doena arterial perifrica (m circulao nos membros inferiores). Como calcular o score de Framingham? O score de Framingham estima o risco de uma pessoa apresentar doena cardiovascular nos prximos 10 anos. Considera-se esse risco: - Baixo: quando menor que 10%; - Moderado: entre 10 e 20%; - Alto: maior que 20%. Voc pode calcular seu score de Framingham de 2 maneiras: ou usando tabelas prontas, que vo pontuar a presena ou no de cada um dos fatores de risco mais importantes, ou atravs de programas especialmente desenhados para esse fim, onde voc entra com suas informaes (nvel de presso, idade, nveis de colesterol etc.) e o prprio programa calcula o seu risco.

Experimente calcular seu score de Framingham: Calculadora online Tabelas


Ento, quais so os valores desejveis de colesterol e triglicrides, de acordo com o score de Framingham? Os valores desejveis de colesterol e triglicrides tambm vo depender de outro dado importante: se o paciente j apresentou ou no algum tipo de doena cardiovascular. Se o paciente nunca teve infarto do miocrdio, angina, derrame ou doena arterial perifrica, ento o objetivo do tratamento impedir que ele venha a apresentar algum desses distrbios. Trata-se de um paciente em preveno primria. Agora, se o paciente j apresentou alguma dessas doenas, ento o objetivo do tratamento impedir que ele apresente um novo episdio. Nesse caso, o manejo dos nveis de colesterol deve ser mais rigoroso, pois trata-se de um paciente em preveno secundria. A tabela abaixo apresenta as principais recomendaes para os nveis desejveis de LDL-colesterol, dependendo das caractersticas do paciente:

Valores Desejveis de LDL-Colesterol de Acordo com o Risco Cardiovascular

* Doena cardiovascular definida como a presena (ou histria prvia) de: infarto do miocrdio ou angina; ou doena sintomtica das artrias cartidas; ou doena arterial perifrica; ou aneurisma de aorta abdominal.

Quais so as causas do aumento do colesterol? O consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol (carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga, banha) pode fazer os nveis de colesterol aumentarem. Alm disso, o excesso de peso pode fazer os nveis de colesterol e triglicrides subirem. Mulheres tendem a ter um aumento do colesterol aps a menopausa. Finalmente, fatores genticos podem ser responsveis pelo aumento do colesterol em algumas pessoas, principalmente se houverem vrias pessoas na mesma famlia com esse problema. Quais so as causas do aumento dos triglicrides? A causa mais comum do aumento de triglicrides a obesidade. Lembre que os triglicrides so a forma na qual a energia em excesso armazenada no corpo humano. A gordura do corpo composta na sua grande maioria por triglicrides. Portanto, quanto mais acima do peso um indivduo, maiores seus nveis de triglicrides. Freqentemente, pessoas obesas apresentam triglicrides elevados, HDL-colesterol baixo, glicemias alteradas (ou diabetes) e/ou presso alta; a chamada sndrome metablica. (Leia mais sobre sndrome metablica clicando aqui). O consumo exagerado de carboidratos ou acar pode aumentar os triglicrides tambm. Alm disso, o consumo de grandes quantidades de lcool tambm pode elevar os triglicrides. Outras causas de aumento dos triglicrides, que devem ser pesquisadas em todos os pacientes, so: o hipotireoidismo, o diabetes mellitus descontrolado, algumas doenas do rim (sndrome nefrtica) e alguns distrbios genticos (hipertrigliceridemia familiar). Em mulheres, uma causa comum do aumento de triglicrides o uso de estrgenos por via oral, seja como plulas anticoncepcionais ou como tratamento da menopausa (reposio hormonal); se os triglicrides estiverem muito aumentados nessa situao, pode ser necessrio o uso de estrgenos por outra via que no a oral (injetvel, adesivos, cremes ou vaginal). Vrias medicaes tambm podem aumentar os triglicrides, dentre elas: diurticos, beta-bloqueadores, corticides, anti-psicticos e

medicaes contra o vrus HIV. Quem deve fazer exames para avaliar seus nveis de colesterol e triglicrides? As recomendaes atuais so de que todos os adultos, a partir dos 20 anos de idade, faam uma dosagem de colesterol e triglicrides pelo menos uma vez a cada 5 anos. prefervel a coleta do perfil lipdico completo (colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicrides). Pessoas com nveis de colesterol dentro da faixa desejvel podem colher um novo exame em apenas 5 anos; se houver qualquer alterao, necessrio repetir o exame com mais freqncia e/ou buscar avaliao mdica para iniciar o tratamento mais adequado. Quem deve receber tratamento para os nveis de colesterol? A deciso de iniciar tratamento para reduo dos nveis de colesterol (ou triglicrides) feita pelo mdico, avaliando caso a caso. Para isso, necessrio considerar todas as outras caractersticas do paciente, tais como a presena de outros fatores de risco cardiovascular e a presena ou no de doena cardiovascular instalada (se ausente: preveno primria; se presente: preveno secundria). a) Preveno secundria (pessoas com doena cardiovascular prvia - infarto, angina, derrame, m circulao em membros inferiores) - neste caso, um tratamento mais agressivo, objetivando uma reduo importante dos nveis de colesterol, recomendvel. Geralmente desejvel um nvel de LDL-colesterol menor que 100 mg/dL. Entre 100 e 130 mg/dL, pode-se tentar apenas a modificao diettica, perda de peso e prtica de exerccio; mas medicaes podem ser necessrias. Medicaes so geralmente utilizadas quando o LDL-colesterol est acima de 100 ou 130 mg/dL. Em diabticos com doena cardiovascular, a maioria dos mdicos hoje recomenda manter um nvel de LDL-colesterol mais baixo ainda: menor que 70 mg/dL. b) Preveno primria (pessoas sem doena cardiovascular conhecida) - Neste grupo de indivduos, uma dieta especfica recomendada se houver LDL-colesterol muito aumentado ou um aumento de LDLcolesterol moderado na presena de dois ou mais fatores de risco cardiovascular. Medicaes podem ser necessrias se, aps algumas semanas de dieta, o LDL-colesterol ainda estiver acima de 190 mg/dL em qualquer paciente ou acima de 160 mg/dL em pacientes com 2 ou mais fatores de risco adicionais. Uma exceo so os diabticos, que devem ter um LDL-colesterol menor que 100 mg/dL. Quem deve receber tratamento para os nveis de triglicrides? Triglicrides aumentados tambm podem aumentar o risco de doena cardiovascular, portanto pode ser necessrio tratamento especfico para sua reduo nas seguintes situaes: - Nveis extremamente altos de triglicrides (maior que 1.000 mg/dL); - Aumento combinado de LDL-colesterol e triglicrides; - Presena de doena cardiovascular (preveno secundria); - Forte histria familiar de doena cardiovascular; - Presena de outros fatores de risco cardiovascular. Como feito o tratamento? Os nveis de lipdios (colesterol e triglicrides) no sangue podem ser reduzidos com o uso de modificaes de estilo de vida, medicaes e combinaes dos dois. Em certos casos, o mdico pode recomendar uma tentativa com mudanas dos hbitos de vida (cuidados com a alimentao, exerccios fsicos, perda de peso) antes de resolver prescrever alguma medicao. Quais so as mudanas de estilo de vida que ajudam a controlar o colesterol? Todos os pacientes com nveis altos de colesterol total ou LDL-colesterol devem efetuar mudanas dos seus hbitos alimentares, principalmente diminuindo o consumo de gordura total e gorduras saturadas. Gorduras saturadas so aquelas que se tornam endurecidas temperatura ambiente, e so encontradas principalmente em alimentos de origem animal (exemplo: carne, manteiga, leite, queijo), mas tambm podem ser encontradas em produtos vegetais como: leo de coco, manteiga de cacau e margarina. O consumo de gorduras saturadas deve ser reduzido ao mnimo. O paciente deve dar preferncia ao consumo de gorduras poli-insaturadas (leos vegetias, leo de milho, leo de soja) ou mono-insaturadas (nozes, abacate, leo de oliva). Em alimentos industrializados, o rtulo do produto traz informaes sobre a sua quantidade de gordura saturada, mono-insaturada e poli-insaturada. Portanto, acostume-se a ler os rtulos!

Algumas dicas para reduzir o consumo de gordura saturada esto na tabela abaixo: - Prefira alimentos com menos gordura total, gordura saturada e colesterol; - D preferncia a carnes magras (frango, peixe ou carne bovina magra); - Retire a gordura visvel da carne, frango e peixe antes de prepar-los; retire tambm a pele do frango e do peixe antes de consumi-los, pois a pele rica em gordura; - Evite fritar os alimentos; prefira grelhar, assar, cozinhar ou refogar; - Limite a ingesta de gemas de ovos: no mximo 2 por semana; - Prefira leite e laticnios desnatados; - Opte por queijos brancos, com menor teor de gordura; - Evite embutidos; - Reduza alimentos ricos em gordura: maionese, manteiga, bacon, molhos cremosos (preparados com creme de leite), temperos de salada cremosos ou oleosos etc; - Use a menor quantidade possvel de gordura para preparar os alimentos; - Coma vegetais frescos e frutas todos os dias; - Prefira alimentos preparados com gros integrais: po, biscoitos, arroz, massas integrais, pois os mesmos so ricos em fibras alimentares que ajudam a controlar os lipdios sangneos. A perda de peso, em pacientes que esto com sobrepeso ou obesidade, tambm ser til, principalmente na reduo dos triglicrides. Exerccios aerbicos muitas vezes so auxiliares importantes do tratamento. Uma opo tambm o uso de alguns produtos comerciais contendo um tipo de gorduras vegetais conhecido como fitostanis, que esto presentes em margarinas e leos vegetais especiais criados para atender s pessoas que precisam controlar seus nveis de lipdios no sangue. Tais produtos podem ser identificados na prateleira do supermercado pelas informaes nos rtulos. Que mudanas de estilo de vida podem ajudar a controlar os triglicrides? Os passos mais importantes so: melhorar a alimentao, perder peso (em pessoas com obesidade ou sobrepeso), aumentar o nvel de atividade fsica e diminuir ou interromper o consumo de lcool. Parar de fumar tambm muito importante. Quanto alimentao, recomendvel reduzir o consumo de calorias totais, atravs da restrio de gorduras e carboidratos (pes, massas, arroz, acar). Se o rtulo de um produto traz a informao de que o mesmo sem colesterol, ou com baixo teor de colesterol, isso significa que o produto tem pouca gordura e seguro para consumo? Nem sempre. Vrios alimentos vm com a inscrio sem colesterol no rtulo e mesmo assim so ricos em gorduras saturadas. Para entender isso, lembre-se que o colesterol uma gordura produzida apenas por animais. Portanto, alimentos de origem vegetal (leos vegetais, margarina etc.) no tm colesterol porque os vegetais no possuem colesterol. Mesmo assim, alguns vegetais so ricos em outros tipos de gordura que podem ser perigosas se consumidas em excesso. Alguns produtos, apesar de no possurem colesterol, podem ser fabricados com grandes quantidades de gordura saturada, e portanto devem ser evitados. A maneira mais segura de saber se um determinado produto seguro ou no lendo as informaes nutricionais no rtulo. Ali devem estar discriminadas as quantidades de calorias, gorduras totais, gorduras saturadas e insaturadas. Quando usar medicaes para controlar o colesterol? As medicaes esto indicadas quando o paciente tiver nveis muito elevados de colesterol ou LDLcolesterol, ou quando tiver um aumento moderado mas os nveis no atingirem a meta desejada depois de algum tempo de cuidados com a dieta e exerccios fsicos. Infelizmente, apenas a modificao da dieta no capaz de controlar os nveis de colesterol na maioria dos pacientes. Quando a pessoa costuma ingerir quantidades grandes de gordura total ou saturada, a modificao da dieta consegue reduzir os nveis de LDL-colesterol em at 10 ou 20%. No entanto, na maioria dos casos a reduo de LDL-colesterol obtida com a dieta isolada da ordem de 5 a 8%. O mdico geralmente vai recomendar o uso de medicaes para controle do colesterol se, depois de um certo tempo (3, 6 ou 12 meses, dependendo do caso) com modificao diettica, perda de peso e exerccios, os nveis de colesterol do paciente no chegarem no recomendado para esse paciente (de acordo com seu grau de risco cardiovascular, avaliado pelo score de Framingham).

Que medicaes podem ser utilizadas para controle do colesterol? Vrios tipos de medicaes esto disponveis, hoje em dia, para ajudar a reduzir os nveis de colesterol e triglicrides. Cada classe de medicaes tem uma ao maior sobre um ou outro tipo de gordura sangnea, alm de ter diferentes mecanismos de ao, preos, eficcia e efeitos colaterais. O mdico quem vai definir qual o tipo de medicao mais adequada para cada caso. Algumas vezes, pode ser necessrio o uso de mais de uma medicao. As principais classes de medicamentos so as seguintes:

a) Estatinas - Incluem a sinvastatina, atorvastatina, rosuvastatina, pravastatina, lovastatina e fluvastatina. Diminuem a produo de colesterol pelo fgado. So as drogas mais eficazes para reduo do colesterol total e LDL-colesterol, que podem ser reduzidos em 20 a 60% (dependendo da medicao e da dose), alm de reduzirem modestamente os triglicrides. Costumam ter menos efeitos colaterais que outros tipos de medicao. So as medicaes mais utilizadas para controle do colesterol. Um dos efeitos adversos mais comuns so os problemas musculares: dores musculares (nas coxas, pernas, braos) devem ser relatadas imediatamente ao mdico se surgirem aps o incio da medicao.

b) Fibratos - Incluem o bezafibrato, ciprofibrato, etofibrato, fenofibrato e gemfibrozil. So mais eficazes na reduo de triglicrides e aumento do HDL-colesterol, portanto so mais utilizados para tratamento de triglicrides elevados. Podem ser usados algumas vezes junto com alguma estatina (em pacientes com aumento tanto do LDL-colesterol quanto dos triglicrides), mas nesse caso aumentam o risco de leso muscular pela estatina. Devem ser usados com cautela em pacientes com doenas renais. c) Resinas seqestrantes de cidos biliares - Incluem a colestiramina e o colestipol. Diminuem a absoro de gordura pelo intestino. Podem ser usados em casos de aumento leve a moderado do colesterol, mas produzem vrios efeitos colaterais como: diarria, nusea, clicas, flatulncia e problemas do fgado. d) cido nicotnico (niacina) - uma vitamina que reduz o nvel de LDL-colesterol e VLDL-colesterol, alm de aumentar o HDL-colesterol (bom colesterol) de uma forma mais importante que outras medicaes. Pode ser usado para alguns casos de LDL-colesterol alto com HDL-colesterol muito baixo. Entretanto, tambm tm efeitos adversos incmodos e freqentes, principalmente quando usados em doses altas: sensao de calor na parte superior do corpo, coceira, nuseas, formigamento e adormecimento das extremidades, problemas do fgado. Os efeitos colaterais podem ser reduzidos se a medicao for tomada com comida, ou com aspirina (tomada 30 minutos antes), ou com o uso de formulaes de niacina de liberao prolongada, que possuem menos efeitos colaterais que as formulaes de ao rpida. e) Ezetimibe - uma medicao nova que ajuda a reduzir o LDL-colesterol e o colesterol total. uma droga fraca quando utilizada isoladamente, mas produz uma boa reduo do colesterol quando utilizada juntamente com as estatinas. Por isso, usada quase sempre em associao com a sinvastatina ou atorvastatina, em pessoas com nveis muito altos de colesterol e LDL-colesterol. Qual a utilidade do leo de peixe? E da soja? E do alho? Vrias outras formas de tratamento tm sido propostas para controle do colesterol, mas poucas delas realmente funcionam, e geralmente seus efeitos so muito pequenos em comparao com as medicaes disponveis. Converse com seu mdico antes de iniciar o uso de qualquer desses suplementos. Um resumo dos outros tratamentos est abaixo: a) leo de peixe - alguns suplementos base de leo de peixe so ricos em cidos graxos mega-3 e mega-6, que ajudam a reduzir os triglicrides mas podem aumentar um pouco o LDL-colesterol. Precisam ser usados em altas doses e produzem alguns efeitos colaterais incmodos (nusea, cheiro de peixe ou gosto de peixe na boca, gases, diarria). b) Protena de soja - As isoflavonas so substncias presentes na soja que tm um efeito semelhante ao hormnio natural feminino (estrgeno), e por isso tm sido usadas para aliviar sintomas da menopausa em algumas mulheres. Podem ajudar a reduzir um pouco o colesterol total, LDL e triglicrides, mas seu efeito costuma ser fraco. c) Alho - O consumo regular de alho pode ajudar a reduzir discretamente o colesterol total e o LDL. d) Berinjela - H alguns estudos mostrando que o consumo regular de berinjela pode ajudar a reduzir um pouco o nvel de colesterol. Por quanto tempo usar a medicao?

Uma vez iniciada a medicao para controle dos nveis de colesterol ou triglicrides, seu uso deve ser mantido por toda a vida, na maioria dos casos. Assim como outros problemas de sade (presso alta, diabetes etc.), o aumento de colesterol no tem cura, e as medicaes controlam as gorduras do sangue apenas enquanto esto sendo tomadas. Uma vez que se interrompa o uso dos medicamentos, o colesterol (ou os triglicrides) voltam a subir e o paciente volta a ter um risco aumentado de problemas cardiovasculares. Por isso, o mdico deve avaliar bem os riscos e os benefcios do uso de medicaes em cada caso.

You might also like