You are on page 1of 4

Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

Escala de Padres
1 INTRODUO Na natureza temos a predominncia de misturas em relao s substncias puras. Como exemplo, podemos citar as rochas, o solo, o ar, o sangue etc. Uma mistura, diferentemente, de um composto puro pode ter qualquer composio desejada, logo, o tratamento quantitativo de uma mistura extremamente importante em diversas reas, como no monitoramento de poluentes, na dosagem do princpio ativo de frmacos etc. Misturas so sistemas formados por duas ou mais substncias e podem ser classificadas em homogneas ou heterogneas. Podemos identificar os componentes de uma mistura heterognea (que apresenta duas ou mais fases) a olho nu ou com auxlio de um microscpio. Por outro lado, no possvel distinguir os componentes de uma mistura homognea (que apresenta uma nica fase) nem mesmo com microscpios muito potentes. As misturas homogneas so conhecidas como solues, que podem ser lquidas, slidas ou gasosas. Os componentes de uma soluo so classificados como soluto e solvente: - Soluto: a substncia presente em menor quantidade e que est dissolvida no solvente. - Solvente: componente da soluo, usualmente, presente em maior quantidade com o papel de dissolver o soluto. Uma questo essencial para os qumicos e outros profissionais de reas correlatas a determinao da relao existente entre a quantidade de uma substncia (normalmente denominada soluto) e o volume total da mistura. A constante de proporcionalidade determinada por esta relao denominada concentrao e pode ser expressa de diferentes formas. Existem diversas tcnicas para determinar a concentrao de um determinado soluto numa soluo, dentre elas destacam-se as denominadas espectroscpicas, que tem como princpio a interao de radiao eletromagntica com a matria. De fato, diferentes substncias interagem

Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

diferentemente com a luz, o que permite relacionar alguns fenmenos pticos como o desvio de luz polarizada e a absoro seletiva de luz com a concentrao destas substncias em um determinado meio. Outro modo, a utilizao de agentes que, aps reao com o soluto, podem produzir solues muito mais coloridas. Na presente prtica utilizaremos o conceito de colorimetria visual ou Mtodo da Escala de Padres. Este mtodo apenas qualitativo para determinar a concentrao de solues. No entanto, a base de inmeros mtodos analticos e instrumentais para a determinao quantitativa de ons/compostos em solues. Nesta prtica ser determinada de forma, aproximada, a concentrao de ons de Fe3+ em solues aquosas.

2 OBJETIVOS - Preparar solues em diferentes concentraes por diluio e determinar a concentrao aproximada de uma soluo pelo Mtodo da Escala de Padres. - Compreender o conceito de soluo do ponto de vista qualitativo. - Compreender como a interao de luz com matria pode ser a base para o desenvolvimento de tcnicas de anlise quantitativa.

3 MATERIAIS E REAGENTES 1 estante para tubos de ensaio; 12 tubos de ensaio; 1 bquer de 100mL; 1 pisseta de 500mL com gua destilada; 1 provetas, uma de 10mL 1 pipeta de Pasteur; 50mL de soluo de KSCN 0,10 mol L-1; 30 mL de soluo de FeCl3 0,25% mol L-1; 1 proveta de 100 mL para cada 3 grupos.

Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

Para preparar as Solues: 1,0 L KSCN 0,10 mol L-1: 9,718g em 1,0 L de gua destilada;

4 PROCEDIMENTO 1- Pesar 0,25g de FeCl3 e dissolver em 100 mL de gua destilada; Esta soluo deve ser dividida para 3 grupos de alunos. 2- Numerar os tubos de ensaio de 1 a 12; 3- Transferir 10 mL da soluo de FeCl3 0,25% para o 1 tubo; 4- Transferir para o tubo de ensaio (2) uma alquota de 2,5 mL da soluo do tubo (1) com auxlio de uma proveta; 5- Ainda no tubo (2), adicione 7,5 mL de gua destilada (use a proveta); 6- Agite o tubo (2); 7- Transferir para o tubo (3) 5,0 mL da soluo do tubo (2) e em seguida adicionar a 5,0 mL de gua destilada. Agite o tubo para homogeneizar a soluo. 8- Transferir para o tubo (4) 7,5 mL da soluo do tubo (3) e em seguida adicionar a 2,5 mL de gua destilada. Agite o tubo para homogeneizar a soluo. 9- A partir da soluo anteriormente preparada (tubo 4) transferir 7,5 mL para o tubo de ensaio 5 com auxlio da proveta e acrescentar 2,5 mL de gua destilada. Agite o tubo para homogeneizar a soluo. 10-Repetir a etapa 9 para preparar solues nos tubos (6) at (12), partindo sempre da soluo preparada no tubo anterior. 11-Em cada tubo, adicione 1,0 mL de soluo de KSCN 0,10 mol L-1; 12- Aps a adio do tiocianato de potssio, agite cada tubo; 13-Determine a concentrao da soluo-problema disponibilizada pelo professor, atravs da comparao com a escala de padres previamente preparada. Ateno: Este procedimento permite a preparao de solues com valores aproximados de concentrao. Existem mtodos analticos para o preparo de solues que no sero discutidos no momento.

Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

Questes 1 Calcule a concentrao, em % (m/v) das solues de FeCl3 preparadas nos tubos 2 a 12. 2 Qual a concentrao de ons Fe3+(aq) presentes no tubo 3? 3 Qual a concentrao, em mmol L-1 da soluo de FeCl3 do tubo 5?

Referncias
- Curi, Denise; Colorimetria Determinao de Fe3+ em gua; Qumica Nova na Escola, vol 24, 2006 - Atkins, P. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. - Carmo, M.P. e Marcondes, M.E.R. Abordando Solues em Sala de Aula uma Experincia de Ensino a partir das Idias dos Alunos, Qumica Nova na Escola. 28 (2008) 37-41. - Rocha-Filho, R.C. e Silva, R.R. Clculos Bsicos da Qumica. So Carlos: EdUFSCar, 2006.

DESCARTE DE RESDUOS: As solues de utilizadas devem ser recolhidas em frasco adequado. O on tiocianato (SCN-) nocivo ao meio-ambiente e deve ser tratado antes do descarte.

You might also like