You are on page 1of 3

AS JUSTIAS DA UNIO Pertencem a uniao quatro Justias das referidas na Constituiao.

Tratam-se da Justia Federal, Justia Eleitoral, Justia militar e Justia do Trabalho. Elas seguem as regras descritas nos arts. 93 da Constituiao. Cada qual recebe tambem, constitucionalmente e mediante a lei, a sua regulamentaao especifica. ORGANIZAO DA JUSTIA FEDERAL ORDINRIA A Justia Federal Ordinria composta pelos tribunais Regionais Federais e pelos juzes federais de primeiro grau. Os tribunais regionais federais -TRF compem-se de, pelo menos, sete juzes, se possvel, na regio referente e nomeado pelo presidente da republica. No art. 108 da Constituio Federal est descrita a competncia dos tribunais regionais federais, sendo dividida em originaria e recursal. Os tribunais regionais federais so constitudos por cmaras regionais, afim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado a justia em todas as fases do processo. O 109 da CF/88 discorre sobre competncia dos Juizes. Segundo a jurisprudncia do STF, o segurado poder optar por ajuizar a respectiva ao previdenciria perante as varas federais da capital do estado-membro, uma vez que o art.109, pargrafo 3, da Constituio prev uma mera faculdade em beneficio do segurado, no podendo esta norma ser aplicada para prejudic-lo. Sobre a organizao da Justia Federal no primeiro grau, dispe a Constituio que cada estado, bem como o direito federal, constituir uma seo judiciria que ter por sede a respectiva capital, e varas localizadas segundo dito no art.110. Nos territrios federais, se vierem a ser criados, a jurisdio e as atribuies cometidas aos juizes federais cabero aos juizes da justia local, na forma da lei (art.110, pargrafo nico). ORGANIZAO DA JUSTIA FEDERAL MILITAR Os orgaos a Justia Militar da Uniao, possui carater totalmente penal, sendo eles o Superior Tribunal Militar e os Conselhos de Justia Militar, estes em primeiro grau de jurisdiao. Sua sede localiza-se no DF, e sua competencia estende-se a todo o territorio nacional, possuindo 15 ministros (art. 123/CF). Sao nomeados perante escolha do Presidente da Republiva com aprovaao do Senado Federal, sendo dez militares e cinco civis. Sua competencia originaria e recursal. Jurisdiao Inferiror pertencente aos Conselhos de Justia Militar, subdivididos em duas categoria: Conselhos Especiais de Justia, e Conselhos Permanentes

de Justia, nas auditorias, compostos por um juiz civil vitalicio e de quatro oficiais. Sua administrao feita pela Auditoria de Correiao. ORGANIZAO DA JUSTIA FEDERAL ELEITORAL Justia Eleitoral Os principais rgos da Justia Eleitoral so o Tribunal Superior Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais, os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. Na capital de cada Estado e no Distrito Federal haver um TRE, que sero compostos, mediante eleio e voto secreto, de dois juizes entre os desembargadores do Tribunal de Justia; dois juzes, entre juzes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia; de um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo. Havendo tambm, atraves de nomeaao pelo Presidente da Repblica, de dois juzes entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia. O prprio Tribunal Regional Eleitoral eleger seu Presidente e o Vicepresidente, fixando a Constituio Federal que a escolha deve recair entre seus membros desembargadores. A fim de preservar a imparcialidade do Judicirio, e afastar possibilidade de ingerncias polticas nos Tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, seus membros servem por dois anos, no mnimo. As decises do Tribunal Superior Eleitoral so irrecorrveis, com exceo daquelas que contrariam a Constituio e as denegatrias de habeas corpus ou mandado de segurana. Quanto aos Tribunais Regionais Eleitorais, somente cabe recurso quando suas decises forem pronunciadas contra disposio expressa da Constituio ou de lei, ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais, versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais, anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais, denegarem habeas corpus, mandado de segurana, habeas data ou mandado de injuno. ORGANIZAO DA JUSTIA FEDERAL DO TRABALHO Os seus orgaos sao (art. 111): Tribunal Superior do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho e varas do trabalho.

Os Tribunais Regionais do Trabalho so compostos de juzes nomeados pelo Presidente da Repblica, respeitada a proporcionalidade estabelecida pelo art. 111, 2., da Constituio Federal. H pelo menos um Tribunal Regional do Trabalho em cada Estado e no Distrito Federal. dever da Justia do Trabalho conciliar e julgar os dissdios individuais e coletivos entre trabalhadores e patres, compreendidos os indivduos de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta dos Municpios, do Distrito Federal, dos Estados e da Unio, e, na forma da lei, outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, bem como os litgios que tenham origem no cumprimento de suas prprias sentenas, inclusive coletivas. Devido a Emenda Constitucional n. 20/98 a competncia da Justia do Trabalho foi ampliada, prevendo que deve executar, de ofcio, as contribuies sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio e as contribuies sociais do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social, bem como, em ambas as hipteses, seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir.

You might also like