You are on page 1of 17

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

1- Uma mulher multigesta, de 44 anos de idade e obesa teve o diagnstico de litase biliar firmado no final do ano passado. Este ano, porm, evolui desde maio com alterao do ritmo intestinal e foi internada em agosto de 2003, no Hospital So Paulo, com histria de obstruo intestinal. Levando-se em conta que grandes clculos eventualmente ulceram atravs da parede da vescula biliar para as vsceras adjacentes, onde voc esperaria que tal clculo provavelmente pudesse penetrar? a) duodeno b) jejuno c) colo transverso d) colo sigmide e) ceco 2- M.A.J. um senhor de 92 anos de idade com histria de doena prosttica h cerca de 20 anos. Ultimamente, evoluiu com dificuldade para iniciar a mico, um fluxo de urina fraco e dificuldade em parar o fluxo de urina. Qual regio da prstata provavelmente est interferindo com a funo do msculo detrusor da bexiga? a) lobo direito da prstata b) lobo esquerdo da prstata c) istmo da prstata d) lobo mdio da prstata e) pice da prstata 3- O tecido conjuntivo o responsvel pela cicatrizao, e est constitudo por inmeros tipos celulares. Destes, quais as clulas responsveis pela sntese das fibras colgenas, anticorpos circulantes e pela produo de histamina, respectivamente: a) fibroblastos; b) macrfagos, fibroblastos, c) fibroblastos,plasmcitos e mastcitos d) mastcitos,fibroblastos e linfcitos e) somente macrfagos . 4- comum em casos de acidentes que afetam o abdmen, ser necessrio a remoo do bao. Embora este rgo apresente funo importante no corpo, sua retirada pode ser efetuada, sem muitas conseqncias adversas. Este rgo est relacionado com: a) retirada de hemcias velhas da circulao sistmica (hemocaterese); b) produo de linfcitos; c) filtrao do sangue; d) reserva de sangue; e) todas as anteriores esto corretas.

5- Um paciente de 22 anos, gestante de 12 semanas, procura servio mdico buscando orientao pois: aproximadamente no incio da segunda semana de gestao (segunda semana de desenvolvimento embrionrio) fez uso de uma medicao conhecida por seu efeito teratognico. Procura ento orientao mdica quanto aos riscos do feto apresentar anomalias de desenvolvimento. Voc diria que (escolha a alternativa correta): a) risco alto pois nas duas primeiras semanas se d a fase mais importante do desenvolvimento (organognese); b) risco alto pois o contato do embrio com a circulao materna se d nesse perodo; c) risco baixo pois no ocorreu o incio da diferenciao celular; d) risco baixo pois nas duas primeiras semanas a clula ovo no iniciou o processo de clivagem; e) risco baixo pois o processo final da fecundao, fuso de pr-ncleos s vai ocorrer no final da segunda semana. 6- Entre as indicaes clnicas para estudo cromossmico, assinale a alternativa correta: a) pacientes com suspeita de doenas genticas; b) crianas com sndromes malformativas nas quais etiologia monognica e ambiental foram descartadas; c) casais com histria de abortamento e/ou histria familiar positiva para doenas monognicas; d) crianas com defeitos congnitos de qualquer tipo, sem definio etiolgica e) criana com fentipo morfolgico normal e histria de regresso neurolgica 7- Durante o jejum prolongado, os eritrcitos: a) s obtm energia pela oxidao da glicose na cadeia respiratria. b) s obtm energia pela oxidao da glicose no ciclo de Krebs. c) nunca utilizam a via glicoltica para oxidar glicose a lactato. d) continuam a obter energia da oxidao da glicose na via glicoltica. e) exigem transportadores especficos para a glicose. 8- Anti-oncogenes ou genes supressores de tumor so genes: a) virais provenientes de oncogenes. b) celulares adjacentes aos proto-oncogenes. c) celulares que codificam protenas que atuam na represso da proliferao celular. d) celulares cujos produtos inativam oncogenes. e) celulares que impedem que proto-oncogenes se transformem em oncogenes.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

9- Com relao colorao pelo Mtodo de Gram, pode-se afirmar que: a) um mtodo bastante til porque classifica todas as espcies bacterianas em dois grupos: as Gram positivas e as Gram negativas. b) se realizado diretamente sobre esfregao de determinados materiais clnicos, serve de orientao para incio do tratamento com antimicrobianos. c) se realizado diretamente em esfregao de materiais clnicos, permite a identificao do patgeno bacteriano. d) um mtodo pouco utilizado em laboratrios clnicos. e) Permite diferenciar bactrias quanto composio da cpsula. 10-Assinale a alternativa errada: a) Eritema infeccioso, rubola, sarampo freqentemente cursam com exantema. b) Diarria causada por vrus, em crianas freqentemente associada infeco por rotavirus. c) As doenas causadas por vrus do grupo herpes incidem freqentemente em crianas e apresentam-se com formas clnicas leves. d) A maioria das pessoas infectadas com o vrus da poliomielite desenvolve a forma paraltica da doena, devido ao tropismo do vrus pelo corno anterior da medula. e) Diagnstico etiolgico das hepatites importante pois os diversos vrus causam doenas com evolues distintas. 11- O diabetes mellitus insulino-dependente uma doena em que: a) muito provvelmente linfcitos T auto-reativos destrem clulas das ilhotas de Langerhans. b) auto-anticorpos bloqueiam o receptor para insulina causando hiperglicemia. c) todos os pacientes expressam HLA-DR3 na membrana celular. d) o mecanismo patogentico principal consiste da ativao do sistema complemento. e) uma infeco viral fator absolutamente determinante da instalao da doena. 12- Indique a alternativa errada: a) IL-5 uma citocina importante no desenvolvimento da reao tardia da hipersensibilidade imediata. b) indivduos atpicos podem apresentar quadro clnico de eczema, rinite alrgica e asma. c) a hipersensibilidade imediata ocorre em rgos e tecidos ricos em mastcitos como a pele, rvore traqueo-brnquica e mucosa intestinal. d) na asma alrgica as principais manifestaes clnicas derivam de vasodilatao e broncoconstrico. e) choque anafiltico pode acontecer numa primeira exposio ao antgeno

13- Um paciente, natural da Bahia, atendido no ambulatrio refere que h 1 ano apresenta dor abdominal em pontada, localizada em todo abdomen e principalmente no hipocndrio direito. H 6 meses constata piora da dor, alm de iniciar quadro de ascite intermitente com internaes sucessivas para punes e drenagens. Basendo-se na procedncia e nos dados clnicos desse paciente, qual exame laboratorial voc indicaria para o diagnstico de uma possvel parasitose? a) Exame de fezes para procura de proglotes de Taenia spp. b) Exame de fezes para procura de cistos de Entamoeba histolytica. c) Exame de fezes para procura de ovos de Schistosoma mansoni. d) Sorologia (ELISA, por exemplo) para amebase extra-intestinal. e) Sorologia (ELISA, por exemplo) para leishmaniose visceral. 14- Podemos afirmar que: a) a intensidade da filtrao glomerular no sofre influncia de fatores vasoativos que agem sobre a arterola aferente. b) a intensidade da filtrao glomerular varia ao longo do capilar glomerular. c) as protenas plasmticas como a albumina, podem atravessar facilmente a membrana filtrante glomerular. d) somente nos glomrulos localizados na medula renal ocorre a filtrao glomerular e) a presso hidrosttica na cpsula de Bowman favorece a filtrao. 15- Um indivduo normal encontra-se em decbito e assume a posio ereta rapidamente, quais respostas cardiovasculares seriam esperadas? a) Bradicardia e aumento da presso arterial. b) Somente aumento da presso arterial. c) Taquicardia. d) Somente bradicardia. e) No h alterao cardiovascular importante pois o sistema barorreceptor impede que isto ocorra. 16- A insuficincia cardaca pode exigir tratamento com digitlicos. A digoxina, de cintica intermediria, o mais utilizado destes compostos. No entanto, este tratamento exige ateno especial porque o ndice teraputico muito pequeno e as intoxicaes so frequentes, s vezes letais. A toxicidade explicada: a) porque a intoxicao heptica induzida pela droga precede a toxicidade renal. b) porque as doses so elevadas apesar da biodisponibilidade ser pequena. c) porque a afinidade elevada por proteinas plasmticas faz com que a bomba de sdio (Na.KATPase) seja ativada pelos compostos. d) porque a vida mdia da digoxina curta. e) porque a desorganizao do miocrdio durante a hipertrofia ventricular favorece a gnese de arritmias desencadeadas pela inibio da bomba de sdio e pela despolarizao do miocrdio.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

17- Qual das alternativas abaixo est errada quando se considera uma intoxicao aguda por analgsicos opiides : a) caracterizada por depresso respiratria, cianose e pupila em miose. b) a reduo da temperatura corporal decorre da alterao do equilbrio dos mecanismos termorreguladores hipotalmicos. c) a morte, quando ocorre, devida falncia respiratria. d) prontamente revertida pela administrao de metadona. e) prontamente revertida pela administrao de naloxona. 18- Homem de 58 anos apresentou dor precordial sbita, acompanhada de falta de ar e perda de conscincia. Internado, evoluiu com choque cardiognico e bito. Ao exame necroscpico, qual das alternativas abaixo corresponde aos achados no exame dos pulmes: a) Congesto dos capilares pulmonares com depsitos de fibrina e neutrfilos nos alvolos. b) Congesto dos capilares pulmonares com presena de transudato na luz alveolar. c) Fibrose dos septos alveolares e macrfagos contendo pigmentos de hemossiderina na luz. d) Necrose e hemorragia em regio subpleural. e) Exsudato neutroflico na luz bronquiolar e edema intra alveolar. 19- Em uma clula nervosa em repouso: a) a polaridade eltrica da membrana mais positiva na parte intracelular. b) existe um transporte ativo de sdio e cloreto na membrana . c) a clula est em equilbrio eletroqumico. d) o transporte ativo na membrana serve para impedir o equilbrio osmtico da clula. e) o sdio no est em equilbrio eletroqumico nesta membrana. 20- Das alternativas abaixo qual representa uma reao causada exclusivamente por medicamento: a) eritema pigmentado fixo b) erupo acneiforme c) urticria d) necrlise epidrmica txica e) eritema polimorfo 21 So doenas que se caracterizam por leses de contedo lquido, exceto: a) molusco contagioso b) herpes simples c) eczema agudo d) pnfigo vulgar e) sndrome de Stevens- Johnson 22 So piodermites mais provavelmente causadas pelo estafilococo: a) furnculo e impetigo bolhoso b) erisipela e furnculo c) ectima e erisipela d) impetigo bolhoso e ectima e) ectima e impetigo bolhoso

23- Mulher de 47 anos vem apresentando ganho de peso recente, acompanhado de cansao, fraqueza muscular e depresso. Tem se queixado tambm de discreto aumento de pelos na face e tronco e espaniomenorria. O ginecologista constatou hipertenso arterial recente e glicemia de jejum de 134mg/dL. Qual a hiptese diagnstica mais provvel e quais procedimentos iniciais so recomendveis? a) Diabetes mellitus tipo 2. Curva oral de tolerncia glicose, insulina basal e microalbuminuria; b) Sndrome da hipertricose do climatrio. Estradiol, progesterona, LH/FSH e perfil andrognico; c) Sndrome de Cushing por microadenoma hipofisrio. Cortisol livre urinrio e cortisol plasmtico aps 1mg oral de dexametasona; d) Sndrome fibromilgica do hipotiroidismo. TSH, T4 livre e velocidade de conduo nervosa; e) Sndrome de Cushing por adenocarcinoma adrenal. Cortisol e testosterona aps teste de supresso com 8mg de dexametasona e estmulo com DDAVP. 24- Assinale a alternativa errada: a) Os sinais de Chvostek e Trousseau esto presentes na vigncia de hipocalcemia. b) A causa mais comum de hipercalcemia em pacientes ambulatoriais o hiperparatiroidismo primrio. c) A dosagem de paratormnio desnecessria para o diagnstico de hiperparatiroidismo, bastando duas dosagens de clcio elevado no sangue. d) A hipercalcemia pode manifestar-se por nuseas, vmitos, poliria, emagrecimento, distrbios psiquitricos, torpor, podendo chegar ao coma. e) A hipercalcemia uma manifestao paraneoplsica bastante freqente. 25- O tratamento do hipotiroidismo deve ser feito com: a) Drogas antitiroidianas b) Suplementao adequada de iodo na dieta c) Doses substitutivas de TSH (quando for de causa hipofisria) d) Doses substitutivas de tiroxina e) Dose teraputica de Iodo131 ___________________________________________ 26- Na ausncia de perda sangnea, resultado laboratorial mais til para o diagnstico inicial de anemia hemoltica : a) aumento da contagem de reticulcitos b) diminuio de hemoglobina e hematcrito c) aumento do nvel de bilirrubina total d) aumento da desidrogenase ltica e) aumento da haptoglobina

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

27- Os seguintes agentes infecciosos podem estar envolvidos na gnese das doenas linfoproliferativas: a) vrus de Epstein Barr (EBV), HTLV-I, Helicobacter pylori b) HTLV-I, bacilo de Koch (BK), vrus de Epstein Barr (EBV) c) vrus da hepatite C, vrus da imunodeficincia humana (HIV), Leishmania donovani d) vrus da imunodeficincia humana (HIV), bacilo de Koch (BK), Helicobacter pylori e) vrus da imunodeficincia humana (HIV), Leishmania donovani, vrus de Epstein Barr (EBV) 28- Com relao ao tratamento anticoagulante, errado afirmar que: a) As heparinas de baixo peso molecular causam menos trombocitopenia induzida pela heparina do que a heparina no fracionada b) As drogas anti-vitaminas K no podem ser usadas em concomitncia com a heparina, por aumentarem muito o risco de sangramento. c) A heparina a droga de escolha para o tratamento inicial da trombose venosa em pacientes portadores de deficincia congnita de antitrombina. d) Pacientes com trombose venosa e presena de anticoagulante lpico devem receber anticoagulao por tempo prolongado. e) As heparinas so as drogas de escolha para profilaxia de trombose venosa durante a gestao, pois no atravessam a placenta, o que ocorre com os anticoagulantes orais 29- A gasometria abaixo corresponde a: pH = 7,30 PaO2 = 47,3 mmHg PaCO2 = 69,1 mmH HCO3 =32,7 mEg/L SaO2 = 71,8 a) acidose respiratria compensada b) alcalose respiratria descompensada c) acidose metablica compensada d) acidose respiratria agudizada e) alcadose metablica compensada 30- Em relao ao Cncer de Pulmo, assinale a alternativa certa: a) 70% dos pacientes so fumantes b) Carcinoma epidermoide perifrico c) Adenocarcinoma central d) A hemoptise o sintoma mais freqente. e) No Carcinoma de pequenas clulas indica-se a quimioterapia. 31- Em relao a pneumonia adquirida na comunidade, assinale a afirmativa certa. a) Hemocultura deve ser solicitada de rotina b) O quadro clnico no diferencia a pneumonia tpica da atpica c) O tratamento independe das condies clnicas do paciente d) A cultura do escarro deve ser valorizada quando apresentar > 25 leuccito e > 15 clulas epiteliais por campo (menor aumento microscopia) e) A gravidade de pneumonia semelhante em todas as faixas etarias.

32- Num paciente com monoartrite aguda de joelho e temperatura de 38C, o exame auxiliar mais importante a ser feito : a) hemograma e velocidade de hemossedimentao (VHS) b) artrocentese com anlise do lquido sinovial c) ressonncia magntica d) prova teraputica com antiinflamatrios e) hemocultura e antibiograma 33- Uma mulher de 24 anos deu entrada no PS com quadro de convulso generalizada, sem queixa prvia, exceto cefalia h 3 dias. Ao exame fsico apresenta leses puntiformes arroxeadas na ponta de vrios dgitos e a presso arterial de 160 X 110. O hemograma mostrou hemoglobina de 10g/dl leuccitos de 2.800/mm3 e85.000/mm3 plaquetas. O diagnstico mais provvel : a) lupus eritematoso sistmico b) septicemia por Staphilococus Aureus c) eclmpsia d) leucemia e) meningite bacteriana 34- Uma paciente de 65 anos de idade vem com queixa de dor sbita, muito intensa, na regio dorsolombar, que a impede de respirar e de movimentar-se, sem irradiao para membros inferiores e sem alterao sensitiva ou motora. Sabe ter artrose de coluna, mas nunca sentiu dores antes. Menopausa cirrgica aos 35 anos, nunca fez terapia de reposio hormonal. O diagnstico mais provvel : a) hrnia de disco b) mieloma mltiplo c) fratura vertebral por osteoporose d) espondiloartrose e) espondilodiscite 35- Paciente de 65 anos obesa, internada com dor edema e empastamento em membro inferior direito e insuficincia cardaca congestiva. A conduta mais adequada a) A paciente deve receber heparina de baixo peso molecular. b) A paciente deve receber heparina no fracionada c) A paciente deve receber anticoagulante oral d) A paciente deve receber heparina de baixo peso molecular ou heparina no fracionada e) A paciente deve receber cido acetil saliclico e dipiridamol 36 Uma paciente apresenta cncer de mama e quer saber sobre as opes teraputicas de menor incerteza, voc: a) Encaminha a paciente para um especialista b) Apresenta a experincia de uma srie de casos tratados c) Informa-a com dados de Revises Sistemticas sobre a teraputica especfica d) Apresenta os resultados de um ensaio clnico que compara cirurgia com tratamento clnico e) Informa-a com amplos estudos prospectivos coortes

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

37- Voc mede a presso arterial de paciente de 70 anos e constata 18 X 8 pela terceira vez em trs consultas. A conduta correta : a) Sedar o paciente b) No tratar se no houver sintomas c) Tratar pois a hipertenso sistlica traz riscos ao paciente idoso d) Pedir urografia excretora e) Ainda no h evidncias de que com diurticos e/ou B bloqueadores diurticos se possa reduzir riscos de isquemia cerebral nesses pacientes 38- Em relao s causas de ESPLENOMEGALIA GIGANTE, assinale a alternativa correta: a) Hansenase, esquistossomose e Insuficincia Cardaca Congestiva(ICC) b) Cirrose heptica, ICC, Calazar c) Anemia falciforme, Esquistossomose e Febre tifide d) Calazar, Esquistossomose e Leucoses e) ICC, Hepatite viral C e Linfomas 39- Em relao ao Diabete Melito(DM), assinale a alternativa errada: a) estima-se que o nmero de portadores de DMII no mundo seja de 165 milhes e que se elevar para mais de 300 milhes no ano 2025 b) define-se SINDROME METABLICA, como uma regulao alterada da glicemia, diabetes e/ou resistncia a insulina, associada a 2 ou mais destes componentes: PA elevada, triglicride plasmtico .elevado e colHDL baixo, obesidade central, e microalbuminuria c) outros componentes da SNDROME METABLICA so: ovrio policistico, distrbios da coagulao e fibrinlise, disfuno endotelial, elevao da gamaGT e hiperuricemia d) as complicaes macrovasculares( doena coronariana e AVC) so cerca de 2 a 4 vezes mais freqentes em diabticos que em no-diabticos e) somente cerca de 30% dos diabticos do tipo II apresentam OBESIDADE, sugerindo que a OBESIDADE no fator de risco para a instalao do Diabete 40- Em relao aos fatores que interferem na longevidade e qualidade de vida, assinale a alternativa correta:AMBIENTE(A), CUIDADOS MDICOS(CM), ESTILO DE VIDA(EV) e HEREDITARIEDADE(H) a) A=21%, CM=10%, EV=53% e H=16% b) A=10%, CM=10%, EV=68% e H=12% c) A=12%, CM=05%, EV=60% e H=23% d) A=20%, CM=16%, EV=46% e H=18% e) A=12%, CM=18%, EV=55% e H=15% 41- Em relao prevalncia de doenas no adulto, em ordem decrescente, assinale a alternativa correta:Depresso(D), Hipertenso Arterial(HA), Diabete Melito(DM), Pancreatite(P) e Hepatite viral B(HB) a) D HA DM P HB b) DM HA D HB P c) HA D DM HB P d) DM D HA HB P e) HB HA D DM P

42- Um paciente de 78 anos, aposentado, hipertenso e diabtico h anos, apresentou h 1 semana, episdios de alterao do comportamento e tonturas rotatrias acompanhadas de nuseas. Medicao atual: hidroclortiazida, daonil, acetaminofen, verapamil, pentoxifilina, cimetidina e fluoxetina. Ao exame PA deitado = 180x96, em p = 160x90. ltima glicemia de jejum = 185mg%. Qual a sua conduta? a) A fluoxetina possui meia vida prolongada de vrios dias e seria portanto melhor indicar um antidepressivo tricclico que apresenta menos atividade anticolinrgica e menos hipotenso postural e turvao de viso. b) O paciente apresenta hipotenso postural e quadro degenerativo demencial que aumentar seu nvel de dependncia e indicar a necessidade de institucionalizao. c) O paciente precisa ser internado pois apresenta sndrome confusional que pode estar relacionada com complicaes cardiovasculares, metablicas e interaes medicamentosas. d) Suspende o hipoglicemiante oral pois, o quadro sugestivo de hipoglicemia que no idoso pode se manifestar como confuso mental. e) Pode ter havido interao de bebida alcolica com a cimetidina, o paciente deve ser orientado a retornar em poucos dias. 43- Um homem com 75 anos, comerciante, refere no usar medicao ou fazer consulta mdica regular. Sente-se bem de sade e tem como queixa uma dor nos joelhos. Refere ser um pouco nervoso devido a sua atividade profissional e por isto tem insnia com freqncia. Qual seria a melhor conduta neste caso? a) Recomendar vacina antiinfluenza, antipneumoccica e anti ttano/difteria Estudos sorolgicos indicam que 80% dos indivduos acima de 60 anos tm nveis reduzidos de anticorpos circulante. b) Neste caso, no ser necessrio avaliar a presso arterial do paciente em diferentes posies pois o paciente no apresenta sintomas de hipotenso postural e est com dor nos joelhos. c) Prescrever analgsico e repouso, o paciente apresenta um envelhecimento bem sucedido e no precisar de retorno. d) Avalia o sistema osteoarticular e a marcha. Dores e limitaes osteoarticulares esto associadas com aumento do risco de quedas. e) Prescreve antiinflamatrio no hormonal. A absoro, distribuio, metabolizao e excreo de drogas depende das doenas que os idosos apresentam e neste caso, no h riscos.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

44- Paciente de 75 anos de idade, sexo feminino, chega ao PS com dor epigstrica, nuseas, vmitos, com incio do quadro h 2 horas. Diabtica e hipertensa em tratamento. Voc faria: a) Um ECG , por precauo , antes de iniciar qualquer tratamento . b) Um ECG caso ela no responda ao tratamento convencional para desconforto epigstrico. c) ECG mais enzimas por 24 horas independente do eletro estar alterado ou no. d) Troponinas e caso estivessem normais daria alta para a paciente. e) Endoscopia digestiva alta e caso esta fosse normal realizaria um ECG 45- Paciente 54 anos, sexo masculino, antecedente IM, deu entrada no PS com queixa de palpitao e dispnia moderada. Exame fsico: FC 150 bpm, PA 80 X 60, estertores crepitantes 1/3 inferior de campos pleuropulmonares. monitorizao ECG evidenciou taquicardia de QRS largo, monomrfica, regular. Diante desta situao clnica qual a conduta mais adequada? a) Lidocana endovenosa. b) Procainamida endovenosa c) Amiodarona endovenosa d) Cardioverso eltrica e) Digital endovenoso 46- A presena de tromboembolismo pulmonar: a) Est afastada quando o Eco transtorcico for normal. b) No modifica o quadro hemodinmico de pneumopatas e cardiopatas prvios. c) Determina ao ECG elevaes do segmento ST-T em D1 e D3. d) Altera os nveis sricos dos dmeros de fibrina quando h obstruo de pelo menos 60% da rvore arterial pulmonar. e) Deve ser considerada quando a cintilografia de perfuso for positiva na presena de RX de Trax normal. 47-Qual a causa mais comum de bito nos pacientes com disseco da aorta? a) hemotorax b) hemoperitoneo c) tamponamento cardaco d) insuficincia renal e) acidente Vascular Cerebral 48- As prteses valvares cardacas biolgicas so as mais utilizadas em nosso meio. Tem como complicao: a) tromboembolismo b) calcificao e ruptura c) gradiente elevado d) obstruo aguda e) endocardite

49- Que tipo de cardiopatia congnita se acompanha de hipofluxo pulmonar? a) atresia pulmonar b) ventrculo nico c) comunicao interventricular d) comunicao interatrial e) anomalia de Ebstein 50- Sobre drenagem pleural avalie as afirmativas abaixo e assinale a correta: a) Nos derrames pleurais, que acompanha um quadro de pneumonia. Na toracocentese evidenciamos um lquido turvo com grumos devemos aguardar a analise bioqumica para definio da conduta a ser adotada. b) O local de drenagem pode variar, conforme a causa que motivou a sua indicao. c) Frente a um hemotrax, s devemos indicar a drenagem quando na radiografia de trax encontrarmos mais que 2/3 de velamento. d) Nos casos de pneumotrax, a drenagem sempre se faz necessria, devido ao risco de sua evoluo para pneumotrax hipertensivo. e) A indicao de drenagem nos empiemas pleurais s necessria se o lquido for francamente purulento, pois nas demais condies a efetividade do tratamento clnico excelente, tornando a drenagem um procedimento sem justificativa em relao aos riscos inerente a sua execuo. 51- Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta: a) A sndrome da veia cava superior uma urgncia mdica e temos na sua abordagem a necessidade de bipsia (urgente) para confirmao histolgica, e em sua maioria trata-se de adenocarcinoma. b) No manejo das hemoptises temos na tomografia o exame de eleio para o diagnstico do stio de sangramento. c) Na avaliao do ndulo pulmonar solitrio, podemos considerar que a presena de contornos regulares e precisos nas leses de 10mm excluem a possibilidade de neoplasia. d) As causas que mais freqentemente cursam com hemoptise so seqelas de tuberculoses e bronquiectasias. e) Quanto s neoplasias do mediastino, a sua localizao, conforme os compartimentos, no relevante na avaliao das hipteses diagnsticas. 52- Mulher 35 anos, apresentando clculo pilico do rim direito com 10mm de dimetro, sem dilatao das vias excretoras, j tendo sido tratada por infeco de trato urinrio e hematria. Gostaria de engravidar, estando no momento com exames laboratoriais normais. Qual a sua conduta: a) Litotripsia extra corprea por ondas de choqueleco. b) Tratamento clnico para dissoluo do clculo. c) Ureteroscopia retrgada + laser. d) Pielolitotomia por lombotomia. e) Pielolitotomia laparoscpica.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

53- Jovem atropelado chega ao PS com hematria macroscpica, equimose de flanco e regio lombar esquerda e PA=10mm de Hg. Qual a sua conduta? a) Exame de urina tipo I. b) Arteriografia seletiva renal E. c) RM (Ressonncia Magntica) abdominal. d) TC (Tomografia Computadorizada) abdominal. e) Cintilografia renal com DMSA. 54- Em um paciente com 72 anos de idade, surtos intercalados de diarria e de obstipao, anemia e massa palpvel em flanco Direito sugere: a) Colecistite aguda b) Hepatite viral c) Doena de Chrom de clon D d) Diverticulite perfurada e bloqueada de clon D e) Neoplasia maligna de clon D 55- Nas hrnias da regio inguino-crural ocorre: a) Fechamento espontneo em pacientes com menos de 20 anos de idade b) Incidncia exclusiva em pacientes do sexo masculino, por razes anatmicas c) Indicao cirrgica sempre que houver condies clnicas para tal d) No so sedes de encarceramento, o que freqente nas hrnias incisionais e) Alto ndice de recidivas aps tratamento cirrgico. 56- Com relao doena ulcerosa pptica gastroduodenal podemos dizer que: a) A cirurgia precoce (no incio dos sintomas) o melhor tratamento por ter menos recidivas b) No costuma haver participao do Helicobarter pylori c) O ndice de malignifao maior nas duodenais d) Com a efetividade dos tratamentos clnicos mais recentes a indicao cirrgica sofreu queda importante. e) A gastrite aguda exgena (lcool, drogas) costuma ser o 1 passo da sua etiopatogenia 57- Assinale a alternativa errada: a) Num ferimento devemos considerar a necessidade de esvaziar um hematoma quando presente; b) Num ferimento devemos realizar precocemente compressas frias, para que o edema seja menor; c) Nas feridas por abraso a remoo de tinta e fragmentos deve ser realizadas dentro de 24 horas de trauma; d) No tratamento de uma ferida, o uso de antisseptico alcolico deve ser cuidadoso e no se restringir pele s; e) Fatores gerais como nutrio, quimioterpicos, esterides e doenas crnicas podem interferir na cicatrizao.

58- Quanto ao processo de neoformao de tecido conjuntivo(cicatriz) pode-se afirmar que: a) O fibroblasto existe na medula ssea indiferenciado e s migra ao local do processo cictricial por estmulo de fatores endogenos liberados na fase inflamatria. b) A produo de colgeno pode ser detectada em todas as fases da cicatrizao. c) Na fase inflamatria no h a formao de glicosaminoglican d) Na fase de maturao no existe infiltrado inflamatrio e) O queloide uma exacerbao da cicatriz hipertrfica. 59- Considerando um paciente de 30 anos com queimaduras em face, pescoo, regio anterior sendo as reas do membro superior de 3grau a conduta na urgncia ser. a) Sedao, hidratao, escarotomia no membro superior esquerdo b) Sedao, hidratao, traquestomia c) Liberao vias reas, sedao,hidratao, escarotomia d) Sedao, hidratao, traquestomia, escarotomia e) Liberao vias reas, sedao, hidratao 60Fisiopatologia da hipotenso durante raquianestesia: a) diminuio da pr e da ps carga b) estimulao vagal c) bloqueio parassimptico toracolombar d) cardiotoxicidade do anestsico local e) utilizao de anestsico local sem vasoconstritor 61- Bloqueio com maior possibilidade de intoxicao com anestsico local: a) Intercostal b) Raqui c) Plexo braquial d) Peridural e) Infiltrao do subcutneo 62- Paciente de 39 anos, sexo feminino, faz uso de anticoncepcional oral. H dois dias dor em panturrilha direita, de incio insidioso que piora com a deambulao e edema local. Ao exame empastamento da musculatura medial da panturrilha, com dor compresso e discreto aumento de volume e edema do p. O diagnstico mais provvel : a) sndrome da pedrada b) erisipela c) rotura de tendo de Aquiles d) miosite e) trombose venosa profunda

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

63- Paciente de 70 anos chegou ao Pronto Socorro em crise hipertensiva e com dor no flanco esquerdo irradiando para a fossa ilaca esquerda. Ao exame abdominal apresentava massa pulstil, expansvel e dolorosa palpao em mesogstrio. A conduta mais adequada para este paciente seria: a) tratar imediatamente a crise hipertensiva, reavaliar o paciente e pedir interconsulta da Cardiologia b) tratar imediatamente a crise hipertensiva e preparar rapidamente o paciente para cirurgia c) fazer tomografia computadorizada d) pedir avaliao da Nefrologia para posterior conduta eletiva e) tratar a crise hipertensiva e encaminhar o paciente para o ambulatrio da Cir. Vascular 64- Paciente de 50 anos, fumante, sexo masculino referindo h dois anos dor nas panturrilhas ao caminhar, de carter progressivo, atualmente tendo que parar aos 50 metros. Nega impotncia. O diagnstico mais provvel : a) tromboangete obliterante fmoro-popltea b) ateroesclerose obliterante da aorta terminal c) ateroesclerose obliterante fmoro-popltea d) arterite por esclerodermia e) arterite lpica 65- Lactente de 6 meses de idade apresenta subitamente episdio de enterorragia assintomtica com moderada repercusso hemodinmica. O diagnstico mais provvel : a) Divertculo de Meckel b) Invaginao intestinal c) Estenose hipertrfica do piloro d) Enterocolite necrosante e) Polipose adenomatosa familiar 66- Recm-nascido termo, tamanho adequado para a idade gestacional, no elimina mecnio nas primeiras 48 horas de vida. Apresenta distenso abdominal e vmitos. O toque retal d sada evacuao explosiva. O diagnstico mais provvel : a) Megaclon congnito b) Anomalia anorretal c) Atresia intestinal d) Atresia duodenal e) Vcio de rotao 67- Assinale a alternativa errada: a) A cricotireoidotomia cirrgica contra-indicada em menores de 12 anos b) Nos pacientes com estabilidade hemodinmica, ferimentos por arma de fogo penetrante na cavidade abdominal podem ser observados clinicamente c) A puno torcica a primeira medida a ser empregada no pneumotrax hipertensivo d) Toda a vtima de trauma craniano potencial portador de leso da coluna cervical, at provar o contrrio e)A capacidade de falar reflete via area prvia

68- A principal complicao da hiponatremia grave : a) arritmia b) desidratao c) encefalopatia metablica d) mielinlise pontina e) nenhuma das alternativas 69- Nas fraturas expostas a classificao quanto gravidade dada pela avaliao: a) Nas fraturas expostas a classificao quanto gravidade dada pela avaliao b) Do tipo de trauma c) Da extenso da leso das partes moles d) Do comprometimento sseo e) Do estado geral do membro afetado 70- O reflexo tricipital corresponde a raiz: a) C3 b) C4 c) C5 d) C7 e) C2 71- rea autogna dos nervos mediano e ulnar, tem representao respectivamente: a) Tabaqueira anatmica e polpa do dedo mnimo b) Tabaqueira anatmica e polpa do dedo indicador c) Polpa do dedo indicador e polpa do dedo mnimo d) Polpa do dedo mnimo e polpa do dedo indicador e) Face extensora do dedo indicador e polpa do dedo mnimo 72- Na escoliose da coluna o corpo vertebral roda para a convexidade da curva produzindo na regio torcica: a) Giba costal b) Lordose torcica c) Cifose torcica d) Cifo-escoliose torcica e) Dorso plano 73-A dor relacionada com a rotura dos tendes do manguito dos rotadores do ombro tem as seguintes caractersticas: a) Contnua, insuportvel, exige medicao contnua2 b) Melhora durante o dia, piora noite, no exige medicao contnua c) Melhora noite, piora durante o dia, exige medicao contnua d) Contnua, suportvel, no melhora com medicao e) piora com a interrupo do trabalho, durante o dia, melhora noite, com o repouso no leito 74- No primeiro semestre de vida o principal agente etiolgico da diarria aguda na cidade de So Paulo : a) Escherichia coli enteropatognica clssica. b) Escherichia coli enterohemorrgica. c) Rotavrus d) Salmonela. e) Giardia lamblia.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

75- leo mineral no deve ser usado no lactente com constipao: a) em funo do risco de aspirao. b) em funo do risco de induzir m absoro de vitaminas do complexo B. c) por poder provocar dficit de crescimento por reduo do apetite. d) por no ter, na maioria das vezes, efeito laxante em funo das caractersticas peculiares da flora intestinal nesta faixa etria. e) porque, nesta faixa etria, a constipao em geral secundria a alergia ao leite de vaca. 76- Menina de 5 anos refere dor e inchao no joelho direito e tornozelo esquerdo h 6 semanas. Qual a afirmativa correta? a) A paciente tem febre reumtica e dever ser submetida a avaliao para descartar o comprometimento cardaco. b) A paciente tem febre reumtica e no precisa ser avaliada para o comprometimento cardaco porque j tem 6 semanas de evoluo. c) A paciente tem artrite reumatide juvenil possivelmente do tipo pauciarticular. d) A paciente tem artrite reumatide juvenil possivelmente do tipo poliarticular. e) Ainda no possvel firmar o diagnstico porque o quadro ainda no tem 6 meses de evoluo. 77- So medicamentos utilizados no tratamento da asma aguda, exceto: a) Cromoglicato dissdico. b) Corticides sistmicos. c) Broncodilatadores de curta durao. d) Brometo de ipratrpio. e) Sulfato de magnsio. 78- Em relao etiologia da obesidade exgena, podemos afirmar que: a) Em 95% dos casos ela causada por hipotireoidismo b) As sndromes genticas so as causas mais comuns c) Ela causada por associao de fatores genticos , ambientais e comportamentais d) A sndrome de Cushing a causa mais freqentemente encontrada na adolescncia e) O nico fator determinante deste tipo de obesidade o hbito alimentar, com excessiva ingesto calrica

79- Um recm nascido de 15 dias chega ao posto de sade com histria de ter nascido com peso de 2450g e 36 semanas de gestao. Sua me refere que pega o peito, mas chora muito . Ao exame fsico est ativo, saudvel, mas muito irritado. Seu peso de 2590g e comprimento de 50 cm. Qual a conduta correta a tomar: a) orientar para a me suplementar o leite materno com frmula lctea adequada, aps as mamadas , porque a criana precisa ganhar mais peso; b) necessrio que se realize exames laboratoriais como hemograma, parcial de urina e urocultura para ver se no h um processo infeccioso; c) manter o aleitamento exclusivo, orientando as tcnicas de aleitamento corretas e ter o controle semanal de peso d) suspender o aleitamento materno porque a criana nasceu prematura e com baixo peso, portanto, necessita de frmula especial para prematuros; e) deve ser mantido o aleitamento materno, mas dever ser orientado para que sejam oferecidas as duas mamas na mesma mamada, assim a produo de leite melhor estimulada. 80- Uma criana de 4 anos de idade chega ao ambulatrio para consulta, cuja queixa de que no come nada, desde os dois anos de idade. Sua me refere que s come salgadinhos, doces e s come comida salgada se for forada. Adora leite com achocolatado na mamadeira, que ela d vrias vezes ao dia, porque aceita bem. No exame antropomtrico apresenta: peso 20 kg , estatura 103,5 cm. Ao exame fsico apresenta apenas mucosas descoradas e dentes em mal estado de conservao. Os diagnsticos provveis que devem ser levantados so: a) eutrofia, anemia ferropriva, erro alimentar, crie dentria; b) obesidade, deficincia de zinco, erro alimentar, crie dentria; c) sobrepeso, anemia ferropriva , erro alimentar, crie dentria; d) desnutrio energtico protica, deficincia de vitaminas, erro alimentar, crie dentria; e) obesidade, anemia ferropriva, erro alimentar, crie dentria. 81- Criana do sexo masculino, de 4 meses e meio de idade, em aleitamento materno exclusivo est com ganho de peso dirio de 55g : a) o ganho de peso est pequeno para criana em aleitamento materno exclusivo; b) o ganho de peso est normal e esperado para esta faixa etria; c) o ganho de peso est exagerado , mas perfeitamente normal para crianas em aleitamento materno exclusivo; d) o ganho de peso est pequeno para criana nesta faixa etria; e) o ganho de peso est normal , mas no o esperado para uma criana em aleitamento materno exclusivo.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

10

82- Dentre as parasitoses intestinais, aquelas que aumentam a espoliao de ferro por provocar perdas aumentadas so: a) estrongiloidase e necatorase b) giardase e necatorase c) giardase e amebase d) necatorase e ancilostomase e) amebase e tricocefalase. 83- Criana de 4 anos, sexo masculino, trazida pelos pais para tratamento em Pronto-Socorro por apresentar leses diversas em braos, regio posterior do pescoo e perna direita. Ao exame fsico o menor apresenta-se assustado, dificultando a aproximao. As leses so circulares, bem definidas, algumas com bolhas, outras com fundo hipermico e algumas outras j cicatrizadas. Avaliando peso e estatura diagnosticou-se desnutrio crnica. Os pais estavam ligeiramente alcoolizados. Qual sua hiptese diagnstica? a) Sndrome da criana vitimizada. b) Varicela. c) Reao alrgica a alimento. d) Sarampo. e) Impetigo bolhoso. 84- Criana de 4 anos com histria de pneumonias de repetio adequadamente tratadas , sendo que os focos de infeco comprometem a mesma rea pulmonar, os sinais e sintomas sugerem: a) Asma grave b) Fibrose cstica. c) Pneumoconiose. d) Corpo estranho. e) Derrame pleural. 85- Em relao a evoluo clnica da ictercia fisiolgica, podemos afirmar que: a) a ictercia de incio precoce, apresenta uma elevao dos nveis de bilirrubina com pico ao redor do 3 ao 4 dia de vida e durao de 7 a 10 dias. b) a ictercia de incio tardio, apresenta uma elevao dos nveis de bilirrubina com pico ao redor do 3 ao 4 dia de vida e durao de 10 a 14 dias. c) a ictercia de incio precoce, apresenta uma elevao dos nveis de bilirrubina com pico ao redor do 5 ao 7 dia de vida e durao de 10 a 14 dias. d) a ictercia de incio tardio, apresenta uma elevao dos nveis de bilirrubina com pico ao redor do 3 ao 4 dia de vida e durao de 7 a 10 dias. e) a ictercia de incio precoce, apresenta uma elevao dos nveis de bilirrubina com pico ao redor do 5 ao 7 dia de vida e durao de 7 a 10 dias.

86- Em relao sfilis congnita, assinale a alternativa correta: a) A maior parte dos recm-nascidos assintomtica no perodo neonatal precoce b) Os achados clnicos mais comuns na sfilis congnita precoce so o retardo de crescimento intrauterino, o pnfigo palmo-plantar e a fronte olmpica c) Na sfilis congnita tardia, os achados mais freqentes so a microcefalia, a periostite e a osteocondrite. d) A transmisso transplacentria do Treponema pallidum ocorre somente aps o quarto ms de gestao e) A transmisso do Treponema pallidum da gestante para o concepto ocorre somente na sfilis materna primria e secundria. 87- Recm-nascido com 33 semanas de idade gestacional, peso ao nascer de 1700g, sexo masculino, filho de me com diabetes melito acaba de nascer. Aps os cuidados iniciais na sala de parto, o paciente apresenta-se ao exame fsico com taquipnia, retrao subdiafragmtica e intercostal, batimento de asa de nariz, gemido expiratrio e acrocianose. Assinale o diagnstico etiolgico mais provvel para o desconforto respiratrio. a) Taquipnia transitria do recm-nascido b) Sndrome do desconforto respiratrio c) Sndrome adaptativa d) Sndrome de aspirao de mecnio e) Pneumonia 88- So achados freqentes do quadro clnico e laboratorial da sndrome nefrtica de leses mnimas. a) baixo dbito cardaco, congesto pulmonar, proteinria. b) alto dbito cardaco, hematcrito elevado, hipoglicemia. c) hipercoaguabilidade, hipertenso arterial, hipercolesterolemia. d) hematria, hipocolesterolemia, hipoalbuminemia. e) ascite, hematcrito baixo, hipercalcemia. 89- Criana de 18 meses apresenta febre e aumento da regio sub-mentoniana h 3 dias. Hoje a regio se encontra dolorosa, com calor e rubor que se estende at a frcula esternal. O diagnstico provvel e conduta teraputica apropriada so respectivamente: a) adenite supurada; cefalotina. b) mediastinite; cefotriaxona. c) rnula; exrese cirrgica. d) angina de Ludwig; clindamicina e amicacina. e) cisto sebceo infectado; penicilina benzatina. 90- Na criana normovolmica o dbito cardaco altamente dependente da a) perfuso coronariana. b) Presso pulmonar. c) resistncia perifrica. d) freqncia cardaca. e) resistncia artica.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

11

91- uma doena de notificao compulsria no Estado de So Paulo a) hepatite A. b) rubola. c) varicela. d) gonorria. e) influenza. 92- Um teste diagnstico muitssimo especfico. Isso significa que resultados: a) positivos quase nunca indicam doena presente. b) negativos quase sempre indicam doena ausente. c) negativos quase nunca indicam doena ausente. d) negativos quase sempre indicam doena presente. e) positivos quase sempre indicam doena presente. 93- Considere uma populao esttica, fixa ou fechada (no entram nem saem pessoas dessa populao no perodo considerado). A prevalncia de uma dada doena nessa populao em 1 de janeiro de 1998 de 10% (dez por cento). Se a incidncia (cumulativa) dessa doena for de 2% (dois por cento) durante o ano de 1998 nessa populao, qual seria a prevalncia da doena em 31 de dezembro de 1998? (Considere que ningum morreu nem se curou da doena). a) 11% b) 12,0%. c) 11,8%. d) 12,8%. e) Impossvel de ser calculada com os dados fornecidos. 94- Em trabalho de reviso acerca do prognstico da convulso febril na infncia, observou-se que: a) em 17 estudos realizados com crianas internadas em instituies de sade a incidncia de novas convulses, nos seis meses que se seguiram ao primeiro episdio, variou de 2% a 77% e, b) em 6 estudos realizados com crianas recrutadas na comunidade por meio de entrevista domiciliar a incidncia de novos episdios de convulso febril em igual perodo de observao variou de 1,5% a 4,6%. Com base nas informaes fornecidas pode-se concluir que: a) o quadro prognstico da convulso febril na infncia, desenhado a partir de estudos de crianas hospitalizadas, distorcido por vis de seleo; b) o nmero elevado de recorrncias fornece evidncia vlida para se indicar terapia anti convulsivamente aps o primeiro episdio de convulso febril na infncia; c) se o nmero de estudos comunitrios for aumentado para 17, os resultados observados nos dois grupos tendero a se igualar; d) a baixa freqncia de novas convulses no grupo comunitrio indica que o tratamento hospitalar piora o prognstico da convulso febril; e) a rede de solidariedade familiar o determinante do melhor prognstico das crianas recrutadas na comunidade quando comparadas quelas hospitalizadas por convulso febril.

95- Observe a tabela abaixo: Taxas de mortalidade brutas por 100.000 pessoasano por doenas do aparelho circulatrio, de acordo com o tipo de doena, o sexo do falecido e, a regio de residncia. Brasil, 1999. Doenas Isqumicas Doenas Regies do Cerebrovasculares Corao Homens Mulheres Homens Mulheres Norte 19,6 13,1 27,1 23,5 Nordeste 27,6 20,8 36,4 35,2 Sudeste 73,4 51,2 64,3 58,3 Sul 78,2 57,7 68,5 64,4 Centro39,5 22,7 46,1 39,1 Oe ste Brasil 54,8 38,9 53,5 48,8 Fonte: Sade no Brasil: anlise do perodo de 1996 a 1999. Mello Jorge e cols. Com base nesses dados aponte a alternativa CORRETA. a) na regio sul do Brasil em 1999 os homens apresentaram maior risco de morrer por doena isqumica do corao do que por doena cerebrovascular. b) o risco de morrer por doenas isqumicas do corao em 1999 foi maior para mulheres residentes na regio Centro- Oeste do que para as residentes na Regio Nordeste do Brasil; c) no Brasil em 1999 observou-se maior risco de morrer por doenas isqumicas do corao, independentemente do sexo dos falecidos e regio de residncia dos mesmos; d) as diferenas nos padres de mortalidade entre as regies do Brasil est de acordo com a reconhecida maior prevalncia de fatores de risco para doenas isqumicas do corao em regies mais urbanizadas; e) o sexo uma varivel de confuso na associao entre regio de residncia e doena isqumica do corao; 96- O peso ao nascer influenciado, entre outros fatores, pelo estado nutricional da gestante. Desta forma indicado: a) liberao de ganho de peso promovendo um desenvolvimento adequado do feto e consequentemente evitando mortalidade perinatal; b) restrio de aumento ponderal a menos de 9 kg, objetivando prevenir quadros de toxemia gravdica e complicaes no parto em conseqncia de crianas maiores; c) ganho de peso entre 9 a l2,5 kg, independente do estado nutricional pr-gestacional; d) aumento de peso diferenciado segundo o estado nutricional pr-gestacional; e) controle do ganho de peso para que este no ultrapasse 0,3 kg por semana.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

12

97- Considerando as 3 afirmativas abaixo, responda: 1) Metade das observaes de um conjunto de dados so sempre menores que a mdia; 2) A mediana no influenciada por valores extremos 3) A amplitude amostral uma medida de variabilidade a) As duas primeiras so falsas; b) Apenas a primeira falsa; c) As trs so falsas; d) Apenas a primeira verdadeira; e) Apenas a segunda verdadeira. 98- A mdia e o desvio padro de IMC (ndice de Massa Corprea) de uma amostra de 30 indivduos so respectivamente 26,3 kg/m2 e 5,2 kg/m2. Se cada indivduo desta amostra tiver um aumento de uma unidade de seu IMC, os valores novos de mdia e desvio padro do IMC sero respectivamente: a) 27,3 kg/m2 e 5,2 kg/m2; b) 27,3 kg/m2 e 6,2 kg/m2; c) 26,3 kg/m2 e 5,2 kg/m2; d) 28,3 kg/m2 e 6,2 kg/m2; e) 26,3 kg/m2 e 6,2 kg/m2. 99- Um paciente de 38 anos em tratamento para AIDS estava tomando terapia antiretroviral e desenvolveu um quadro de tosse produtiva, com febre e perda de peso de 6 Kg h um ms. A radiografia torcica mostrou uma cavidade em segmento picoposterior do lobo superior esquerdo e a pesquisa de BAAR no escarro foi positiva. Qual a conduta recomendada? a) Iniciar Esquema 1 por 6 meses e manter terapia antiretroviral compatvel com Rifampicina b) Iniciar Esquema 1 por 9 meses e manter terapia antiretroviral compatvel com Rifampicina c) Aguardar cultura pois pode se tratar de micobactria atpica d) Iniciar Esquema 1 Reforado com Etambutol (Esquema 1R) pois maior a chance de resistncia e) Iniciar Claritromicina, rifampicina e etambutol para ampliar cobertura para Micobactrias atpicas que ocorrem mais comumente na AIDS 100- Com relao s indicaes de quimioprofilaxia para tuberculose em comunicantes, qual a errada? a) a quimioprofilaxia prioriza os comunicantes com menos de 15 anos, devido ao risco mais elevado de adoecimento nesta faixa etria b) a quimioprofilaxia feita com isoniazida, uma vez excluda a possibilidade de tuberculose em atividade, ou seja, em assintomticos respiratrios e radiografia de trax normal c) os recm-nascidos comunicantes de tuberculose bacilfera devem receber BCG no primeiro ms de vida e fazer quimioprofilaxia concomitantemente d) os pacientes em fase avanada de infeco pelo HIV tm maior chance de apresentar hepatotoxicidade pela isoniazida e) nos pacientes com HIV positivo, considera-se reatores tuberculina aqueles com PPD > 5mm

101- No tocante ao tratamento da hipertenso arterial sistmica, assinale a alternativa errada: a) O captopril pode ser usado em situaes de hipertenso arterial de difcil controle na gestao. b) O alfametildopa no uma boa indicao no tratamento da hipertenso arterial em pacientes do sexo masculino. c) Asma e sndrome de Raynaud so contraindicaes para o uso do propranolol. d) Cefalia, rubor facial e edema de membros inferiores so efeitos colaterais do uso da nifedipina. e) Tosse e hiperpotassemia so efeitos colaterais do captopril. 102- A notificao s autoridades sanitrias de infeco de vrus HIV em portadores assintomticos e com CD4 normal : a) compulsria para mulheres em idade frtil b) obrigatria se for gestante c) facultativa, a critrio mdico d) desnecessria e) obrigatria por ser agravo previsto no Regulamento Sanitrio Internacional 103- A doena meningoccica, na atualidade em So Paulo, quanto aos sorogrupos, apresenta predomnio de: a) Sorogrupos B e C b) Sorogrupos A e B c) Sorogrupos W135 e Y d) Sorogrupos A, B e C e) Sorogrupos A e C 104- Paciente de 35 anos com queixa de ciclos hipermenorrgicos h 1 ano. nuligesta, e est tentando engravidar h 5 anos. Refere, acompanhando o quadro, dismenorria importante, que requer uso de vrias medicaes. Ao exame, observa-se discreto sangramento vaginal e tero aumentado uma vez de tamanho, endurecido, com superfcie bocelada. O diagnstico mais provvel : a) mio-hiperplasia uterina b) tumor anexial c) leiomioma uterino d) endometriose e) plipo endometrial 105- O tratamento de escolha para uma mulher de 46 anos, IV Gesta IV Para, com ciclos menstruais regulares e diagnstico de leiomioma uterino intramural de 3 cm : a) embolizao de artrias uterinas b) resseco histeroscpica c) anlogos de GnRH d) expectante - controle clnico e) Histerectomia

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

13

106- Paciente de 18 anos, usuria de plula anticoncepcional, vem consulta com queixa de corrimento branco, espesso, acompanhado de dor e prurido intenso h 3 dias. Refere ltima menstruao 25 dias antes. Nega uso de preservativo. Qual o provvel agente etiolgico e achado no exame citolgico?: a) Trichomonas: identificao do protozorio flagelado b) cndida albicans: hifas e esporos do fungo c) HPV - coilocitose d) Gardnerella vaginallis: clue-cells e) Gonococo: diplococos gram-positivos 107- Assinale a alternativa que inclui o tipo histolgico mais comum do cncer cervical a) Escamoso b) Adenocarcinoma c) Adenoescamoso d) Adenoacantoma e) Sarcoma 108- Quanto ao fibroadenoma de mama pode-se afirmar que: a) A conduta teraputica sempre cirrgica b) Acomete preferencialmente a faixa etria de 15 a 20 anos c) A grande maioria bilateral d) O crescimento mais rpido durante a gestao e) A transformao maligna comum 109- Em relao infeco por HPV correto afirmar que: a) os subtipos do Grupo II (6, 11, 16, 18) esto relacionados com o cncer do colo uterino, e podem ser identificados no exame histopatolgico b) a presena de coilocitose na citologia cervicovaginal d o diagnstico laboratorial de certeza c) pode ser totalmente assintomtica na mulher d) tem associao elevada com doena inflamatria plvica e) deve ser sempre tratada por procedimento cirrgico 110- Assinale a alternativa errada: a) A puno por agulha fina importante no diagnstico diferencial das leses palpveis de mama b) As alteraes mamogrficas subclnicas suspeitas devem ser investigadas por meio de bipsia dirigida com localizao pr-operatria por mamografia ou US (agulhamento) c) A reposio hormonal no climatrio contraindicada em pacientes com ndulos benignos de mama. d) A mamografia deve ser realizada em pacientes assintomticas aps os 40 anos e) a puno bipsia por agulha grossa est indicada nas leses suspeitas no-palpveis

111- Paciente com 58 anos, na ps-menopausa h 6 anos, apresenta sangramento vaginal em moderada quantidade h 3 meses. Qual o diagnstico mais provvel e qual o exame indicado? a) sarcoma uterino ultra-sonografia plvica b) tumor de ovrio - laparoscopia c) cncer de endomtrio ultra-sonografia plvica endovaginal d) eiomioma do tero - ultra-sonografia plvica e) plipo endometrial - histeroscopia 112- As mudanas endcrinas associadas menopausa so: a) Aumento do nvel srico de FSH b) Aumento do nvel srico de estradiol c) Diminuio do nvel srico de progesterona d) Aumento das funes da supra-renal e) Diminuio da produo de corticosterides

113- Uma parturiente foi admitida na maternidade s 10:00h, com 4 cm de dilatao cervical. Na avaliao das 14:00h foi constatada dilatao de 7 cm. Podemos afirmar que: a) o perodo de dilatao dever ser encurtado com ocitocina. b) o perodo de expulso est sendo mais lento que o esperado. c) o perodo de dilatao est na velocidade adequada. d) o perodo de quitao est sendo mais lento que o esperado. e) em 4 horas a parturiente entrou em perodo expulsivo. 114- A parturiente da questo anterior evoluiu para dilatao completa, em variedade de posio BDP, no plano menos 2 de De Lee, estando com estes mesmos parmetros h 1 hora. Apresenta 4 contraes de forte intensidade em 10 minutos. provvel que esteja acontecendo: a) parada da descida fetal por distocia funcional hipossistlica, estando indicado o uso da ocitocina. b) o feto j ultrapassou o estreito inferior da bacia, estando indicado o frcipe. c) parada da descida fetal por desproporo cfaloplvica, estando indicada a cesrea. d) parada da descida fetal por desproporo cfaloplvica, estando indicado o uso da ocitocina. e) o feto j ultrapassou o estreito superior da bacia, portanto afastada a possibilidade de desproporo cfalo-plvica, estando indicado o frcipe. 115- Sobre a restrio de crescimento intra-uterino do tipo II ou assimtrico, assinale a afirmativa errada: a) pode ocorrer em quadros hipertensivos graves. b) comum nas cromossomopatias. c) ao ultra-som, nota-se uma reduo mais pronunciada do permetro abdominal fetal, em relao aos demais parmetros biomtricos. d) costuma ter origem extrnseca ao ovo. e) costuma evidenciar-se melhor no terceiro trimestre de gestao.

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

14

116- A profilaxia da doena hemoltica perinatal, com infuso de imunoglobulina anti-D, deve ser feita, obrigatoriamente: a) na 28 semana, em gestantes Rh negativo e marido Rh negativo, no sensibilizadas. b) aps procedimentos invasivos em gestantes RH negativo, marido Rh positivo, no sensibilizadas. c) em gestantes RH negativo com teste de Coombs indireto positivo. d) at 72 horas aps o parto, nas mes Rh negativo no sensibilizadas, com recm-nascido Rh negativo. e) nas gestantes com fator Rh desconhecido. 117- Qual a infeco TORCH mais prevalente em recm-nascidos: a) citomegalovrus. b) rubola. c) toxoplasmose. d) herpes simples. e) parvovirose. 118- Sangramento da segunda metade da gestao, caracterizado como indolor, imotivado, intermitente e progressivo, supe diagnstico de: a) descolamento prematuro da placenta. b) insero baixa da placenta. c) rotura prematura de membranas. d) rotura uterina. e) trabalho de parto prematuro. 119- Dentre as sndromes hipertensivas da gestao, possvel definir o diagnstico de pr-eclampsia a partir do seguinte achado laboratorial: a) elevao das transaminases hepticas. b) proteinria superior a 0,3g em 24 horas. c) plaquetopenia inferior a 100.000/mm3. d) cido rico menor que 5,0mg/dl. e) creatinina plasmtica maior que 1,2mg/dl. 120- No aborto habitual, correto dizer que: a) as causas cromossmicas so mais freqentes quanto menor a idade gestacional. b) a deficincia de fase ltea mais freqente quanto maior a idade gestacional em que ocorre o abortamento. c) das anomalias uterinas, as que mais causam aborto so os teros unicornos. d) as infeces sistmicas como a sfilis e rubola so causas freqentes de aborto habitual tardio. e) os fatores alloimunolgicos so mais freqentemente causa de aborto de repetio tardio. 121- Qual dos sintomas abaixo necessrio para o diagnstico de depresso? a) tristeza sem causa ou excessiva b) desnimo ou apatia c) dores vagas e indefinidas d) perda da libido e) humor deprimido ou perda de interesse

122- Desorientao temporo-espacial primordial nos quadros: a) toxi-infecciosos b) esquizofrnicos c) neurticos d) paraflicos e) delirantes

sinal

123- Em relao aos transtornos mentais de origem orgnica na forma clnica de Delirium encontra-se : a) idias delirantes sistematizadas b) alterao primria do humor c) alterao da atividade do eu d) alterao do nvel de conscincia e) orientao espacial conservada 124- Sintomas esquizofrnicos positivos incluem todos os seguintes, EXCETO a) Alucinaes e Delrios b) Embotamento afetivo e Abulia c) Delrios e Desagregao do pensamento d) Desagregao do pensamento e Alterao da orientao autopsquica e) Comportamento desorganizado e Alucinaes 125- Do ponto de vista psicolgico SER UM DOENTE CRNICO diferente de ter uma doena crnica, pois considera a vivncia do paciente. A trade psicodinmica caracterstica dessa atitude : a) tendncia para a dependncia, a regresso e a passividade b) regresso, atitude rebelde ao tratamento e depresso c) dependncia, teimosia e perseverao d) regresso, passividade e compulso a repetio e) tristeza, passividade e oposio ao mdico 126- crena antiga que o toque das mos de pessoas consideradas poderosas ou sagradas possui efeito curador. Essa afirmao quando entendida no campo do EXAME FSICO do paciente, leva o mdico a atitude: a) considerar o exame fsico desnecessrio em alguns casos b) considerar o perigo emocional e a ansiedade do paciente como contra-indicao c) considerar o exame fsico ultrapassado pelas recentes descobertas da tecnologia moderna d) considerar o exame fsico um procedimento cauteloso, mas devido ao sentimento de humilhao do paciente, no necessrio. e) considerar o exame fsico como fundamental para diagnstico e necessrio para lidar com sentimentos de confiana do paciente

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

15

127- Qual das afirmaes consistente com a importante contribuio do chamado efeito placebo no processo de cura a) Um dos medicamentos mais importante o prprio mdico b) A ao farmacodinmica dos medicamentos fundamental para estimular os fatores naturais curativos c) O conhecimento pelo paciente da verdade de sua situao, mais importante do que o efeito placebo, para o processo de cura. d) A ao farmacodinmica dos medicamentos sempre a mais importante. e) O efeito placebo no produz curas reais. 128 Qual das seguintes caractersticas no costuma ser apontada pelos estudiosos como associada ao perfil psicolgico do mdico? a) Tendem a ser mais emotivos do que racionais b) Competncia e competitividade c) Perfeccionismo d) Ingenuidade e inexperincia e) Tipo de personalidade basicamente obsessivocompulsivo. 129- necessrio para uma boa relao mdico paciente que o mdico a) Tenha capacidade de deciso b) Tenha capacidade de trabalho c) Seja emptico d) Saiba separar seu trabalho de sua vida particular e) Saiba liderar uma equipe de sade. 130 - Qual a conduta que NO se deve tomar, como mdico no oftalmologista, frente a quadro de criana com vesculas palpebrais unilaterais e conjuntivite aguda, tambm unilateral? a) Orientador para fazer limpeza das leses com gua fervida, mantendo as leses secas b) Referir o paciente a especialista c) Prescrever lgrimas artificiais para melhora do desconforto d) Prescrever colrio de corticosteride para remisso da inflamao e) Orientar o uso de compressas geladas para melhorar os sintomas 131- So sinais sugestivos da Oftalmopatia Tiroidiana: a) Proptose e hiperemia ocular b) Hiperemia conjuntival e restrio da musculatura ocular c) Proptose e retrao palpebral d) Glaucoma secundrio e quemose e) Ptose bilateral 132- Qual o diagnstico mais provvel quando se observa uma opacificao homognea e total de um hemitrax, com desvio ipsilateral do mediastino? a) atelectasia pulmonar b) derrame pleural c) derrame pleural mais atelectasia pulmonar d) pneurmotrax e) pneumomediastino

133- Considerando que um exame de diagnstico por imagem deve ser solicitado em funo de sua resolutividade, invasibilidade, custo e disponibilidade, na suspeita de colecistite aguda qual o exame que deve ser pedido inicialmente ? a) Rx simples de abdome b) Tomografia computadorizada c) Ressonncia magntica d) Ultra-sonografia e) cintilografia 134- O uso do computador em medicina: a) substitui o mdico na maioria das suas atividades b) permite integrar as informaes referentes ao pacientes c) restringe-se elaborao de estatsticas e grficos d) implica no conhecimento de linguagem de programao e) sinnimo de portais ou de diretrios especializados 135- As informaes mdicas na Internet so: a) bem indexadas e organizadas b) freqentemente desatualizadas c) gerenciadas exclusivamente pelo PubMed d) especficas para uso de mdicos e seus pacientes e) so teis para situaes com pouco tempo para pesquisa 136- A sndrome de polineuropatia caracateriza-se por: a) alteraes sensitivas em botas e em luvas sem alteraes motoras b) alteraes de fora muscular nas extremidades sem alteraes sensitivas c) comprometimento de mltiplos nervos sem padro especfico d) alteraes sensitivas e ou motoras geralmente simtricas e) o quadro pode ser muito varivel. 137- Na sndrome de irritao menngea, o que mais freqentemente se observa : a) cefalia b) rigidez de nuca c) sinal de Kernig d) sinal de Brudzinski e) sinal de Lasegue 138- Crises epilpticas parciais diferem de crises epilpticas generalizadas pelo seguinte fato: a) nas crises parciais nunca h comprometimento do nvel de conscincia b) nas crises generalizadas o principal o comprometimento do nvel de conscincia c) nas parciais pode haver manifestaes motoras enquanto nas generalizadas isto no ocorre d) a diferenciao s pode ser feita pelo exame de eletrencefalograma e) as crises generalizadas iniciam-se pela perda de conscincia

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

16

139- Paciente de 50 anos acordou com intensa sensao de vertigem, vmitos e sudorese. Acompanhava o quadro, sensao de presso no ouvido esquerdo. Ao exame fsico, apresentava nistagmo horizontal com os olhos abertos. Qual o provvel diagnstico? a) ototoxicose b) vertigem postural paroxstica benigna c) labirintopatia vascular d) doena de Menire e) meningeoma 140- Quais os sinais e sintomas que no fazem parte da apnia do sono: a) fadiga b) perda de memria para fatos antigos c) reduo da concentrao nas atividades dirias d) alteraes psicolgicas e) risco aumentado para acidentes de transito

8 Prova Progresso Curso de Medicina - 2003

17

You might also like