You are on page 1of 21

As Relaes Internacionais, a Sociologia e os Debates Correntes sobre Co nflito, Coope rao e Mudanas na Ordem Internacional 1.

Eiiti Sato2

Relaes Internacionais : Um Campo de Estudo Antigo e Tambm Moderno

Apesar de ser uma disciplina relativamente nova, quando comparada com outros ramos da cincia, a constituio do campo das Relaes Internacionais como rea distinta de estudo j completou oito dcadas. Apesar disso, as relaes com outros campos do conhecimento continuam sendo objeto de reflexo. Este trabalho procura analisar a particular utilidade da Sociologia na compreenso dos fenmenos internacionais hoje marcados pelo novo terrorismo, pela globalizao e pelo aumento do distanciamento entre as sociedades industrializadas e as naes mais pobres. Os acontecimentos mais recentes observados no meio internacional tm suscitado muitas perguntas que transcendem as abordagens mais estritas oferecidas pelas categorias de anlise das relaes internacionais. O fenmeno do novo terrorismo, por exemplo, envolve no apenas a esfera da ao poltica de Estados ou de instituies internacionais, mas envolve crenas e valo res religiosos e suas manifestaes seculares; envolve questes tnicas, conflitos entre tradies culturais e demandas econmicas e sociais da modernidade, alm, naturalmente, de envolver tambm as novas dimenses da interao internacional abertas pela integrao da vida econm ica e poltica em escala efetivamente global. Outros fenmenos marcantes das relaes internacionais da atualidade, tais como o narcotrfico, a lavagem de dinheiro, as questes ambientais ou a formao de redes internacionais no campo das finanas, da tecnologia e do manejo do conhecimento, tambm demandam o emprego de recursos analticos amplos e interdisciplinares. Nesse quadro, abordagens mais restritas tpicas da cincia moderna, que procura restringir ao mximo suas construes analticas s especificidades de uma classe de fenmenos podem ser muito pouco produtivas ou mesmo levar a concluses equivocadas.

O tema das Relaes Internacionais estabeleceu -se como campo de estudo na modernidade depois da Primeira Guerra Mundial. Apesar de tudo, as questes envolvendo as relaes entre Estados e povos, em especial a guerra e a paz, sempre foram objeto de reflexo dentro das mais diferentes tradies culturais de que se tem notcia. Desde a Antigidade, a reflexo sobre a guerra, a paz, a formao de alianas ou a natureza e o emprego do poder associado ordem poltica e a cdigos de conduta dos homens constituem parte essencial das obras mais notveis que fo rmaram as bases do pensamento filosfico, histrico e jurdico da vertente cultural a que chamamos de Ocidente.

Trabalho preparado para o XXV Congresso da Associao Latino-Americana de Sociologia, 2226/agosto/2005. UFRGS, Porto Alegre, RS. 2 Professor do Instituto de Relaes Internacionais da Universidade de Braslia.
1

Esse fato no ocorre, por exemplo, com uma disciplina como a Economia. Muito embora a atividade econmica sempre tenha feito parte da existncia das sociedades organizadas, as questes fundamentais da Economia o que produzir, por que produzir, como produzir e para quem produzir somente na modernidade deixaram de ser parte integrante de ritos religiosos, de obrigaes afeitas a categorias sociais ou de sistemas de exerccio de poder dentro dos grupos sociais. Em outras palavras, at o advento da modernidade, os fundamentos da vida econmica eram explicados basicamente por outras instncias da ordem social. O cultivo da terra sempre foi parte das atividades que garantiam a subsistncia, mas, na maioria das correntes civilizatrias, era um tr abalho afeito a categorias sociais subalternas ou mesmo a servos e escravos. Nesse ambiente, o que determinava a atividade econmica deveria ser procurado em outros domnios da ordem social, e no em possveis motivaes ou leis do comportamento dentro da esfera estrita da vida econmica.3 Na Grcia de Xenofonte, a oikonomia referia-se essencialmente administrao dos recursos e das necessidades do domnio familiar, e atividades como o artesanato eram consideradas indignas de homens honestos. Da mesma forma, na Idade Mdia, a prtica de emprestar dinheiro era um pecado, e o campons um membro de uma categoria social inferior. Alm disso, a pilhagem, a conquista e a escravido eram prticas aceitas e que passaram a ser condenadas apenas na modernidade. Thomas More , em sua Utopia, publicada j em plena poca mercantilista, retrata a vida econmica como algo essencialmente moral, assentada sobre cdigos e obrigaes capazes de eliminar completamente o instinto de posse dos indivduos e de transformar ouro e pedras preciosas em bens sem valor e at mesmo desprezveis, usados apenas pelas crianas como brinquedos.4 A viso de More sobre os fundamentos da vida econmica estava associada s crticas dos humanistas ordem social e poltica de seu tempo, fundadas essencialmente no domnio moral, mas mostra tambm que alguns elementos da economia no sentido moderno, como o uso da moeda e o sentido do valor do trabalho j despontavam. A tradio aristotlica, que ligava a noo de bem-estar com a virtude, influenciou fortemente o pensamento medieval e tambm serviu de base para o incio da reflexo sobre a economia na modernidade. Adam Smith era professor de moral, e sua obra mais notvel guarda muito do mesmo sabor da famosa Fbula das Abelhas escrita por Bernard de Mandeville meio sculo antes da Riqueza das Naes.5 A tese contida na Fbula das Abelhas a idia de que a prosperid ade no precisa ser produto do comportamento virtuoso dos indivduos mas que, em larga medida, so os vcios privados, tais como a ambio, a vaidade ou mesmo o orgulho, que impulsionam a produo de riquezas. Com efeito, a metfora da mo invisvel, na mesma direo, procura mostrar que h uma fora oculta sob a lgica da vida econmica que faz com que os indivduos, ao buscarem seu

Sobre a vida econmica na Antigidade grega ver M. AUSTIN & P. V IDAL -N AQUET, Economia e Sociedade na Grcia Antiga (Edies 70, Lisboa, 1986) e sobre a economia na Idade Mdia ver M. BLOCH, A Sociedade Feudal (Edies 70, Lisboa, 2001). 4 T HOMAS M ORE, Utopia. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais IPRI/FUNAG; Edit. Universidade de Braslia, 2004. A primeira edio da obra, em latim, foi publicada em 1516. 5 B ERNARD DE M ANDEVILLE era mdico e teve uma vida marcada por comportamento social bastante controvertido. Sua obra inclui, alm de escritos sobre questes mdicas, reflexes sobre as fbulas de E SOPO e sobre as lies de seu contemporneo L A FONTAINE . The Fable of the Bees: or Private Vices, Public Benefits foi escrito em duas etapas e publicada pela primeira vez em 1729.
3

progresso e bem-estar, mesmo de forma egosta, promovem o bem-estar de sua comunidade, que se beneficia de seu esforo e engenho. Para Smith, a liberdade econmica era inseparvel de sua dimenso moral.

Karl Polanyi, numa interpretao mais voltada para a antropologia econmica, faz distin o entre a atividade econmica exercida antes e depois do advento da era moderna.6 Para Polanyi, s na modernidade a economia tornou-se uma atividade autnoma, desvinculando-se de outras instncias da sociedade e, em conseqncia, passando a demandar a construo de conceitos e recursos analticos prprios. Nas sociedades primitivas , as decises econmicas eram uma decorrn cia de cdigos, costumes e padres afeitos a outras instncias, especialmente religio. Polanyi sugere que, nessas sociedades, os fundamentos da atividade econmica poderiam ser de quatro tipos: a reciprocidade, a redistribuio, a economia domstica e a troca. Apesar de tudo, uma noo como a de mercado, to fundamental para a economia, apenas veio a se consolidar na modernidade. Obviamente, tudo isso no impede que os estudiosos de nosso tempo empreguem seus instrumentos de anlise para interpretar fenmenos econmicos ocorridos em outros tempos. O estudioso apenas precisa prestar ateno no fato de que as atividades econmicas eram determinadas por motivaes originadas em outras esferas. No caso das Relaes Internacionais, no entanto, as reflexes sobre a paz e a guerra e sobre formas de convivncia entre povos e sociedades podem ser encontradas em documentos to antigos e to diversos como a Bblia e as tragdias gregas. Uma das obras mais citadas, e que mostra a familiaridade dos antigos com conceitos empregados at hoje no estudo das Relaes Internacionais, , sem dvida, A Histria da Guerra do Peloponeso, escrita h quase 2.500 anos. Logo no incio, Tucdides enuncia o conceito de equilbrio de poder como motivo da guerra e a naturalidade com que o emprega revela que essa era uma noo verdadeiramente corrente entre seus contemporneos: A explicao mais verd i ca, apesar de menos freqentemente alegada, , em minha opinio, que os atenienses estavam tornando-se muito poderosos, e isto inquietava os lacedem nios, compelindo-os a recorrerem guerra. 7

Portanto, o que diferencia as Relaes Internacionais como campo de estudo da modernidade dessa reflexo vinda desde a Antigidade , essencialmente, o esforo de organizar o instrumen tal de anlise a partir dos recursos tericos e metodolgicos oferecidos pela cincia social moderna e, nesse quadro, a Sociologia teve um destacado papel, inclusive pelos muitos autores da especialidade que tiveram sua formao original em Sociologia.

As relaes internacionais e o mtodo sociolgico

Essa viso de Polanyi analisada por V. S. C. HUMPHREYS em History, Economics, and Anthropology: the Work of Karl Polanyi (HISTORY AND THEORY, vol. 8, 1969, pp. 165-212). 7 T UCDIDES, Histria da Guerra do Peloponeso. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais IPRI/FUNAG; Editora Universidade de Braslia, IOESP. 2004 (Livro I, 23)
6

Um pressuposto bsico desta anlise a noo de que o meio internacional paradoxal por natureza. Ao mesmo tempo em que existem foras que fazem do meio internacional um ambiente caracteristicamente anrquico, tambm existem foras que atuam no sentido de fortalecer arra njos e formas de interao regular entre os atores reduzindo, assim, os efeitos da condio anrquica do meio inte rnacional. De um lado, a condio anrquica induz os Estados e outros atores a agirem essencialmente motivados por seus interesses individuais e confiando apenas na sua prpria capacidade de proteger esses interesses; por outro lado, tal como ocorre com os indivduos, constitui um impulso natural das organizaes e dos Estados buscar a segurana, a estabilidade e a previsibilidade, o que significa, em ltima instncia, reduzir as incertezas inerentes ao ambiente anrquico por meio de regularidades observveis e controlveis. Em termos conceituais, ao mesmo tempo em que os Estados prezam a sua soberania como um valor inalienvel, tambm sentem necessidade de construir uma ordem que lhes pr oporcione, de alguma forma, mais segurana, estabilidade e previsibilidade. Hedley Bull capta com muita propriedade esse carter pa radoxal do meio internacional ao dar o ttulo de A Sociedade Anrquica sua obra mais famosa. Naturalmente, na poltica mundial o elemento de desordem to grande quanto o elemento de ordem, ou mesmo maior, afirma Bull ao explicar, logo no incio, o sentido de seu livro.8 Na sua discusso sobre a existncia de uma sociedade internacional, Bull traa uma viso panormica das principais tradies analticas na observao dos fenmenos internacionais (hobbesiana, kantiana e grociana) e conclui que, na verdade, os elementos constitutivos tpicos de uma sociedade sempre estiveram presentes no sistema internacional, muito embora no de forma constante, equilibrada e homognea, variando de regio para regio, de assunto para assunto e de poca para poca. No seu entendimento, mesmo a guerra no deixa de ser um elemento participante dessa sociedade internacional na qual convivem simultaneamente o conflito, a aleatoriedade e a regularidade. Com efeito, quan do os cruzados chegaram s cercanias da Terra Santa , os primeiros contatos com os infiis deram -se por meio do combate, no entanto, a seguir, outras formas de relacionamento foram se desenvolvendo. Entre elas, algumas muito significativas podem ser lembradas: o uso de moeda comum, a negociao, os acordos e alianas e at mesmo a adoo de costumes do lugar por parte dos cruzados e os casamentos que uniam famlias dos dois lados.9 Da mesma forma, nas guerras religiosas entre os sculos XVI e XVIII, sempre havia protestantes e catlicos nos dois lados do conflito e, a despeito da crueldade inerente a t das as guerras, at o mesmo relaes de solidariedade podiam ser identificadas.10 Outro pressuposto central sobre o qual se assenta o presente ensaio o entendimento de que a ordem nas relaes internacionais no constitui um padro nico, mas um conceito que admite

H. BULL, A Sociedade Anrquica. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais IPRI, Editora Universidade de Braslia, 2002. (p. 1). 9 A moeda corrente entre cruzados e muulmanos era o besant. Em sua Histria das Cruzadas (Imago Editora, R. de Janeiro, 2002, 3v.), STEVEN R UNCIMAN faz um relato detalhado do ambiente dentro do qual os reinos cristos (latinos) foram estabelecidos e depois expulsos do Oriente Mdio. 10 Essa questo discutida no captulo II de A Sociedade Anrquica. A identificao de regularidades como base importante para a compreenso das relaes internacionais uma contribuio que se deve muito ao socilogo R AYMOND A RON.
8

muitas possibilidades, variando ao longo do tempo no apenas quanto forma, mas tambm quanto substncia. Assim, quando se menciona a existncia de uma ordem internacional, no se deve restringir essa noo existncia de instituies como a Organizao das Naes Unidas (ONU). Mesmo antes do surgimento da ONU, no se pode dizer que inexistia uma ordem internacional; tambm no se pode dizer que a ONU seja diferente da Liga das Naes apenas na forma. Na verdade, a ordem mundial surgida depois de 1945 diferia substancialmente daquela existente poca da Liga. Apesar de tudo, podem -se encontrar certos padres que se faziam presentes nos dois momentos, tais como o fator poder e as demandas por segurana. Os atores eram outros, as motivaes que moviam esses atores eram diferentes, e as prticas e instituies formais e informais em vigor nas relaes internacionais tambm eram completamente diferentes, mas isto no quer di zer que a guerra, as alianas e os tratados no fossem considerados como instrumentos da ao externa e que a lgica que se movia por sob essas formas de ao no guarda semelhanas entre si. interessante notar como, entre as recomendaes aos diplom atas feitas por Franois de Callires, muitas continuam bastante atuais em aspectos essenciais, embora tenham sido escritas no incio do sculo XVIII, quando o Estado nacional e a diplomacia moderna ainda se estabeleciam.11 Para o propsito desta anlise, uma questo bsica a ser explicada por que a expresso sociedade internacional pode ser til para explicar fenmenos correntes das relaes internacionais. Com efeito, para a Sociologia, o conceito de sociedade essencial e, para que qualquer mtodo sociolgico possa ser empregado, fundamental que o objeto est dado rena, minimamente, os u elementos de uma sociedade. Por ouro lado, se isso verdade, tambm pode-se dizer que, se os elementos bsicos de uma sociedade se fazem presentes num fenmeno, o mtodo sociolgico pode ser uma ferramenta til em sua compreenso. Cabe dizer que o entendimento de sociedade geralmente usado nas relaes internacionais tem por base o seu sentido mais amplo e geral, aproximando-se muito do conceito de ordem internacional. Por essa razo, entre os especialistas de Relaes Internacionais, comum o emprego da expresso ordem internacional para designar o que, neste ensaio , est sendo designado como sociedade internacional. O que define a existncia de uma sociedade o fato de haver indivduos que convivem de forma interdependente num certo espao, organizados por meio de convenes, regras e instituies. No caso das relaes internacionais , a interao crescente entre grupos humanos organizados em Estados reproduz, em essncia, os elementos bsicos existen tes entre os indivduos que com eam a viver em sociedade. Isto , os Estados e outros atores convivem de forma interdependente no meio internacional por meio de arranjos muitas vezes precrios e com elevados nveis de confl ito. Logicamente no cabe aqui retomar as discusses sobre a importncia do Estado como ator nas relaes internacionais e nem se esse ator unitrio. O fato que, na essncia, os grupos humanos organizam-se em torno de Estados, fazendo dessa classe de ator um elemento central daquilo que denominamos sociedade internacional.

M ONSIEUR DE CALLIRES serviu Luis XIV como diplomata, tendo sido tambm Secretrio do Conselho de Estado. Seu De la Manire de Ngocier avec les Souverains foi publicado em 1716 e dedicado ao Duque de Orleans, Regente da Frana de 1715 a 1723. ( . DE CALLIRES, On the Manner of NegotiaM ting with Princes, University of Notre Dame Press, 1963).
11

Na viso de Durkheim, outro elemento fundamental para caracterizar a existncia de uma sociedade a presena de um fator de coero inerente ao grupo, capaz de condicionar o comportamento das unidades pertencentes ao prprio grupo: a sociedade no mera soma de indivduos,

mas o sistema formado pela sua associao representa uma realidade especfica, com caractersticas prprias. Sem dvida, nada pode haver de coletivo sem conscincias particulares. Esta condio necessria, porm, no suficiente. preciso, alm disso, que as conscincias se associem e se combinem, e se combinem de certa maneira.12 Durkheim entende que existem atributos tpicos e inerentes ao grupo, e no s individualidades que o compem, e isto que torna o grupo, ou seja, a sociedade merec edora de tornar-se objeto de estudo. O grupo, ao se formar, incorpora certas caractersticas dos indivduos, mas dessa juno devero surgir certas caractersticas novas e decorrentes do fato de haver o grupo. Na linguagem tcnica, isso significa afirmar que as caractersticas do grupo no correspondem simples somatria das caractersticas individuais dos elementos que o compem. Na verdade, pode-se dizer que essa diferenciao est na base da prpria existncia do grupo, uma vez que este se forma com o propsito de proporcionar aos seus integrantes certas capacidades que, individualmente, no seria possvel desfrutar. Na cincia poltica, esse entendimento segue o mesmo curso da chamada tradio contratualista de Hobbes, Locke e Rousseau. Os indivduos se organizam em Estados com o propsito de adquirir certos atributos e capacidades que dificilmente poderiam obter se vivessem isoladamente. Embora sejam pensadores com preocupaes diferentes, no substrato existe, em comum, implicitamente, a idia de que a constituio de uma associao, na forma de um Estado, permite aos indivduos que o compem adquirir capacidades que no teriam isoladamente. Por meio do co ntrato social, possvel obter segurana, como argumenta Hobbes, mesmo que produza desigual dades, injustias e tiranias, que podero ser corrigidas no pelo abandono do contrato social, mas pelo seu aprimoramento como argumenta Locke. No importa, portanto, se o entendimento o de que a sociedade teria sido intencionalmente formada com o propsito de promover o bem aos seus integrantes, ou se foi constituda pela ao de um tirano cujo poder deve ser controlado; nas duas hipteses , pode -se dizer que o mesmo princpio da ordem social formulado por Durkheim est presente. Em decorrncia, o indivduo acha-se integrado ao grupo que , portanto, capaz de cons trang-lo e condicionar suas caractersticas, ainda que lhe assegure liberdades e outras prerrogativas individuais. Em outras palavras, quando o indivduo nasce, h padres manifestos em cdigos e orientaes de comportamento, alguns at formalmente estabelecidos, aos quais esse indivduo ter de adaptar-se. A esse respeito, A. Giddens lembra que, na verdade, a aceitao desses padres por parte dos indivduos feita sem a percepo de que existe um poder coercitivo atuando sobre eles nesse sentido, mas da percepo de que tais padres so efetivamente legtimos.13 Obvi amente, como a ordem social dinmica, continuamente alguns desses padres so contestados e gradu-

E. DURKHEIM , Les Rgles de la Mthode Sociologique. P.U.F., Paris, 1956. (p. 103) A. GIDDENS, Capitalismo e Moderna Teoria Social. Editorial Presena (2 ed.), Lisboa, 1984. (pp. 135137)
12 13

almente alterados. Quando a contestao atinge diretamente pontos essenciais, ou exi s tem muitos padres sendo questionados ao mesmo tempo, pode haver um ambiente propcio para uma revoluo que, em princpio, representaria uma reviso brusca do contrato social que d sustentao organi zao do Estado.

Nesse sentido, no constitui exagero a caracterizao do meio internacional como uma particular forma de sociedade , e esse entendimento no precisa, necessariamente, significar uma contestao da maioria das correntes tericas construdas para explicar as relaes internacionais, me smo daquelas que consideram a condio anrquica como inerente ao meio internacional. Ao con trrio, sob vrios ngulos, refora a idia de que as relaes internacionais constituem uma classe de fenmenos que merece ser estudada de forma distinta. Na formulao de Durkheim, escrita quando a Sociologia era ainda uma disciplina em consolidao, a sociedade merecia ser observada e analisada de forma distinta porque os fatos sociais poderiam ser entendidos como coisas e, como tal, poderiam ser objeto de estudo. 14 Na verdade, entre os estudiosos das relaes internacionais, o pensamento sociolgico, ou mais especificamente, o mtodo sociolgico tem sido empregado de muitas maneiras. M. Merle, no seu compndio que leva exatamente o sugestivo ttulo de Sociologia das Relaes Internacionais, 15 discute essa relao entre a Sociologia e o campo de estudo das Relaes Internacionais. Na sua apreciao, destaca-se a influncia exercida pelo behaviourismo que, tal como na Sociologia, introduziu a preocupao com a quantificao dos fenmenos internacionais, de certa forma deixando margem a noo fundamental explorada por Durkheim. Na verdade, o fato que, p oca, a vertente behaviourista ganhava espao e prestgio e no deixava de representar um testemunho da materializao da noo central de que a sociedade internacional poderia ser entendida efetivamente como uma coisa e que, portanto, poderia ser objeto de estudos e anlises baseados em mtodos empricos, o que , para muitos (como ocorre at hoje), constitui condio para se atribuir a um estudo o status de cientfico.

Uma razo importante para essa aproximao com o campo da Sociologia que muitos seno a maioria daqueles que passaram a se dedicar ao estudo das relaes internacionais vinham da Sociologia ou tinham uma formao bsica nesse campo. At hoje, em muitas universidades, os cursos de Cincia Poltica, com os quais as Relaes Internacionais mantm muita afinidade, ainda esto vinculados , ou se constituem em troncos ou opes acadmicas oferecidas pelas faculdades de Cincias Sociais. A. Paim, no prefcio que escreveu para a edio brasileira de Paz e Guerra entre as Naes,lembra que, nas suas memrias, R aymond Aron passou a interessar-se pelo fenmeno da guerra como socilogo e que, logo aps o fim da guerra, ao tornar-se comenta-

Essa argumentao est contida em Les Rgles de la Mthode Sociologique, publicada em 1895. M. M ERLE, Sociologia das Relaes Internacionais. Editora Universidade de Braslia, 1981. Publicado pela primeira vez em 1976 pela Jurisprudence Gnrale Dalloz (Paris).
14 15

rista do Le Figaro teria sentido a necessidade de estudar o contexto tanto militar como histrico das decises que eu, como jornalista, deveria compreender e comentar.16 Aron tinha vivido e observado a ecloso, o desenrolar e as conseqncias da Segunda Guerra Mundial; em seguida, viu formar-se o ambiente da Guerra Fria e, diante dessa realidade, perscrutava , de todos os ngulos , as relaes internacionais como fenmeno social na busca de regularidades que pudessem explic-la. O que encontrou foi uma variada gama de possibilidades de explicao, mas, ao mesmo tempo, pode -se dizer que encontrou respostas na mesma linha de Durkheim: apesar das diferenas, havia foras em ao nas relaes internacionais capazes de induzir ou orientar as aes dos atores. Em Paz e Guerra entre as Naes, ao discutir o campo de estudo das relaes internacionais, Aron retoma a metfora da fotografia e do retrato pintado a fotografia mostra tudo o que pode ser visto pelo olho nu; a pintura no mostra tudo o que pode ser visto pelo olho nu, mas mo stra algo que o olho no v: a essncia humana da pessoa que serve como modelo.17 Isto , ao lado da observao emprica, cabe ao estudioso da sociedade procurar captar o que pode existir no substrato das guerras, das alianas e dos mecanismos de cooperao eventualmente criados pelas naes. No prefcio primeira edio brasileira de Paz e Guerra entre as Naes, Aron escreve pode-se dizer que o sistema interestatal se modificou em conseqncia da descolonizao, das revoltas dentro dos pases, das transferncias de lealdade de um campo para outro 18, apesar de tudo, argumenta, os padres de comportamento dos Estados Unidos e da Unio Sovitica no haviam mudado em sua essncia porque a essncia de sua condio de Estado e de grande potncia no havia se alterado. Duroselle, seguindo a tradio de Renouvin, identifica a existncia do que chama de fo ras profundas em ao no substrato das sociedades; invisveis, porm decisivas na determinao das caractersticas e aes de uma sociedade e mudanas no comportamento das naes esto associadas a mudanas no quadro dessas foras.19

As soberanias e as foras em ao na sociedade internacional

Talvez a diferena mais substancial entre a sociedade internacional e outras sociedades esteja no fato de que a soberania dos Estados ainda um valor muito mais efetivo na ordem internacional do que o livre arbtrio o na ordem interna das sociedades organizadas em Estados. Por essa razo, um fenmeno absolutamente central para o tema desta anlise, e que tem sido objeto de mu ita controvrsia, o que se convencionou chamar de globalizao. Na essncia, esse fenmeno refere-se ao fato inquietante da presena da realidade internacional muito alm dos muitos domnios que abrangem as atividades econmicas e tambm as atividades polticas de forma geral. A

R. ARON, Paz e Guerra entre as Naes. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais (IPRI/FUNAG), Editora Uniersidade de Braslia & IOESP, 2002. Prefcio A. PAIM , p. 10. 17 Idem, p. 49 18 Idem, p. 31. O prefcio foi escrito por ARON para a primeira edio publicada no Brasil dessa obra feita pela Editora Universidade de Braslia em 1979. 19 JEAN -B APTISTE DUROSELLE (Todo Imprio Perecer , Editora UnB, 2000) e P IERRE R ENOUVIN (Histoire des Relations Internationales, Lib. Hachette, Paris, 1954) so essencialmente historiadores da mesma forma que outros estudiosos notveis como PAUL K ENNEDY.
16

globalizao um fenmeno muito mais penetrante, e seu avano tornou a realidade in ternacional um fato presente tambm na cultura e no prprio cotidiano das pessoas. Esse um dado da maior relevncia para se compreender as duas facetas ou desenvolvimentos que tm marcado a ordem internacional na atualidade. De um lado, a globalizao representa novas oportunidades e espaos de expanso que demandam um maior ordenamento e institucionalizao das relaes internacionais. De outro, esse fenmeno tem gerado inquietao, desconfianas e mesmo protestos pelo inevitvel choque entre a realidade internacional e as foras econmicas, polticas e culturais de base local incluindo-se a a religio. O embate entre essas duas facetas da globalizao inevitvel, inclusive porque o avano desse processo no ltimo qua rto de sculo tem feito com que a noo de sociedade internacional, discutida anteriormente, tambm avanasse colocando as sociedades organizadas diante de realidades estranhas e, por vezes, desagradveis e at mesmo conflitantes com seus valores e costumes. Com efeito, o considervel aumento na densidade das interaes no plano internacional trouxe como conseqncia a crescente demanda por nveis mais elevados de institucionalizao das r e laes internacionais. Do ponto de vista do processo de formao de uma sociedade in ternacional, a tendncia natural que ele ocorra de forma semelhante ao que ocorre no plano dos indivduos. Nesse plano, a diferena entre um bando de caadores, que se encontram apenas e ventualmente para empreender uma caada, e um grupo organizado numa sociedade que, numa sociedade, a convivncia permanente, as interaes so mltiplas e, em conseqncia, organizadas por meio de instituies que definem hierarquias, papis, direitos e obrigaes. Um bando de caadores nmades no precisa decidir sobre que deuses devero cultuar, como deve ro agir em casos de escassez, ou como realizar casamentos e educar seus filhos. Podem estender ao mximo seu livre- arbtrio, muito embora deixem de desfrutar dos muitos benefcios da vida em sociedade. Essa a ordem de reflexo que levou pensadores como Hobbes e Rousseau a formular a noo de contrato social que, em larga medida, significa construir instituies capazes de estabelecer limites para o livre arbtrio em favor dos benefcios resultantes da convivncia em sociedade; em outras palavras, o bom selvagem precisa tornar-se um bom cidado. Analogamente, nas relaes internacionais, em decorrncia do avano da globalizao, as soberanias esto sendo desafiadas a construir uma sociedade internacional mais bem d efinida e articulada, mas, para isso, boa parte das prerrogativas associadas soberania tm de ser abandonadas em favor de padres e cdigos de convivncia o que, em ltima instncia, significa que o meio internacional a nrquico, composto por soberanias, deva ser transfo rmado numa sociedade de naes. Nesse quadro, parece compreensvel que a frente na qual ocorre o primeiro embate esteja na esfera da soberania qual se associam atributos como autonomia e au todeterminao, considerados inalienveis pela c onscincia poltica corrente. A atitude de resistncia ao processo de globalizao encontra nas soberanias, representadas formalmente pelo Estado organizado, a sua frente mais imediata e mais articulada. o Estado que, formalmente, estabelece os padres q ue definem a interao com outras sociedades. Para o entendimento da questo do papel desemp nhado pela e noo de soberania na construo da ordem internacional a partir do Estado, parece interessante a categorizao utilizada por K. Litfin que, ao discutir essa noo em relao im plementao de

polticas e medidas relacionadas proteo ambiental, identifica trs elementos como componentes da soberania: co ntrole, legitimidade e autonomia. 20 Esses trs elementos ou dimenses da soberania esto intimamente interligados de tal forma que a existncia de um depende substancialmente da presena dos demais. O controle refere-se capacidade das autoridades de exercerem o poder com eficcia, ou seja, de fazer valer as decises tomadas no mbito das instncias decisrias da estrutura poltica. A legitimidade a condi o que torna o exerccio do poder e da autoridade aceitos pela sociedade e, conseqentemen te, faz com que as instituies polticas sejam estveis. A autonomia, geralmente confundida com o prprio conc eito de soberania, pode ser vista como uma moeda em que, numa face, h a prerrogativa do Estado de fazer escolhas , enquanto, na outra face, esse Estado se mostra capaz de sustentar essas escolhas , o que inclui custos, responsabilidades, capacidade de convencer e induzir e, eventualmente, o emprego da fora.

O exerccio da soberania, portanto, implica o reconhecimento do Estado como o elemento bsico de estruturao da ordem poltica e social num determinado territrio que parte integrante de um contexto amplo e variado, genericamente denominado meio internacional. O entendimento da soberania por meio dessa decomposio em seus elementos constitutivos facilita a compreenso de um paradoxo inerente globalizao: so os Estados mais bem estruturados, com instituies polticas mais estveis, que se apresentam mais aptos para a globalizao. Contrariamente, os Estados mais frgeis, onde a capacidade de controle pouco eficaz, onde a legitimidade freqentemente contestada e onde a auto nomia mais limitada, tm dificuldade para integrar -se no processo de globalizao. Esse fato ocorre porque a estabilidade e a garantia de eficcia na aplicao de normas e regras constituem requisitos bsicos para o desenvolvimento de tudo aquilo que pode tornar uma sociedade rica e poderosa. As atividades econmicas no florescem num ambiente de incerteza, e nenhuma forma de investimento social, baseado em ganhos futuros como educao, cincia e tecnologia, pode se desenvolver quando o horizonte de tempo muito limitado. Nessas circunstncias, a garantia de estabilidade e de respeito a normas e regras acordadas serve tambm de fundamento para definir a capacidade que uma sociedade tem para se beneficiar das mltiplas possibilidades representadas pelos arranjos e mecanismos que possam ser construdos no meio internacional. Em outras palavras, a ordem poltica estvel essencial participao ativa das socied ades no processo de globalizao, e essa estabilidade s pode ser proporcionada pela existncia de um Estado forte. Como foi dito, Estado forte aqui no entendido como Estado tirnico e autoritrio, mas no sentido de ser capaz de sustentar uma ordem estvel por meio de instituies que reproduzem uma composio suficientemente equilibrada dos trs componentes propostos por Litfin.

KAREN T. LITFIN (Sovereignty in World Ecopolitics, Mershon International Studies, v. 41 supplement 2, Nov/1997, pp 167-204) Outros estudiosos como J. THOMSON (State Sovereignty in International Relations: Bridging the Gap Between Theory and Empricial Research, International Studies Quarterly, 1995, 39:213-233) tambm desenvolveram abordagens em que o conceito de soberania decomposto em elementos bsicos.
20

10

Na realidade internacional, contudo, h muito mais elementos de heterogeneidade do que de homogeneidade. As naes so desiguais e, mesmo dentro de categorias usadas de forma corrente como pases industrializados , naes emergentes ou pases em desen volvimento, qualquer anlise mais acurada mostra que, embora seja possvel identificar alguns elementos comuns, no existe homogeneidade entre seus integrantes. So os Esta dos mais bem estruturados que tm maior potencial para integrar-se van tajosamente no processo de globalizao, ou seja, de construo de uma sociedade internacional. Assim, compreensvel que algumas naes estejam mais integradas do que outras nessa sociedade internacional difusa e em construo. O caso da Unio Europia ilustrativo. So naes diferentes, formadas de diferentes etnias e de elementos culturais bastante distintos, no entanto perfeitamente possvel dizer que formam uma sociedade de naes, e os nveis de integrao entre seus integrantes so substancialmente elevados a ponto de admitirem a existncia de uma moeda comum e de significativas restries na autonomia dos governos, no sentido de tomar medidas at mesmo referentes a questes fiscais e sociais, tipicamente consideradas de mbito domstico. Recentemente, os impasses em relao a uma Constituio Europia revelam que ainda no h suficiente consenso a respeito de um aprofundamento na integrao de uma sociedade europia de naes e que o ritmo de integrao tambm no homogneo. interessante notar que, no incio do sculo XVIII, a proposta de A b de b Saint-Pierre j falava de uma Unio Europia uma espcie de confederao de naes capaz de acabar com as guerras que assolavam continuamente a Europa.21 A avaliao da viabilidade do projeto ficou por conta da realidade, registrada na interminvel sucesso de guerras. Nenhuma nao se aventurava a deixar sua segurana e a defesa de seus interesses por conta de uma hipottica confederao, baseada apenas no desejo de paz, ainda que sincero. O melhor entendimento dessa realidade aparece nas palavras de Rousseau que, ao ser instado a analisar a proposta, conclua seus comentrios dizendo que embora admiremos um projeto to belo, devemos consolar-nos do seu fracasso pensando que s poderia ser implantado com os meios violentos que a humanidade precisa abandonar Ela talvez pr o vocasse mais danos em um s momento do que os prejuzos que pudesse evitar ao longo do tempo. 22

Da mesma forma, do ponto de vista setorial, h reas das relaes internacionais em que os nveis de integrao so relativamente elevados , enquanto em outras, o processo de integrao internacional revela-se muito mais complicado , e as naes tendem a ser muito mais refratrias a iniciativas com vistas a introduzir normas de conduta comum. No comrcio, por exemplo, h um considervel conjunto de regras aceitas e observadas pelas naes, e o emprego de mecanismos institucionalizados de soluo de controvrsias tem revelado que essas regras incluem at me smo punies s quais mesmo as naes mais poderosas se submetem. Nas reas de segurana, con-

ABB DE S AINT-P IERRE, Projeto para Tornar Perptua a Paz na Europa. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais (IPRI), Editora Universidade de Braslia & IOESP, 2003. A obra foi publicada originalmente em 1713 e foi baseada no projeto elaborado um sculo antes por H ENRIQUE IV e seu ministro, o D UQUE DE SULLY , cujo texto ABB DE S AINT -PIERRE fez incluir na edio de 1713. 22 ROUSSEAU , J.-J. Rousseau e as Relaes Internacionais. Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais (IPRI), Editora Universidade de Braslia & IOESP (p. 110).
21

11

tudo, o estabelecimento de padres e normas de conduta para as soberanias tem se revelado mu ito mais difcil. H tratados e convenes (armas qumicas, energia nuclear, etc.), mas, em termos de e ficcia, esto muito longe de se compararem aos arranjos existentes no comrcio ou em reas mais tcnicas como transporte, comunicaes ou padres industriais. Em matria de segurana, dificilmente as naes, particularmente as mais poderosas, abrem mo da soberania como princpio bsico de sua poltica de Estado. As excees ficam por conta de casos como o do Japo, ocupado pelas foras americanas, ou o da Finlndia em relao Unio Sovitica, em razo das enormes diferenas de poder.23 Assim, regra geral, as questes da segurana so tratadas essencialmente como temas afei tos s prerrogativas da soberania, que significa autonomia e capacidade de cada Estado prover sua prpria defesa. Na atualidade, num mundo onde o poder no meio internacional se distribui de forma relativamente difusa, o que se observa que as naes mais poderosas so hesitantes em aceitar mecanismos multilaterais de segurana internacional, enquanto, por outro lado, naes menos expressivas em termos de recursos de poder tendem a valorizar instncias multilaterais nas quais as carncias de recursos de poder possam ser compensadas por mecanismos de vot o baseados a apenas na ao diplomtica. O avano na direo de uma sociedade internacional pode ser retratado na formao do que os especialistas denominam regime internacional. Essa noo, surgida na dcada de 1970, ganhou destaque na dcada seguinte, especialmente depois da publicao de International Regimes por S. D. Krasner. A obra , na verdade, uma compilao de ensaios escritos por vrios autores que discutem no apenas o significado , mas a prpria validade e as limitaes desse conceito.24 Mesmo que o conceito no se sustente como uma vertente terica capaz de servir de alternativa a tradies tericas consolidadas como o realismo, pode ser muito til no sentido de, operacionalmente, ajudar na explicao da ordem internacional. Por exemplo, ao se analisar o comrcio internacional, o conceito de regime in ternacional ajuda a compreender as mudanas ocorridas nesse campo das relaes internacionais que, nos fins da dcada de 1980, haviam tornado o GATT uma estrutura completamente inadequada para manejar as trocas comerciais. O conceito de regime pode tambm ajudar a compreender por que e como certas reas das relaes internacionais se revelam mais propensas ao estabelecimento de regras e normas de conduta comuns , enquanto outras so muito mais resistentes formao de arranjos que incorporem regularidades no comportamento dos atores.

De forma geral, o meio internacional composto es sencialmente de atores desiguais, e natural que alguns pases tenham avanado mais no processo de integrao que, obviamente, beneficia as naes de modo diferenciado. Com efeito, para algumas sociedades , a integrao internacio nal

poca da guerra fria era relativamente popular o termo finlandizao para designar a condio de naes sujeitas to estreitamente ao de uma potncia maior que eram obrigadas a seguir as diretrizes da potncia maior em matria de segurana e poltica externa. 24 S. D. KRASNER (ed.), International Regimes, Cornell University Press, 1983. KRASNER define regime internacional como um conjunto de princpios, normas, regras e processos decisrios afeitos a determinada rea das relaes internacionais.
23

12

praticamente constitui um desdobramento natural da ordem interna, enquanto, para outras, o ambiente internacional pode apresentar elementos que concorrem ou mesmo se chocam com interesses e valores domsticos. As naes so desiguais nas prticas econmicas, nos costumes, no quadro de valores sociais e religiosos e, inevitavelmente, desiguais no poder, e, em certos casos, a integrao na ordem internacional pode significar at mesmo uma ameaa ordem social e poltica domstica. Com certeza, esse um fato que est na base da grande maioria das manifestaes antiglobalizao e pode explicar tambm por que o questionamento da soberania surge como a primeira frente de inquietao diante do vertiginoso aumento dos processos de interao entre indivduos e organizaes situados sob a tutela de diferentes soberanias. Para as naes menos poderosas conseqentemente muito mais sujeitas a sofrerem os efeitos do que capazes de influir nesse processo de integrao internacional ao qual se convencionou chamar de globalizao , a soberania surge como a primeira linha de defesa natural de seus valores, de seus interesses e de sua viso de mundo. Voltando tradio da Cincia Poltica, a constituio das sociedades polticas na forma como as conhecemos hoje percorreu um longo e doloroso caminho. Pilhagens, guerras, revoltas e revolues so expresses comuns que compem a histria poltica e social das naes que hoje conhecemos por democracias e s quais damos os nomes de Frana, Gr -Bretanha, Alemanha ou Espanha. Antes que existissem essas unidades polticas , existiam grupos organizados em cls, tribos, grupos tnicos e religiosos de todos os tipos , e, inevitavelmente, a reunio desses grupos menores em grupos maiores significava disputas por poder, luta pela posse de riquezas ou tentativas de impor a predominncia de costumes ou a supremacia de crenas religiosas. A Epopia de Gilgamesh, considerada a mais antiga obra literria da humanidade, tem seu incio com a submi s so de Enkidu por Gilgamesh que, a partir de ento, com ele se associa para empreender a grande epopia na conquista da floresta dos cedros. 25 Na extensa historiografia da formao dos Estados, as lutas pelo estabelecimento de supremaci as se fazem presentes ocupando um papel central nesse processo. A Guerra dos Cem Anos misturava muitos elementos simultaneamente: direitos de sucesso, disputas territoriais, interesses locais e regionais, disputas por poder dentro da prpria religio, etc. O fim da guerra marcou a efetiva separao d os reinos que compunham a Frana daqueles que formavam a Inglaterra. O Japo, por sculos, conviveu com lutas entre cls at que a unificao efetiva, no ano de 1600, deu-se com o estabelecimento da supremacia do cl Tokugawa, que adotou, entre as medidas essenciais, o fechamento do Japo influncia das potncias martimas do Ocidente, que ficaram, assim, impedidas de enviar missionrios e mercadores. Esse impedimento tornou-se possvel pela distncia, que inviabilizava o envio de foras militares como aconteceu com povos de regies mais prximas ou mesmo dentro da prpria Europa. Ou seja, a formao das sociedades organizadas em torno

Calcula -se que A Epopia de Gilgamesh tenha sido escrita no terceiro milnio da era pr -crist e narra a epopia desse rei da Mesopotmia que teria vivido nos tempos do dilvio. A recuperao da obra foi feita a partir de tbuas de escrita cuneiforme reunidas por Assurbanpal no Palcio de Nnive. No sculo XIX, o arquelogo A. H. L AYARD deu incio ao trabalho de juntar e decifrar as peas dispersas e muitas vezes incompletas.
25

13

de Estados nacionais, tal como conhecemos hoje, foi um processo essencialmente conflituoso, geralmente com elevados nveis de violncia. Portanto, a esse respeito, possvel concluir que, analogamente, o avano na formao de uma sociedade internacional cada vez mais definida v-se diante de uma variada gama de atores dentre os quais se destacam os Estados por sua importncia como elemento bsico no estabelecim ento da ordem. Associado a esse fato, o processo de globalizao d emanda a construo de uma sociedade internacional onde alguns Estados, ou atores associados a Estados, exercem influncia maior do que outros, fazendo com que o avano do processo de formao de uma sociedade internacional dificilmente possa desenvolver-se de maneira linear, ordenada e no -conflitiva.

A formao de uma sociedade internacional e a agenda internacional

Aes terroristas, processos de integrao regional, debates sobre questes ambientais, lavagem de dinheiro e outros itens da agenda internacional corrente no so novos, no entanto, na maioria deles, pode-se dizer que as caractersticas mais marcantes tm assumido feies bastante novas. Ao se observar esse fato, possvel dizer q ue , na agenda internacional de hoje, os paradoxos da globalizao tm sido, em grande medida, um fator central no delineamento dos principais debates. Alguns especialistas tm argumentado que a globalizao teria substitudo a Guerra Fria como padro condicionante das relaes internacionais. Um desses especialistas d um ttulo algo pretens ioso O mundo tem dez anos de idade ao primeiro captulo de seu livro, publicado em 1999, no qual estabelece os fundamentos e as principais linhas de anlise que ir desen volver e argumenta que a gl obalizao teria sido esse The one big thing que marcaria o advento de uma nova realidade internacional. 26 Ou seja, teria sido o grande elemento que sucedeu a Guerra Fria moldando um mundo completamente novo, constituindo-se na fora que, no seu entendimento, efetivamente tornou inconsistentes ou inadequadas as teses de Paul Kennedy e seu declnio das grandes potncias, Huntington e seu choque de civilizaes ou Fukuyama e seu fim da histria. Na verdade, o livro traz muitos dados e elementos importantes para a compreenso do processo de globalizao, no entanto, parece mais provvel que o processo de globalizao no substituiu a Guerra Fria, mas que se constituiu, isto sim, num dos principais vetores seno o principal que levaram desintegrao da or dem internacional marcada pela Guerra F ria. Os descompassos entre as dimenses da economia sovitica e seus gastos com defesa para manter o equilbrio com as foras da OTAN tornaram-se cada vez mais insustentveis medida que a corrida por competitividade entre as principais economias do Ocidente fazia com que essas economias se integrassem cada vez mais permitindo ganhos de escala e de produtividade. Em pouco tempo, as economias centralmente planejadas tornaram -se completamente obsoletas e incapazes de sustentar a corrida armamentista com os Estados Unidos e seus aliados que cresciam economicamente de forma sustentada, baseados numa intensa competio por mercados e por tecnologias de mltipla aplicao que condicionavam a participao nesses mercados.

T. L. F RIEDMAN, The Lexus and the Olive Tree. Undestanding Globalization. Farrar, Straus & Giroux, New York, 1999.
26

14

A globalizao revela ser um fenmeno cada vez mais penetrante e em expanso, e qualquer hiptese de uma possvel reverso se afigura virtualmente impossvel. Parece muito mais prov vel (para no dizer uma certeza) que os poucos rinces hoje ainda isolados venham a ser integrados nesse processo do que o oposto, isto , que qualquer sociedade, que por alguma razo (religiosa, por exemplo) se sinta incomodada com a globalizao, decida e consiga com sucesso isolar-se do restante do mundo. Provavelmente a nica coisa que conseguir ser retardar o avano desse processo em um ou outro segmento. Desde que, na dcada de 1960, o pensador canadense H. Marshall McLuhan difundiu a idia de aldeia global, a integrao das relaes internacionais apenas avanou.27 McLuhan derivara suas percepes essencialmente da rea das comunicaes, sua especiali dade, mesmo quando o campo era relativamente rudimentar em comparao aos seus significativos desenvolvimentos ulteriores. A comunicao por satlite estava apenas comeando, e os computadores eram um equipamento demasiadamente dispendioso e de capacidade de processamento de dados bastante limitada. Para o grande pblico, o computador era visto ainda como pea de fico e no como ferramenta de trabalho do dia-a -dia. Desde ento, a tendncia de aprofundamento e adensamento da globalizao tem apenas se reforado e movimentos e processos atuantes no sentido con trrio, como foi o caso da revoluo religiosa e nacionalista do Ir dos aiatols, tm obtido apenas sucessos limitados e tm se revelado incapazes de se sustentar no longo prazo. Alm disso, os grandes acontecimentos na ordem poltica, como o fim do sistema sovitico, a abertura da Repblica Popular da China e a sucessiva incorporao de naes de menor expresso s redes globais, tm se constitudo ou se refletido, segundo alguns em fatores que reforam a existncia de padres cada vez mais globalizados. O grande problema dessa nova realidade que o processo de globalizao no neutro. Os benefcios e problemas se distribuem de forma desigual, a capacidade de manejar as muitas dimenses dessa nova realidade varia muito, e as bases dessa desigualdade no podem ser defi nidas apenas em termos de capacidade e competncia. Suas razes esto fi ncadas em camadas mais profundas da dimenso humana nas quais se formam os cdigos que definem os costumes, as lnguas e as culturas. Assim, a globalizao trouxe uma realidade completamente nova do ponto de vista do encontro de culturas e etnias. Ao longo da histria, a interao entre povos e culturas nunca foi pacfica e se desenvolveu essencialmente por meio da presena fsica dos indivduos, isto , pelo deslocamento dos indivduos, grupos e mesmo de populaes. Na Europa, onde a geografia facilitava essa interao, o conflito sempre constituiu uma dimenso inseparvel desse processo, e em toda a histria da formao das naes europias, as guerras pelos mais variados moti vos foram uma constante. Huntington, no seu controvertido livro escrito em meados da dcada de 1990, argumenta que a cultura e

H. M ARSHALL M CLUHAN era especialista em comunicaes e suas obras causaram grande impacto, sendo por muito tempo considerado um verdadeiro referencial de anlise para os estudos sociais. Entre essas obras destacam -se The Gutenberg Galaxy (1962), Understanding Media (1964) e War and Peace in the Global Village (1968).
27

15

as identidades culturais, que num nvel mais amplo significam identidades civilizacio nais, esto determinando os padres de coeso, desintegrao e conflito no mundo do ps -guerra fria.28

Geralmente as objees s teses de Huntington procuram argumentar que no existem tais confl itos, e que os vrios grupos civilizatrios podem conviver pacificamente. Ao se olhar a histria, no entanto, incluindo-se a os eventos mais recentes, provavelmente o que mais parece contrastar com as teses de Huntington o fato de que os conflitos sempre tiveram motivaes muito mais variadas. Embora possam ser identificados conflitos entre ramos civilizatrios, a grande maioria das guerras ocorreu entre grupos e naes rivais dentro de um mesmo ramo civilizatrio. Apenas para citar alguns exemplos mais notveis, pode-se lembrar a guerra entre Atenas e Esparta dos tempos de Pricles, a guerra dos cem anos dos sculos XIV e XV, as guerras religiosas, as guerras napolenicas ou mesmo a gr ande maioria das guerras do sculo XX. Mesmo no Iraque de hoje, um equvoco imaginar que o conflito em curso se resume numa guerra de resistncia dos muulmanos contra a ocupa o e a cultura das potncias estrangeiras. A maioria dos ataques tm sido realizados contra grupos locais, particularmente da vertente xiita. As tropas de ocupao da aliana liderada pelos Estados Unidos so apenas um grupo combatente, entre vrios outros. Observao semelhante poderia ser feita acerca de outras regies turbulentas, marcadas por interminveis guerras civis. Assim, conflitos entre potncias de vertentes civilizacionais diferentes, na verdade, no apresentam particularidades que os tornem substancialmente distintos de outros conflitos. A conquista muulmana do norte da frica e da Pennsula Ibrica a partir do sculo VIII, o movimento das cruzadas na Idade Mdia ou a expanso colonial das potncias europias a partir do sculo XVI no constituem eventos capazes de formar argumento suficiente para explicar a ocorrncia do fenm eno da guerra como resultante da nsia dos povos no sentido de submeter outros povos em decorrncia dos seus diferentes valores e padres tnicos e culturais. Desejos de conquista, glria e riqueza ou a busca da segurana provavelmente foram motivaes igualmente importan tes nesses e em quaisquer outros conflitos e movimentos de expanso ocorridos na histria. Por outro lado, as guerras entre cristos nascidos dentro de uma mesma corrente civilizatria depois de Lutero e Calvino foram to cruis quanto qualquer outra guerra envolvendo povos de diferentes etnias. Nos dois sculos ao longo dos quais se estendeu a histria das cruzadas, aparent mente, os prncipes e e bares cristos ocuparam-se mais em lutar entre si do que contra os muulmanos, da mesma forma que Saladino representou um dos raros momentos em que os exrcitos muulmanos se uniram sob a liderana de um nico sulto para combater os cruzados vindos da Europa ocidental. Esses fatos indicam que tambm no deve constituir surpresa o surgimento de focos de insatisfao e movimentos de protesto contra o avano do processo de formao de uma sociedade glo bal tanto entre povos geogrfica e culturalmente distantes do ncleo do processo de globalizao quanto entre naes que, de muitas formas, lideram esse processo. Na verdade, parece mais r azovel supor o contrrio. H mais protestos dentro dos Estados Unidos e dos pases da Europa

S. P. HUNTINGTON, The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order. Simon & Schuster Inc., New York, 1996 (p. 20).
28

16

Ocidental que lideram a globalizao do que em pases que se poderia identificar como caudatrios desse processo. Alm disso, na poltica internacional, as prprias naes que se situam no vrtice da globalizao tm apresentado crescentes dificuldades de concertao. Com efeito, nos diversos foros de discusso da agenda internacional, observa-se que h muitas divergncias entre pases ricos e pobres , mas, em termos substantivos, observa-se tambm que no existe homogeneidade em relao quilo que efetivamente os divide. Os interesses so muito variados e h muitos arranjos formais e informais que ligam determinadas naes industrializadas com certos pases ou grupos de pases em desenvolvimento. As divergncias entre os pases industrializados tm surgido tanto quanto entre os pases em desenvolvimento, independente da matriz tnica e cultural a que pertenam . Ou seja, a histria no oferece nenhum exemplo ou razo plausvel para supor que hoje poderia haver percepes claramente distintas que separassem aqueles que presumivelmente mais se beneficiam do avano na formao de um mundo c ada vez mais integrado daqueles que, aparentemente, esto sendo prejudicados com esse pr ocesso.

Consideraes finais

Neste final de sculo, a agenda internacional se apresenta variada e complexa. A distino entre high politics e low politics deixou de existir e novos itens passaram a ocupar lugar de destaque: terrorismo, meio ambiente, narcotrfico, novos padres nas disputas comerciais, direitos hum anos, conflitos tnico-religiosos, entre outros. Na verdade, as questes relativas segurana estratgica no deixaram de ocupar posio de destaque, mas passa ram a ser vistas de modo cada vez mais integrado a esses novos temas da agenda interna cional. A maioria das anlises produzidas nos anos 1990 sobre as relaes internacionais iniciava destacando a importncia central do fim da Guerra Fria como condicionante da poltica internacional. As razes para se atribuir essa importncia eram muitas pois, sem dvida, a guerra fria constituiu um evento central que se estendeu por quase metade do sculo XX, e seu fim marcou mudanas importa ntes na maneira de se ver e de se conduzir a poltica inter nacional. No entanto, o fim da Guerra Fria no deve ser interpretado como um episdio , e sim como parte de um amplo processo de mudana. Eventos como a queda do muro de Berlim e o prprio colapso da Unio Sovitica devem ser vistos por seu sentido emblem tico, como um referencial importante, que deixa claro o fato de que o mundo passava a viver uma nova poca. Na condio de processo histrico, os eventos associados ao fim da Guerra F formaram, n ria a verdade, o eplogo de uma longa sucesso de fatos. Tanto a queda do muro de Berlim quanto o colapso da Unio Sovitica no teriam acontecido se as bases polticas e econmicas que davam sustentao ao bloco socialista no estivessem j deterioradas a pon to de tornarem incuas quaisquer tentativas de reforma do sistema. A disputa por reas de influncia por parte dos dois plos de poder j vinha perdendo fora desde a segunda metade da dcada de 1970, quando a poltica externa das grandes potncias passou a ser orientada pela dtente e, alm disso, visivelmente, muitos eventos de destaque no cenrio internacional revelavam ter cada vez menos relao direta com a disputa bipolarizada da Guerra Fria. Assim sendo, a anlise das mudanas ocor-

17

ridas no sistema internacional deve cons iderar vrios desenvolvimentos que ocorreram ao longo de, pelo menos, trs dcadas. Esses desenvolvimentos estavam associados a mudanas tecnolgicas e econmicas e, at mesmo, a transformaes no quadro de valor es sociais que faziam emergir novos referenciais para a poltica exterior dos pases. Pode-se dizer que o fenmeno amplo e difuso, genericamente denominado globalizao , tem seu correspondente nas relaes internacionais , no avano do processo de formao do que alguns analistas denominam sociedade internacional. Esse processo de aumento substancial das muitas formas de interao entre os Estados e outros atores trouxe mudanas importantes na agenda internacional alterando tambm a importncia relativa desses atores. O terrorismo, ao longo da histria, jamais teve importncia semelhante do terrorismo islmico dos dias atuais. Pode-se dizer que assassinatos polticos e aes terroristas so to antigas quanto a humanidade. Seitas como a o do Velho da Montanha so antigas e tinham o assassinato como caracterstica de sua ao.29 Os anarquistas, nos fins do sculo XIX e incio do sculo XX, realizaram vrios atentados e assassinaram vrias personalidades importantes da poltica.30 Apenas recentemente, o Exrcito Republicano Irlands (IRA) decidiu depor suas armas, isto , abandonar o terrorismo como forma de ao. Apesar de tudo, em nenhum desses casos, nada pode ser comparado aos ataques do terrorismo islmico na era da globalizao. O terrorismo moda antiga constitua-se de assassinatos ou aes perpetradas basicamente contra pessoas ou alvos determinados (autoridades ou instalaes oficiais e militares). O terrorismo islmico de hoje transforma civis em alvos pela capacidade de atingir um grande nmero de pessoas e, assim, levar o medo e a insegurana para populaes inteiras. O caso do World Trade Center, em setembro de 2001, teve importncia vital porque levou o governo dos Estados Unidos a maior potncia do sis tema a mudar de forma substantiva o entendimento de segurana externa. O ata que ao World Trade Center, ao qual se seguiram outros na Europa, deixava claro que as grandes democracias no s eram alvos, mas que eram tambm vulnerveis a esses ataques. Essa possibilidade tornou-se possvel somente em razo das circunstncias atuais, marcadas por esses elementos difusos e generalizados que sustentam a globalizao. O avano da integrao internacional abrange tambm os problemas, os motivos de insatisfao alegados ou reais e tambm transforma lugares distantes em parte dos problemas dom sticos. H um sculo atrs, praticamente no havia necessidade de passaportes para controlar o fluxo de estrangeiros: as distncias e as dificuldades de transporte faziam esse controle; hoje, os passaportes j se tornaram

Aps a morte de Maom, formaram -se vrias vertentes ou faces que lutavam entre si. A seita xiita teria como base a idia de que Ali, genro de Maom, deveria ser o sucessor do Profeta e, aps sua morte em 661, a seita passou a empenhar-se na derrubada do califado sunita de Bagd. Entre os xiitas, a faco mais radical era a dos ismaelitas e Sinan , conhecido como O Velho da Montanha um sheik que comandava um grupo de assassinos ( . LEWIS, The Assassins: A Radical Sect in Islam . Londres, B 1927), 30 Os anarquistas da virada do sculo XX tinham uma ideologia bastante contraditria, que misturava niilismo com sentimento de revolta seu principal jornal foi fundado com o nome de Le Rvolt, que depois mudou para La Rvolte. O Presidente Carnot, da Frana, o Primeiro Ministro Canovas, da Espanha, a Imperatriz Elizabeth, da ustria, o Rei Humberto, da Itlia, e o Presidente McKinley, dos Estados Unidos, alm do Duque Francisco Ferdinando, da ustria, esto entre as personalidades assassinadas pelos anarquistas (ver B. TUCHMAN, The Proud Tower, Macmillan, N. York, 1962, cap. 2).
29

18

virtualmente ineficazes para exercer o controle dos fluxos migratrios. A tecnologia que permite auferir os inmeros benefcios da modernidade, ao mesmo tempo, coloca disposio de grupos terroristas o acesso a instrumentos de destruio jamais imaginados.

Nesse novo quadro, difcil avaliar at que ponto a superioridade dos recursos tradicionais de poder pode ser anulada pela ao das variveis ideolgicas, associadas moderna tecnologia. Em larga medida, o conceito de bens sensveis ampliou-se consideravelmen te.31 A inquietao nos pases onde o f ndamentalismo islmico forte torna bastante real a possibilidade de ampliao u do contingente de suicidas e de grupos voltados para a sabotagem e outras aes terroristas. Os lderes desses pases, mesmo que sejam contrrios ao terrorismo, podem controlar a mquina governamental, mas seu poder de controlar os grupos mais extremados tem se revelado bastante limitado. Alm disso, no se pode descartar a hiptese de que, tal como ocorreu com os anarquistas dos fins do sculo XIX, indivduos ou mesmo grupos oriundos das prprias naes ocidentais, movidos por ideologias mais radicais, realizem atentados em larga escala. Na essncia, muitas dessas mudanas no ambiente internacional ocorreram apenas no s culo XX, refletindo-se no avano extraordinrio da institucionalizao das relaes internacionais. F ala-se que o sistema Naes Unidas precisa ser reformado porque no atende mais distribuio internacional do poder e da riqueza. Todavia, talvez a questo mais importante no se situe nessa dimenso. Aumentar o nmero de membros de um rgo como o Conselho de Segurana apenas agrega mais alguns Estados numa estrutura j exi stente, mas deixa intocado o conceito do que vem a ser uma organizao internacional em sua natureza e forma de ao. Provavelmente as questes mais centrais a serem levantadas deveriam ser de natureza estrutural. Diante da profunda integrao das relaes econmicas, sociais e polticas entre sociedades e povos espalhados pelo mundo, qual deveria ser o formato mais adequado de uma organizao internacional como a ONU? O que poderia ser mudado na estrutura e nas formas de ao de uma organizao internacional como a ONU para torn-la mais efetiva no manejo de questes como o novo terr orismo, o narcotrfico internacional ou a deteriorao do meio ambiente em escala regional e global? Provavelmente, em larga medida, a realidade j venha construindo essa resposta h muito tempo, transformando a reforma da ONU numa questo completamente secundria. Quando a Liga das Naes foi criada, praticamente todas as questes internacionais estavam afeitas a ela. Mais tarde, quando se criou a ONU, juntamente com ela, vrias organizaes internacionais foram estabelecidas , e hoje a mirade de organizaes existentes no plano internacional cumprem, de dif rentes e formas e nos diferentes domnios, algum papel estruturante de uma verdadeira sociedade internacional. Alm disso, organizaes como o FMI e o Banco Mundial so hoje entidades substancialmente diferentes de quando foram criadas. No caso da rea de comrcio, a transformao foi to profunda que o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT) transformou-se em Organi zao Mundial do C omrcio (OMC).

Tradicionalmente apenas algumas tecnologias como a aeroespacial e a nuclear e ram classificadas como bens sensveis, que na literatura internacional so referidos como dual technology, isto , tecnologias que podem ter aplicaes tanto civis quanto militares.
31

19

Os pessimistas costumam dizer que a ONU e outras organizaes internacionais nunca foram efetivas em seus propsitos. Contudo, um olhar mais atento reconheceria o papel fundamental desempenhado por esse sistema na construo de um mundo de relaes mais articuladas, pacficas e com prticas mais universais. Essa realidade especialmente visvel no mundo da economia cujo desenvolvimento depende diretamente do nvel de universalidade e de estabilidade proporcionado pelo quadro institucional. Tudo isso, no entanto, refere-se a foras polticas organi zadas com interesses definidos e articulados por meio do Estado, numa poca em que as interaes internacionais eram muito menos intensas e em que, nesse particular, o Estado se constitua num ator muito mais exclusivo do que o nos dias atuais.

Na atualidade, a percepo de que as mltiplas formas de relacionamento entre indivduos e organizaes, situados em territrios de diferentes estados nacionais, esto em choque com a noo de soberania tem se disseminado, mas, na realidade, pode-se dizer que essa percepo , ao mesmo tempo, ve rdadeira e falsa. A soberania como capacidade de os estados agirem de forma independente, a partir de decises tomadas no mbito da estrutura poltica domstica, pode hoje ser minada pelos muitos atores atuantes no cenrio internacional que, de muitas maneiras, reduzem ou condicionam essa capacidade, notadamente as grandes corporaes transnacionais e as inmeras organizaes no-governamentais.32 Por outro lado, apesar de tudo, o Estado continua sendo detentor inequvoco dos processos de legitimao do poder poltico base ado num amplo sistema de coero institucionalizado significando, em ltima anlise, que, necessariamente, o estabelecimento de normas de convivncia para indivduos ou instncias coletivas, para que sejam garantidas, depende da autoridade estatal. Do ponto de vista jurdico, as questes relativas aos indivduos e s e ntidades nacionais continuam sendo essencialmente tratadas no mbito do quadro jurdico e normativo interno, sendo ainda o Direito Internacional fortemente dependente da disposio com que as instncias internas dos Estados nacionais venham a apli car decises tomadas em foros internacionais.33 Em resumo, o carter ambguo das relaes internacionais no constitui um trao circunstancial, mas inerente sua prpria natureza. Aqueles que argumentam que uma instituio como a ONU deveria ser substituda por outra entidade mais eficaz, provavelmente iriam se decepcionar caso, efetivamente, em lugar da ONU, fosse criada uma outra entidade. Iriam perceber, em pouco tempo, que a nova organizao estaria reproduzindo as mesmas fraquezas e virtudes da ONU, que so, em ltima instncia, as fraquezas e as virtudes da prpria sociedade internacional dentro da qual vivemos.

comum entender como caracterstica deste fim de sculo a crescente importncia das empresas multinacionais (ou transnacionais, como tm sido denominadas atualmente), no entanto, h trs dcadas essa importncia j era amplamente reconhecida. J-J. SERVAN-SCHEREIBER, na introduo de seu livro Dfi Americain afirmava: ... a terceira fora industrial mundial, depois dos EUA e da URSS, Le poder muito bem ser, dentro de quinze anos, no mais a Europa, mas a indstria americana na Europa. 33 As decises do Tribunal da Haia, por exemplo, tm alcance muito limitado uma vez que as grandes potncias no reconhecem formalmente sua jurisdio e, mais recentemente, o estabelecimento do Tribunal Penal Internacional apresenta o mesmo tipo de limitao.
32

20

Muito provavelmente, a melhor explicao para essa angstia quanto ordem internacional que no se materializa de maneira satisfatria tenha em sua origem a antiga e insolvel dicotomia entre a moral individual e a tica que sustenta a sociedade poltica. Possivelmente, a facilidade e a rapidez das informaes apenas tornaram mais agudas as percep es incongruentes quanto realidade. Com freqncia, o que surge como fator de ordem e estabilidade no plano social no coincide, ou at mesmo conflitante, com as percepes da conscincia individual. Niebuhr, no incio da dcada de 1930, em suas reflexes, referia-se ao duplo foco da conscincia moral, que opunha, de um lado, as demandas da vida interior dos indivduos e, de outro, as necessidades da ordem social. Sob a perspe ctiva da sociedade, escrevia Niebuhr, o ideal mo mais elevado a ral justia (enquanto) da perspectiva do indivduo, o altrusmo constitui o ideal mais elevado.34 No plano internacional, essa dicotomia torna -se ainda maior, uma vez que, apesar de certos traos da vida em sociedade terem se tornado unive rsais, h ainda uma srie de foras particularistas extremamente atuantes que fomentam sentimentos de nacionalismo, manifestos sob variadas formas. As religies e os costumes so apenas a parte mais visvel dessas foras e no h nenhum argumento de ordem moral que sustente que esses particularismos devessem desaparecer. A ssim, apesar da interao entre povos ter se tornado uma realidade inevitvel, no possvel form ular uma definio clara e universal do que pode vir a ser uma sociedade internacional justa e pacfica, e mais difcil ainda se afigura imaginar que possa ser alcanada sem o emprego da coero.

R. NIEBUHR, Moral Man and Immoral Society. Westminster J. Knox Press, Louisville, 2001 (p. 257). A primeira edio dessa obra foi publicada em 1932, em N. York.
34

21

You might also like