You are on page 1of 4

Ficha de Trabalho para Avaliao de Biologia e Geologia (ano 2)

Exerccios de Reviso __________________________________________________________________________________ 1. O diagrama seguinte uma representao muito simplificada de processos que salientam a importncia dos cidos nucleicos, como fundamento molecular da vida. 1.1. Faa corresponder a cada uma das afirmaes que se seguem, uma das letras da chave. AFIRMAOES: CHAVE: ___ Traduz uma transcrio. A I A - Processo I ___ Necessita de nucletidos trifosfatados (ATP). DNA RNA B - Processo II ___ Traduz uma replicao. C - Ambos os processos ___ Necessita de DNA-hidrolase D - Nenhum dos processos ___ Causa directa da sntese de protenas. II ___ uma reaco de polimerizao. ___ Base do crescimento de um organismo unicelular. ___ Necessita de nucletidos de timina. 2. O ADN e o ARN so os dois tipos conhecidos de cidos nucleicos. Suponha que tinha duas amostras desses cidos e as seguintes informaes relativas a essas amostras: Amostra A: 30% de timina; 30% de adenina; 20% de citosina; 20% de guanina. Amostra B: 5% de adenina; 25% de uracilo; 30% de citosina; 40% de guanina. 2.1. Identifique a amostra correspondente ao ADN? 2.2. Justifique a resposta questo anterior, apresentando duas razes para a sua escolha. Na molcula de ADN est armazenada a informao para a sntese de protenas. 3. Considere a informao contida no Quadro I. 3.1. Se um determinado polipeptdeo tiver a sequncia: lisina-serina-glicina-arginina, transferncia por ela responsveis seriam ADN __ ATT ; AAG ; ACC ; AGC __ TTT ; AGA ; CCT ; TCT AAA __ UAA ; UUC ; UGG ; UCG __ AAA ; UCU ; GGA ; AGA CCT __ UUU ; AGA ; CCU ; UCU Assinale a opo correcta TCT TTT GTA QUADRO I AGA 4. A figura 1, resume uma etapa da sntese de uma cadeia peptdica. Observe o esquema questes que se seguem. 4.1. Qual a etapa representada? 3.2. Qual o local da clula onde se formam os polipeptidos? 4.2. Faa a correspondncia entre os nmeros I, II, III, IV e V da figura 1 e as seguintes designaes. ___Ribossoma ___Codo da histidina. ___ARNm. ___Codo da alanina. ___Anti-codo da histidina. 4.3. Escreva a sequncia de bases da poro de ADN que ter fornecido informao para a sequncia dos trs aminocidos referidos na figura 1.
FIG 1

os ARN de
Aminocidos

Fenilalanina Glicina Arginina Lisina Histidina Serina e responda s

4.4. Supondo que um ARNm contm a informao relativa a uma molcula proteica formada por 300 aminocidos, o seu nmero de nucletidos ser de: __1 x 106 __3 x 103 __ 9 x 102 __2 x 102 Assinale a opo correcta
1

4.5. Suponha que possvel sintetizar in vitro um determinado pptido. Para tal, utilizaram-se ribossomas extrados de clulas de cobaia, ARNm de macaco, ARNt de bactrias e aminocidos activados de clulas de sapo. O pptido sintetizado teria certamente a sequncia de aminocidos idntica : Assinale a opo correcta __ do sapo __ da cobaia; __ da bactria; __ do macaco 4.5.1. Justifique a opo que fez 5. Leia o seguinte artigo da revista semanal Viso (de 11 a 17 de Novembro 2004) e responda s questes: 5.1. Qual a desvantagem do transplante de clulas de pncreas no processo de cura da diabetes? 5.2. Refira duas fontes alternativas de clulas produtoras de insulina humana. 5.2.1.Qual dos seguintes processos no envolve a obteno alternativa de clulas produtoras de insulina humana? ___ Manipulao gentica ___ Diferenciao celular ___ Clonagem reprodutiva ___ Obteno de transgnicos ___ Clonagem teraputica Assinale a opo correcta Com a finalidade de garantir a sua continuidade, os seres vivos reproduzem-se assexuada e sexuadamente. 6. Utilize a seguinte chave para classificar cada uma das seguintes afirmaes. Chave: A Esporulao C Bipartio (Cissiparidade) E Partenognese B Gemulao (Gemiparidade) D Multiplicao vegetativa

Afirmaes: __ Na pgina inferior das folhas dos fetos aparecem esporngios, onde se formam esporos. __ A reproduo da roseira faz-se normalmente a partir de estacas. __ O morangueiro reproduz-se atravs de caules rastejantes, que quando tocam no solo desenvolvem razes e tufos de folhas. __ Por vezes, as planrias dividem-se longitudinalmente, originando duas planrias idnticas entre si. __ Nas abelhas, o zango haplide, desenvolvendo-se a partir de um vulo no fecundado. __ As anmonas-do-mar multiplicam-se frequentemente, produzindo pequenos gomos laterais, que, posteriormente, se podem destacar ou ficar ligados anmona-me. __ Em alguns cactos, produzem-se, nos bordos das folhas, numerosas miniaturas da planta, verdadeiras rplicas que, posteriormente, se destacam para originar novas plantas. 7. Os esquemas da figura 2, representam clulas (A, B, C e D) de um mesmo ser vivo, em diviso. 7.1. Identifique as clulas que se encontram em meiose e na mitose respectivamente:

FIG 2

7.2. Indique a fase da diviso em que se encontram cada uma delas. 7.3. Indique com base na anlise dos dados da figura 2 o nmero de cromossomas existentes no ncleo diplide. 7.4. Refira o nmero de combinaes possveis entre os cromossomas das clulas gamticas, considerando que no ocorreu o fenmeno representado na figura 3.
FIG 3

7.4.1. O fenmeno representado, de grande importncia para os seres vivos com reproduo sexuada, o __________________, ocorre na ______________, contribui para a ___________________ gentica e corresponde: __ ao emparelhamento dos cromossomas homlogos; __ troca de segmentos entre cromatdeos de cromossomas no homlogos; __ troca de segmentos entre cromatdeos de cromossomas homlogos; __ troca de segmentos entre cromatdeos do mesmo cromossoma. Complete e assinale a opo correcta 7.5. Admita que a meiose, produzia os quatro gmetas em que dois deles apresentavam um nmero de cromossomas diferente do normal. Denomine o fenmeno responsvel por essa anomalia. 7.5.1. Identifique a causa desta anomalia assinalando uma opo, entre as seguintes: __ No disjuno na primeira diviso da meiose. __ Alteraes na estrutura dos cromossomas em metafase. __ No disjuno na segunda diviso da meiose. __ Ligaes erradas de segmentos de cromossomas em profase I. 8. O grfico da figura 4 representa a variao do teor de DNA nos ncleos de determinadas clulas. No momento t d-se inicio diviso nuclear. 8.1. Identifique a diviso nuclear a que o grfico se refere e justifique. 8.2. Empregue os termos haplide(n) ou diplide(2n) para classificar as clulas entre os momentos: ___t e t' ___t' e t" ___t" e t'" 8.3. Em que difere a estrutura dos cromossomas nos intervalos: t' e t"t" e t'"8.4.Assinale os dois momentos referenciados no grfico, que fazem a alternncia de fases nucleares. __ t __ t' __ t" __ t'" 8.4.1. Fundamente a sua resposta. 8.4.2.Justifique o facto destes mesmos momentos contriburem tambm para a variabilidade gentica da espcie. 9. Considere os dois tipos de ciclos de vida (A e B)representados na figura 5.
FIG 4

FIG 5
3

9.1. Em qual dos ciclos, os nmeros 1, 2 e 3 significam respectivamente meiose, fecundao e zigoto? 9.2. Classifique cada um dos ciclos (A e B) quanto alternncia de fases nucleares e ao momento em que ocorre a meiose.
QUESTES

1.1 2.1 2.2 3.1 3.2 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 5.1 5.2 5.2.1 6. 7.1 7.2 7.3 7.4 7.4.1 7.5 7.5.1 8.1 8.2 8.3 8.4 8.4.1 8.4.2 9.1 9.2 Total

Respostas B, C, A, D, B, C, B, A Amostra A Porque no ADN que existe Timina, e iguais propores de bases complementares (A=T e C=G) que ligam as duas cadeias que o formam. UUU ; AGA ; CCU ; UCU Nos ribossomas Traduo da mensagem transcrita no ARNm I- Codo da alanina. II- Codo da histidina. III- RNAm. IV- Anti-codo da histidina V- Ribossoma 3 ' TAC-CGG-GTG 5 ' 9 x 102 O pptido teria a sequncia de aminocidos idntica do macaco porque, de todos os componentes utilizados na sntese in vitro do pptido, s o ARNm contm a mensagem (transcrita do ADN) para a sntese de pptidos e esse proveio do macaco. O organismo rejeitar as clulas transplantadas Transformao de clulas estaminais embrionrias; Utilizao de clulas estaminais adultas; Utilizao de clulas ilhu no pncreas de porcos ou peixes geneticamente modificados. Clonagem reprodutiva A, D, D, C, E, B, D Meiose A e C; Mitose B e D A- Anafase I B- Metafase C- Anafase II D- Anafase 2n=4 O nmero de combinaes possvel de (2n sendo o n o nmero de pares de cromossomas homlogos que neste caso so 2) 22 = 4 O fenmeno representado, de grande importncia para os seres vivos com reproduo sexuada, o crossing-over, ocorre na profase I, contribui para a variabilidade gentica e corresponde troca de segmentos entre cromatdeos de cromossomas homlogos Mutao cromossmica numrica No disjuno na segunda diviso da meiose. Meiose porque se verifica uma reduo de ADN para . t e t' - diplide t' e t"- haplide t" e t'" - haplide No intervalo t' e t" os cromossomas so constitudos por 2 cromatdeos e no intervalo t" e t'" so constitudos s por um cromatdeo. t' e t'" Em t' h reduo de 2n para n cromossomas devido ascenso polar dos cromossomas homlogos (anafase I). Em t'" h duplicao de n para 2n cromossomas resultante da fuso de gmetas na fecundao. Permitem a recombinao gentica variada por ser aleatria quer a ascenso polar dos cromossomas, quer a seleco dos gmetas envolvidos na fecundao. B A- Haplonte de meiose ps zigtica; B- Diplonte de meiose pr-gamtica.

You might also like