You are on page 1of 12

Introduo As radiaes, quando em quantidades elevadas, so perigosas aos seres vivos, sendo nocivas aos tecidos, destruindo-os.

Por outro lado, quando convenientemente dosadas, so utilizadas no tratamento de algumas espcies de cncer, pois atuam na destruio das clulas cancerosas. As clulas em mitose, como o caso das clulas cancerosas, so mais sensveis radiao do que as clulas em repouso. Por muitos anos o rdio foi empregado para o tratamento de cncer: o Co-60 e Cs-137 esto sendo usados como terapia neste campo por serem mais baratos e por emitirem radiao mais poderosa.

As clulas quando expostas radiao sofrem ao de fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. A radiao causa ionizao dos tomos, que afeta molculas, que podero afetar clulas, que podem afetar tecidos, que podero afetar rgos, que podem afetar a todo o corpo. No entanto, tende-se a avaliar os efeitos da radiao em termos de efeitos sobre clulas, quando na verdade, a radiao interage somente com os tomos presente nas clulas e a isto se denomina ionizao. Assim, os danos biolgicos comeam em conseqncia das interaes ionizantes com os tomos formadores das clulas. O corpo humano constitudo por cerca de 5 x 1012 clulas, muitas das quais altamente especializadas para o desempenho de determinadas funes. Quanto maior o grau de especializao, isto , quanto mais diferenciada for a clula, mais lentamente ela se dividir. Uma exceo significativa a essa lei geral dada pelos linfcitos, que, embora s se dividam em condies excepcionais, so extremamente radiossensveis. Um organismo complexo exposto s radiaes sofre determinados efeitos somticos, que lhe so restritos e outros, genticos, transmissveis s geraes posteriores. Os fenmenos fsicos que intervm so ionizao e excitao dos tomos. Estes so responsveis pelo compartilhamento da energia da radiao entre as clulas. Os fenmenos qumicos sucedem aos fsicos e provocam rupturas de ligaes entre os tomos formando radicais livres num intervalo de tempo pequeno. Os fenmenos biolgicos da radiao so uma conseqncia dos fenmenos fsicos e qumicos. Alteram as funes especficas das clulas e so responsveis pela diminuio da atividade da substncia viva, por exemplo: perda das propriedades caractersticas dos msculos. Estas constituem as primeiras reaes do organismo ao das radiaes e surgem geralmente para doses relativamente baixas. Alm destas alteraes funcionais os efeitos biolgicos caracterizam-se tambm pelas variaes morfolgicas. Entende-se como variaes morfolgicas as alteraes em certas funes essenciais ou a morte imediata da clula, isto , dano na estrutura celular. assim que as funes metablicas podem ser modificadas ao ponto da clula perder sua capacidade de efetuar as snteses necessrias sua sobrevivncia.

Nem todas as clulas vivas tm a mesma sensibilidade radiao. As clulas que tem mais atividade so mais sensveis do que aquelas que no so, pois a diviso celular requer que o DNA seja corretamente reproduzido para que a nova clula possa sobreviver. Assim so, por exemplo as da pele, do revestimento intestinal ou dos rgos hematopoiticos. Uma interao direta da radiao pode resultar na morte ou mutao de tal clula, enquanto que em outra clula o efeito pode ter menor consequncia. Assim, as clulas vivas podem ser classificadas segundo suas taxas de reproduo, que tambm indicam sua relativa sensibilidade radiao. Isto significa que diferentes sistemas celulares tm sensibilidades diferentes.

Linfcitos (glbulos brancos) e clulas que produzem sangue esto em constante reproduo e so as mais sensveis. Clulas reprodutivas e gastrointestinais no se reproduzem to rpido, portanto, so menos sensveis. Clulas nervosas e musculares so as mais lentas e, portanto, as menos sensveis. As clulas tm uma incrvel capacidade de reparar danos. Por isto, nem todos os efeitos da radiao so irreversveis. Em muitos casos, as clulas so capazes de reparar qualquer dano e funcionarem normalmente. Em alguns casos, no entanto, o dano srio demais levando uma clula morte. Em outros casos, a clula danificada, mas ainda assim consegue se reproduzir. As clulas filhas tero falta de algum componente e morrero. Finalmente, a clula pode ser afetada de tal forma que no morre e modificada. As clulas modificadas se reproduzem e perpetuam a mutao, o que poder significar o comeo de um tumor maligno. Efeitos Biolgicos A radiao nuclear no algo que passou a existir nos ltimos 150 anos. Ela faz parte de nossa vida. A luz solar uma fonte natural radioativa. Est na areia da praia, na loua domstica, nos alimentos, na televiso quando est ligada. Por ano, um ser humano absorve entre 110 milirem a 150 milirem de radiao de fontes diversas. Qualquer ser humano submetido a um exame de concentrao de possveis elementos radioativos em seu corpo obter um resultado de concentrao de

potssio radioativo, que foi acumulado pelo consumo de batata. (O cigarro apresenta chumbo e polnio radioativos.) Em uma exploso nuclear ou em certos acidentes com fontes radioativas, as pessoas expostas recebem radiaes em todo o corpo, mas, as doses absorvidas podem ser diferentes em cada tecido. Cada rgo reage de certa forma, apresentando tolerncias diferenciadas em termos de exposio radiao. Os efeitos somticos classificam-se em imediatos e retardados com base num limite, adotado por conveno, de 60 dias. O mais importante dos efeitos imediatos das radiaes aps exposio do corpo inteiro a doses relativamente elevadas a Sndrome Aguda de Radiao (SAR). O efeito retardado de maior relevncia a cancerizao radioinduzida, que s aparece vrios anos aps a irradiao. O quadro clnico apresentado por um irradiado em todo o corpo depende da dose de radiao absorvida. A unidade para expressar a dose da radiao absorvida pela matria o Gray (Gy), definido como a quantidade de radiao absorvida, correspondente a 1 Joule por quilograma de matria. Doses muito elevadas, da ordem de centenas de grays, provocam a morte em poucos minutos, possivelmente em decorrncia da destruio de macromolculas e de estruturas celulares indispensveis manuteno de processos vitais. Doses da ordem de 100 Gy produzem falncia do sistema nervoso central, de que resultam: desorientao espao-temporal, perda de coordenao motora, distrbios respiratrios, convulses, estado de coma e, finalmente, morte, que ocorre algumas horas aps a exposio ou, no mximo, um ou dois dias mais tarde. Quando a dose absorvida numa exposio de corpo inteiro de dezenas de grays, observa-se sndrome gastrointestinal, caracterizada por nuseas, vmito, perda de apetite, diarria intensa e apatia. Em seguida surgem desidratao, perda de peso e infeces graves. A morte ocorre poucos dias mais tarde. Doses da ordem de alguns grays acarretam a sndrome hematopoitica, decorrente da inativao das clulas sanguneas (hemcias, leuccitos e

plaquetas) e, principalmente, dos tecidos responsveis pela produo dessas clulas (medula). Para doses inferiores a 10 Gy, as possibilidades de uma assistncia mdica eficiente so maiores. As radiaes, como diversos agentes qumicos, tambm tm efeito teratognico, isto , provocam alteraes significativas no desenvolvimento de mamferos irradiados quando ainda no tero materno. Inquestionavelmente, as radiaes ionizantes so um agente mutagnico, concluso vlida para espcies animais e vegetais, com base em resultados obtidos ao longo de seis dcadas de experimentao. Na espcie humana, a deteco de tais alteraes bastante difcil. Mesmo entre os sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, a maior populao irradiada at hoje e tambm a mais intensamente estudada, a ocorrncia de mutaes radioinduzidas no foi satisfatoriamente demonstrada. Sensibilidade Orgnica Radiao Fatores: Taxa de Reproduo, Suprimento de Oxignio A sensibilidade dos rgos do corpo humano est relacionada ao tipo de clulas que os compem. Por exemplo, se as clulas formadoras do sangue so as mais sensveis devido a sua taxa de reproduo ser rpida, os rgos formadores do sangue so os mais sensveis radiao. As clulas musculares e nervosas so relativamente mais resistentes radiao e, portanto, os msculos e o crebro so menos afetados. A taxa de reproduo das clulas que formam um rgo no o nico critrio para determinar a sensibilidade geral. A importncia relativa do rgo para o bem estar do corpo tambm importante. Um exemplo de sistema celular muito sensvel um tumor maligno. A camada externa de clulas se reproduz rapidamente e tambm tem um bom suprimento de sangue e oxignio. As clulas so mais sensveis quando esto se reproduzindo e a presena de oxignio aumenta a sensibilidade radiao. Clulas com oxignio insuficiente tendem a ser inativas, tais como as clulas localizadas no interior do tumor maligno.

Quando o tumor exposto radiao, a camada externa de clulas que esto se dividindo destruda, fazendo com que o tumor diminua de tamanho. Se o tumor receber uma alta dose para destru-lo completamente, o paciente tambm poder morrer. Assim, aplicado uma dose baixa no tumor a cada dia, possibilitando que o tecido so tenha chance de se recuperar de qualquer dano enquanto, gradualmente, diminui o tumor altamente sensvel. O embrio em desenvolvimento tambm composto de clulas que se dividem muito rapidamente, com bom suprimento de sangue e rico em oxignio. Assim como a sensibilidade de um tumor, um embrio sofre consequncias com a exposio que diferem dramaticamente. Sensibilidade Radiao do Corpo Inteiro A sensibilidade radiao do corpo inteiro depende dos rgos mais sensveis, que por sua vez, depende das clulas mais sensveis. Como j visto, os rgos mais sensveis so aqueles envolvidos com a formao do sangue e o sistema gastrointestinal. Os efeitos biolgicos no corpo inteiro dependero de vrios fatores, listados abaixo. Se uma pessoa j suscetvel a uma infeco e receber uma alta dose de radiao pode ser mais afetado por ela do que uma pessoa saudvel. So estes os fatores: dose total, tipo de clula, tipo de radiao, idade do indivduo, estgio da diviso celular, parte do corpo exposto, estado geral da sade, volume de tecido exposto e intervalo de tempo em que a dose recebida. Nveis de Exposio Os efeitos biolgicos da radiao so divididos em duas categorias. A primeira categoria consiste de exposio altas doses de radiao em breve intervalos de tempo, produzindo efeitos agudos de curta durao. A segunda categoria formada pela exposio baixas doses de radiao num perodo de tempo mais extenso, produzindo efeitos crnicos ou de longa durao. As altas doses tendem a matar as clulas, enquanto as baixas doses tendem a danificar ou modific-las. As altas doses podem matar muitas clulas, danificando tecidos e rgos. Isto pode provocar uma resposta rpida do corpo, conhecida como Sndrome de Radiao Aguda. As baixas doses recebidas num longo perodo no causam um problema imediato. Os efeitos de baixas doses ocorrem no

nvel celular e os resultados podem ser observados depois de muitos anos passados. Efeitos de Altas Doses Toda exposio aguda no resulta em morte. Se um grupo de pessoas exposto a doses de radiao, os efeitos acima podem ser observados. A informao desta tabela foi retirada da NCRP Report No. 89, Guidance on Radiation Received in Space Activities, 1989. Na tabela, os valores de dose so o limiar para incio do efeito observado em pessoas mais sensveis exposio. s vezes difcil entender por que algumas pessoas morrem, enquanto outras sobrevivem depois de serem expostas a mesma dose de radiao. A principal razo para isto a sade dos indivduos quando expostos e quais so suas capacidade individuais em combater os efeitos incidentais da exposio radiao, bem como suas sensibilidades infeces. Alm da morte, h outros efeitos de dose de alta radiao.

Perda de Cabelo (epilao) similar aos efeitos na pele e ocorre depois de doses agudas de cerca de 500 Rad. Esterilidade pode ser temporria ou permanente em homens, dependendo da dose. Em mulheres, geralmente permanente, mas para isto requer-se doses altssimas, da ordem de 400 Rad nas clulas reprodutivas. Cataratas (turvamento da lente do olho) surgem para um limiar de dose de 200 Rad. Os nutrons so especialmente relacionados com as cataratas, devido ao fato do olho conter gua e esta ser absorvedora de nutrons.

Sndrome

rgos Afetados

Sensibilidade

Hematopoitica

rgos sangue

formadores

do

Altamente sensvel

Gastrointestinal

Sistema Gastrointestinal

Muito sensvel

Sistema Nervoso Central

Crebro e Msculos

Menos sensvel

Sndrome Aguda de Radiao Se vrios tecidos importantes e rgos so danificados, pode-se produzir uma reao aguda. Os sinais iniciais e sintomas de SAR so nusea, vmito, fadiga e perda de apetite. Abaixo de 150 Rad, estes sintomas que so diferentes daqueles produzidos por uma infeco viral podem ser a nica indicao externa de exposio radiao. Acima de 150 Rad, uma das trs sndromes de radiao se manifestam dependendo do nvel da dose. Como visto, nada pode ser feito se a dose for muito alta e destruir o sistema gastrointestinal e o sistema nervoso central. Por isto, nem sempre um transplante de medula bem sucedido Determinao dos Efeitos Biolgicos Para qualquer agente biologicamente perigoso muito difcil correlacionar a dose administrada com a resposta ou o dano provocado. A quantidade de dano no caso da radiao pode ser a freqncia de uma dada anormalidade na clula de um animal versus a dose recebida. H algumas evidncias de que os efeitos genticos da radiao constituem um fenmeno linear e uma das suposies fundamentais no estabelecimento de normas de proteo radiolgica e no controle da atividade da radiao em programas de sade pblica tem sido levar em conta o efeito linear da radiao. Portanto, sempre suposto algum grau de dano quando a populao exposta a pequena quantidade de radiao. Esta suposio torna a tarefa de estabelecer normas de proteo radiao muito ingrata. Levando-se em conta que os seres vivos apresentam certo grau de radiossensiblidade ou radioresistncia, normalmente, tem-se trabalhado com uma curva de dose e resposta limiar, isto , a partir de um determinado valor de dose haver um efeito associado, e no mais quando a radiao se torna infimamente presente. Modelo de Risco Linear de consenso geral entre especialistas que os riscos da radiao esto relacionados a um modelo linear proporcional e no a um modelo limiar, que a partir de determinado valor comecem a aparecer os efeitos.

Tais estimativas de risco so estritamente aplicveis a uma populao irradiada e no a um indivduo. Para estimativas individuais, a Probabilidade de Causas (PC) freqentemente usada, levando-se em considerao no apenas a dose, mas tambm fatores adicionais que podem influenciar o desenvolvimento de efeitos especficos em determinado indivduo. A exposio radiao no garantia de males. Mas, devido a um modelo linear, quanto mais exposio, mais risco e no h dose de radiao to pequena que no produza um efeito colateral. Efeitos da Exposio Baixas Doses de Radiao H trs categorias gerais para os efeitos resultantes exposio baixas doses de radiao.

Efeitos Genticos sofrido pelos descendentes da pessoa exposta Efeitos Somticos primariamente sofrido pelo indivduo exposto. Sendo o cncer o resultado primrio, diz-se muitas vezes Efeito Carcinognico. Efeitos In-Utero Alguns erradamente consideram estes como uma conseqncia gentica da exposio radiao, porque o efeito observado aps o nascimento, embora tenha ocorrido na fase embrionria/fetal. No entanto, trata-se de um caso especial de efeito somtico, porque o feto exposto radiao. Efeitos Genticos: mutao da clulas reprodutivas transmitidas aos descendentes de um indivduo exposto Os efeitos genticos atingem especificamente as clulas sexuais masculinas e femininas, espermatozides e vulos. As mutaes so transmitidas aos descendentes dos indivduos expostos. A radiao um agente mutagnico fsico. H tambm agentes qumicos, bem como agentes biolgicos (vrus) que causam mutaes. Um fato importante a lembrar que a radiao aumenta a taxa de mutao espontnea, mas no produz quaisquer novas mutaes. Entretanto, uma possvel razo para que os efeitos genticos resultantes de exposio a baixas taxas de dose no tenham sido observados que as clulas reprodutivas podem espontaneamente absorver ou eliminar estas mutaes nos primeiros estgios da fertilizao.

Nem todas as mutaes so letais ou prejudicam o indivduo, porm mais prudente considerar que todas as mutaes so ruins, e assim, pela norma NRC (10 CFR Part 20), a exposio radiao deve ser a mnima absoluta ou As Low As Reasonably Achievable (ALARA). Isto particularmente importante, pois qualquer que seja a dose sempre haver um efeito proporcional ela, sem haver um limiar para incio dos efeitos. Efeitos Somticos em Indivduos Expostos O resultado primrio o cncer. Os efeitos somticos (carcinognicos) so, de uma perspectiva ocupacional de risco, os mais significativos, principalmente para os trabalhadores da rea que podem ter conseqncias na sua sade, a saber, o cncer. A radiao um exemplo de agente fsico carcinognico, enquanto o cigarro um exemplo de agente qumico que causa cncer e os vrus, agentes biolgicos. Diferente dos efeitos genticos da radiao, o cncer radioinduzido bem documentado. Muitos estudos foram realizados que indicam a relao entre radiao e o cncer. Alguns indivduos estudados e os cnceres induzidos:

cncer de pulmotrabalhadores de minas de urnio cncer dos ossospintores de mostrador de relgio base de rdio cncer de tiridepacientes em terapia cncer de seiopacientes em terapia cncer de peleradiologistas leucemiasobreviventes de exploses de bombas, exposio intra-uterina, radiologistas, pacientes em terapia Efeitos intra-uterinos em Embries/Fetos Os efeitos podem ser

morte intrauterina retardamento no crescimento desenvolvimento de anormalidades cnceres na infncia Os efeitos intrauterinos envolvem a produo de mal formaes em embries em desenvolvimento. A radiao um agente fsico teratognico. H muitos

agentes qumicos (como a talidomida) e muitos agentes biolgicos (como os vrus que causam sarampo) que tambm podem produzir mal formaes enquanto o beb ainda est no estgio de desenvolvimento embrinico ou fetal. Os efeitos da exposio intra-uterina podem ser considerados como subconjunto de uma categoria geral de efeitos somticos. As mal formaes produzidas no indicam um efeito gentico, pois quem est sendo exposto o embrio e no as clulas reprodutivas dos pais. Os efeitos da exposio intrauterina dependero do estgio de desenvolvimento fetal. Gentico Os riscos de exposio a 1 Rem de radiao aos rgos reprodutores so de aproximadamente 50 a 1.000 vezes menor que o risco espontneo para vrias anomalias. Somtico Para cnceres radioinduzidos, o risco estimado pequeno se comparado a uma incidncia normal de 1 a 4 chances de desenvolver qualquer tipo de cncer. No entanto, nem todos os cnceres esto associados exposio radiao. O risco de morte devido a um cncer radioinduzido a metade do risco de adquirir um cncer. Intra-uterino Os riscos espontneos de anormalidades fetais de cerca de 5 a 30 vezes maior do que o risco de exposio a 1 Rem de radiao. No entanto, o risco de cncer em crianas devido exposio intra-uterina quase o mesmo que o risco para adultos expostos radiao. Devido a sensibilidade intrauterina, a NRC, em 10 CFR Part 20, requer que em mulheres grvidas, a dose de radiao seja mantida abaixo ou igual a 0.5 Rem durante toda a gestao, o que um dcimo da dose anual permitida para trabalhadores ocupacionais. Este limite se aplica para a trabalhadora que declarar por escrito seu estado de gravidez, seno aplicam-se os limites convencionais.

You might also like