You are on page 1of 2

Grupo Munucipal

Moo

DEFENDER O ELCTRICO N18 E A MOBILIDADE DOS CIDADOS

O Governo deu conhecimento publico de um estudo por si encomendado para que at final do ano em curso venha a proceder a uma reviso das redes de transportes pblicos na rea Metropolitana de Lisboa, mas com forte incidncia e impacto na nossa cidade, dado que esta pretenso estende-se aos autocarros, elctricos, Metropolitano, servios ferrovirios e fluviais. Nos servios prestados pela Companhia Carris, este estudo aponta para a supresso de vinte e duas (22) carreiras de autocarro, o encurtamento de quinze (15) e a extino do servio nocturno de cinco (5). Destaca-se ainda a inteno da supresso do elctrico n18 que actualmente faz a ligao da Rua da Alfandega at ao Alto da Ajuda. Acontece que o servio pblico que esta carreira serve fundamental para as populaes que residem e trabalham em todo o troo entre o Largo do Calvrio, em Alcntara at ao fim da linha, junto ao cemitrio da Ajuda. Numa altura em que outras cidades europeias esto a modernizar e a instalar novas linhas, numa clara aposta em meios de transporte ferrovirio, verificamos que no nosso pas se pretende por fim a uma das cinco carreiras de elctrico que ainda resistem em Lisboa. O elctrico um meio de transporte ecolgico e amigo do ambiente. tambm uma das maiores atraces tursticas e uma referncia muito positiva da nossa cidade Lamentamos que mais uma vez se pretenda atentar mobilidade de largas milhares de pessoas que vivem e trabalham naquela zona da cidade, j to penalizada por outros fenmenos negativos, onde a perda do emprego e o encerramento de empresas, nomeadamente industrias, tanto tem vindo a penalizar as populaes locais Esta inteno tambm um atentado ao ambiente e ao nosso patrimnio cultural e histrico.

Tambm neste estudo se aponta para a extino da carreira nocturna do autocarro 24, medida que a concretizar-se deixar sem qualquer transporte vrias centenas de famlias que residem em todo o Bairro do Alvito, dado este ser o nico meio de transporte pblico nocturno que circula no troo entre o Largo do Calvrio e o a Rotunda das Oliveiras, no Parque Florestal de Monsanto.

Nesse contexto, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda prope que a Assembleia Municipal de Lisboa, na sua sesso ordinria de 13 de Dezembro 2011, delibere:

1. Manifestar publicamente a sua oposio concretizao da supresso da carreira do elctrico n 18 e da carreira nocturna do autocarro n 24; 2. Dar conhecimento desta moo ao Sr. Ministro da Economia e do Emprego, aos grupos parlamentares, administrao da Carris e s Juntas e Assembleias de Freguesia de Alcntara e da Ajuda.

Lisboa, 13 de Dezembro de 2011

Pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Joo Bau

You might also like