You are on page 1of 2

UNEB FORMAO DE PROFESSORES DA EDUCAO BSICA CURSO PRESENCIAL PLATAFORMA FREIRE EDUCAO FSICA DEPARTAMENTO / POLO EUCLIDES DA CUNHA

UNHA BAHIA COMPONENTE CURRICULAR EDUCAO FSICA ESCOLAR I PROFESSORA PRISCILA DORNELLES ACADMICO JEFFERSON RICARDO DIAS DE MATOS COLETIVO DE AUTORES. A Educao Fsica no Currculo Escolar: Desenvolvimento da Aptido Fsica ou Reflexo sobre a Cultura Corporal. In. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. 2 Edio. So Paulo: Cortez Editora, 1994. O primeiro captulo do livro Metodologia do Ensino de Educao Fsica faz um apanhado com cinco itens referentes Educao Fsica no Currculo Escolar, abordando a realidade da mesma na escola e propondo uma mudana no modelo de desenvolvimento da aptido fsica pela reflexo sobre a cultura corporal.

O primeiro item fala sobre a importncia do projeto poltico-pedaggico, dentro de uma perspectiva crtico-superadora. O PPP deve ser um documento vivo dentro da escola, orientador-norteador do trabalho do professor, produzido dentro de linhas determinadas de pensamentos, visando aes que aconteam numa lgica condizente com a realidade escolar. Em sua maioria, essa realidade a da classe trabalhadora, que luta pelo direito a um trabalho digno e a gozar dos resultados deste trabalho realizado.

O segundo item aborda a concepo de currculo ampliado, o que ainda algo pouco trabalhado em diversas cidades do nosso pas. H muitos lugares em que os professores conceituam currculo como as disciplinas que fazem parte da grade curricular de suas escolas. O que os autores do coletivo expem que o currculo deve levar o aluno reflexo, e isso s possvel, concordo plenamente, com o trato pedaggico dado pela escola ao conhecimento cientifico, atravs de leituras e releituras, de acordo com a realidade vigente.

No terceiro item os autores abordam princpios curriculares no trato com o conhecimento. O conhecimento utilizado como contedo de ensino, com significao humana e social. Deve haver uma relevncia social para o uso de

determinados contedos, os quais devem passar por constantes atualizaes e adequaes para possibilitar melhores respostas ao meio cultural que o utiliza.

Algo que concordo de forma parcial neste terceiro item a ideia de simultaneide e espiralidade colocada pelos autores. Quando se elege determinados contedos para serem trabalhados, principalmente nas sries iniciais, haver uma pequena fragmentao, mesmo que os alunos tragam vrios conhecimentos prvios. Com a aplicao de novos contedos haver naturalmente associaes entre os anteriores, e a aprendizagem tambm ser positiva.

O quarto item fala sobre os ciclos de escolarizao, que trabalham com a questo do pensamento espiralado, ou seja, a complexificao a partir de vrios dados trabalhados ao mesmo tempo. uma formao vlida, onde os ciclos no se organizam por etapas, as quais tentam superar o modelo de seriao. Talvez o modelo de seriao no precise ser extinto, um melhor trato pedaggico e algumas consideraes, reflexes e aes podem manter este modelo que at hoje o mais utilizado em nosso pas.

O quinto e ltimo item do primeiro captulo aborda o confronto das perspectivas da Educao Fsica Escolar na dinmica curricular. A ideia que a tendncia anterior a crtico-superadora baseia-se no desenvolvimento da aptido e apenas a manuteno do ideal capitalista da elite. A nfase no rendimento, na ao tcnica e mecnica, assim como em nossa sociedade industrial e capitalista. Uma reflexo sobre a cultura corporal se faz necessria, para sair da lgica capitalista da elite, pra compreender a realidade natural e social, complexa e contraditria.

Sem deixar de lado as contribuies dadas pela Educao Fsica de anos atrs transformar preciso. tempo de mudana e, com certeza, mudar para melhor.

You might also like