You are on page 1of 1

FSICA I

V Lista de Exerccios: Fora elstica, demais aplicaes da 2 lei de Newton e noes de equilbrio esttico.
1 A mola da figura varia seu comprimento de 10 cm para 22 cm quando pendurados em sua extremidade um corpo de 4 N. Determine o comprimento total dessa mola quando penduramos um corpo de 6 N. 7 Um corpo de massa 4 kg est sobre uma superfcie horizontal com a qual tem coeficiente de atrito dinmico 0,25. Aplica-se nele uma fora constante de 20 N, que forma com a horizontal um ngulo de 53, conforme a figura. Se sen 53 = 0,80 e cos 53 = 0,60, qual a acelerao do movimento do corpo em m/s2? Resposta: 1,5

2 O grfico mostra como varia a intensidade de fora tensora aplicada a uma mola em funo da deformao produzida.

8 Na posio A, o corpo de 10 kg, ligado mola ideal M, de constante elstica 1000 N/m e no distendida, encontra-se preso. Abandonando-se o corpo e desprezando os atritos, qual a deformao da mola quando o corpo entra em equilbrio?

resposta: 5 cm

(a) Qual a constante elstica da mola? (b) Qual a intensidade da fora tensora quando x = 10 cm?
Respostas: (a) 40 N/m (b) 400 N

9 O corpo A, de massa mA = 1 kg, sobe com acelerao constante de 3 m/s2. Sabe-se que o comprimento inicial da mola 1 m e a constante elstica da mola 26 N/m. (a) Qual o comprimento final da mola? (b) calcule a massa do corpo B.

3 Um corpo C de massa igual a 3 kg est em equilbrio esttico sobre um plano inclinado, suspenso por um fio de massa desprezvel preso a uma mola fixa ao solo, como mostra a figura.

O comprimento natural da mola (sem carga) Lo = 1,2 m e ao sustentar estaticamente o corpo ela se distende, atingindo o comprimento L = 1,5 m. Despreze os atritos, Qual o valor da constante elstica em N/m? Resposta: 50 N / m. 4 Na figura, o corpo A tem massa mA = 5 kg e o bloco B, 20 kg. No h atrito entre os blocos e os planos, nem entre o fio e a polia.

10 Para a verificao experimental das leis da dinmica, foi montado o sistema abaixo. Nele, o atrito desprezado, o fio e a polia so ideais. Os corpos A e B encontram-se em equilbrio quando a mola M est distendida de 5 cm. Determine a constante elstica da mola em N/m.

11 Na figura abaixo, os fios e as polias so de massas desprezveis. O corpo A tem peso P = 50 N. Determine as intensidades das foras de trao T1 e T2. Sendo a intensidade da fora F = 40 N, calcule: (a) a acelerao dos blocos; (b) a trao no fio. Resposta (a) 2,4 m/s2 e (b) 52 N 5 Em um plano inclinado de 30 em relao horizontal, um bloco de 10 kg de massa, sob ao da gravidade, mantido em repouso por meio de um fio, como mostra a figura. Desprezando o atrito entre o bloco e o plano, calcule a intensidade da trao no fio. 12 Dois blocos de mesma massa so conectados de maneira indicada na figura ao lado. As massas da corda e da roldana so desprezveis, assim como qualquer atrito no sistema. Baseado nessas informaes, calcule a acelerao dos corpos em funo de g e do ngulo .

6 Consideremos um corpo de massa igual a 2 kg inicialmente em repouso sobre um plano horizontal perfeitamente liso. Sobre o corpo passa atuar uma fora F de intensidade 16 N, conforme indica a figura, calcule: (a) a acelerao do corpo (a) a normal do plano de apoio.

http://www.victorac.hdfree.com.br / victorcarvalho85@gmail.com

You might also like