You are on page 1of 3

DEMOCRACIA: UM PRATO SERVIDO FRIO (resenha do conto Peru de Natal de Mrio de Andrade) Victor Hugo Lins

Graduando do Curso de Direito (UFPB) Como estamos em clima natalino, vamos estudar o conto O peru do Natal de Mrio de Andrade. Mario de Andrade apesar de ser classificado como escritor modernista, em suas ultimas produes verifica-se mais maduro em seu estilo. Pode-se aponta-lo como um escritor que j desenvolve uma esttica artstica dentro dos padres conteporaneos. O conto Peru de Natal, esta inserido na obra Contos Novos que foi publicada postumamente no ano de 1947, perodo em que o Brasil e o mundo passavam por um momento de ps-guerra. A literatura brasileira vinha desde a dcada de 1920 no movimento Modernista, que teve inicio com a Semana de Arte Moderna, em So Paulo. Entretanto, embora haja divergncia nas fases que compuseram o referido movimento pode-se afirmar que se dividiu em duas fases ou geraes principais: na primeira gerao que foi do ano de 1922 a 1930, temos a fase herica de grande experimentao esttica em sntese podemos dizer que dentro da heterogeneidade de tendncias dessa fase, todas elas tinham como caracterstica primordial combater o padro esttico-ideolgico parnasiano que dava suporte a Repblica Velha ( s verificar a autoria de Olavo Bilac no hino Bandeira de 1906) ; enquanto que na segunda gerao foi fase mais amadurecida em relao a anterior, compreendida entre os anos de 1930 1945 (tendo assim o seu trmino junto ao final da Segunda Guerra Mundial) a referida fase teve como caractersticas a revalorizao das formas antigas clssicas junto s modernas, assim como o desenvolvimento de temticas relacionadas ao cotidiano e ao regionalismo. Abordando especificamente a obra; e, em especfico o conto Peru de Natal. O seu enredo passa por volta da dcada de 1940, a histria tem um contexto familiar de classe mdia alta, em que o narrador um dos filhos de um pai extremamente autoritrio falecido h poucos meses (precisamente cinco meses). Textualmente, fica explcito que existia uma relao extremamente conturbada entre esse filho (narrador) com o pai. O filho era visto como louco e rebelde, visto que se tratava de uma famlia tradicional burguesa tendo uma figura patriarcal forte e opressora que subjugava tanto os filhos e principalmente sua me.

Pelo momento histrico em que a obra foi publicada, 1947, o Brasil passava por um momento de transio poltica, a queda do Estado Novo de Getulio Vargas para a consolidao de uma nova Constituio (uma Nova Repblica), conseqentemente, o Pai desta famlia representa o prprio Vargas em seu Estado autoritrio (denominado de Estado Novo) cujo trmino ocorreu em 1945 (mesmo ano do falecimento de Mrio de Andrade e ano provvel em que escreveu o conto em anlise provavelmente um dos ltimos contos a serem escritos). Os outros personagens que compem o conto, provavelmente teria sido a resposta do escritor a uma crtica velada a velha Repblica, tendo as seguintes representaes: a Me pode ter sido uma forma velada do autor representar a Democracia, pois era ela a que mais sofria diante das ms atitudes do pai; a tia simbolizando a Repblica; a irm mais nova a nao ( isso pode ser percebido quando o autor refere-se as trs mes); j os trs irmos, provavelmente foi a forma que Mrio usou para se referir aos trs Poderes da Unio (Executivo, Legislativo e judicirio); e o filho narrador louco e rebelde pode ser considerado como a classe dos artistas, haja vista que sempre foram inovadores e considerados pelo sistema como loucos. No momento em que a me vai assistir a uma fita, na qual os familiares a probem por achar que tal ato feriria a memria do morto, a fita (ou filme) pode ser visualizada como uma novidade, as novas ideias, ou seja, o conhecimento do que novo tenderia a levar as pessoas a andarem com as prprias pernas; estando livres em seus prprios pensamentos e discernimentos a respeito dos assuntos nacionais. Logicamente, que o pai no queria isso, haja vista que sua inteno era de ter todos sob seu absoluto controle. Em ateno aos elementos da ceia; o figo, a castanha, por exemplo, so produtos do exterior, pois, no so produzidos no Brasil, logo, trata-se de uma valorizao que esse pai (Getlio Vargas) sempre deu ao produto (ou ideias) do exterior em relao aos elementos da cultura nacional (a grande crtica que Mrio de Andrade, provavelmente, fez a simpatia que Getlio sentia pelo ultranacionalismo alemo e italiano). Nas referncias feitas aos doces finos (bem-casado), bem como a relao da ilustrao dos desbravadores Bandeirantes ao se referir a parentela mal educada que chegava para usurpar toda a ceia deixando-os a mngua, remete-se a figura dos exploradores e colonizadores portugueses. Na hora da partilha da farofa a gorda com os midos e a seca e douradinha com bastante manteiga - o autor lana cinco ilustraes, em que se pode considerar pela partilha das farofas, como a parte dos artistas, da nao e dos trs poderes, e as prprias farofas podem representar o Congresso Nacional e o Senado.

Por fim, ao trmino de sua narrativa, Mario de Andrade adjetiva a figura do pai morto como insuportavelmente obstruidora, o autor utiliza do advrbio intensificador do adjetivo (obstruidora) para enfatizar a maneira que ele via Getulio Vargas (cognominado o Pai dos Pobre ou o Pai da Nao). No entanto, aps sua morte (coincidentemente ocorrida em 24 de agosto de 1954 cinco meses antes do Natal), Vargas passa a ser visto como um marco ou mito, conseqentemente, passa a ser seguido, pelo modelo poltico populista que utilizou em grande parte de sua vida. E quando a repblica comea a dar seus primeiros passos com a consolidao da nova Constituio promulgada em 1946 restituindo o direito greve e as manifestaes populares (democracia), logo depois, em 1964, o fantasma de Getlio ressurge atravs do Golpe Militar, que financiado veladamente pelos Estados Unidos, como forma de aniquilar a influncia do sistema Socialista (defendido pela antiga URSS) na Amrica Latina, durante a poca da Guerra Fria. Infelizmente, continua aberta at hoje a chaga deixada por Vargas e ser essa ferida populista e autoritria que ainda hoje continuar corrompendo a Repblica, a Democracia e a Nao.

You might also like