You are on page 1of 24

PROCESSO DE INGRESSO NA UPE

Sistema Seriado de Avaliao


DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir: Prdio Nome N de Identidade N de Inscrio rgo Expedidor UF

Sala

ATENO Abra este Caderno quando o Aplicador de Provas autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 46 (quarenta e seis) questes de mltipla escolha das seguintes disciplinas: Biologia com 10 questes, Qumica com 10 questes, Histria com 10 questes, Geografia com 10 questes e Sociologia com 06 questes. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Aplicador de Provas. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o Nome do seu prdio e o Nmero da sua sala, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, o rgo Expedidor, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes da prova, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Voc dispe de 4 horas para responder prova, j incluso o tempo destinado ao preenchimento do Carto-Resposta. O tempo de Prova est dosado de modo a permitir-lhe faz-la com tranquilidade. permitido a voc, aps 3 horas do incio da prova, retirar-se do prdio conduzindo o seu Caderno de Prova, devendo, no entanto, entregar ao Aplicador de Provas o Carto-Resposta preenchido. Caso voc no opte por levar o Caderno de Prova consigo, entregue-o ao Aplicador de Provas, no podendo, sob nenhuma alegao, deixar o Caderno em outro lugar dentro do recinto onde so aplicadas as provas. BOA PROVA!

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA

BIOLOGIA

01. Observe o quadro abaixo que representa os achados de um exame laboratorial de uma mulher de 39 anos.

O resultado do exame apresentado no quadro acima sugere I. II. III. COLESTEROL HDL elevado por causa de uma alimentao rica em gorduras saturadas, que pode comprometer a sade. COLESTEROL LDL em quantidade adequada do chamado colesterol bom, responsvel pelo transporte da gordura encontrada nos vasos para o fgado, onde esta ser excretada. GLICOSE EM JEJUM cuja quantidade do monossacardeo na corrente sangunea est dentro de padres aceitveis.

Est CORRETO o que se afirma em A) I. B) I e II. C) I e III. D) II e III. E) III.


2

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA

02. Na natureza, existem dois tipos celulares bsicos: procariontes e eucariontes. Entre os eucariontes, temos clulas animais e vegetais. Sobre a estrutura qumica do material gentico dos referidos tipos celulares, analise as afirmativas a seguir: I. II. III. IV. V. Nos procariontes, o DNA (material gentico) composto por unidades chamadas nucleotdeos, constitudos de um acar de cinco carbonos, a desoxirribose, uma base nitrogenada e um radical fosfato. No entanto, nos eucariontes, o acar a ribose. Em todos os tipos celulares, o DNA (material gentico) composto de um acar, a desoxirribose, uma base nitrogenada (prica ou pirimdica) e um radical fosfato, formando uma molcula duplahlice (modelo de Watson e Crick). Em todos os tipos celulares, o DNA (material gentico) formado por duas cadeias de nucleotdeos, compostos de um acar de cinco carbonos, a desoxirribose, um radical fosfato e uma base nitrogenada cujas quantidades de adenina e guanina so iguais bem como as de citosina e timina. Nos procariontes, seres unicelulares mais simples, o DNA (material gentico) um polinucleotdeo fita simples, enquanto, nos eucariontes, um polinucleotdeo do tipo dupla-hlice (modelo de Watson e Crick). Em todos os tipos celulares, o DNA (material gentico) uma dupla-hlice resultante de dois polinucleotdeos paralelos, ligados entre si por suas bases, atravs de pontes de hidrognio entre pares de bases especficas: a adenina emparelha-se com a timina, e a guanina, com a citosina. Esto CORRETAS A) I e III. B) II, IV e V. C) II e V. D) III e V. E) IV e V.

03. A teoria da abiognese foi contestada por diversos cientistas, que, por meio de experimentos, validaram a teoria da biognese, em que um ser vivo se origina, apenas, de outro ser vivo. A coluna da esquerda relaciona os pesquisadores das duas correntes de pensamento, e a da direita, os experimentos. Enumere a 2 coluna de acordo com a 1. 1 Jan Baptist van ( Helmont ) Surgimento de microorganismos distribuiu caldo nutritivo em bales de vidro pescoo de cisne, submetendo-os fervura e esterilizao. Aps alguns dias, o caldo nutritivo estava livre de micrbios, mas, se o gargalo quebrado, surgem microorganismos no caldo. Surgimento de microorganismos distribuiu caldo nutritivo fervido por 30 minutos, em diversos frascos e vedou com rolhas de cortia. Aps alguns dias, os caldos estavam cheios de micrbios. Aparecimento de vermes depositou animais mortos em dois frascos de boca larga; um tampado com gaze e outro aberto. No frasco vedado, no surgiram vermes. Surgimento de microorganismos distribuiu caldo nutritivo em bales de vidro, fechando-os hermeticamente e submetendoos fervura por 1 hora. Aps alguns dias, ao se abrirem os frascos e se observar o caldo ao microscpio, no havia microorganismos. Produo de ratos colocou camisa suja misturada com gros de trigo em local sossegado e pouco iluminado. Em vinte e um dias, surgiram ratos.

Francesco Redi

3 4

John T. Needham ( Lazzaro Spallanzani (

) )

Louis Pasteur

Marque a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA. A) 1, 2, 3, 4, 5. B) 2, 1, 3, 5, 4. C) 3, 1, 5, 4, 2. D) 4, 5, 2, 1, 3. E) 5, 3, 2, 4, 1.


3

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 04. Observe a fotomicrografia da clula meitica de um gafanhoto macho, com 11 pares de autossomos (bivalentes) e sistema de determinao sexual XO (o X univalente).

Foto cedida por Santos, MP (UPE)

Marque a alternativa que descreve a anlise CORRETA da fase apresentada no crculo. A) No leptteno, os cromossomos esto se condensando e so visveis como fios longos e finos, pontilhados por crommeros. B) Na metfase I, os cromossomos emparelhados e unidos pelos quiasmas esto em sua mxima condensao e alinhados na placa equatorial. C) Na anfase I, cada bivalente desfeito, e cada homlogo, constitudo de duas cromtides unidas pelo centrmero, puxado para um dos polos da clula. D) Na prfase II, a cromatina volta a se condensar para formar cromossomos que so mais curtos, grossos e ainda dispersos. E) Na telfase II, os cromossomos descondensados esto concentrados em dois lotes, um em cada polo da clula. 05. As organelas membranosas, presentes nas clulas eucariticas, desempenham funes especficas, interagem e dependem umas das outras para o metabolismo celular. Observe as descries das organelas a seguir: I. Participam da sntese proteica, so encontradas livres no citoplasma, aderidas membrana da carioteca ou ligadas a outras membranas celulares. II. So pequenas vesculas contendo enzimas, que inativam e/ou decompem substncias txicas, como o lcool e muitas drogas. III. Esto presentes nos protozorios de gua doce, so responsveis pela regulao do equilbrio osmtico desses organismos. IV. Formam um conjunto de membranas, que delimitam cavidades de formas diversas, apresentam ribossomos aderidos a sua superfcie, onde ocorrem a sntese e o transporte de vrias substncias. V. Constituem a rede membranosa, em cujas cavidades ocorrem a sntese de lipdios como tambm a reserva de ons clcio. Assinale a alternativa que correlaciona CORRETAMENTE a organela sua respectiva descrio. A) I-Ribossomos; II- Peroxissomos; III- Vacolo contrtil; IV- Retculo endoplasmtico rugoso; V- Retculo endoplasmtico liso. B) I-Mitocndrias; II- Peroxissomos; III- Vacolo contrtil; IV- Complexo Golgiense; V- Retculo endoplasmtico liso. C) I-Ribossomos; II- Lisossomos; III- Vacolo contrtil; IV- Retculo endoplasmtico rugoso; V- Complexo Golgiense. D) I- Mitocndrias; II- Peroxissomos; III- Vesculas secretoras; IV- Retculo endoplasmtico liso; V- Retculo endoplasmtico rugoso. E) I-Ribossomos; II- Lisossomos; III- Vesculas secretoras; IV- Retculo endoplasmtico rugoso; V- Retculo endoplasmtico liso.
4

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 06. O trecho da Msica de Caetano Veloso Luz do sol, que a folha traga e traduz. Em ver de novo, em folha, em graa em vida, em fora, em luz... reporta-se utilizao da luz do sol pelas plantas, fundamental para a fotossntese. Em relao s etapas desse processo em vegetais, CORRETO afirmar que A) a absoro de energia luminosa ocorre por meio de molculas de clorofila, pigmento responsvel pela cor verde nas plantas, presente no estroma do cloroplasto. B) o transporte de eltrons ocorre sequencialmente de um aceptor para outro, liberando toda a energia luminosa que havia sido captada at o ltimo, denominado aceptor Q. C) a fotofosforilao cclica conta com o fotossistema I e a formao de ATP, enquanto a acclica tem a participao dos fotossistemas I e II e a formao de ATP e NADPH. D) o NADPH produzido em etapa fotoqumica fornece nitrognio para a produo de glicdios, com base no gs carbnico. E) a fixao do carbono a transformao em que o carbono do gs carbnico passa a constituir molculas orgnicas e representa uma das reaes de claro. 07. Existem diversas formas de reproduo encontradas no Reino Animal, que podem ser classificadas em dois grandes grupos: reproduo sexuada e reproduo assexuada. Sobre isso, analise as afirmaes abaixo: I. O brotamento um processo de reproduo assexuada, que tem como fator positivo o fato de necessitar de um gasto energtico menor, uma vez que dispensa o acasalamento. II. A partenognese, processo em que o vulo no fecundado desenvolve um novo indivduo diploide, um mecanismo, que pode ser encontrado em invertebrados, como abelhas e algumas espcies de vertebrados, como os peixes. III. A reproduo sexuada, processo que requer a unio de duas clulas haploides, , de todos os mecanismos reprodutivos, aquele que promove a variabilidade gentica entre os indivduos. Est CORRETO apenas o que se afirma em A) I. B) I e III. C) II. D) II e III. E) III.

08. As colunas abaixo referem-se a processos que ocorrem no embrio. Na 1a coluna, so encontradas imagens que exemplificam cada um desses processos; na 2a coluna, encontra-se a descrio e, na 3a coluna, a denominao utilizada relativa a esses processos. A) I) Formao de cavidade interna. 1) Gstrula

B)

II) Sua formao inicia-se durante o processo de segmentao ou clivagem do vulo fecundado.

2) Blstula

C)

III) Formao de sulco no ectoderma, que dar origem ao Sistema Nervoso Central.

3) Nurula

D)

IV) Invaginao do tecido com criao do arquntero ou intestino primitivo.

4) Mrula

Fonte: http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=en&source=hp&biw=888&bih=443&q=embriologia&gbv=2&oq=embriologia&aq=f&aqi=g3&a ql=undefined&gs_sm=e&gs_upl=9999l11775l0l11l9l0l0l0l0l370l1812l2-2.4l6 5

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA Assinale a alternativa que apresenta a correlao CORRETA. A) A II B) A I C) A II D) A III E) A I 4; 4; 3; 3; 4; B IV B II B IV B IV B IV 1; 1; 1; 1; 1; CI C III CI C II C II 2; 2; 2; 2; 2; D III 3. D IV 3. D III 4. D I 4. D III 3.

09. Os tecidos epiteliais so classificados, tomando-se como base a estrutura e a organizao celular e suas funes. Sobre isso, analise o quadro a seguir: Tecido I II III IV V VI Nmero de camadas celulares nica camada Vrias camadas nica camada nica camada nica camada Vrias camadas Forma e aspectos celulares Clulas cbicas Clulas achatadas Clulas com ncleos em diferentes alturas Clulas altas e prismticas Clulas achatadas Clulas de forma varivel Funes Absoro e secreo Proteo mecnica e proteo contra a perda de gua Proteger e limpar as vias respiratrias Digesto e absoro de alimentos Permite a passagem de substncias Proteo

Assinale a alternativa que contm a classificao CORRETA dos tecidos. A) I - Epitlio cbico simples; II - Epitlio estratificado de transio; III - Epitlio pseudoestratificado; IV - Epitlio simples prismtico; V - Epitlio simples pavimentoso; VI - Epitlio estratificado pavimentoso. B) I - Epitlio cbico simples; II - Epitlio pseudoestratificado; III - Epitlio estratificado pavimentoso; IV - Epitlio simples pavimentoso; V - Epitlio simples prismtico; VI - Epitlio estratificado de transio. C) I - Epitlio simples pavimentoso; II- Epitlio estratificado pavimentoso; III- Epitlio estratificado de transio; IV - Epitlio simples prismtico; V - Epitlio cbico simples; VI - Epitlio pseudoestratificado. D) I - Epitlio cbico simples; II - Epitlio estratificado pavimentoso; III - Epitlio pseudoestratificado; IV - Epitlio simples prismtico; V - Epitlio simples pavimentoso; VI - Epitlio estratificado de transio. E) I - Epitlio simples pavimentoso; II - Epitlio estratificado pavimentoso; III - Epitlio pseudoestratificado; IV - Epitlio cbico simples; V- Epitlio simples prismtico; VI - Epitlio estratificado de transio. 10. Em indivduos que praticam exerccios fsicos regularmente, em especial a musculao, que exige grande esforo muscular para mover e levantar pesos, observa-se o aumento da musculatura esqueltica. A atividade fsica promove esse aumento, porque A) induz diviso celular dos micitos, aumentando o nmero dessas clulas e, consequentemente, o volume da musculatura. B) induz ao aumento da produo de ncleos, resultando em micitos, compridos, cilndricos, alongados e plurinucleados, podendo chegar a centenas de ncleos, resultando em um aumento muscular. C) gera a transformao das clulas adiposas em clulas musculares esquelticas, havendo, assim, uma substituio do tecido adiposo pelo muscular. D) estimula as clulas musculares esquelticas j existentes a aumentarem a produo de miofibrilas sem ocorrer o aumento do nmero de micitos, resultando em um aumento do volume celular que reflete no aumento da musculatura. E) induz as clulas do tecido conjuntivo, que envolve os micitos, a se dividirem, ocorrendo a fuso dessas com os micitos j existentes, contribuindo para o aumento muscular.

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA QUMICA 11. Os principais personagens do filme Quarteto Fantstico (20th Century Fox, 2005) sofreram mutaes que lhes conferiram superpoderes. O corpo de Victor Von Doom, o Dr. Destino, passou a ser constitudo de uma liga metlica orgnica; mais dura que o diamante e formada por um metal mais forte que o titnio ou o ao carbono. No confronto final do filme, o Tocha Humana e a Mulher Invisvel criaram um campo de chamas em torno desse vilo. Ele ardeu dentro do fogo, mas resistiu, ficando totalmente incandescente. Nesse exato momento, quando ainda estava ao rubro, como o ferro em brasa, Ben, O Coisa, dirigiu-lhe um intenso jato dgua. Uma cortina de vapor dgua foi produzida, deixando-o encoberto. Aps o vapor ser lentamente dissipado, reapareceu a imagem do vilo: sem vida, em p, como se fosse uma esttua de metal. Baseando-se nos conceitos cientficos, atualmente aceitos, a morte do Dr. Destino no filme Quarteto Fantstico teria sido causada pela A) fuso entre os diferentes componentes do seu corpo que o transformaram em um diamante. B) liberao do metal da sua liga mutante que se localiza no segundo perodo da tabela peridica. C) modificao da sua estrutura interna que ficou bem mais rgida aps o choque trmico sofrido. D) sublimao das molculas de gua que lhe causaram uma solidificao destrutiva muito rpida. E) transformao do seu corpo em um slido inico que enrijeceu aps o contato com o jato dgua. 12. A luminosidade avermelhada, observada no aquecimento de determinados metais e ligas metlicas a altas temperaturas, resulta de transies eletrnicas dos tomos presentes nesses materiais. Com a energia fornecida pelo aquecimento, os eltrons ....(I).... desses tomos so promovidos a estados excitados e liberam a energia excedente na forma de luz ao retornarem ao seu estado eletrnico inicial. Esse processo pode ser teoricamente explicado, fundamentando-se no modelo atmico de ....(II)..... . As lacunas (I) e (II), no texto acima, so completadas, de forma CORRETA e na mesma sequncia, pela opo A) dos orbitais d; Rutherford-Bohr. B) da eletrosfera; Dalton. C) dos orbitais s; Rutherford. D) existentes no ncleo; Thompson. E) existentes no ncleo; Dalton-Thompson.

13. Como medida de precauo contra a exposio radiao, os japoneses distriburam 230 mil unidades de pastilhas de um halogeneto de potssio em reas, em torno dos complexos nucleares, em Fukushima. Foi demonstrado que o KX protege a glndula tireoide do X-131, a forma isotpica radioativa desse elemento qumico, liberado por acidentes nucleares, como esse ocorrido no Japo.
Adaptado de http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/ Acesso em: 30/05/2010.

Sabendo-se que o elemento X possui a menor energia de ionizao dentre os 4 (quatro) elementos de menores nmeros atmicos do seu grupo e ocorre em uma substncia simples sublimvel, CORRETO afirmar que A) as pastilhas distribudas so de KF. B) o KBr protege a glndula tireoide do Br-131. C) um istono do cloro um dos ons da pastilha. D) os componentes do sal da pastilha so elementos isoeletrnicos. E) o I-131 o istopo radioativo liberado no acidente nuclear, ocorrido no Japo. 14. Numa comunidade do Facebook, estava se debatendo sobre as propriedades macroscpicas de trs substncias qumicas A, B e C e suas relaes com o tipo predominante de ligao qumica encontrada em cada uma delas, conforme o quadro a seguir: Substncia A B C Aspecto fsico Dura Brilhante, dctil Escura, mole Temperatura (oC) de fuso 800 1500 3500 Condutividade trmica No apresenta Alta Apresenta Solubilidade em gua Solvel Insolvel Insolvel
7

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA Aps vrias discusses, chegou-se concluso de que as propriedades das substncias A, B e C podem ser explicadas, pois apresentam, respectivamente, estruturas qumicas com ligao A) covalente, inica e metlica. B) covalente, metlica e inica. C) inica, metlica e covalente. D) metlica, inica e covalente. E) metlica, covalente e inica.

15. O quadro a seguir apresenta as concentraes de algumas das espcies qumicas, encontradas na fumaa do cigarro de folhas de tabaco, tanto na fumaa exalada pelo fumante (corrente primria) quanto na fumaa que sai da ponta do cigarro (corrente secundria). Dentre essas espcies, o chumbo considerado como um possvel cancergeno, enquanto os demais so comprovadamente cancergenos para os humanos. Tipo de fumaa Corrente Primria Corrente Secundria Quantidade da espcie qumica na fumaa (g/cigarro) As 0,7 Be 0,00025 Cd 0,103 0,736 Pb 0,0128 0,045 Ni 0,011 0,031

Fonte: RDC da ANVISA - n 105, de 31/05/2001.

Dados: As (Z=33): [Ar] 3d104s24p3; Be (Z=4): 1s22s2; Cd (Z=48): [Kr] 4d105s1; Pb (Z=82): [Xe] 4f145d106s26p2; Ni (Z=30): [Ar] 4s2 3d10 Em relao aos aspectos apresentados, so feitas as consideraes a seguir: I. A corrente primria apresenta uma maior concentrao do elemento possivelmente cancergeno. II. A fumaa do cigarro contm elementos qumicos cancergenos para humanos, os quais pertencem a diferentes grupos da tabela peridica. III. Uma pessoa habitualmente exposta fumaa de cigarros de parentes, amigos ou colegas de trabalho corre o risco de inalar elementos de transio, que so comprovadamente cancergenos. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.

16. Algumas das caractersticas de um produto obtido industrialmente so apresentadas a seguir: Produto: (I) Substncia (IV) formada por molculas diatmicas de tomos do mesmo Elemento qumico

constitudo basicamente (~99.8%) de um nico tipo de

que tem como

que foi separada, utilizando-se liquefao seguida de destilao fracionada para produzir um tipo de

cuja descoberta tem sido atribuda a A.-L. Lavoisier (1743-1794), e que o componente de

Principal fonte (II)

que, quanto ao nmero de fases, caracteriza-se como uma

Mistura (III)

Substncias simples diferentes

Para atender aos dados fornecidos no diagrama acima, as lacunas (I), (II), (III) e (IV) devem ser completadas, de forma CORRETA e na mesma sequncia, pela opo A) oxignio comercial; ar; homognea; apolar. B) hlio de uso analtico; ar; homognea; polar. C) argnio de grau hospitalar; ar; heterognea; apolar.
8

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA D) gelo seco; gs de fermentao; homognea; polar. E) gs liquefeito de petrleo; petrleo; heterognea; apolar. 17. A rapadura obtida pela concentrao quente do caldo da cana-de-acar; sua principal matriaprima possui grande teor energtico, rica em vitaminas, ferro e flor, fatores que dependem da origem e do processamento. Alm disso, possui um baixo custo, sendo tradicionalmente consumida pela populao nordestina. Vrias etapas para a produo de rapadura com base na cana-de-acar so necessrias, como lavagem, desfibramento, moagem, cristalizao, moldagem e secagem. A rapadura obtida pode ser analisada quanto ao teor de ons Fe3+ por meio de reaes qumicas especficas. Uma delas pode ser representada pela equao qumica: Fe3+(aq) + 3OH-(aq) Fe(OH)3 (s). Dados: Massas molares, H = 1gmol-1; O = 16gmol-1; Fe = 56 gmol-1. Com base no texto acima, analise as consideraes a seguir: I. II. III. IV. V. Em 3 mols de ons OH-, h 3 vezes 6,02x1023 ons hidroxila. A partir de 1 mol de Fe3+, obtm-se 107 gramas de hidrxido frrico. A quantidade de ferro na rapadura a mesma em qualquer processo de produo. A equao qumica que mostra a formao do hidrxido frrico precisa ser balanceada. Os processos lavagem, moldagem e secagem so fsicos, pois no alteram a constituio qumica das substncias presentes.

Esto CORRETAS A) I e IV. B) II e III. C) III e IV. D) I, II e V. E) I, II, III e IV.

18. A curva mostrada no grfico a seguir representa um processo de aquecimento constante, submetido a uma amostra de um determinado lquido. Ele um dos principais produtos do beneficiamento de uma cultura agrcola, cultivada h sculos, no Litoral e na Zona da Mata de Pernambuco.

Em relao a esse produto, so feitas as consideraes a seguir: I. II. III. Trata-se de uma mistura azeotrpica. Constitui-se em uma substncia pura, polar e oxigenada. obtido por um procedimento que envolve uma coluna de destilao.

Dentre essas caractersticas disponibilizadas para o produto em questo, apenas est CORRETO o que se afirma em A) I. B) II. C) III. D) I e III. E) II e III.
9

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 19. As propriedades peridicas, energia de ionizao e afinidade eletrnica, representam uma medida de reteno do eltron no tomo e de atrao do tomo por eltrons, respectivamente.

Com base nos dados de energia de ionizao e afinidade eletrnica, apresentados nos dois grficos anteriores, o composto inico com maior possibilidade de ser formado o A) Li2. B) LiF. C) CO. D) CO2. E) NO.

20. A queima de etanol em duas latas bem limpas, I e II, contendo um pouco de uma soluo salina nas suas bordas superiores, uma soluo diferente para cada lata, forneceu coloraes distintas s chamas produzidas. O grupo de teatro experimental que realizou essa atividade apresentou um slide, contendo as seguintes informaes sobre o procedimento adotado: As duas solues utilizadas foram preparadas com base nos reagentes disponveis numa maleta que armazenava: Ba(NO3)2, CuSO4, CaCl2, KNO3, LiCl, NaCl, PbSO4 e Sr(NO3)2. No havia ons de metais de transio nas solues utilizadas. As duas solues eram concentradas e constitudas de sais bastante solveis em gua. Os ctions presentes em cada uma das solues utilizadas eram de elementos de diferentes grupos da tabela peridica. Os ctions presentes em cada uma das solues utilizadas possuam os menores raios inicos quando comparados aos demais ctions dentro dos seus respectivos grupos.
10

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA Colorao tpica de chamas por causa da presena de alguns ctions em estado excitado Elemento Cor da chama Brio Verdeamarelada Clcio Alaranjada Chumbo Azul Cobre Verde Estrncio Vermelhotijolo Ltio Carmim Sdio Amarela Potssio Violeta

Ba (Z=56): [Xe]6s2 Li (Z=3):1s22s1

Ca (Z=20): [Ar] 4s2 Na (Z=11): [Ne] 3s1

Cu (Z=29): [Ar] 4s1 3d10 Pb (Z=82): [Xe] 4f145d106s26p2

K (Z = 19): [Ar] 4s1 Sr (Z=38): [Kr]5s2

Quais as tonalidades observadas nas chamas das latas I e II? A) Azul e verde. B) Amarela e verde. C) Carmim e alaranjada. D) Vermelho-tijolo e azul. E) Violeta e verde-amarelada.

HISTRIA 21. Uma civilizao, via de regra, implica uma organizao poltica formal com regras estabelecidas para governantes e governados (mesmo que autoritrios e injustos); implica projetos amplos que demandem trabalho conjunto e administrao centralizada (como canais de irrigao, grandes templos, pirmides, portos, etc.); implica a incorporao das crenas por uma religio vinculada ao poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egpcios, o templo de Jerusalm, etc.); implica uma produo artstica que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado no existe em si, seno pelo fato de ns o reconstruirmos); implica a criao ou incorporao de um sistema de escrita (os incas no preenchem esse quesito, e nem por isso deixam de ser civilizados); implica finalmente, mas no por ltimo a criao das cidades.
(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizaes. So Paulo: Contexto, 2001. p. 62. Adaptado.)

Baseando-se nas reflexes levantadas pelo texto acima, analise as afirmaes a seguir sobre as civilizaes da Antiguidade Oriental: I. Os egpcios desenvolveram um significativo conhecimento de engenharia, conforme ressalta o texto, com grandes construes, tais como canais de irrigao, templos e pirmides. II. Tanto as aes dos sacerdotes egpcios como as dos sacerdotes do Templo de Jerusalm, diferentemente do que prope o autor, no representavam aes de poder ligadas a um poder central. III. Os povos, que habitaram a regio da Mesopotmia, desenvolveram conhecimento no campo da astrologia e da astronomia. IV. O autor aponta como um dos elementos essenciais na caracterizao de uma civilizao a estruturao de regras de convvio poltico. V. Apesar de a criao das cidades ser uma das caractersticas das antigas civilizaes, no podemos destacar a vida urbana como uma das caractersticas da antiga Mesopotmia, em especial no Segundo Imprio Babilnico.

Esto CORRETAS A) I, II e V. B) II, III e IV. C) I, IV e V. D) I, III e IV. E) III, IV e V.


11

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 22. Como modelo de democracia, ergueram-se, na Antiguidade Clssica Ocidental, relevantes sociedades, que, com seus traos culturais, deixaram seu legado para a modernidade. Sobre a democracia Grega, analise as afirmativas abaixo: I. Clstenes estabeleceu, em suas reformas democrticas, mais liberdade para as mulheres atenienses que para as espartanas. II. A Assembleia Popular tornou-se o rgo mais importante do governo ateniense, embora a democracia tenha sofrido um retrocesso na poca de Pricles. III. O regime democrtico ateniense inclua todos os seus cidados, entre eles os metecos e os escravos. IV. O ostracismo foi institudo na Grcia para excluir da vida poltica, por 10 anos, o cidado que fosse considerado pela populao uma ameaa s instituies democrticas. Est CORRETO o que se afirma em A) I, II e IV. B) II e III C) III e IV. D) III. E) IV.

23. Observe as figuras a seguir:

Fonte: http://decordidesign.blogspot.com/2011/03/vaso-grego.html

Trata-se de vasos gregos, no caso duas nforas do sculo V a.C. A cermica uma das manifestaes variadas das artes plsticas. Sobre a cermica na Grcia Antiga, analise as afirmativas a seguir: I. Alguns vasos eram ornados com cenas do cotidiano dos gregos, representando a prtica de esportes e lazer assim como cenas amorosas, cenas de batalhas, etc. II. Apesar de uma vasta produo em cermica, os gregos no desenvolveram a prtica da escultura. III. A cermica grega, graas, sobretudo, s suas pinturas, pode ser utilizada como fonte sobre a vida cotidiana na Grcia Antiga. IV. A cermica grega, alm da funo ornamental, tambm tinha uma funo utilitria, apenas na casa dos metecos. V. As nforas so vasos com duas asas verticais e com uma base alta, usados geralmente para beber.

Esto CORRETAS A) I e IV. B) II e III. C) II e IV. D) I e III. E) III e V.


12

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 24. O feudo consistia em um territrio de dimenses variadas, conforme a regio. L estava edificado o castelo do senhor e, nas redondezas, as aldeias, as terras arveis divididas em domnio (rea do senhor) e mansos (parcelas trabalhadas pelo servo e sua famlia), reas de uso comum... As mulheres, de acordo com a classe social a que pertenciam, exerciam variadas funes. As camponesas trabalhavam com seus maridos nas terras dos senhores feudais e, alm disso, ainda tinham que cuidar dos afazeres domsticos.
(FARIAS, Ricardo de Moura. Estudos de Histria, 1. ed. So Paulo: FTD, 2009.)

(Imagens segundo O livro de horas do Duque de Berry)

Assim como o texto, as gravuras expem a diviso do feudo, o trabalho servil, com destaque para as mulheres trabalhadoras. Sobre as relaes de produo no Sistema Feudal, identifique a alternativa CORRETA. A) Observa-se, entre as gravuras, o arado puxado por bois o qual era muito utilizado na agricultura feudal, provocando uma revoluo tcnica do trabalho, da instrumentao para a mecanizao. B) A mulher, apesar de trabalhar tanto quanto o homem, estava sempre em grau de inferioridade. A maioria estava destinada ao casamento e a uma vida submissa ao marido. C) Os senhores feudais possuam muitas terras, defendiam o interesse dos servos e o monoplio da cultura. D) Os camponeses medievais tinham conscincia de seu poder de transformao social. Exemplo desse poder est na corveia. E) As mulheres desempenharam funes importantes na sociedade medieval. As camponesas auxiliavam suas famlias nas tarefas agrcolas cotidianas, enquanto as pertencentes s famlias nobres se encarregavam da guerra e da distribuio do feudo. 25. O mundo rabe e o Imprio Bizantino se inserem no cenrio do Oriente Medieval. Com uma rica produo cultural e filosfica, os rabes e os bizantinos tambm contriburam para a construo do pensamento medieval. Sobre essa realidade, CORRETO afirmar que A) o pensamento rabe medieval fruto direto da filosofia romana, j que esta influenciava os autores mouros. B) o Imprio Bizantino se destacou na produo filosfica e literria, sendo a poesia pica a grande contribuio bizantina para a cultura medieval. C) no h ligaes entre a produo cultural bizantina e o Renascimento cultural europeu de fins do perodo medieval. D) a filosofia de Aristteles influenciou o pensamento do grande filsofo rabe Averris. E) apesar de importante economicamente, a presena rabe na Pennsula Ibrica no teve relevnica na vida cultural da Europa medieval.
13

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 26. A Peste Negra assolou a Europa com uma longa e devastadora epidemia no sculo XIV. Campos e cidades foram arrasados; um tero da populao europeia morreu sob o impacto da doena. Outros fatores tambm contriburam para esse perodo de depresso, provocando uma grave crise no Sistema Feudal. No entanto, essa Crise foi responsvel pelas transformaes empreendidas entre os sculos XV e XVIII, perodo esse denominado de transio do Feudalismo para o Capitalismo. No que se refere a essas transformaes, assinale a alternativa CORRETA. A) O Renascimento cultural e cientfico contribuiu para alterar as concepes de mundo, valorizando a razo humana estabelecida no Humanismo e no Antropocentrismo. B) A formao do Estado Moderno implicou o declnio do poder papal e dos senhores feudais assim como o de toda a nobreza. C) A Reforma Protestante tambm manifestou uma nova mentalidade associada ao declnio do feudalismo com a formao de novos valores, fortalecendo o sentimento nacionalista representado no Teocentrismo. D) Como alternativa econmica, a burguesia europeia, aps a queda do absolutismo no sculo XV, estabeleceu uma economia mercantil, voltada para um conjunto de prticas econmicas socializantes. E) A crise do Sistema Feudal foi resultante das fugas servis para as Cruzadas no incio do sculo V, ocasionando o desaparecimento das relaes comerciais entre o Ocidente e o Oriente. 27. O movimento Renascentista europeu permitiu a descoberta do homem como o centro do saber, despertando interesse pelo prazer, pela alegria e pelo amor. poca dos avanos culturais, cientficos e de magnficas obras de arte, construes de pureza, sensualidade, caridade e dio. Sobre a Renascena, CORRETO afirmar que A) o Renascimento alterou a estrutura cultural da poca, valorizando a razo humana estabelecida no Teocentrismo. B) a imagem do Homem Vitruviano uma representao elaborada no final do sculo XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artsticas do perodo renascentista. C) os homens da poca tenderam a valorizar a produo artstica e intelectual das civilizaes do Oriente Mdio, especialmente a egpcia e a mesopotmica, pela conexo que estas guardavam com a histria hebraica. D) o Renascimento reflete as profundas transformaes socioculturais, polticas e econmicas, processadas nos pases europeus, a partir do sculo XVII. E) a dinmica do comrcio nas cidades italianas, a herana de uma cultura material clssica e a presena de mecenas interessados em investir nas produes artsticas favoreceram a arte renascentista, que se caracterizou pela viso simplista, revelada nas obras de Michelangelo. 28. Desde o sculo XVI, a escravido foi uma instituio presente no processo de colonizao portuguesa na Amrica. A mo de obra escrava se constituiu como base da produo econmica da Amrica Portuguesa, sendo utilizada em diversas atividades lucrativas. Sobre a relao da escravido com a sociedade colonial brasileira, CORRETO afirmar que A) a escravido negra africana s ganhou impulso em relao sua utilizao na economia brasileira, a partir do sculo XVIII, com a explorao aurfera. B) a mo de obra escrava que predominava na produo de acar no nordeste colonial era a indgena, em especial a dos povos tupi. C) o trfico de escravos africanos era uma das principais atividades rentveis da coroa portuguesa desde o sculo XVI. D) a escravido indgena no foi utilizada em algumas regies da colnia, como no caso da Capitania de So Vicente. E) no h evidncias da utilizao de escravos africanos na produo pecuria, no serto colonial.

14

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 29. Ao longo da Histria do Brasil, as populaes indgenas foram sendo empurradas para o interior, assimiladas ou exterminadas pelos conquistadores. Apesar da legislao em defesa dos direitos indgenas, a questo do ndio aborda, com seriedade, um dos problemas mais graves da nossa sociedade. Sobre a sociedade indgena brasileira, analise as afirmativas a seguir: I. O indgena julgado, como qualquer brasileiro, pelo Cdigo Penal e pelo Cdigo Civil em vigor. O critrio ser estabelecido caso a caso, dependendo da anlise do juiz sobre o grau de aculturao do ndio. II. O bandeirismo e o ciclo da minerao fizeram os ndios serem expulsos de suas terras, escravizados e perseguidos pelos bandeirantes. III. Os ndios brasileiros, na fase pr-cabralina, encontravam-se em diferentes estgios de desenvolvimento cultural. IV. A mo de obra indgena nunca foi valorizada nem utilizada na produo aucareira por ser considerada incapaz e inadequada. Est CORRETO o que se afirma em A) I, II e IV. B) II, III e IV. C) I, II e III. D) III e IV. E) II e IV.

30. O sculo XVI na Europa assistiu a modificaes tensas e conturbadas em relao crena da populao. Com o comeo das reformas religiosas, o cristianismo ocidental deixou de ser uno, e os protestantes ocuparam um espao na sociedade europeia. Sobre a reforma religiosa do sculo XVI, analise as afirmaes a seguir: I. No perodo medieval, vozes, como as de John Wycliff e Jan Huss, faziam crticas ao catolicismo e pregavam reformas. II. O pensamento humanista e individualista do Renascimento no influenciou a ecloso da Reforma. III. O despreparo moral e intelectual do clero catlico medieval junto com a cobrana de indulgncias aceleraram o advento da reforma protestante. IV. O Conclio de Trento buscou negar o valor das doutrinas protestantes e reafirmar a hegemonia catlica no mundo cristo europeu. V. A Europa assistiu a um enfraquecimento da intolerncia religiosa com as reformas, evitando conflitos armados entre catlicos e protestantes. Esto CORRETAS A) I, II e III. B) II, IV e V. C) II, III e IV. D) I, III e IV. E) III, IV e V.

GEOGRAFIA 31. Leia o texto a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a categoria de anlise geogrfica que a ele est diretamente associada. onde esto as referncias pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir o espao geogrfico. Traduz os espaos com os quais as pessoas tm vnculos mais afetivos e subjetivos que racionais e objetivos, como uma praa, onde se brinca desde menino...
(Adaptado de Parmetros Curriculares Nacionais: Histria, Geografia/Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997.)

A) Regio.

B) Paisagem.

C) Lugar.

D) Territrio.

E) Tempo.

15

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 32.

(Fonte: jornal Folha de So Paulo, 2010.)

Com base no contedo da ilustrao acima, CORRETO afirmar que A) o crescimento populacional no planeta associado a padres de consumo requerem volumes crescentes de utilizao de gua, reunindo condies considerveis para o escasseamento dos aquferos subterrneos. B) os recursos hdricos subterrneos so distribudos de forma regular, na Terra, mas o uso irregular razo suficiente para as naes experimentarem, cada vez mais, a escassez crnica de gua potvel. C) a manuteno da quantidade de guas subterrneas no mundo tende a se agravar pelo fato de a extrao de gua ultrapassar o volume superficial, podendo provocar a exumao das guas contaminadas, especialmente na rea dos Grandes Lagos, nos EUA. D) em regies de clima mido e equatorial, onde esto localizados pases, como Estados Unidos e Canad, a gua subterrnea o principal recurso hdrico para atender s necessidades dirias da populao residente. E) existe uma maior disponibilidade de gua doce do mundo no aqufero subterrneo Guarani, distribudo em uma rea de 3 milhes de Km, abrangendo pases, como Brasil, Peru, Chile e Equador.

16

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 33. DIRIO DE PERNAMBUCO 06/05/2011 ENCHENTES

A situao exibida na foto pode ser resultado, dentre outras, de algumas aes antrpicas. Sobre elas, analise os itens abaixo: I. II. III. IV. V. Acelerado crescimento das metrpoles e alta densidade demogrfica. Desassoreamento natural do leito dos rios e baixo ndice pluviomtrico nas reas urbanas. reas em margens de rios impermeabilizadas por concreto. Entupimento de bueiros e galerias provocado pela deposio de lixo em vias pblicas. Ocupao crescente de moradias nas vrzeas localizadas em reas urbanas.

Assinale a alternativa que contm, apenas, os itens CORRETOS. A) I e V. B) II e III. C) I, II e V. D) I, III, IV e V. E) I, II, III e IV.

17

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 34. A figura representada a seguir exibe um Domnio Natural, localizado no semirido do Nordeste brasileiro.

As queimadas, realizadas para desenvolver atividades econmicas nesse Domnio Natural, podem causar alguns impactos negativos. Sobre elas, analise os itens abaixo: I. II. III. IV. V. Interferncia na qualidade do ar Alteraes na qumica do solo Perda da biodiversidade Modificaes na fsica do solo Aumento de chuvas convectivas

Assinale a alternativa que contm, apenas, os itens CORRETOS. A) I e V. B) III e IV. C) I, II e V. D) III, IV e V. E) I, II, III e IV.

18

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 35.

Sobre o fenmeno geogrfico representado na imagem de satlite, exibida acima, analise as seguintes afirmaes: I. O sistema atmosfrico, indicado pela convergncia de setas, tipicamente equatorial e ocasiona chuvas orogrficas. II. Na rea de encontro do ar quente e seco com o ar mido e frio, registram-se chuvas fortes na regio. III. O ar quente e seco representa uma linha de estabilidade equatorial que aumenta a possibilidade de chuvas convectivas. IV. O encontro de duas massas de ar de caractersticas trmicas distintas gera uma frente e chuvas. Esto CORRETAS A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) II e IV. E) I, II, III e IV.

19

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 36. Um grupo de alunos do Ensino Mdio de uma determinada escola realizou com o professor de Geografia um trabalho de campo. Um dos alunos fez um esboo de paisagem reproduzido a seguir. O professor perguntou turma quais os tipos de relevo indicados, respectivamente, pelos nmeros 1 e 2. Obteve da turma diversas respostas.

A resposta CORRETA est indicada na alternativa A) Plataforma de Abraso e Vrzea. B) Terrao Fluvial e Plancie de Inundao. C) Chapada e Cuesta. D) Terrao Fluvial e Vale Elico. E) Cuesta e Vrzea.

37. O planeta Terra constitudo de camadas concntricas, tambm chamadas de geoesferas. Os seres humanos habitam em uma dessas geoesferas. Com relao a esse assunto, analise os itens abaixo: I. O Ncleo Terrestre mal conhecido ainda e apresenta considervel densidade, compondo-se basicamente de Nquel e Ferro. II. A Crosta Terrestre uma geoesfera de pequena espessura, quando comparada com as demais, constituda de uma crosta ocenica, composta, sobretudo, de basalto e de uma crosta continental descontnua. III. O Manto Terrestre uma geoesfera menos densa que a Crosta Terrestre, da o seu material magmtico ascender e constantemente sair pela superfcie do planeta. IV. O Ncleo Terrestre slido, mas, ao contrrio do Manto Terrestre, apresenta temperaturas baixas. Desse ncleo, partem as correntes de conveco internas da Terra. Somente est CORRETO o que se afirma em A) I. B) I e II. C) II e IV. D) I e III. E) II, III e IV.

38. Imagine a seguinte situao: Uma placa litosfrica ocenica mergulha sob uma placa litosfrica continental. Nesse caso, ocorrer a A) formao de uma dorsal ocenica. B) estabilidade ssmica na rea de contato entre as placas litosfricas. C) formao de escudos cristalinos. D) separao das dorsais ocenicas, como a Dorsal do Atlntico. E) formao de fossas submarinas ou trincheiras ocenicas.
20

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 39. Examine, cuidadosamente, o perfil esquemtico de uma formao vegetal existente numa dada rea do planeta.

Sabendo-se que a vegetao o espelho do clima, CORRETO afirmar que, nessa rea representada, A) h um domnio de condies climticas quentes e midas. B) as temperaturas mdias anuais e os valores de umidade relativa do ar devem ser baixos por causa do efeito altimtrico e da distncia do mar. C) existe um predomnio de um clima semirido, com chuvas de inverno. D) a ocorrncia de geadas ocasionais, denunciada pela presena de palmeiras, sugere a predominncia de clima subtropical no ambiente. E) a estao seca deve durar, no mnimo, 10 meses durante o ano, interferindo nas caractersticas qumicas dos solos. 40. Os ventos alsios de Nordeste e de Sudeste deslocam-se para uma faixa de baixas presses, situada, em mdia, nas proximidades da zona equatorial. Geram um sistema atmosfrico, que exerce um papel destacado nas condies climticas de uma ampla rea do Brasil. Que alternativa abaixo apresenta esse sistema? A) Faixa de Convergncia do Atlntico Sul. B) Zona de Divergncia dos Alsios. C) Zona de Convergncia Intertropical. D) Faixa dos Ciclones Extratropicais. E) Zona de Formao de Brisas do Atlntico.

SOCIOLOGIA 41. O sculo XVIII representou um marco importante para a histria do pensamento ocidental e para o surgimento da Sociologia. Diante disso, podemos entender a Sociologia como uma cincia, que foi influenciada por todas as transformaes econmicas, polticas e culturais da sociedade, as quais se aceleraram com base na formao do capitalismo. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica os dois principais acontecimentos histricos que contriburam para a consolidao da Sociologia como cincia. A) Inconfidncia Mineira e Renascimento. B) Reforma Protestante e Independncia dos Estados Unidos. C) Revoluo Russa e Independncia das Colnias espanholas. D) Unificao Alem e Revoluo Cubana. E) Revoluo Francesa e Revoluo Industrial.
21

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 42. mile Durkheim (1858-1917) considerado, por muitos estudiosos, o fundador da Sociologia como cincia independente das demais Cincias Sociais. Sua contribuio foi fundamental, pois, por meio do estabelecimento de regras e de mtodos prprios, determinou o objeto da Sociologia e formulou alguns conceitos importantes para compreender a sociedade. Com relao a esse assunto, analise os itens a seguir: I. A sociedade prevalece sobre o indivduo, pois as regras e as normas sociais so construdas exteriormente s conscincias individuais. II. A Sociologia tem como principal objeto de estudo a compreenso dos fatos sociais. III. Fatos sociais podem ser definidos como coisas, ou seja, so maneiras de agir, pensar e sentir construdas coletivamente e que orientam a vida dos indivduos em sociedade. IV. Os fatos sociais so dependentes dos indivduos e dotados de poder coercitivo. V. As instituies sociais, como a Igreja, o Exrcito e a famlia, so importantes para compreender como as normas sociais so consolidadas fora dos indivduos. Esto CORRETOS A) I, II, III e IV, apenas. B) I, II, III e V, apenas. C) II, III e V, apenas. D) I, III e IV, apenas. E) I, II, III, IV e V. 43. Analise as charges a seguir:

Disponvel em: <http://professorjunao.blogspot.com/ 2011/05/forum-sobre-fahrenheit-91.html >. Acessado em: 20/07/2011.

Disponvel em: <http://geopoliticadopetroleo.wordpress.com/tag/> Acessado em: 20/07/2011

Elas retratam um tipo especfico de processo social bastante divulgado pela mdia em jornais e revistas de todo o mundo. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que indica o processo social a que se referem as charges acima. A) Isolamento social. B) Conflito. C) Cooperao. D) Competio. E) Acomodao.

22

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO - 1 FASE / 2 DIA 44. A Comunicao um fenmeno social importante para o homem, pois ela se constitui em um elemento particular de interao social, por isso se apresenta de diferentes formas nas aes sociais. Acerca desse assunto, analise os itens abaixo: I. Os movimentos com o corpo so formas de comunicao, pois condicionam respostas baseadas em significados e em interpretaes j consolidadas em outras experincias por meio desse fenmeno comunicativo. II. Alguns sons, mesmo sem constiturem palavras, podem representar formas de comunicao, pois so interpretados com base em experincias anteriores e provocam sempre uma resposta condicionada maneira como esses sons so articulados. III. As telenovelas so formas de comunicao, que reproduzem fenmenos de complexo papel social, pois se compem de elementos positivos e negativos das relaes cotidianas. IV. A linguagem tem um papel fundamental no processo de interao social por se tratar de um fenmeno social independente da cultura. V. As esttuas, a cruz e a bandeira so formas de comunicao que apresentam um significado concreto para os grupos que as utilizam.

Esto CORRETOS A) I, II, III, IV e V. B) II, IV e V. C) I, III e IV. D) I, II e III. E) III, IV e V.

45. Leia o poema a seguir: Ao fim do grande dia Sem ter o que olhar. Num momento de alegria Ficamos a pensar. Pensamos em prosseguir A fazer nossa caminhada. No podemos desistir De to bela jornada. Transformar a sociedade devemos Se formos sozinhos, no conseguiremos Faamos tudo em unio! Preciso de tua ajuda agora Venha c, sem demora Ajuda-me a construir com tua mo!
Fabiano Morais dos Santos. Disponvel em: <http://www.recantodasletras.com.br/ sonetos/807516> Acessado em: 20/07/2011.

Nesse poema, identifique o processo social que contribui para a socializao e a participao dos indivduos e dos grupos no desenvolvimento da sociedade e assinale a alternativa que o indica. A) Cooperao. B) Contato. C) Assimilao. D) Competio. E) Status.

46. Para Ferdinand Tnnies (1855-1936), socilogo alemo, existem diferenas significativas entre comunidade e sociedade. As relaes sociais so baseadas na vontade do homem as quais contribuem para o estabelecimento dessas diferenas. Nessa perspectiva, CORRETO afirmar que A) as comunidades so compostas por pessoas unidas pelo individualismo existente em cada um. B) os laos naturais, como a vizinhana e a amizade, so caractersticas importantes da sociedade. C) a sociedade entendida como mera coexistncia de indivduos independentes entre si e, por isso, forma complexos associativos. D) comunidade e sociedade so conceitos construdos pelas mentes de seus membros, portanto representam apenas uma parte da realidade social. E) nas sociedades, os indivduos esto unidos por tudo aquilo que partilhado de forma ntima e vivido exclusivamente em conjunto.
23

You might also like