You are on page 1of 20

Sociedade e Totalitarismo

Bruno Haberbeck Gabriel Alonso Leonardo Garcia Natlia Fernandes Thulio Manoel Vincius Andrade

Introduo
Baseado em um Graphic Novel Moore, lanada entre 1982 e 1983 escrita por Alan

O filme foi lanado mundialmente em 2006, custou cerca de US$ 54 milhes, e em sua estria arrecadou aproximadamente US$ 131 milhes A histria se passa em uma Gr-Bretanha dominada por um Estado fascista. Um combatente da liberdade conhecido como V usa tticas terroristas para lutar contra a sociedade opressora.

Objetivo
Analisar o regime totalitrio retratado no filme V de Vingana e os seus efeitos sobre as questes de identidade da sociedade.

Justificativas
Os recentes acontecimentos no Norte da frica, envolvendo quedas/enfraquecimentos de regimes ditatoriais A representao de diferentes regimes totalitrios que existiram no mundo real Os diferentes assuntos contidos neste filme, como: xenofobia, homofobia, censura, regime totalitrio, conhecimento e reconhecimento de identidade, critica s instituies tradicionais, entre outros.

Conceitos utilizados
A ideia de identidade nasceu da crise do pertencimento e do esforo que esta desencadeou no sentido de transpor a brecha entre o deve e o e erguer a realidade ao nvel dos padres estabelecidos pela ideia recriar a realidade semelhana da ideia Bauman comum afirmar que as comunidades (s quais as identidades se referem como sendo as entidades que as definem) so de dois tipos. Existem comunidades de vida e de destino. Bauman

Cenrio inicial do Filme


Sentimento de insegurana na populao

Instituies tradicionais: Igreja Mdia Famlia

Imigrantes responsveis pela autoria dos atentados

Eleies duvidosas

Mltiplas Questes Identitrias


Identidade como nostalgia do passado conjugada total concordncia com a modernidade lquida- Bauman

High Chanceller - Adam Sutler

Senhores, isto um teste. Momentos como este so questes de f. Falhar semear a dvida em tudo aquilo em que acreditamos... em tudo aquilo por que lutamos. A dvida mergulhar o pas de novo no caos, e no permitirei isso [...] A Inglaterra triunfar.

Islington, Enfield, Three Waters e St. Mary

O significado das palavras comeou a mudar. Palavras como "colateral" e "rendio inspiravam medo [...] Lembro-me de como "diferente" virou "perigoso". Ainda no entendo... por que nos odeiam tanto.

Mdia

Fizemos o que era preciso. Islington. Enfield. Eu estava l. Eu vi tudo. Imigrantes. Muulmanos. Homossexuais. Terroristas. Degenerados infectados. Eles tinham que morrer! Fora atravs da unio, unio atravs da f. Sou um ingls temente a Deus e me orgulho muito disso!

A Mscara e Guy Fawkes

Lembrem-se, Lembrem-se de 5 de novembro A traio e a conspirao da plvora No vejo nenhum motivo Para a traio da plvora Ser esquecida

Sob esta mscara, h mais do que carne. Sob esta mscara, h uma idia. E idias so prova de balas.

Evey Hammond

-Explodir um prdio levar a isso? -O prdio um smbolo, assim como o ato de destru-lo. O poder dos smbolos emana do povo. Sozinho, um smbolo no tem valor, mas com gente suficiente... explodir um prdio pode mudar o mundo.

Mdia

[...] Dissemos que foi uma demolio de emergncia. Divulgamos a verso na Network e na InterLink. Muitos especialistas falaram da estrutura precria do Bailey. [...] [...] Esta a BTN (British Television Network). Nosso trabalho divulgar notcias, no invent-las. Isso trabalho do governo[...]

Evey Hammond

Este pas precisa mais do que um prdio. Precisa de esperana.

Anlise das Identidades


A questo da identidade est relacionada ao colapso do Estado de bem-estar social e posterior crescimento da sensao de insegurana, com a corroso do carter (BAUMAN, p.11)

[...] A identidade e a diferena se traduzem assim, em declaraes sobre quem est includo e quem est excludo. Afirmar a identidade significa demarcar fronteiras, significa fazer distines entre o que fica dentro e o que fica fora. A identidade est sempre ligada uma forte separao entre ns e eles (SILVA, 2003, p. 82)

Anlise das Identidades

comum afirmar que as comunidades (s quais as identidades se referem como sendo as entidades que as definem) so de dois tipos. Existem comunidades de vida e de destino. (BAUMAN, p.11)

Reconhecimento de Identidade
A diferena entre conhecer (erkennen) e reconhecer (anerkennen) torna-se mais clara. Se por conhecimento de uma pessoa entendemos exprimir sua identificao enquanto indivduo [...], por reconhecimento entendemos um ato expressivo com o qual este conhecimento est confirmado pelo sentido positivo de uma afirmao. Contrariamente ao conhecimento, que um ato cognitivo no pblico, o reconhecimento depende de meios de comunicao que exprimem o fato de que outra pessoa considerada como detentora de um valor social. (assim escreve Hon-neth (2004:140)

Reconhecimento de Identidade

Falso sentimento de Liberdade

Liberdade

Debate

A forte influncia da(s) instituies saudvel na formao da identidade da sociedade? At que ponto as Instituies so confiveis?

You might also like