You are on page 1of 5

Qumica 12 Ano

EQ. CIDO - BASE

10. TITULAES CIDO-BASE

Determinao da concentrao de um cido (ou base por reaco com uma base (ou cido) de concentrao conhecida.

Se este processo for a medio de um volume de reagente, de ttulo (concentrao) conhecido, necessrio para a realizao completa de uma determinada reaco qumica chama-se TITULIMETRIA ou VOLUMETRIA. ACIDIMETRIA: Quando pretendemos determinar o ttulo de um cido (titulado).

Por exemplo numa acidimetria comea-se por medir rigorosamente o volume do titulado (cido)com uma pipeta volumtrica e adiciona-se-lhe, com a bureta, uma soluo de uma base (o titulante) de concentrao conhecida at se detectar o chamado ponto final da titulao por observao da variao brusca de uma propriedade fsica ou qumica da mistura (por exemplo, mudana de cor de um indicador, variao sbita de pH, etc.).
24

Qumica 12 Ano

EQ. CIDO - BASE

O ponto final da titulao coincide aproximadamente com o PONTO DE EQUIVALNCIA Quando:

nOH- = nH3O+
adicionados

existentes no gobel

Nesta altura, lemos o volume de titulante gasto, volume da base Vb.

Exerccio: Calcule a concentrao de uma soluo de cido clordrico, sabendo que para titular 50 mL dessa soluo foram gastos 40 mL de uma soluo de NaOH, 0,10 mol/dm3. Resoluo: [HCl] = ? Como:

nOH- = nH3O+ nOH- = n NaOH e nH3O+ = nHCl

n NaOH = nHCl

n=CxV

Va x [HCl] = Vb x [NaOH] 50 x [HCl] = 40 x 0,10 [HCl] = 0,080 mol/dm3

25

Qumica 12 Ano

EQ. CIDO - BASE

CURVAS DE TITULAO
O Ponto Final da Titulao tambm pode ser determinado atravs da chamada Curva de Titulao ou Curva de Neutralizao, uma representao grfica dos valores do pH em funo do volume de titulante adicionado.

A representao grfica de uma curva de titulao mostra-nos 3 zonas de variao do pH: uma variao suave, quase horizontal, na zona cida da escala de pH (sobe pouco devido capacidade de tampo da soluo de cido forte); uma variao brusca, quase vertical, passando da zona cida para a zona alcalina, e de novo, uma pequena variao na zona alcalina.

O Ponto de Equivalncia o ponto de inflexo da curva de titulao, isto , o ponto em que muda a inclinao da curva. O ponto de equivalncia definido por duas coordenadas: o volume equivalente lido nas abcissas e o pH equivalente lido no eixo das ordenadas.

26

Qumica 12 Ano

EQ. CIDO - BASE

TITULAO CIDO FORTE/ BASE FORTE (HCl/ NaOH)

Pela curva podemos concluir que: O pH da soluo apresenta valor baixo no incio da titulao. O valor do pH da soluo varia lentamente nas proximidades do ponto de equivalncia. No ponto de equivalncia o valor do pH varia rapidamente. Se marcarmos na curva de titulao as zonas de viragem dos diferentes indicadores teremos:

Como podemos verificar, para uma titulao cido forte/ base forte, qualquer indicador cuja zona de viragem varie entre 4 e 10 pode ser utilizado.
27

Qumica 12 Ano

EQ. CIDO - BASE

TITULAO CIDO FRACO/ BASE FORTE (CH3COOH/ NaOH)

Neste caso o indicador mais indicado ser a fenolftalena.

TITULAO BASE FRACA/ CIDO FORTE (NH3/ HClO4)

Aqui o indicador apropriado ser o vermelho de metilo.

28

You might also like