You are on page 1of 8

28/09/2011

FATEC ARTUR DE AZEVEDO

ESPELHOS PLANOS
O espelho uma superfcie que reflete um raio

ESPELHOS E LENTES
METROLOGIA II Prof. Eliandro R Silva
luminoso em uma direo definida, em vez de absorv-lo ou espalh-lo em todas as direes. Uma superfcie lisa, plana e metlica que reflete especularmente a luz, denominada Espelho Plano.

Consideremos um pequeno objeto luminoso representado por O colocado na frente de um espelho EE. A luz que sai do objeto e incide no espelho refletida. Prolongando os traos divergentes verificamos que todos passaro pelo mesmo ponto I.

Distncia da Imagem ao espelho


Os tringulos OAB e IAB, Possuem um lado em comum e trs ngulos iguais, portanto so considerados congruentes. Logo: AO = IA
I O

Assim a luz , aps ser refletida pelo espelho plano, diverge como se estivesse sendo emitida do ponto I, situado atrs do espelho.

A A

B B

O ponto O chamaremos de Objeto; O ponto I chamaremos de Imagem Pontual ou Imagem Virtual.

Por conveno: a distncia do Objeto sempre positiva e da Imagem ser positiva para Imagem Real e negativa para Imagem Virtual. D0 = - Di

28/09/2011

Imagem de um objeto Extenso


A Imagem ser obtida determinandose a imagem de cada ponto do objeto, assim, a imagem A, do ponto A, ser localizada traando-se, de A, a perpendicular ao espelho e tomando-se AM = AM e assim por diante para os outros pontos do objeto. Observao: A imagem do mesmo tamanho que o objeto e simtrica dele em relao ao espelho.

Exerccios:
1) Uma mariposa est ao nvel de seus olhos, a 10 cm de distncia, de um espelho plano, voc se encontra a atrs da mariposa, a 30 cm do espelho. Qual a distncia entre seus olhos e a distncia aparente da imagem da mariposa no espelho? 2) Na figura abaixo, uma fonte pontual e isotrpica S posicionada a uma distncia d de uma tela de observao A e intensidade luminosa Ip no ponto P medida. Em seguida um espelho plano M colocado atrs de S, a uma distncia d. De quantas vezes aumenta a intensidade luminosa Ip quando o espelho plano introduzido? M A

Espelhos Esfricos
Uma Superfcie lisa, de forma esfrica, que reflete especularmente a luz, um espelho esfrico

Pontos Importantes de espelhos Esfricos


1. O ponto V (centro da superfcie refletora), denominado vrtice do espelho; 2. O ponto C ( centro de curvatura da esfera), denominado centro do espelho; 3. A reta CV, denominada eixo do espelho; 4. O raio, R, do espelho (raio de curvatura da esfera).

Espelho Cncavo e Convexos


Se a luz estiver refletindo na superfcie interna, dizemos que o espelho cncavo, figura (a). Se a reflexo ocorrer na superfcie externa, dizemos que o espelho convexo.

28/09/2011

Imagens produzidas por espelhos Esfricos


o

Pontos Focais de Espelhos Esfricos


Espelho convergente

Um feixe de raios luminosos, incidindo paralelamente ao eixo de um espelho cncavo, refletido convergindo para um foco real e, incidindo em um espelho convexo, diverge, aps a reflexo, como se fosse emitido de um foco virtual.
Espelho Divergente

Quando um feixe de luz emitido por um objeto se reflete em um espelho Cncavo, de modo a convergir para um ponto, teremos, neste ponto, a formao de uma Imagem Real.

Em ambos os casos a relao entre a distncia focal f e o raio de curvatura r do espelho dada por: f=r
r > 0, para espelho cncavo r < 0, para espelho convexo

Exemplo: Holofote(farol)
Um aluno recm formado da Fatec contratado para trabalhar na Cibi (fabricantes de faris), como teste o chefe dos engenheiros prope a seguinte situao: um espelho Cncavo do farol de um automvel (Kombi) tem um raio de curvatura R = 20 cm. Qual a distncia entre o filamento da lmpada e o vrtice deste espelho?

Raios Principais
Podemos localizar, com maior facilidade, a posio da imagem de um ponto nos espelhos esfricos, fazendo uso de determinados raios luminosos, denominados Raios Principais.

Resposta: O ex-aluno, muito esperto e lembrando da aula de Metrologia II, lembrou que a distncia focal dada por f = R, assim facilmente ele disse ao seu superior imediato que o filamento da lmpada deve estar a 10 cm do vrtice do espelho.

Um raio luminoso que incide em um espelho cncavo, paralelamente ao seu eixo, reflete-se passando pelo seu foco (a). Um raio luminoso que incide em um espelho convexo, paralelamente ao seu eixo, reflete-se de tal modo que seu prolongamento passa pelo foco (b).

28/09/2011

Exemplo
Um raio luminoso que incide em um espelho cncavo, passando por seu foco, refletese paralelamente ao eixo do espelho (a). Um raio luminoso que incide em um espelho convexo, de tal maneira que sua direo passe pelo foco, reflete-se paralelamente ao eixo do espelho (b).

Um raio luminoso que incide em um espelho cncavo, passando por seu centro de
curvatura, reflete-se sobre si mesmo (a). Um raio luminoso que incide em um espelho convexo, de tal maneira que sua direo passe pelo centro de curvatura do espelho, reflete-se sobre si mesmo (b).

Imagem Real Invertida Menor

Equao dos espelhos Esfricos


Aumento produzido pelos espelhos:
BV = D0

Equao de espelhos esfricos


A imagem de um objeto, colocado a uma distncia D 0 de uma espelho esfrico de distncia focal f, forma-se a uma distncia Di do espelho tal que: 1=1+1 f D0 Di
Nesta equao, D0 sempre positivo, f positivo para o espelho cncavo e negativo para o convexo e Di positivo para uma imagem real e negativo para uma imagem virtual.

BV = Di

Aumento= m = tamanho da imagem = AB = Di tamanho do objeto AB D0


O aumento produzido por um espelho pode ser obtido dividindo-se a distncia da imagem ao espelho pela distncia do objeto ao espelho. Este processo pode ser usado para calcular o aumento tanto no espelho cncavo, quanto no convexo.

Exemplo: Um objeto colocado a 10 cm do vrtice de um espelho cncavo, cuja distncia focal de 20 cm. a) A que distncia do espelho se formar a imagem do objeto? b) Qual o aumento produzido pelo espelho? Resoluo: Dados: D0 = 10 cm f = 20 cm e deseja saber Di = ? usando : 1 = 1 + 1 Temos: f D0 Di

28/09/2011

1 = 1 +1 20 10 Di

onde

1 = 1 _ 1_ Di 20 10

ou

1 = _ 1_ Di 20

Exerccio:
3) Um no espelho de barbear cncavo com um raio de curvatura de 35,0 cm posicionado de tal forma que a imagem (no invertida) de um rosto de um homem 2,5 cm maior que a original. A que distncia do homem est o espelho?

Assim: Di = - 20 cm Como um valor negativo, conclumos que a imagem virtual e est situada a 20 cm atrs do espelho. b) O aumento dado usando: Aumento = m = AB = Di AB D0 Aumento = 20 = 2 10 Isso significa que a imagem duas vezes maior do que o objeto.

Lentes Esfricas
As lentes so dispositivos empregados em um grande nmero de instrumentos pticos. Uma lente constituda por um meio transparente, limitado por faces curvas, que normalmente so esfricas. Este meio em geral, o vidro ou um polmero, mas poderia ser, at mesmo a gua, o ar etc. As lentes esfricas possuem faces cncavas ou convexas, podendo uma delas ser plana. Quando as duas faces de uma lente so convexas, dizemos que ela uma lente biconvexa; quando so ambas cncavas, a lente bicncava.

Diversos tipos de lentes:

28/09/2011

Lentes Convergentes e Divergentes


Lentes que apresentam as extremidades mais finas que a parte central (como a lente biconvexa) so convergentes (a) e as que apresentam as extremidades mais espessas do que a parte central (como a lente bicncava) so divergentes (b).

Focos de uma lente convergente

Focos de uma lente divergente

A distncia focal depende do meio que envolve a lente

Equao dos fabricantes de lentes


1 f = n2 n1 _1 1 + 1 R1 R2

Distncia focal na gua maior que quando no Ar

Ela pode ser usada para determinar qualquer tipo de lente esfrica, desde que seja adotada a seguinte conveno de sinais: O sinal do raio de curvatura R positivo quando a superfcie externa que limita a lente for convexa e, negativo, quando ela for cncava.

Distncia focal torna-se infinitamente grande

Uma lente convergente se torna divergente.


CS2 bissulfeto de Carbono

28/09/2011

Exemplo: LENTE PLANO-CNCAVA


Qual a distncia focal desta lente? Resoluo: Considerar R1 negativo (superfcie Cncava) Considerar R2 = (pois a outra face plana)

Formao de Imagens nas lentes


Raios Principais

Um raio luminoso que incide em uma lente convergente, paralelamente ao seu eixo, refrata-se passando pelo 1 foco F1(a). Um raio luminoso que incide em uma lente divergente, paralelamente ao seu eixo, refrata-se de tal modo que o seu prolongamento passa pelo 1 foco F1 (b).

f positivo porque o ndice de refrao da lente menor do que o ndice do meio

Um raio luminoso que incide em uma lente convergente,e cuja direo passa pelo 2 foco F2, emerge da lente paralelamente ao seu eixo (a). Um raio luminoso que incide em uma lente divergente, de tal modo que seu prolongamento passe pelo 2 foco F2, emerge da lente paralelamente ao seu eixo (b).

Equao das lentes

Exemplo
Suponha que o tamanho de um objeto seja AB = 15 cm e que ele esteja situado a uma distncia D0 = 30 cm de uma lente. Verificando-se que a lente forma uma imagem virtual do objeto, cujo tamanho AB =3,0 cm, pergunta-se: a) Qual a distncia Di da imagem lente? b) Qual a distncia focal da lente? Resoluo: a) AB = Di 3,0 = Di Di =6,0 cm Di = - 6,0 cm (imagem virtual) AB D0 15 30 Logo a imagem est situada a 6,0 cm da lente. b) 1 = 1 +1 f D0 Di Assim onde 1 = 1 + _1__ ou f 30 (-6,0) 1 = _ 4,0_ f 30

Usamos as mesmas relaes para espelhos esfricos Aumento= m = AB = Di AB D0 1=1+1 f D0 Di

Esta equao poder ser aplicada tanto a lentes convergentes como a lentes divergentes e para imagens reais e virtuais, desde que seja obedecida a seguinte conveno de sinais: 1. 2. 3. A distncia D0 sempre positiva; A distncia Di ser positiva se a imagem for real e negativa se for virtual; f ser positiva quando a lente for convergente e negativa quando for divergente.

f = -7,5 cm

Distncia negativa, logo a lente divergente

28/09/2011

Exerccio
4) Uma cmera de cinema com uma lente (nica) de distncia focal 75 mm. usada para filmar uma pessoa de 1,80 m de altura a uma distncia de 27 m. Qual a altura da imagem da pessoa no filme?
Bibliografia Bsica:

Bibliografia
FIGLIOLA, Richard; BEASLEY, Donald E. Teoria e Projeto para Medies Mecnicas. LTC, 2007. BAGNATO, Vanderlei Salvador. Laser e suas Aplicaes em Cincia e Tecnologia. Livraria da Fisica, 2008. TORREIRA, Raul Peragallo. Instrumentos de Medio Eltrica. Hemus, 2004. Halliday, D., Resnick, R., Walker, J. 2005. Fundamentos de Fsica - Volume 4 ptica e Fsica Moderna. 7 edio. LTC-Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. Zilio, Srgio C. ptica Moderna - Fundamentos e aplicaes. So Carlos: Compacta, 2009. 300 p. Bibliografia Complementar: AGOSTINHO, O. L. Tolerncias, ajustes, desvios e anlise de dimenses. Edgard Bluecher, 2001. YOUNG, M. ptica e lasers. 3.ed. So Paulo: Edusp, 1998. 439 p. YOSHIZAWA, TORU. Handbook of Optical Metrology: Principles And Applications. CRC Press, 2008. BASS, M. et al. Handbook of Optical: Fundamentals , Techniques, and Design. Volume 1. 2 ed. McGRAWHILL , 1995. BASS, M. et al. Handbook of Optical: Devices , Measurements , and Properties . Volume 2 . 2 ed. McGRAWHILL , 1995.

Agradecimentos

Banca Examinadora
Presidente Prof. MS. Gilberto Machado da Silva Membros Prof. MS. Andr Gustavo de Sousa Galdino Prof. MS. Vagner Luiz da Silva Suplentes Prof. Paulo Eduardo Leite de Moraes Prof. Dirceu Izeti Ferraz de Campos

You might also like